Mula de testes do SUV da Fiat que terá motor E.torQ EVO
Re: Mula de testes do SUV da Fiat que terá motor E.torQ EVO
Kklkk! Rachei de rir com o "cadE-Torque"!!!!!
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Re: Mula de testes do SUV da Fiat que terá motor E.torQ EVO
pois é, só que dando uma pesquisada constatei alguns fatos, além da já citada diferença "astronômica" entre o E-TorQ 1.8 com 18,9 kgfm entregues a 4500 rpm contra os 21,1 kgfm entregues a 4500 rpm do T-jet (torque máximo pq depois disso, a curva começa a descer) mas, assim como acabei "bagreando" para poder tecer críticas a vontade sobre o bagre, estou tendendo a encarar um Bravo T-Jet Overboost só para poder livremente, tecer comentários.
Comparativo entre os motores T-Jet Overboost usados no Bravo e o E-TorQ 1.8 16 v, publicadas no site http://www.mecanicaonline.com.br/rodand ... +bravo.php

Ou muito me engano ou os gráficos de torque dos 2 motores mostram que:
1. ambos possuem em baixas rotações praticamente : E-TorQ 1.8 16 v 15 kgfm a 1.500 rpm e o T-Jet OB 14 kgfm a 1500 rpm
2. o t-jet overboost dá um "salto" de torque à partir das 1700 rpm entregando praticamente os 23 kgfm mantendo-os constantes até 4500 rpm, quando começa a decair e o E-TorQ 1.8 dá uma subida à partir das 2500 rpm, entregando 80% do torque, dando uma pequena decaída entre 3000 e 35000 rpm quando sobe de novo atingindo o o torque máximo (18,9 kgfm) e mantendo-o até as 5000 rpm, começando a decair à partir das 5000 rpm
3. no final da curva com 6000 rpm o t-jet ovb entrega 17,5 kgfm contra 14 kgfm do E-TorQ 1.8 16v
Conclusão: as curvas e dados estão aí para análise e diante disso só posso concluir que quem considera que o E-TorQ 1.8 16v não tem torque, só pode ser por conduzir o carro "acariciando" o pedal do acelerador como faz com um motor 8v, esquecendo que é característica de motor 16v sem comando variável, independente de marca demorar um pouco para "encher" e desenvolver porém, enquanto um 8v "acaba" antes, ele ainda vai adiante, em uma curva praticamente plana.
Agora é esperar que as pedras sejam lançadas pelos experts...

Comparativo entre os motores T-Jet Overboost usados no Bravo e o E-TorQ 1.8 16 v, publicadas no site http://www.mecanicaonline.com.br/rodand ... +bravo.php

Ou muito me engano ou os gráficos de torque dos 2 motores mostram que:
1. ambos possuem em baixas rotações praticamente : E-TorQ 1.8 16 v 15 kgfm a 1.500 rpm e o T-Jet OB 14 kgfm a 1500 rpm
2. o t-jet overboost dá um "salto" de torque à partir das 1700 rpm entregando praticamente os 23 kgfm mantendo-os constantes até 4500 rpm, quando começa a decair e o E-TorQ 1.8 dá uma subida à partir das 2500 rpm, entregando 80% do torque, dando uma pequena decaída entre 3000 e 35000 rpm quando sobe de novo atingindo o o torque máximo (18,9 kgfm) e mantendo-o até as 5000 rpm, começando a decair à partir das 5000 rpm
3. no final da curva com 6000 rpm o t-jet ovb entrega 17,5 kgfm contra 14 kgfm do E-TorQ 1.8 16v
Conclusão: as curvas e dados estão aí para análise e diante disso só posso concluir que quem considera que o E-TorQ 1.8 16v não tem torque, só pode ser por conduzir o carro "acariciando" o pedal do acelerador como faz com um motor 8v, esquecendo que é característica de motor 16v sem comando variável, independente de marca demorar um pouco para "encher" e desenvolver porém, enquanto um 8v "acaba" antes, ele ainda vai adiante, em uma curva praticamente plana.
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Re: Mula de testes do SUV da Fiat que terá motor E.torQ EVO


Bacana a análise. Acredito Shadowcps, que é interessante a própria experiência de guiar os dois carros para comparar o comportamentos dos dois. Os gráficos são interessantes para uma análise técnica, mas a sensação ''ao vivo'' é muito diferente!! Por isto te disse que acho importante o test-drive!!

O comportamento do T-Jet é muito parecido com a do EtorQ abaixo das 1.900 rpms (16v sem comando variável, falta torque mesmo é xoxo!)...mas digo 1.900 porque nesta rotação já vem o ''soco'' do turbo e o torque máximo.
Eu sinto assim no meu T-Jet, olhando o conta-giros. Na cidade, é difícil precisar subir o giro mais do que 2.500 rpms. Por exemplo, em um motor aspirado estaria andando de 3a marcha, enquanto no T-Jet já se pode deixar em 4a devido ao torque que fica ali disponível, é só encostar no acelerador um pouquinho.
Esta curva de torque ''decolando'' depois das 2.000rpm e seguindo plana até as 5.000rpm muda completamente a experiência de dirigir...tanto ''civilizadamente'' quanto esportivamente.
Uma observação que eu faço:
Estes 21,1 kfgm de torque para mim estariam em torno de 23 na realidade...21,1 com ar ligado eu acredito, porque perde muito torque mesmo. Mas com ele desligado, a puxada é muito forte para ser apenas 21,1...digo porque já dirigi o C4 2.0 16v e o torque dele no álcool é o mesmo..e é muito diferente.
Imagina o Bravo com o Overbooster....dizem que vira um capetinha ehehheehe
Enfim, a escolha do Bravo T-Jet é muito boa, seria a minha única se fosse trocar o Bianco hoje!


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Re: Mula de testes do SUV da Fiat que terá motor E.torQ EVO
aguardando comentarios do andrek 

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Re: Mula de testes do SUV da Fiat que terá motor E.torQ EVO
Marcão, o que sempre "pegou" para que eu optasse por um motor desses são alguns fatores, à saber:
1. não ser flex (embora motor flex seja um motor basicamente desenvolvido para funcionar com etanol, que graças aos ajustes dos sensores acaba aceitando gasolina sem, contudo, ser tão acertado em termos de consumo quanto um motor "puro") e gosto da ideia de, em caso de desabastecimento de qualquer um desses combustíveis, sempre ter uma alternativa;
2. possuir muitos componentes importados e aí, acabar sendo refém de espera de determinada peça ser encomendada, embarcada, entregue e instalada;
3. a patente falta de mão de obra dita especializada, até mesmo em algumas CCs da marca - é só ver os vários relatos aqui no fórum mesmo, de coisas simples que acabam se tornando aborrecimento imenso para o proprietário;
4. como voce disse, em circuito urbano o motor acaba tendo o mesmo comportamento não de um 1.8 16 v mas o de um 1.4 que já tive e era broxante demais
Contudo, ao pensar em um Bravo é devido ao recurso OVB, que considero interessante mesmo o bravo infelizmente estando com os dias contados. Cheguei até a pensar em um DS3 ou um THP porém, carros franceses perdem muito valor e entra na questão de falta de peças e, além deles, o Lancer com seu motorzão 2.0 e estilo invocado e, até mesmo, aguardar um pouco mais para ver um 500 Abarth mas como meu carro completou agora 10.000 km tenho tempo, 1 ano ainda pela frente para ver o que acontece em termos de lançamentos até lá ou nos próximos meses. Quem sabe a FIAT não tem uma cartinha na manga com um motor mais moderno e eficiente ?
Bonds, acredito que diante de gráficos comparativos nem tem muito o que comentar além do fato de que uma diferença de 2,1 kgfm entre o 1.8 16v e o t-jet nem ser assim tão imensa e a diferença acaba ficando mesmo na disponibilização antecipada da potência e torque proporcionada pelo turbo.
que faz com que o t-jet "chegue antes"
1. não ser flex (embora motor flex seja um motor basicamente desenvolvido para funcionar com etanol, que graças aos ajustes dos sensores acaba aceitando gasolina sem, contudo, ser tão acertado em termos de consumo quanto um motor "puro") e gosto da ideia de, em caso de desabastecimento de qualquer um desses combustíveis, sempre ter uma alternativa;
2. possuir muitos componentes importados e aí, acabar sendo refém de espera de determinada peça ser encomendada, embarcada, entregue e instalada;
3. a patente falta de mão de obra dita especializada, até mesmo em algumas CCs da marca - é só ver os vários relatos aqui no fórum mesmo, de coisas simples que acabam se tornando aborrecimento imenso para o proprietário;
4. como voce disse, em circuito urbano o motor acaba tendo o mesmo comportamento não de um 1.8 16 v mas o de um 1.4 que já tive e era broxante demais
Contudo, ao pensar em um Bravo é devido ao recurso OVB, que considero interessante mesmo o bravo infelizmente estando com os dias contados. Cheguei até a pensar em um DS3 ou um THP porém, carros franceses perdem muito valor e entra na questão de falta de peças e, além deles, o Lancer com seu motorzão 2.0 e estilo invocado e, até mesmo, aguardar um pouco mais para ver um 500 Abarth mas como meu carro completou agora 10.000 km tenho tempo, 1 ano ainda pela frente para ver o que acontece em termos de lançamentos até lá ou nos próximos meses. Quem sabe a FIAT não tem uma cartinha na manga com um motor mais moderno e eficiente ?

