Mercado - 2014: FENABRAVE

Divulgue e discuta aqui as notícias mais interessantes do mundo automotivo, independente de marca ou modelo.

Re: Mercado - 2014: FENABRAVE

por VLA » Qua Jan 22, 2014 8:02 am

O Punto ainda tem fôlego pra crescer um pouco e se manter em alta, PORÉM PARA ISSO É NECESSÁRIO A FIAT APRESENTAR ALGUMA INOVAÇÃO MECÂNICA/TECNOLÓGICA E UMA GARANTIA MAIS LONGA. Do jeito que está, as vendas tendem a diminuir.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por PauloMOC » Qua Jan 22, 2014 8:09 am

Para o Punto crescer em vendas, a fiat deveria aumentar a garantia para 3 anos e trocar a direção hidraulica obsoleta por uma eletrica. Toda a concorrencia já é assim.

Sent from my RM-885_lta_brazil_218 using Tapatalk
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por andrek » Qua Jan 22, 2014 9:45 am

PauloMOC escreveu:Para o Punto crescer em vendas, a fiat deveria aumentar a garantia para 3 anos e trocar a direção hidraulica obsoleta por uma eletrica. Toda a concorrencia já é assim.

A questão da garantia eu concordo totalmente, esse aumento recente para 2 anos ficou até vergonhoso, deveria ter ido logo para 3 anos, que já está se tornando o padrão no mercado - e que o Linea, basicamente o mesmo carro, já tem. :?

Quanto à direção elétrica, tenho minhas dúvidas... :roll: Nós aqui do clube somos entusiastas do assunto e acompanhamos isso de perto, mas os consumidores comuns - uns 99% to total - estão se lixando se a direção é elétrica ou hidráulica, o que eles querem é conforto na hora de manobrar... eles nem sabem a diferença, na verdade. O Civic antigo trocou a direção hidráulica pela elétrica em 2010 e aposto que a maioria nem sabe disso. Concordo que seria uma boa alteração no Punto, mas discordo que isso aumentaria as vendas...

Acho que o motor 1.4 16V no Attractive e um comando variável nos motores e-Torq 1.6 e 1.8 faria mais efeito, pois eles realmente são muito fracos em baixo giro, e qualquer test drive mostra isso com muita clareza. Quer saber uma mudança que acho que faria as vendas reagirem até mais? Uma central multimídia bacana, integrada ao painel... o que tem de gente que compra o Onix da General Monsters só por causa do My Link... :shock:

Abraços!
Leandro Imagem http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=57&t=24739
PUNTO T-JET 2012/2013 BRANCO BANCHISA +SKY DOME +AR DIGITAL +ALARME DE FÁBRICA
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

por VLA » Qua Jan 22, 2014 10:27 am

Falou tudo andrek (=D>) Comando variável nos 16v (deixaria o motor mais forte e economico) + Central multimidia bacana (e barata) + Garantia de 3 anos.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por bOiv8 » Qua Jan 22, 2014 11:32 am

Colocando comando variavel no 1.6 a potencia saltaria pra proximo do 1.8 atual
Colocando comando variavel no 1.8 a potencia saltaria pra proximo do t-jet atual

Pra não ficar pra trás, aumentariam a potencia do 1.4 tjet pra 180cv, concorreria com o fiesta st e 208gti que tao pra entra no mercado....

Facil assim uhauhauhuhahua
Vitimas do SPO|RTING:

Comeu poeira: Montana 1.8/Jetta 2.0 AP/Focus 1.6 16v sigma/i30 2.0 AT/Veloster/Corolla XEI 1.8 AT/Sentra SL CVT
Pau-a-pau: New Fiesta Sedan 1.6/L200 Triton Diesel/Fluence 2.0
Tomei: Golf TSI/Up TSI/BMW 320/Honda City
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por bondstrike » Qua Jan 22, 2014 12:18 pm

bOiv8 escreveu:Colocando comando variavel no 1.6 a potencia saltaria pra proximo do 1.8 atual
Colocando comando variavel no 1.8 a potencia saltaria pra proximo do t-jet atual

Pra não ficar pra trás, aumentariam a potencia do 1.4 tjet pra 180cv, concorreria com o fiesta st e 208gti que tao pra entra no mercado....

Facil assim uhauhauhuhahua

Se ver o motor sigma da ford q eh 1.6 com comando variavel bate 130cv contra 132cv do etorq 1.8, chega a ser correto sua afirmacao

Enviado através do meu Samsung Galaxy S4
Topico do meu Punto: viewtopic.php?f=56&t=23653
Piloto de Kart de feriado
Piloto de Kart de feriado

por andrek » Qua Jan 22, 2014 12:31 pm

Vamos lá shadowcps, puxa o coro:
:discodisco:
"Sonho meu, sonho meu... vai buscar quem mora longe, sonho meu..."

Quem mora longe, no caso, é o cabeçote Multiair... :( Mora lá na Itália e no México... aqui na babanalândia, é o "CadE-Torq" e olhe lá...

Abraços!
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

por andrek » Qua Jan 22, 2014 1:50 pm

Sabe o ditado que diz “quem não tem o que fazer, inventa”? Então... (:D)

Esse papo todo de vendas do Punto me deixou curioso, e olha que interessante... peguei no site da Fenabrave as vendas anuais do nosso querido compacto (em unidades):

Ano: Vendas totais / Média mensal
2007: 13.822 / 2.764 (o carro começou a ser vendido em Agosto)
2008: 38.576 / 3.215 (bom resultado, média mensal acima de 3.000 unidades)
2009: 27.398 / 2.283 ( :shock: )
2010: 35.718 / 2.977 (motores E-Torq lançados em Agosto)
2011: 36.547 / 3.046 (pelo menos retomou a média de 3.000 unidades / mês)
2012: 42.362 / 3.530 (bagre lançado em Agosto, melhor resultado histórico)
2013: 40.407 / 3.367 (apenas 4% de queda versus 2012, apesar dos novos concorrentes, e 2º melhor resultado histórico)

Repararam que tanto o lançamento quanto as novidades mais relevantes do carro sempre foram no mês de Agosto? :idea:

Se pegarmos períodos de 12 meses a partir desses fatos relevantes (Agosto a Julho), eliminando assim os efeitos na sazonalidade ao longo do ano, temos uma análise mais correta do ponto de vista de gestão de produto, pois conseguimos analisar melhor os impactos dos fatos relevantes do seu ciclo de vida (lançamento, novos motores e face lift):

Período: Vendas totais / Média mensal
Ago/07 – Jul/08: 40.343 / 3.362 (primeiros 12 meses de vida do carro, praticamente período de lançamento)
Ago/08 – Jul/09: 26.762 / 2.230 (olha só o fundo do poço aí gente...)
Ago/09 – Jul/10: 32.384 / 2.699 (conseguiu melhorar as vendas, mas ainda longe do resultado no ano de lançamento)
Ago/10 – Jul/11: 35.363 / 2.947 (primeiros 12 meses do E-Torq, melhorou, mas não fez tanta diferença assim...)
Ago/11 – Jul/12: 36.070 / 3.006 (manteve as vendas num período de crescimento do mercado, e sem novidades da concorrência – nada brilhante)
Ago/12 – Jul/13: 48.406 / 4.034 (primeiros 12 meses do bagre: 34% de crescimento sobre o período anterior, muito acima do mercado, e isso com a concorrência se renovando; melhor resultado histórico do Punto, que há muito tempo deixou de ser uma novidade! (=D>) )

Alguém ainda discorda que o bagre é um sucesso??? :campeao:

Eu já havia dito (e está aí a comprovação com números) que para um produto envelhecido, já na reta final do seu ciclo de vida, os números de vendas do Punto são ÓTIMOS! Principalmente pós bagre! :mrgreen:

Até agora a Fiat conseguiu manter o carro bem vivo no mercado (até melhor do que eu pensava!), mas os números pós Ago/13 já não seguram mais a média de 4.000 unidades / mês. É bom que lá por Agosto desse ano, no máximo, alguma novidade chegue... talvez melhorias nos motores, talvez uma central multimídia, talvez alguma outra coisa, mas se ficar muito tempo estagnado cai de novo... e essa geração só dá um caldo até 2016, 2017 no máximo... depois, tem que vir um modelo novo para iniciar um novo ciclo de vida - e todos esperamos que não seja o provável 500 embanheirado!... (~X()

Abraços!
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

por shadowcps » Qua Jan 22, 2014 8:14 pm

tá, só faltou um pequeno detalhe em toda essa sua pesquisa: os preços que antes eram astronômicos e depois foram "reposicionados" para baixo, ainda no modelo Giugiaro e aí as vendas deslancharam pq os preços do Punto 1.4 / Attractive ficavam muito próximos aos do novo Palio portanto, o bagre não é assim tãããão sucesso ...
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

por andrek » Qua Jan 22, 2014 11:32 pm

Hummmmm, sorry, mas o argumento não colou... (:D)

O ponto era que o Punto perdeu vendas.... não perdeu.

Depois, era que ele não surfou a onda do crescimento do mercado e perdeu participação... não perdeu.

Agora, que o bagre não é bem sucedido, sendo que seu lançamento foi o único fato relevante no ciclo do produto que coincide com o período de aumento nas vendas.

Está tudo comprovado NUMERICAMENTE acima... fatos... e contra fatos, não há argumentos... (;;))

E quanto a oscilação de preços... Meu caro, TODOS os produtos sofrem oscilações de preços ao longo do seu ciclo de vida, as próprias categorias (automóveis, no caso) também. Mas reposicionamento de mercado é uma coisa muito diferente, e o Punto nunca foi reposicionado - ele sempre foi o compacto "Premium" da Fiat no Brasil, seu preço sempre foi intermediário entre o do compacto e o do médio da montadora, e na mesma faixa dos concorrentes. Reposicionado foi o falecido Astra, por exemplo, movido para uma faixa de preços abaixo de toda a concorrência para acomodar o Vectra GT. Isso é reposicionamento em seu conceito correto, algo que, repito, nunca aconteceu com o Punto.

Para dar mais embasamento teórico (na boa, está precisando... :wink: ) à sua tréplica (que virá, não tenho dúvidas...), sugiro a leitura do livro "Princípios de Marketing", do Philip Kotler, uma leitura muito simples, infantil até, mas que traz todos esses conceitos básicos de Marketing, que são fundamentais para qualquer análise, de qualquer mercado, que queira ter um mínimo de substância... :mrgreen:

Análise de mercado é chegar a conclusões a partir de informações e dados de realidade, e não tentar "adaptar" a realidade a ideias pré concebidas... fica a dica! (>:D<)

"Tamo" junto, irmão! (O:-))

Abraços!
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

AnteriorPróximo