Problemas Novo Gol
Re: Problemas Novo Gol
No início de agosto, Eduardo Kahey comprou o novo Volkswagen Gol, da quinta geração. Quando foi estrear o carro teve uma péssima surpresa. Ao descer uma rua com declive acentuado, em Nova Lima (MG), o pedal do freio ficou duro de repente e a velocidade não diminuía. Para evitar um acidente, Eduardo puxou a alavanca do freio de estacionamento e conseguiu parar o veículo. Outros episódios semelhantes aconteceram e o VW Gol de Eduardo ficou na concessionária Volkswagen Mila um mês, até ser liberado na quinta-feira. Porém, Eduardo não confia no veículo e diz que não vai buscá-lo.
"Quero outro carro ou meu dinheiro de volta. Um carro com problema no freio eu não quero nem pintado a ouro", afirma Eduardo. Ele pretende ir até o final, pois se sente lesado e reclama de que um produto novo colocou a vida dele e de sua família em risco. Eduardo também pretende reunir outras pessoas que estão na mesma situação e entrar com uma ação coletiva.
Em Sabará, também na Grande Belo Horizonte, Ana Paula Otoni passa pelo mesmo problema. Comprou um VW Gol 1.0 no fim de setembro e até 2 de dezembro, quando deixou o carro na concessionária VW Garra, o freio do seu carro "endureceu" quatro vezes. Na quinta-feira, ela pegou o carro na revenda, mas mesmo tendo escutado do funcionário que o problema foi solucionado graças a um software baixado pela empresa, ela não tem confiança no carro. "Fiquei dois meses com o carro e o problema não tem hora para acontecer. Agora vai demorar um tempo para voltar a confiar no veículo", afirma Ana Paula, que chegou a passar apuros com o Gol: "Estava descendo um morro em Sabará e o freio não funcionou. Tinha um carro na frente e só consegui parar porque puxei o freio de mão".
No site de relacionamento Orkut há um tópico na comunidade Novo Gol 5/G5 com o título "freio duro". Até a tarde de ontem 29 pessoas deixaram comentários e nove usuários diferentes relataram problemas, todos com um relato semelhante, em que o freio endurece e o carro não pára em um declive acentuado. Veja algumas frases postadas na comunidade (Daniel Camargos):
"Tomei um grande susto quando tentei parar em um dos cruzamentos mais movimentados de Fortaleza", Carlos.
"Estava chovendo em São Paulo e quase bati em uma picape porque o pedal do freio ficou duro e não respondeu com precisão", Raphael.
"Apertei o pedal e o carro continuou embalado. Apertei mais forte e aí sim foi diminuindo. Sinistro!", Ícaro.
O que falta para o recall?
Não se pode brincar quando o assunto é freio. A Volkswagen ainda está com a imagem arranhada, pois negou, no começo do ano, um recall para evitar dedos feridos ou decepados com o banco traseiro do Fox.
O problema no freio do Novo Gol é de facílima solução, mas de imprevisíveis conseqüências, caso não seja imediatamente corrigido. O pedal do freio endurece, pois falta vácuo no sistema auxiliar (hidrovácuo, ou, popularmente, "cuíca"), exatamente o que torna o pedal "macio", ou seja, exige pouco esforço do motorista.
Como nos automóveis mais modernos, o vácuo (que vem do coletor de admissão) é controlado por uma válvula comandada pela central eletrônica do veículo, basta interferir no programa (software) da central. Ela muda a regulagem da válvula para passar mais vácuo e o problema fica solucionado. Não se sabe exatamente em que condições falta o vácuo e o pedal endurece. Não se sabe também por que o problema só se manifesta em algumas unidades do Novo Gol. As informações técnicas foram prestadas aos proprietários pelos gerentes de assistência técnica das concessionárias VW envolvidas. E, como o Novo Voyage tem mesmas mecânica e eletrônica do Novo Gol, é possível que ele também apresente o problema.
A fábrica, consultada, diz que tem conhecimento do problema e está analisando a solução. Mas qual outra a não ser a imediata convocação de todos os carros para um recall? Como tudo leva a crer que este caso específico não exige substituição de nenhuma peça, mas apenas uma interferência no sistema eletrônico, a chamada dos carros de volta às concessionárias para resolver o problema pode ser imediata. A cada dia que passa, aumenta o risco de um Novo Gol sofrer um acidente. (Boris Feldman)
Fonte Vrum
"Quero outro carro ou meu dinheiro de volta. Um carro com problema no freio eu não quero nem pintado a ouro", afirma Eduardo. Ele pretende ir até o final, pois se sente lesado e reclama de que um produto novo colocou a vida dele e de sua família em risco. Eduardo também pretende reunir outras pessoas que estão na mesma situação e entrar com uma ação coletiva.
Em Sabará, também na Grande Belo Horizonte, Ana Paula Otoni passa pelo mesmo problema. Comprou um VW Gol 1.0 no fim de setembro e até 2 de dezembro, quando deixou o carro na concessionária VW Garra, o freio do seu carro "endureceu" quatro vezes. Na quinta-feira, ela pegou o carro na revenda, mas mesmo tendo escutado do funcionário que o problema foi solucionado graças a um software baixado pela empresa, ela não tem confiança no carro. "Fiquei dois meses com o carro e o problema não tem hora para acontecer. Agora vai demorar um tempo para voltar a confiar no veículo", afirma Ana Paula, que chegou a passar apuros com o Gol: "Estava descendo um morro em Sabará e o freio não funcionou. Tinha um carro na frente e só consegui parar porque puxei o freio de mão".
No site de relacionamento Orkut há um tópico na comunidade Novo Gol 5/G5 com o título "freio duro". Até a tarde de ontem 29 pessoas deixaram comentários e nove usuários diferentes relataram problemas, todos com um relato semelhante, em que o freio endurece e o carro não pára em um declive acentuado. Veja algumas frases postadas na comunidade (Daniel Camargos):
"Tomei um grande susto quando tentei parar em um dos cruzamentos mais movimentados de Fortaleza", Carlos.
"Estava chovendo em São Paulo e quase bati em uma picape porque o pedal do freio ficou duro e não respondeu com precisão", Raphael.
"Apertei o pedal e o carro continuou embalado. Apertei mais forte e aí sim foi diminuindo. Sinistro!", Ícaro.
O que falta para o recall?
Não se pode brincar quando o assunto é freio. A Volkswagen ainda está com a imagem arranhada, pois negou, no começo do ano, um recall para evitar dedos feridos ou decepados com o banco traseiro do Fox.
O problema no freio do Novo Gol é de facílima solução, mas de imprevisíveis conseqüências, caso não seja imediatamente corrigido. O pedal do freio endurece, pois falta vácuo no sistema auxiliar (hidrovácuo, ou, popularmente, "cuíca"), exatamente o que torna o pedal "macio", ou seja, exige pouco esforço do motorista.
Como nos automóveis mais modernos, o vácuo (que vem do coletor de admissão) é controlado por uma válvula comandada pela central eletrônica do veículo, basta interferir no programa (software) da central. Ela muda a regulagem da válvula para passar mais vácuo e o problema fica solucionado. Não se sabe exatamente em que condições falta o vácuo e o pedal endurece. Não se sabe também por que o problema só se manifesta em algumas unidades do Novo Gol. As informações técnicas foram prestadas aos proprietários pelos gerentes de assistência técnica das concessionárias VW envolvidas. E, como o Novo Voyage tem mesmas mecânica e eletrônica do Novo Gol, é possível que ele também apresente o problema.
A fábrica, consultada, diz que tem conhecimento do problema e está analisando a solução. Mas qual outra a não ser a imediata convocação de todos os carros para um recall? Como tudo leva a crer que este caso específico não exige substituição de nenhuma peça, mas apenas uma interferência no sistema eletrônico, a chamada dos carros de volta às concessionárias para resolver o problema pode ser imediata. A cada dia que passa, aumenta o risco de um Novo Gol sofrer um acidente. (Boris Feldman)
Fonte Vrum
Punto Elx Vermelho Alpine
- chave canivete, g20, falantes hurricane, cd/mp3, rodas 15 Linea Turbo (replica), fechaduras alisadas
- chave canivete, g20, falantes hurricane, cd/mp3, rodas 15 Linea Turbo (replica), fechaduras alisadas
- Piloto de Auto Escola
- Mensagens: 802
- Registrado em: Sex Mar 21, 2008 12:05 am
- Localização: Sao Paulo
Re: Problemas Novo Gol
Punto Elx Vermelho Alpine
- chave canivete, g20, falantes hurricane, cd/mp3, rodas 15 Linea Turbo (replica), fechaduras alisadas
- chave canivete, g20, falantes hurricane, cd/mp3, rodas 15 Linea Turbo (replica), fechaduras alisadas
- Piloto de Auto Escola
- Mensagens: 802
- Registrado em: Sex Mar 21, 2008 12:05 am
- Localização: Sao Paulo
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes