Mercado - 2014: FENABRAVE
Re: Mercado - 2014: FENABRAVE
Top de mais essa analise andrek.
Também me incluo nessa, só tive olhos para o punto quando mudou e na vesão T-JET, quando a fiat lançou o BlackMotiun ai não teve como resistir!
Antes nunca via o punto como um carro comprável
Também me incluo nessa, só tive olhos para o punto quando mudou e na vesão T-JET, quando a fiat lançou o BlackMotiun ai não teve como resistir!
Antes nunca via o punto como um carro comprável

- Piloto de Autorama
- Mensagens: 121
- Registrado em: Ter Ago 06, 2013 8:47 pm
- Localização: Minas Gerais
Re: Mercado - 2014: FENABRAVE
só tá esquecendo que o mercado como um todo cresceu... as vendas do bragre na minha opinião não refletem um sucesso do carro, mas da industria que bate recorde a cada ano...
na minha cidade a frota tem crescido em média de 7 a 8 % ao ano nos ultimos anos... é muito carro novo sendo jogado no mercado, e as vendas do punto praticamente estáveis.
na minha cidade a frota tem crescido em média de 7 a 8 % ao ano nos ultimos anos... é muito carro novo sendo jogado no mercado, e as vendas do punto praticamente estáveis.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Re: Mercado - 2014: FENABRAVE
VLA escreveu:só tá esquecendo que o mercado como um todo cresceu... as vendas do bragre na minha opinião não refletem um sucesso do carro, mas da industria que bate recorde a cada ano...
na minha cidade a frota tem crescido em média de 7 a 8 % ao ano nos ultimos anos... é muito carro novo sendo jogado no mercado, e as vendas do punto praticamente estáveis.
Caro VLA, nos primeiros 12 meses de mercado do bagre, ele vendeu 34% a mais do que o capivara nos 12 meses anteriores - nunca o crecimento do mercado em 12 meses foi tão forte, o que significa que ele cresceu MAIS do que o mercado - ou seja, crescimento real, não foi apenas o crescimento da indústria.
Se olharmos os anos fiscais, o crescimento do mercado como um todo, ano sobre ano, foi perto de 5% em 2011 e em 2012, e caiu cerca de 2% em 2013.
O meu ponto é que o lançamento do bagre conseguiu sim dar um belo fôlego nas vendas do carro, mas é apenas um face lift de um produto envelhecido, frente a uma concorrência toda nova. Esse fôlego não vai durar muito...
O Punto precisa de outro impulso ainda esse ano (como comentei, pode ser melhorias em motores, equipamentos, garantia, ou de preferência tudo isso junto) para se manter em alta - e em breve, tem que ganhar uma geração realmente nova, porque daqui a pouco nem face lift e nem as novidades que comentei vão dar mais jeito nas vendas do carro...

Abraços!
Leandro
http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=57&t=24739
PUNTO T-JET 2012/2013 BRANCO BANCHISA +SKY DOME +AR DIGITAL +ALARME DE FÁBRICA

PUNTO T-JET 2012/2013 BRANCO BANCHISA +SKY DOME +AR DIGITAL +ALARME DE FÁBRICA
Re: Mercado - 2014: FENABRAVE
Tem mais uma coisa a considerar também, caro andrek, que foi o longo tempo de boatos sobre a chegada do bagre. Eu, por exemplo, comprei meu GG em novembro de 2010, e alguns meses antes disso já se discutia aqui no fórum os boatos da chegada do bagre, que só chegou quase 2 anos depois
Esses boatos de face-lift normalmente matam as vendas, porque a maioria dos compradores não querem correr o risco de comprar um carro que ficará com "cara de velho" alguns meses depois. Porém pelos números nota-se que no caso do Punto não afetou tanto assim. Mesmo assim após a chegada do Bagre as vendas cresceram, não pela beleza do peixe mas pelo fator novidade e o fim do risco de comprar um carro que está prestes a mudar, afinal o mercado como um todo estava inflacionado e praticamente todos os carros vendendo mais, certo?
O fator apontado pelo shadowcps também tem sua relevância. Nos primeiros anos de mercado o Punto não era um carro tão acessível. A versão mais em conta "com motor", a HLX da época, custava um fígado. Com a chegada dos motores Etorq ficou muito mais fácil colocar a mão num Punto equivalente, que é o Essence e foi lançado custando 42k. Hoje vejo promoção de Punto Attrractive com A/C por 38-39k... A diferença de um popular 1.0 com AC-DH-VE-TE para um Punto desse é muito menor hoje do que era no lançamento do Punto.

O fator apontado pelo shadowcps também tem sua relevância. Nos primeiros anos de mercado o Punto não era um carro tão acessível. A versão mais em conta "com motor", a HLX da época, custava um fígado. Com a chegada dos motores Etorq ficou muito mais fácil colocar a mão num Punto equivalente, que é o Essence e foi lançado custando 42k. Hoje vejo promoção de Punto Attrractive com A/C por 38-39k... A diferença de um popular 1.0 com AC-DH-VE-TE para um Punto desse é muito menor hoje do que era no lançamento do Punto.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Re: Mercado - 2014: FENABRAVE
Meu caro, depois de um tempo de mercado, qualquer produto "cansa" e perde vendas - exista ou não um boato sobre sua reestilização. Aliás, é por isso mesmo que os face lifts existem, para dar um novo impulso nas vendas. Não entrei no mérito se o Punto passou a vender mais depois do visual bagre por causa do design mais moderno, do melhor acabamento interno, ou do fator novidade; me faltam dados reais para avaliar isso, e a minha análise é em cima de dados concretos, não de "achismos".
Seja lá porque motivo for, o Punto bagre passou a vender 34% a mais que o capivara, num período que o mercado cresceu 5%, portanto o argumento de que "o mercado como um todo estava inflacionado e praticamente todos os carros vendendo mais" não é correto. Seria se as vendas tivessem crescido 5%, ou, vá lá, 10% no máximo. Mais do que isso é mérito inegável do face lift, não tem como negar!
Quanto aos preços, continuo não me lembrando dessa "redução" nos valores de mercado do Punto... mas é claro que posso estar errado... ajudará muito a provar o seu ponto se você trouxer dados reais e concretos, como os que eu trouxe de vendas...
Vamos supor por um momento que houve mesmo essa redução de preços; pelo que você comentou, foi no lançamento dos motores E-Torq (dois anos antes do lançamento do bagre), certo?
Olhando os números que eu coloquei, a média mensal de vendas dos primeiros 12 meses após a combinação de "novos motores + suposta redução de preços" foi de 2.947 unidades, contra 2.699 do períoso anterior, um aumento de 9%. Esse crescimento, sim, poderia ser atruibuído em parte aos novos motores, em parte à hipotética redução nos preços.
Nos 12 meses seguintes, ainda modelo capivara, foi de 3.006 unidades, crescimento de apenas 2%. No período seguinte, com o bagre (e os mesmos preços, que supostamente já haviam sido reduzidos dois anos antes), a média foi de 4.034 unidades, os tais 34% de crescimento que eu mencionei.
Ou seja, ainda que eventualmente tenha havido a tal redução de preços (a ser comprovada), ela foi bem antes do lançamento do bagre, portanto o expressivo aumento nas vendas pós face lift não poderia ser atribuído a isso, de qualquer forma...
Abraços!
P.S. Muito bom esse debate, VLA e shadowcps, eu trabalho com avaliação de empresas (passo o tempo todo vendo análises como essas que estamos fazendo aqui), pena que eu tenha tão poucas automobilísticas para avaliar no meu dia a dia, é de longe o segmento de mercado que mais me fascina...
Seja lá porque motivo for, o Punto bagre passou a vender 34% a mais que o capivara, num período que o mercado cresceu 5%, portanto o argumento de que "o mercado como um todo estava inflacionado e praticamente todos os carros vendendo mais" não é correto. Seria se as vendas tivessem crescido 5%, ou, vá lá, 10% no máximo. Mais do que isso é mérito inegável do face lift, não tem como negar!

Quanto aos preços, continuo não me lembrando dessa "redução" nos valores de mercado do Punto... mas é claro que posso estar errado... ajudará muito a provar o seu ponto se você trouxer dados reais e concretos, como os que eu trouxe de vendas...

