Os Carros Mais Velhos Do Brasil

Divulgue e discuta aqui as notícias mais interessantes do mundo automotivo, independente de marca ou modelo.

Os Carros Mais Velhos Do Brasil

por ADILSONRE » Qua Set 25, 2013 2:56 pm

Os carros mais velhos do Brasil
Saiba quais são os veículos que estão mais tempo à venda no mercado brasileiro
Thiago Vinholes | 23/9/2013 12:30

Pode um veículo ser vendido por mais de 60 anos, sem grandes alterações no estilo ou na parte mecânica? No Brasil, a resposta é sim, e esse veículo que citamos é a VW Kombi, que na verdade já atua no mercado nacional há 63 anos!

Já foi pior, mas nosso país continua sendo um dos mercados que mais incentivam a sobrevivência de automóveis cujos projetos já passaram de 10 anos, fazendo deles veículos antiquados nas partes de segurança e eficiência. Há também carros que vão além, superando a faixa dos 20 e 30 anos.

O “trintão” do mercado é o Gol G4, um projeto que já acumula 33 anos. A idade avançada é consequência do veículo ser uma continuação do primeiro Gol, do tempo em que ele ainda era quadrado. Exceto a carroceria arredondada e o motor mais moderno, a estrutura desse carro é o que o envelhece - o motor, por exemplo, fica na posição longitudinal, algo hoje abolido nos compactos. A marca ainda não comenta se vai descontinuá-lo, mas esse pode ser um provável caminho com a chegada do novo compacto up!, previsto para 2014.

Quem também está perto dos 30 anos é o Fiat Uno, lançado em 1984. Presente no top 10 de vendas do mercado brasileiro desde o final da década de 1980, o Mille, como hoje é chamado, é atualmente o segundo carro mais vendido da marca no Brasil, por isso ainda é figura comum nas ruas. O compacto veterano também é outro carro que ainda não tem data para sair de linha - a Fiat deixa no ar se o fará adotar ABS e airbags, condição para seguir em frente em 2014.

O Uno é um carro que está há tanto tempo no mercado que ele até mudou de nome para a marca continuar usando o título na nova geração do carro. Mas ele não é o único. Chevrolet Classic e Mitsubishi TR4, lançados em 1997 e 1999 respectivamente, eram chamados “Corsa Sedan” e “iO”, quando iniciaram suas trajetórias no País.

Também não se engane com caras novas. Peugeot 207 e Fiat Strada têm mais idade do que aparentam. O modelo da marca francesa é o 206, lançado em 1999, mas carregando uma pesada maquiagem. Já a picape da Fiat, que é o modelo mais vendido do segmento no País, foi lançada em 1998.

E não são apenas os carros nacionais que acumulam anos de vida. Importados também aparecem na lista. O mais antigo deles é o Jeep Wrangler, que é vendido na atual geração no mercado nacional desde 1997. Outro caso é o do Suzuki Jimny, um projeto lançado em 1998 – o jipinho passou a ser fabricado em Catalão (GO) neste ano.

Por que esses veículos atingem uma idade tão avançada? Os motivos são pontuais. O primeiro deles é a legislação permissiva do governo brasileiro, que não exige das montadoras produtos mais qualificados em segurança e eficiência, como os oferecidos na Europa e Estados Unidos. As fabricantes também não se esforçam muito e deixam de lançar veículos mais modernos para adiar a modernização de uma linha de montagem.

O consumidor também tem sua parcela de culpa. Acostumados a valorizar a imagem de “robustez” e “confiança” de um determinado carro, os clientes acabaram viciados nesses produtos e muitas vezes acabam fechando os olhos para novas oportunidades. A situação, no entanto, está mudando, basta lembrar que alguns dinossauros do mercado deram adeus recentemente como as minivans Meriva e Zafira, e a picape Courier. Sintoma que o brasileiro começa a perceber que há, sim, melhores e mais recentes opções à venda.

http://carros.ig.com.br/especiais/os+ca ... /6714.html
ImagemImagemImagemImagemImagem
_______________________________________________________________________
"Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei." - Salmos 91:2
Avatar do usuário
Coordenador Regional
Coordenador Regional
 
Mensagens: 1254
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 12:28 pm
Localização: Guarulhos/SP.

Re: Os Carros Mais Velhos Do Brasil

por shadowcps » Qua Set 25, 2013 3:57 pm

Se ninguém compra, são indiretamente a substituir para continuar a lucrar. FATO !
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 13543
Registrado em: Sáb Jun 20, 2009 6:44 pm
Localização: Paulinia/SP

Re: Os Carros Mais Velhos Do Brasil

por andrek » Qua Set 25, 2013 4:08 pm

Entre manter as dinossáuricas Zafira e Meriva em linha, ou substituir as duas pela monstruosidade da Spin, a briga é boa! (:-&)

Abraços!
Leandro Imagem http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=57&t=24739
PUNTO T-JET 2012/2013 BRANCO BANCHISA +SKY DOME +AR DIGITAL +ALARME DE FÁBRICA
Avatar do usuário
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador
 
Mensagens: 1552
Registrado em: Dom Out 07, 2012 5:03 pm
Localização: Sao Paulo

Re: Os Carros Mais Velhos Do Brasil

por ADILSONRE » Qua Set 25, 2013 5:06 pm

shadowcps escreveu:Se ninguém compra, são indiretamente a substituir para continuar a lucrar. FATO !


É isso aí, enquanto tiver gente comprando não sai de linha. Para quê investir se os ultrapassados ainda vendem??
ImagemImagemImagemImagemImagem
_______________________________________________________________________
"Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei." - Salmos 91:2
Avatar do usuário
Coordenador Regional
Coordenador Regional
 
Mensagens: 1254
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 12:28 pm
Localização: Guarulhos/SP.


Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes