Mercado - 2014: FENABRAVE

Divulgue e discuta aqui as notícias mais interessantes do mundo automotivo, independente de marca ou modelo.

Re: Mercado - 2014: FENABRAVE

por lambert_br » Qui Jan 23, 2014 4:37 am

Top de mais essa analise andrek.

Também me incluo nessa, só tive olhos para o punto quando mudou e na vesão T-JET, quando a fiat lançou o BlackMotiun ai não teve como resistir!

Antes nunca via o punto como um carro comprável :roll:
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por VLA » Qui Jan 23, 2014 7:31 am

só tá esquecendo que o mercado como um todo cresceu... as vendas do bragre na minha opinião não refletem um sucesso do carro, mas da industria que bate recorde a cada ano...

na minha cidade a frota tem crescido em média de 7 a 8 % ao ano nos ultimos anos... é muito carro novo sendo jogado no mercado, e as vendas do punto praticamente estáveis.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por andrek » Qui Jan 23, 2014 9:04 am

VLA escreveu:só tá esquecendo que o mercado como um todo cresceu... as vendas do bragre na minha opinião não refletem um sucesso do carro, mas da industria que bate recorde a cada ano...

na minha cidade a frota tem crescido em média de 7 a 8 % ao ano nos ultimos anos... é muito carro novo sendo jogado no mercado, e as vendas do punto praticamente estáveis.

Caro VLA, nos primeiros 12 meses de mercado do bagre, ele vendeu 34% a mais do que o capivara nos 12 meses anteriores - nunca o crecimento do mercado em 12 meses foi tão forte, o que significa que ele cresceu MAIS do que o mercado - ou seja, crescimento real, não foi apenas o crescimento da indústria.

Se olharmos os anos fiscais, o crescimento do mercado como um todo, ano sobre ano, foi perto de 5% em 2011 e em 2012, e caiu cerca de 2% em 2013.

O meu ponto é que o lançamento do bagre conseguiu sim dar um belo fôlego nas vendas do carro, mas é apenas um face lift de um produto envelhecido, frente a uma concorrência toda nova. Esse fôlego não vai durar muito...

O Punto precisa de outro impulso ainda esse ano (como comentei, pode ser melhorias em motores, equipamentos, garantia, ou de preferência tudo isso junto) para se manter em alta - e em breve, tem que ganhar uma geração realmente nova, porque daqui a pouco nem face lift e nem as novidades que comentei vão dar mais jeito nas vendas do carro... :shock:

Abraços!
Leandro Imagem http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=57&t=24739
PUNTO T-JET 2012/2013 BRANCO BANCHISA +SKY DOME +AR DIGITAL +ALARME DE FÁBRICA
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

por VLA » Qui Jan 23, 2014 12:38 pm

Tem mais uma coisa a considerar também, caro andrek, que foi o longo tempo de boatos sobre a chegada do bagre. Eu, por exemplo, comprei meu GG em novembro de 2010, e alguns meses antes disso já se discutia aqui no fórum os boatos da chegada do bagre, que só chegou quase 2 anos depois :shock: Esses boatos de face-lift normalmente matam as vendas, porque a maioria dos compradores não querem correr o risco de comprar um carro que ficará com "cara de velho" alguns meses depois. Porém pelos números nota-se que no caso do Punto não afetou tanto assim. Mesmo assim após a chegada do Bagre as vendas cresceram, não pela beleza do peixe mas pelo fator novidade e o fim do risco de comprar um carro que está prestes a mudar, afinal o mercado como um todo estava inflacionado e praticamente todos os carros vendendo mais, certo?

O fator apontado pelo shadowcps também tem sua relevância. Nos primeiros anos de mercado o Punto não era um carro tão acessível. A versão mais em conta "com motor", a HLX da época, custava um fígado. Com a chegada dos motores Etorq ficou muito mais fácil colocar a mão num Punto equivalente, que é o Essence e foi lançado custando 42k. Hoje vejo promoção de Punto Attrractive com A/C por 38-39k... A diferença de um popular 1.0 com AC-DH-VE-TE para um Punto desse é muito menor hoje do que era no lançamento do Punto.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por andrek » Qui Jan 23, 2014 2:37 pm

Meu caro, depois de um tempo de mercado, qualquer produto "cansa" e perde vendas - exista ou não um boato sobre sua reestilização. Aliás, é por isso mesmo que os face lifts existem, para dar um novo impulso nas vendas. Não entrei no mérito se o Punto passou a vender mais depois do visual bagre por causa do design mais moderno, do melhor acabamento interno, ou do fator novidade; me faltam dados reais para avaliar isso, e a minha análise é em cima de dados concretos, não de "achismos".

Seja lá porque motivo for, o Punto bagre passou a vender 34% a mais que o capivara, num período que o mercado cresceu 5%, portanto o argumento de que "o mercado como um todo estava inflacionado e praticamente todos os carros vendendo mais" não é correto. Seria se as vendas tivessem crescido 5%, ou, vá lá, 10% no máximo. Mais do que isso é mérito inegável do face lift, não tem como negar! (:D)

Quanto aos preços, continuo não me lembrando dessa "redução" nos valores de mercado do Punto... mas é claro que posso estar errado... ajudará muito a provar o seu ponto se você trouxer dados reais e concretos, como os que eu trouxe de vendas... :wink:

Vamos supor por um momento que houve mesmo essa redução de preços; pelo que você comentou, foi no lançamento dos motores E-Torq (dois anos antes do lançamento do bagre), certo?

Olhando os números que eu coloquei, a média mensal de vendas dos primeiros 12 meses após a combinação de "novos motores + suposta redução de preços" foi de 2.947 unidades, contra 2.699 do períoso anterior, um aumento de 9%. Esse crescimento, sim, poderia ser atruibuído em parte aos novos motores, em parte à hipotética redução nos preços.

Nos 12 meses seguintes, ainda modelo capivara, foi de 3.006 unidades, crescimento de apenas 2%. No período seguinte, com o bagre (e os mesmos preços, que supostamente já haviam sido reduzidos dois anos antes), a média foi de 4.034 unidades, os tais 34% de crescimento que eu mencionei.

Ou seja, ainda que eventualmente tenha havido a tal redução de preços (a ser comprovada), ela foi bem antes do lançamento do bagre, portanto o expressivo aumento nas vendas pós face lift não poderia ser atribuído a isso, de qualquer forma... (;;))

Abraços!

P.S. Muito bom esse debate, VLA e shadowcps, eu trabalho com avaliação de empresas (passo o tempo todo vendo análises como essas que estamos fazendo aqui), pena que eu tenha tão poucas automobilísticas para avaliar no meu dia a dia, é de longe o segmento de mercado que mais me fascina... (>:D<)
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

por rob_bravo » Qui Jan 23, 2014 5:14 pm

Na minha opinião, o tal do bagre, que eu não acho ruim assim, melhorou muito a parte interna do carro. Eu tinha o meu Punto 2008 e quando fui trocar, queria o novo painel. Demorou tanto para lançarem que tive que pegar o Bravo.

Mas uma coisa é certa. O New Fiesta está sendo um grande concorrente do Punto!
Punto Essence 1.6 DL série SP 2014 + Golf Comfortline 1.4 TSi DSG 2015 - (ex-Bravo Essence 2012)
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por shadowcps » Qui Jan 23, 2014 6:22 pm

andrek escreveu:Vamos supor por um momento que houve mesmo essa redução de preços; pelo que você comentou, foi no lançamento dos motores E-Torq (dois anos antes do lançamento do bagre), certo?

ERRADO ! Quando comprei o ex-Essence GG paguei a fábula de 55.700,00 por causa do sky, B&M e tals (é só pesquisar o tópico dele e verificar que não é achismo afinal, eu entreguei o ex-ELX com 2 anos e eu paguei a diferença a vista no ex-Essence) pois bem, 2 anos depois peguei um Sporting bagre e paguei simplesmente 53.500,00 nele então, o ex-Essence já trazia o motor E-Torq e se for usada a ferramenta PESQUISAR ou uma consulta naquele tópico sobre qual o modelo do seu punto e quanto pagou, constatará pelas próprias narrativas dos compradores a queda dos preços e não graças a redução de IPI mas sim pelo fato de que os preços dos bagres ficaram extremamente próximos aos dos novos Palios e negar que tal redução de preço não interfere no volume de vendas seria o mesmo de afirmar com o o Mantega a chefa dele e o presidente do BC de que a inflação é de apenas 5,94% ou seja, fechar os olhos para a realidade. :wink: Admiro defender ferrenhamente determinada marca / produto mas fanatismo ou dados baseados apenas em volume de vendas em um mercado aquecido, com juros baratos (coincidentemente a fase que o bagre chegou ao mercado) é fazer análise incompleta de todo um contexto que precisa ser considerado sim, ainda mais para quem é da área.
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

por bondstrike » Qui Jan 23, 2014 10:32 pm

O shadow disse o q eu havia pensado... o cara eh da area e nao analisa como um todo...

terei q concordar com tudo q foi dito pelo shadow, o bagre pode ate ter dado "sorte" de comecar com ipi reduzido, mas tambem acredito que o valor abaixou se comparar com os GG

Enviado através do meu Samsung Galaxy S4
Topico do meu Punto: viewtopic.php?f=56&t=23653
Piloto de Kart de feriado
Piloto de Kart de feriado

por andrek » Qui Jan 23, 2014 10:45 pm

Shadowcps, honey baby, quem disse que a redução de preços do Punto coincidiu com a chegada dos motores E-Torq não fui eu, não... (;;))

Só usei a informação do nosso amigo VLA como premissa... (:D)

VLA escreveu:Nos primeiros anos de mercado o Punto não era um carro tão acessível. A versão mais em conta "com motor", a HLX da época, custava um fígado. Com a chegada dos motores Etorq ficou muito mais fácil colocar a mão num Punto equivalente, que é o Essence e foi lançado custando 42k.

Eu disse que não me lembro dessa redução, e fique à vontade para trazer dados de mercado que a comprove - um único caso (olha o umbigocentrismo! :wink: ), e uma suuuuuuuuuuuuuuper redução (sqn) de R$ 2.000 não são nada relevantes... :mrgreen:

Mas a análise é minha, você pode fazer a sua e acreditar nela! :wink: Já leu o Kotler que eu recomendei? Pelo jeito não... (>:D<)

"Tamo" junto, irmão!

Abraços!
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

por shadowcps » Sex Jan 24, 2014 7:42 am

pois é sweet heart, cuidado com o umbigocentrismo afinal, marketing bem feito vende qualquer coisa, desde @#%$^&! enlatada ou só a lata rotulada ou apenas a @#%$^&! kkkk.

Por isso é que não li o livro recomendado, por aparentemente tratar apenas e tão somente sob a ótica unilateral do marketing deixando de lado as demais variáveis contextuais que querendo ou não, interferem no todo e, por citar o todo, recomendo que vc leia a obra de Karl Gustav Jung a qual, dentre outras abordagens diz que "o todo se compõe da soma das partes". E apesar de toda a sua mão de obra analítica embasada em números de vendas e estatisticamente verídica, vale ainda lembrar a estatística fundamenta-se na Teoria das Probabilidades e é uma ferramenta desenvolvida para e baseada na medição do erro que existe entre a estimativa de quanto uma amostra representa adequadamente a população da qual foi extraída. e ela é tão fantástica que de acordo do ponto de vista analítico pode provar que algo é maravilhoso ou desastroso ou seja, é relativa como por exemplo, o brilhante trabalho analítico por voce desenvolvido acima embasado apenas em volume de vendas e deixando de lado as outras variáveis tais como impacto econômico, o impacto psicológico do comprador que aose deparar com um produto visualmente menor (novo Palio) com preço próximo ao do produto visualmente maior (Punto), psicologicamente se sente mais satisfeito, poderoso social e economicamente ao optar pelo produto maior e com preço ligeiramente superior ou seja, toda a contextualização da realidade, o que apenas volume de vendas não considera. (;;)) (;;))

Para ilustrar o meu ponto de vista de que é necessário efetuar a análise inserida no contexto, seguem os preçosdo Punto 2011 divulgado pela FIAT para a 4Rodas

http://quatrorodas.abril.com.br/noticia ... 72_p.shtml

Preço da linha 2011

Attractive 1.4 8V: R$ 39.290
Essence 1.6 16V: R$ 44.190
Essence 1.8 16V: R$ 46.250
Essence 1.8 16V Dualogic: R$ 48.750
Sporting 1.8 16V: R$ 51.200
Sporting 1.8 16V Dualogic: R$ 53.730
T-Jet 1.4 Turbo: R$ 64.670

e os preços da linha 2014 (3 anos depois), após inflações - perda do poder aquisitivo - superiores a meta de 4,5%, sempre maiores a 5,5% :

http://g1.globo.com/carros/noticia/2013 ... rsoes.html
Attractive 1.4 - R$ 40.590
Essence 1.6 16V - R$ 43.120
- Sporting 1.8 16V - R$ 47.900
T-Jet 1.4 16V - R$ 57.490 2014

Como fica óbvio para quem não sofre de miopia ou deficiência visual, os números são claros e transparentes incluindo as fontes de obtenção de tais dados. :formatura:

Gostando ou não os Puntos-bagre foram POPULARIZADOS incluindo o tão idolatrado bagre T-Jet que foi "reposicionado" em praticamente 7.000,00 reais. (=D>) (=D>) (=D>)
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

AnteriorPróximo