Bonds, acredito que diante de gráficos comparativos nem tem muito o que comentar além do fato de que uma diferença de 2,1 kgfm entre o 1.8 16v e o t-jet nem ser assim tão imensa e a diferença acaba ficando mesmo na disponibilização antecipada da potência e torque proporcionada pelo turbo.








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Re: Mula de testes do SUV da Fiat que terá motor E.torQ EVO
Esse gráfico tá muito sacana, colocaram a escala de torque do Etorq bem menor que do Tjet, levando a interpretações rápidas erradas hehehe...
Depois de 3 anos e 4 meses com o motor Etorq posso dizer que gosto bastante do motorzinho, sobretudo na estrada. Porém ele peca pela falta de torque abaixo dos 2000rpm, o que incomoda as vezes em transito lento e pesado na cidade.
Ainda fico no minimo mais 2 anos com ele. Se até lá a Fiat não se mexer lançando um comando variável ou alguma coisa realmente atrativa, como uma cambio aut. de verdade, sei lá se me animo a pegar algo da montadora mais. Até a VW vai lançar motor 1.6 16v com comando variável na linha Gol, e a Fiat nada, nem nos carros mais tops.
Não sinto nenhum desejo de abraçar um 1.4 Tjet. Porém se a Fiat o substituísse por um Etorq-Turbo com uns 180cv, aí sim a coisa ficaria interessante.
Depois de 3 anos e 4 meses com o motor Etorq posso dizer que gosto bastante do motorzinho, sobretudo na estrada. Porém ele peca pela falta de torque abaixo dos 2000rpm, o que incomoda as vezes em transito lento e pesado na cidade.
Ainda fico no minimo mais 2 anos com ele. Se até lá a Fiat não se mexer lançando um comando variável ou alguma coisa realmente atrativa, como uma cambio aut. de verdade, sei lá se me animo a pegar algo da montadora mais. Até a VW vai lançar motor 1.6 16v com comando variável na linha Gol, e a Fiat nada, nem nos carros mais tops.
Não sinto nenhum desejo de abraçar um 1.4 Tjet. Porém se a Fiat o substituísse por um Etorq-Turbo com uns 180cv, aí sim a coisa ficaria interessante.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Re: Mula de testes do SUV da Fiat que terá motor E.torQ EVO
interpretações rápidas ? esclarecendo que para não incorrer nesse erro cheguei até a imprimir os gráficos e usar régua justamente para minimizar as paralaxes visuais 








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