Ficha técnica, fotos oficiais e info do T-jet
Ficha técnica, fotos oficiais e info do T-jet
Todas as infos sobre o Punto T-jet.
Vai até o fim da página e clica em fotos e ficha técnica.
http://www.fiatpress.com.br/fiatpresssi ... Codigo=713
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Editado pela última vez por cgw em Dom Mar 08, 2009 7:01 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Ficha técnica, fotos oficiais e info do T-jet
Os bancos sao fera...
Carro novo: Punto Sporting Dualogic Branco Kalahari
Antigo carro: Punto ELX Prata Bari
Antigo carro: Punto ELX Prata Bari
Re: Ficha técnica, fotos oficiais e info do T-jet
O carro inteiro é fera. O painel branco é o que mais combinou!!!
- Velha Guarda
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Re: Ficha técnica, fotos oficiais e info do T-jet
PUTS
Eu não tinha visto o painel em PRETO!!! LINDO!!!

Eu não tinha visto o painel em PRETO!!! LINDO!!!
- Velha Guarda
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RELEASE OFICIAL: T-JET: emoção do turbo fala alto nesta vers
Um veículo de personalidade marcante, com alma esportiva e linhas atraentes. Este é o Fiat Punto, sucesso de público desde o seu lançamento, já conta com mais de 1 milhão de unidades vendidas em todo o mundo. Agora, ele acaba de ganhar uma nova versão que aumenta ainda mais o prazer de dirigi-lo: Punto T-Jet, que traz sob o seu capô o inovador motor Fire 1.4 16V Turbo. Esta versão oferece alta performance e muita tecnologia embarcada. O que proporciona a emoção de pilotar um carro verdadeiramente esportivo.
Com design externo inspirado no Grande Punto Abarth, um ícone da esportividade italiana – a Abarth é a marca do Grupo Fiat dedicada à competição, performance e kits esportivos -, o Punto T-Jet traz design exclusivo, com linhas ainda mais agressivas e dinâmicas, coerentes ao alto desempenho que o modelo oferece.
“Para desenvolver o Punto Turbo, pedimos que a nossa equipe do Centro Estilo criasse um visual mais arrojado e esportivo para esta nova versão”, relata Carlos Eugênio Dutra, diretor de desenvolvimento de produto da marca.
A nova versão T-Jet soma maior esportividade e requinte aos já valorizados atributos do Fiat Punto, como beleza, segurança, tecnologia e conforto.
“O Punto T-Jet chega para ampliar a já completa gama do Punto no Brasil. É mais uma opção para os exigentes consumidores que buscam por esportividade e sofisticação, turbinados com um motor de alto desempenho”, diz Lélio Ramos, diretor comercial da Fiat Automóveis.
Um dos carros mais premiados na história da indústria nacional - ele já conquistou mais de 10 importantes prêmios desde seu lançamento (agosto de 2007)-, o Fiat Punto chegou com um design exclusivo, gerado a partir das linhas do mestre Giorgetto Giugiaro, e, praticamente, criou um novo segmento, o Sporthatch, além de trazer um pacote tecnológico somente visto em modelos de categorias superiores. Ele continua sendo o único modelo da categoria a oferecer o Skydome®, um teto solar panorâmico que ocupa aproximadamente 70% do teto. Também o único no segmento a oferecer vidros laminados nas portas laterais, para reduzir o nível de ruído interno, aumentar a segurança em caso de tentativa de quebra do vidro e para filtrar melhor os nocivos raios ultravioletas. Além disso, o Fiat Punto inaugurou um novo patamar de segurança passiva, contando com até seis air bags, entre eles os window bags e side bags.
UM CARRO ESPORTIVO. E UM MOTOR TURBO “FUN TO DRIVE”
Pioneira em motores sobrealimentados a gasolina no Brasil, a Fiat lançou o primeiro carro turbo fabricado no Brasil em 1993 com o Uno Turbo. Depois chegaram outros, como o Tempra Turbo (1994), o Marea Turbo (1999) e o Linea T-Jet (2008), tornando-se a montadora que mais equipou produtos com esta tecnologia. Por isso, a experiência em dirigir o Punto T-Jet é única.
Do exterior ao interior, passando pela transmissão, suspensões, freios e até pelo ronco do motor, tudo no Punto T-Jet é focado para o cliente que quer um desempenho mais esportivo. O propulsor Fire 1.4 16V Turbo com 152 cv de potência máxima e 21,1 kgfm de torque (encontrados já a partir dos 2.250 rpm, mantendo-se até 4.500 rpm) é a nova tendência européia, o “downsizing”, no qual motores mais compactos, com menor capacidade cúbica, atingem altos desempenhos, com mais economia de combustível. Este Punto turbo também é a última palavra em dirigibilidade, robustez e performance. A mais pura tradução do “fun to drive”. Sua dirigibilidade é uma das melhores encontradas em motores sobrealimentados da atualidade, graças a seu turbocompressor de baixa inércia, permitindo rápidas respostas ao comando do acelerador, independente da marcha engatada.
Desenvolvido e produzido pela FPT Powertrain Technologies, ele é capaz de levar o Punto T-Jet a velocidade máxima de 203 km/h, com uma aceleração de zero a 100 km/h em apenas 8,4 segundos. O Punto T-Jet é a performance, a tecnologia e o desempenho do Punto levado ao extremo. Vale reforçar que, além disso, o consumo de combustível por ser até 10% menor (mais informações sobre o motor turbocompressor à frente).
Conheça abaixo alguns dos destaques técnicos do motor T-Jet:
· Turbo compressor de baixa inércia IHI RFH3. Sobrealimentação de até 1 BAR com intercooler.
· O turbo é refrigerado a água e a carcaça da turbina é feita de uma liga de ferro fundido à base de níquel, altamente resistente.
· Virabrequim leve e em aço.
· Bielas de aço fraturadas.
· Pistões leves e revestidos, pino flutuante e cargas de anéis otimizadas.
· Sub-bloco em alumínio com mancais em ferro fundido integrados – maior rigidez do bloco do motor diminui vibrações.
Para completar, a sensação de esportividade é ampliada graças a caixa de transmissão exclusiva e as relações de marchas especialmente projetadas para o motor T-Jet, garantindo vigorosas acelerações, sem comprometer o consumo, nem mesmo o ruído interno em velocidades mais altas.
UM CARRO ESPORTIVO. E COM DETALHES EXCLUSIVOS
Externamente, o Punto T-Jet oferece vários itens que valorizam a esportividade e seu visual mais agressivo e exclusivo. Por isso, ele será encontrado no mercado em apenas quatro cores que lembram essas características: branco, amarelo, vermelho e preto. Seus para-choques e grades dianteiras trazem desenhos mais esportivos, já os faróis chegam com máscara negra e as lanternas traseiras com bordas escuras. Os itens exclusivos continuam nas molduras dos para-lamas, que são pretas, assim como as minissaias laterais. Para completar o visual mais esportivo, aerofólio bicolor na tampa traseira, ponteira do escapamento dupla cromada, luz de direção na cor prata, rodas exclusivas em liga leve de 17” com pneus 205/50 R17 e adesivos laterais com a sigla traseira “T-Jet”.
Os detalhes exclusivos também são encontrados no interior do Punto T-Jet. O painel de instrumentos é na cor da carroceria, com pintura soft touch, o que passa ainda mais esportividade. Outro ponto forte desta versão encontra-se nos bancos, envolventes e em formato esportivo, eles são revestidos parcialmente em couro preto e com a logo T-Jet. A versão também conta com volante, pomo do câmbio, alavanca de freio e puxadores das portas em couro preto com costura em tonalidade prata. Enquanto os cintos de segurança, em tom cinza, fazem conjunto com os bancos esportivos e aos painéis da portas, também revestidos em couro preto.
UM CARRO ESPORTIVO. E SEGURO
A engenharia da Fiat também trabalhou a suspensão para priorizar o comportamento esportivo do Punto T-Jet, privilegiando a estabilidade em manobras. Isso resultou em um carro com excelente handling e conforto.
Suas suspensões foram totalmente reprojetadas para ter maior estabilidade, mas sem perder o conforto característico do Fiat Punto. Para isso, manteve a mesma arquitetura de suspensões, tanto na dianteira quanto na traseira. Porém, todos os componentes da suspensão são novos.
· Molas – As novas molas dianteiras são 17% menos flexíveis, enquanto as traseiras, 8% menos. Isso faz com que o carro tem um comportamento mais firme ao passar por ondulações e reaja mais prontamente a mudança de direção.
· Amortecedores – Eles foram recalibrados em função das novas cargas das molas.
· Barras estabilizadoras – Foram feitas duas modificações para reduzir a inclinação lateral em curvas: o modelo ganhou uma barra estabilizadora traseita de 18,5 mm, além disso, a barra estabilizadora dianteira teve seu diâmetro aumentado em 1 mm, passando para 20 mm de diâmetro.