Vamos supor por um momento que houve mesmo essa redução de preços; pelo que você comentou, foi no lançamento dos motores E-Torq (dois anos antes do lançamento do bagre), certo?
Olhando os números que eu coloquei, a média mensal de vendas dos primeiros 12 meses após a combinação de "novos motores + suposta redução de preços" foi de 2.947 unidades, contra 2.699 do períoso anterior, um aumento de 9%. Esse crescimento, sim, poderia ser atruibuído em parte aos novos motores, em parte à hipotética redução nos preços.
Nos 12 meses seguintes, ainda modelo capivara, foi de 3.006 unidades, crescimento de apenas 2%. No período seguinte, com o bagre (e os mesmos preços, que supostamente já haviam sido reduzidos dois anos antes), a média foi de 4.034 unidades, os tais 34% de crescimento que eu mencionei.
Ou seja, ainda que eventualmente tenha havido a tal redução de preços (a ser comprovada), ela foi bem antes do lançamento do bagre, portanto o expressivo aumento nas vendas pós face lift não poderia ser atribuído a isso, de qualquer forma...

Abraços!
P.S. Muito bom esse debate, VLA e shadowcps, eu trabalho com avaliação de empresas (passo o tempo todo vendo análises como essas que estamos fazendo aqui), pena que eu tenha tão poucas automobilísticas para avaliar no meu dia a dia, é de longe o segmento de mercado que mais me fascina...

Leandro
http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=57&t=24739
PUNTO T-JET 2012/2013 BRANCO BANCHISA +SKY DOME +AR DIGITAL +ALARME DE FÁBRICA

PUNTO T-JET 2012/2013 BRANCO BANCHISA +SKY DOME +AR DIGITAL +ALARME DE FÁBRICA
Re: Mercado - 2014: FENABRAVE
Na minha opinião, o tal do bagre, que eu não acho ruim assim, melhorou muito a parte interna do carro. Eu tinha o meu Punto 2008 e quando fui trocar, queria o novo painel. Demorou tanto para lançarem que tive que pegar o Bravo.
Mas uma coisa é certa. O New Fiesta está sendo um grande concorrente do Punto!
Mas uma coisa é certa. O New Fiesta está sendo um grande concorrente do Punto!
Punto Essence 1.6 DL série SP 2014 + Golf Comfortline 1.4 TSi DSG 2015 - (ex-Bravo Essence 2012)
Re: Mercado - 2014: FENABRAVE
andrek escreveu:Vamos supor por um momento que houve mesmo essa redução de preços; pelo que você comentou, foi no lançamento dos motores E-Torq (dois anos antes do lançamento do bagre), certo?
ERRADO ! Quando comprei o ex-Essence GG paguei a fábula de 55.700,00 por causa do sky, B&M e tals (é só pesquisar o tópico dele e verificar que não é achismo afinal, eu entreguei o ex-ELX com 2 anos e eu paguei a diferença a vista no ex-Essence) pois bem, 2 anos depois peguei um Sporting bagre e paguei simplesmente 53.500,00 nele então, o ex-Essence já trazia o motor E-Torq e se for usada a ferramenta PESQUISAR ou uma consulta naquele tópico sobre qual o modelo do seu punto e quanto pagou, constatará pelas próprias narrativas dos compradores a queda dos preços e não graças a redução de IPI mas sim pelo fato de que os preços dos bagres ficaram extremamente próximos aos dos novos Palios e negar que tal redução de preço não interfere no volume de vendas seria o mesmo de afirmar com o o Mantega a chefa dele e o presidente do BC de que a inflação é de apenas 5,94% ou seja, fechar os olhos para a realidade.








YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
- Mensagens: 13543
- Registrado em: Sáb Jun 20, 2009 6:44 pm
- Localização: Paulinia/SP
Re: Mercado - 2014: FENABRAVE
O shadow disse o q eu havia pensado... o cara eh da area e nao analisa como um todo...
terei q concordar com tudo q foi dito pelo shadow, o bagre pode ate ter dado "sorte" de comecar com ipi reduzido, mas tambem acredito que o valor abaixou se comparar com os GG
Enviado através do meu Samsung Galaxy S4
terei q concordar com tudo q foi dito pelo shadow, o bagre pode ate ter dado "sorte" de comecar com ipi reduzido, mas tambem acredito que o valor abaixou se comparar com os GG
Enviado através do meu Samsung Galaxy S4
Topico do meu Punto: viewtopic.php?f=56&t=23653
- Piloto de Kart de feriado
- Mensagens: 1393
- Registrado em: Ter Mar 05, 2013 10:11 pm
- Localização: Piracicaba-SP
Re: Mercado - 2014: FENABRAVE
Shadowcps, honey baby, quem disse que a redução de preços do Punto coincidiu com a chegada dos motores E-Torq não fui eu, não...
Só usei a informação do nosso amigo VLA como premissa...
Eu disse que não me lembro dessa redução, e fique à vontade para trazer dados de mercado que a comprove - um único caso (olha o umbigocentrismo!
), e uma suuuuuuuuuuuuuuper redução (sqn) de R$ 2.000 não são nada relevantes... 
Mas a análise é minha, você pode fazer a sua e acreditar nela!
Já leu o Kotler que eu recomendei? Pelo jeito não...
"Tamo" junto, irmão!
Abraços!

Só usei a informação do nosso amigo VLA como premissa...

VLA escreveu:Nos primeiros anos de mercado o Punto não era um carro tão acessível. A versão mais em conta "com motor", a HLX da época, custava um fígado. Com a chegada dos motores Etorq ficou muito mais fácil colocar a mão num Punto equivalente, que é o Essence e foi lançado custando 42k.
Eu disse que não me lembro dessa redução, e fique à vontade para trazer dados de mercado que a comprove - um único caso (olha o umbigocentrismo!


Mas a análise é minha, você pode fazer a sua e acreditar nela!


"Tamo" junto, irmão!
Abraços!
Leandro
http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=57&t=24739
PUNTO T-JET 2012/2013 BRANCO BANCHISA +SKY DOME +AR DIGITAL +ALARME DE FÁBRICA

PUNTO T-JET 2012/2013 BRANCO BANCHISA +SKY DOME +AR DIGITAL +ALARME DE FÁBRICA
Re: Mercado - 2014: FENABRAVE
pois é sweet heart, cuidado com o umbigocentrismo afinal, marketing bem feito vende qualquer coisa, desde @#%$^&! enlatada ou só a lata rotulada ou apenas a @#%$^&! kkkk.
Por isso é que não li o livro recomendado, por aparentemente tratar apenas e tão somente sob a ótica unilateral do marketing deixando de lado as demais variáveis contextuais que querendo ou não, interferem no todo e, por citar o todo, recomendo que vc leia a obra de Karl Gustav Jung a qual, dentre outras abordagens diz que "o todo se compõe da soma das partes". E apesar de toda a sua mão de obra analítica embasada em números de vendas e estatisticamente verídica, vale ainda lembrar a estatística fundamenta-se na Teoria das Probabilidades e é uma ferramenta desenvolvida para e baseada na medição do erro que existe entre a estimativa de quanto uma amostra representa adequadamente a população da qual foi extraída. e ela é tão fantástica que de acordo do ponto de vista analítico pode provar que algo é maravilhoso ou desastroso ou seja, é relativa como por exemplo, o brilhante trabalho analítico por voce desenvolvido acima embasado apenas em volume de vendas e deixando de lado as outras variáveis tais como impacto econômico, o impacto psicológico do comprador que aose deparar com um produto visualmente menor (novo Palio) com preço próximo ao do produto visualmente maior (Punto), psicologicamente se sente mais satisfeito, poderoso social e economicamente ao optar pelo produto maior e com preço ligeiramente superior ou seja, toda a contextualização da realidade, o que apenas volume de vendas não considera.