· Pneus – Os novos pneus 205/50 17” proporcionam uma reação mais rápida ao comando do volante.
Toda a calibração do sistema de suspensão foi feita pela engenharia da Fiat do Brasil, departamento que é referência mundial dentro da companhia.
Em função do alto desempenho do modelo, todo o sistema de freios foi redimensionado. Na dianteira, o Punto T-Jet traz discos de maior diâmetro, de 284 mm (só para referência, a versão Sporting vem com disco de 257 mm de diâmetro). Na traseira, ele também vem equipado com freios a disco, de 251 mm de diâmetro (a versão Sporting, por exemplo, é equipada com freio a tambor).
O conjunto de freios do Punto T-Jet traz, de série, o mais moderno sistema antitravamento ABS. O conjunto ABS Bosch 8.1 é a última geração disponível no segmento, atuando em uma freqüência muito mais precisa e confortável para o condutor (a vibração no pedal, quando o sistema está em funcionamento, é bem mais suave). Traz ainda EBD (Electronic Brakeforce Distribution), uma ferramenta capaz de distinguir o deslocamento da massa da carroceria no momento da frenagem, distribuindo melhor as forças aplicadas entre as rodas dianteiras e traseiras, melhorando ainda mais a eficiência numa frenagem de emergência, independente das condições do piso.
UM CARRO ESPORTIVO. E COMPLETO
Os itens de conteúdos de série também impressionam. Em tecnologia e segurança, o Punto T-Jet vem de série com o exclusivo sistema Blue&Me™; air bag duplo frontal, com bolsas duplo estágio de funcionamento; quadro de instrumentos com display dot matrix (que facilita a visualização de informações, como nome de músicas e mensagens recebidas via SMS - Short Message Service) e, a exemplo do visor do Linea T-Jet, possibilita o motorista visualizar a indicação gráfica da pressão de operação do turbocompressor, escolhendo a “página” Inf.motor. Traz ainda sistema de som Hi-Fi de alto desempenho com subwoofer amplificado exclusivo para o modelo, rádio CD Player com MP3, ABS com EBD + freio a disco traseiro e piloto automático.
Em conforto e conveniência, o Punto T-Jet se alinha aos melhores do segmento. Traz também de série chave tipo canivete com telecomando de abertura/fechamento das portas e vidros, regulagem de altura e profundidade do volante, regulagem de altura dos cintos de segurança dianteiros, banco do motorista com regulagem de altura, ar condicionado, direção hidráulica, acionamento elétrico dos vidros dianteiros e traseiros com “one touch” e sistema anti-esmagamento, vidros laminados nas portas, vidros traseiros escurecidos Vênus 35, banco traseiro bipartido com apóia braço central, volante em couro exclusivo com oito comandos de rádio e telefone, tapetes personalizados em borracha e carpete, sensor de estacionamento, luzes de leitura dianteiras e protetor de cárter.
E para o consumidor que quiser mais equipamento, o Punto T-Jet oferece como opcionais, ar condicionado automático digital, sistema Blue&Me™ Nav., teto solar Skydome (ocupando 70% da área do teto do veículo), side bags dianteiros mais window bags, parafusos antifurto de rodas e kit High Tech que engloba sensor de chuva, sensor crepuscular e espelho interno eletrocrômico.
O Punto T-Jet completa a gama de versões do bem sucedido modelo. Veja todas as versões na tabela abaixo:
VERSÕES
MOTORIZAÇÃO
POTÊNCIA
PUNTO 1.4 FLEX
1.4 FLEX
85/86 CV (gás/álcool)
PUNTO 1.4 ELX FLEX
1.4 FLEX
85/86 CV (gás/álcool)
PUNTO 1.8 HLX FLEX
1.8 FLEX
113/115 CV (gás/álcool)
PUNTO 1.8 Sporting FLEX
1.8 FLEX
113/115 CV (gás/álcool)
PUNTO T-JET
1.4 16V TURBO
152 CV (gasolina)
POR DENTRO DO TURBOCOMPRESSOR
O objetivo, ao adotar um turbocompressor, é oferecer mais potência sem aumentar o tamanho do motor. Isto é conseguido através de um melhor rendimento volumétrico, ou seja, o sistema consegue colocar mais ar dentro dos cilindros.
O turbocompressor é formado por dois rotores que trabalham dentro de câmaras projetadas (caracóis). Interligados por um eixo, funcionam de maneira solidária, ou seja, eles giram na mesma velocidade. Para entender melhor o funcionamento de um turbocompressor, podemos dividi-lo em duas partes: a parte quente e a parte fria. Um destes rotores, o da parte quente, é ligado à saída do escapamento, enquanto o outro, chamado de compressor (parte fria), faz parte do sistema de admissão de ar.
O escapamento de um motor de combustão interna é uma incrível fonte de energia mecânica e calórica, graças à alta velocidade e temperatura com que os gases já queimados são expelidos. É a energia cinética destes gases que irão impulsionar o rotor do turbo (e, consequentemente, o compressor da parte fria, já que eles estão interligados por um eixo). Usando a energia do escapamento na parte quente, a parte fria do turbocompressor (que gira na mesma velocidade) admite ar atmosférico, do filtro de ar, e o comprime para dentro dos cilindros. Ao invés de contar apenas com a pressão atmosférica, o motor turbocomprimido se vale do ar pressionado para dentro dos cilindros, gerando mais potência e mais torque.
Para aumentar ainda mais o rendimento volumétrico, o motor T-Jet conta com o intercooler (radiador ar/ar). O que isso representa: depois de pressionado pelo turbocompressor, o ar passa pelo intercooler, é resfriado e diminui o seu volume. Com isso, entra ainda mais ar no motor, o que proporciona uma explosão mais forte dentro dos cilindros, resultando em mais potência.
A elevada potência do T-Jet, aliada à dirigibilidade graças ao elevado torque em baixas rotações, é fruto de um desenvolvimento que engloba materiais leves, soluções de engenharia e a própria arquitetura do motor FIRE 1.4 16V. Sua construção visa um motor de elevada potência, diferente, portanto, da construção de um motor pequeno com um turbo adaptado. Todas as partes móveis, incluindo virabrequim, bielas e pistões, foram projetadas para suportar as mais adversas cargas térmicas e, sobretudo, mecânicas impostas pelo turbocompressor.
O turbocompressor é um IHI RF3, de baixíssima inércia, com waste gate (válvula de alívio) gerenciada pela centralina da injeção, conferindo maior controle ao sistema e melhor dirigibilidade. A central de injeção e ignição eletrônica é do tipo multiponto sequencial Bosh ME 7.9.10, além de oferecer um melhor gerenciamento, é capaz de identificar falhas em qualquer sensor, também resguarda o motor caso haja uma sobrepressão no turbo. Isso garante durabilidade ao conjunto e segurança ao usuário. A centralina é capaz de identificar a temperatura do ar, a posição dos pistões dentro dos cilindros, a pressão do turbo, a temperatura da água e a posição do acelerar. Com essas informações, ela controla melhor o momento de injeção de gasolina e das faíscas nas velas, variáveis fundamentais para uma melhor dirigibilidade, menor consumo e maior potência e torque.
Outro indicador de eficiência é o parâmetro cv/litro, relação entre a potência gerada e a cilindrada total do motor. No Punto T-Jet, a marca de 111,1 cv/litro demonstra o alto rendimento deste motor.
- Roda dura de Auto Escola
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T-JET uma analise fria do assunto:
Hoje eu e o Rodrigo(RTDP) fomos na concessionaria ROMA em BH ver um T-JET amarelo sem teto que estava em exposição.. ficamos todos empolgados.. claro.. quem nao fica??
O que o sporting nao pode oferecer(Pela FIAT):
* Acabamento em Couro até da manopla de freio de mao.
*Som hi-fi(Que nada mais é que um Sub horrivel de 6'' embora da tampa traseira direita)
Opcionais que sao de serie no T-JET baseado no Sporting:
*Banco em couro
*Vidro Eletrico Traseiro
*Blue&Me
*Bancos Bipartidos
*Sensor de estacionamento
O que falta no T-JET e tem no Sporting:
*O encosto do braço pro motorista(devido ao espaco entre os bancos ter diminuido ainda mais).
*Adesivos imitando fibra de carbono nas laterais
* O Ar-digital não é de serie.
Hoje.. um Sporting comprado em 2008/2008 por R$53.150 vale R$47.210, um Linea T-JET sai de R$74.000 para R$65.000.
O que continua nos carros.. O Acabamento continua o mesmo.. com falhas.. cheio de bolhas no plastico lateral..
Carros na faixa de preco(T-JET sem teto.. nao tem como né) ->
Focus GHIA(143cv)
Civic LXS(140CV)
Hyundai i30(143cv)
Subaru Impreza(160cv - 4x4)
Vectra Elite(140cv)
Linea Absolute(132cv)
Corola(136cv)
307 Feline(151cv)
C4 hatch(151cv)
Stilo Blackmotiion(115cv)
Pra correr.. concerteza ele anda muito.. mas já pensou.. pegar um carro desses.. com turbo com apenas 1 ano de garantia?
O Status dos carros acima é maior que do Punto..
Alguns aceleram tao bem.. e tem final acima..
A garantia deles variam de 1ano(Stilo) a 5 (Subaru e Hyundai)
Entao pessoal.. vamos pensar antes de perder grana no Punto hoje só por causa do T-JET..
Eu e o Rodrigo tamos aki pensando.. mas putz..
Perder R$11.000 no Sporting em 1 ano.. e ainda voltar R$14.000.. é complicado.
Alem de seguro caro e pagar mais um IPVA..
O que o sporting nao pode oferecer(Pela FIAT):
* Acabamento em Couro até da manopla de freio de mao.
*Som hi-fi(Que nada mais é que um Sub horrivel de 6'' embora da tampa traseira direita)
Opcionais que sao de serie no T-JET baseado no Sporting:
*Banco em couro
*Vidro Eletrico Traseiro
*Blue&Me
*Bancos Bipartidos
*Sensor de estacionamento
O que falta no T-JET e tem no Sporting:
*O encosto do braço pro motorista(devido ao espaco entre os bancos ter diminuido ainda mais).
*Adesivos imitando fibra de carbono nas laterais
* O Ar-digital não é de serie.
Hoje.. um Sporting comprado em 2008/2008 por R$53.150 vale R$47.210, um Linea T-JET sai de R$74.000 para R$65.000.
O que continua nos carros.. O Acabamento continua o mesmo.. com falhas.. cheio de bolhas no plastico lateral..
Carros na faixa de preco(T-JET sem teto.. nao tem como né) ->
Focus GHIA(143cv)
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Corola(136cv)
307 Feline(151cv)
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Pra correr.. concerteza ele anda muito.. mas já pensou.. pegar um carro desses.. com turbo com apenas 1 ano de garantia?
O Status dos carros acima é maior que do Punto..
Alguns aceleram tao bem.. e tem final acima..
A garantia deles variam de 1ano(Stilo) a 5 (Subaru e Hyundai)
Entao pessoal.. vamos pensar antes de perder grana no Punto hoje só por causa do T-JET..
Eu e o Rodrigo tamos aki pensando.. mas putz..
Perder R$11.000 no Sporting em 1 ano.. e ainda voltar R$14.000.. é complicado.
Alem de seguro caro e pagar mais um IPVA..
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- Barbeiro de Auto Escola
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Re: T-JET uma analise fria do assunto:
REalemnte fiquei empolgadaço!!! Quero um T-JET!!!
rsrs
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- Velha Guarda
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Re: T-JET uma analise fria do assunto:
Excelente análise....é um caso a se pensar mesmo...a nao ser , claro, que o sujeito tenha dinheiro pra perder e continuar numa boa...

XV,XR,XS
- Velha Guarda
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Re: T-JET uma analise fria do assunto:
A análise foi até bem pensada, mas eu acho que quem compra o T-Jet não tá pensando na desalorização, apenas quer ter um carro com um apelo esportivo de verdade mas com um preço que não seja absurdo.
Carro turbo desvaloriza mesmo e não tem pra onde fugir.
Então quem compra um T-JEt tem que pensar no prazer de dirigir e aproveitar enquanto está com o carro, mas é certo, a garantia tinha que ser 3 anos.
Carro turbo desvaloriza mesmo e não tem pra onde fugir.
Então quem compra um T-JEt tem que pensar no prazer de dirigir e aproveitar enquanto está com o carro, mas é certo, a garantia tinha que ser 3 anos.
Editado pela última vez por Danilinhu em Qui Mar 05, 2009 4:53 pm, em um total de 1 vez.
Peugeot 207 XR 2011 SE 10 anos - Vermelho Aden - 2011-2014
Fiat Bravo Absolute c/ Skydome 2012 - Branco Banchisa - 2014 >>
Fiat Bravo Absolute c/ Skydome 2012 - Branco Banchisa - 2014 >>
- Roda dura de Auto Escola
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Re: T-JET uma analise fria do assunto:
eu vi esse carro na cegonheira ontem a noite na porta da roma!
quase que fui hoje lá tb!
amanhã não passa!
quase que fui hoje lá tb!
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- Roda dura de Auto Escola
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