Para ilustrar o meu ponto de vista de que é necessário efetuar a análise inserida no contexto, seguem os preçosdo Punto 2011 divulgado pela FIAT para a 4Rodas
http://quatrorodas.abril.com.br/noticia ... 72_p.shtml
Preço da linha 2011
Attractive 1.4 8V: R$ 39.290
Essence 1.6 16V: R$ 44.190
Essence 1.8 16V: R$ 46.250
Essence 1.8 16V Dualogic: R$ 48.750
Sporting 1.8 16V: R$ 51.200
Sporting 1.8 16V Dualogic: R$ 53.730
T-Jet 1.4 Turbo: R$ 64.670
e os preços da linha 2014 (3 anos depois), após inflações - perda do poder aquisitivo - superiores a meta de 4,5%, sempre maiores a 5,5% :
http://g1.globo.com/carros/noticia/2013 ... rsoes.html
Attractive 1.4 - R$ 40.590
Essence 1.6 16V - R$ 43.120
- Sporting 1.8 16V - R$ 47.900
T-Jet 1.4 16V - R$ 57.490 2014
Como fica óbvio para quem não sofre de miopia ou deficiência visual, os números são claros e transparentes incluindo as fontes de obtenção de tais dados.
Gostando ou não os Puntos-bagre foram POPULARIZADOS incluindo o tão idolatrado bagre T-Jet que foi "reposicionado" em praticamente 7.000,00 reais.

Por isso é que não li o livro recomendado, por aparentemente tratar apenas e tão somente sob a ótica unilateral do marketing deixando de lado as demais variáveis contextuais que querendo ou não, interferem no todo e, por citar o todo, recomendo que vc leia a obra de Karl Gustav Jung a qual, dentre outras abordagens diz que "o todo se compõe da soma das partes". E apesar de toda a sua mão de obra analítica embasada em números de vendas e estatisticamente verídica, vale ainda lembrar a estatística fundamenta-se na Teoria das Probabilidades e é uma ferramenta desenvolvida para e baseada na medição do erro que existe entre a estimativa de quanto uma amostra representa adequadamente a população da qual foi extraída. e ela é tão fantástica que de acordo do ponto de vista analítico pode provar que algo é maravilhoso ou desastroso ou seja, é relativa como por exemplo, o brilhante trabalho analítico por voce desenvolvido acima embasado apenas em volume de vendas e deixando de lado as outras variáveis tais como impacto econômico, o impacto psicológico do comprador que aose deparar com um produto visualmente menor (novo Palio) com preço próximo ao do produto visualmente maior (Punto), psicologicamente se sente mais satisfeito, poderoso social e economicamente ao optar pelo produto maior e com preço ligeiramente superior ou seja, toda a contextualização da realidade, o que apenas volume de vendas não considera.


Para ilustrar o meu ponto de vista de que é necessário efetuar a análise inserida no contexto, seguem os preçosdo Punto 2011 divulgado pela FIAT para a 4Rodas
http://quatrorodas.abril.com.br/noticia ... 72_p.shtml
Preço da linha 2011
Attractive 1.4 8V: R$ 39.290
Essence 1.6 16V: R$ 44.190
Essence 1.8 16V: R$ 46.250
Essence 1.8 16V Dualogic: R$ 48.750
Sporting 1.8 16V: R$ 51.200
Sporting 1.8 16V Dualogic: R$ 53.730
T-Jet 1.4 Turbo: R$ 64.670
e os preços da linha 2014 (3 anos depois), após inflações - perda do poder aquisitivo - superiores a meta de 4,5%, sempre maiores a 5,5% :
http://g1.globo.com/carros/noticia/2013 ... rsoes.html
Attractive 1.4 - R$ 40.590
Essence 1.6 16V - R$ 43.120
- Sporting 1.8 16V - R$ 47.900
T-Jet 1.4 16V - R$ 57.490 2014
Como fica óbvio para quem não sofre de miopia ou deficiência visual, os números são claros e transparentes incluindo as fontes de obtenção de tais dados.

Gostando ou não os Puntos-bagre foram POPULARIZADOS incluindo o tão idolatrado bagre T-Jet que foi "reposicionado" em praticamente 7.000,00 reais.










YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
- Mensagens: 13543
- Registrado em: Sáb Jun 20, 2009 6:44 pm
- Localização: Paulinia/SP
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes