Punto motor 1.4 86cv = Motor fraco e de alto consumo

Sinceramente falando eu sou completamente apaixonado pelo Punto, ele é lindo, confortável, tem uma estabilidade ótima e uma série de mimos mas tenho que ser realista porque ele tem defeitos sim o que é uma pena =(
Um dos defeitos do punto é ele ser um carro de alto consumo de combustível e baixa performance principalmente se tratando do Punto 1.4.
Os consumos que as pessoas vem apresentando do Punto alegando estarem fazendo em média 6.5 a 7.0 com alcool na cidade me desculpe amigos, mas para um carro com motor 1.4 é um consumo muito ruim, o ideal seria algo entre 8.0 e 8.5 para cidade.
Na estrada 9 ou 9.5 também esta muito ruim, aliás esta péssimo considerando as condições onde o peso do Punto passa a não interferir tanto no consumo. O correto seria 10.5 a 11.0 no alcool em estrada.
Mas ai os amigos devem pensar comigo ...
A Fiat irá dizer que para melhorar o consumo seria necessário tirar ainda mais potência do motor porque carro com motor potente consome naturalmente mais combustível certo ?!
Errado meus caros !!!
O problema do Punto não é só o peso.
E o problema do Punto também não é o motor 1.4 que é subdimensionado.
Que o punto é mais pesado que o Palio todos nós sabemos e é lógico que ele gasta um pouco mais combustível, mas em uma comparação com outras marcas ele pesa pouca coisa mais. Por exemplo o Corsa 1.4 Econo.flex da GM e nas comparações de consumo o Corsa da Gm da um verdadeiro banho no Punto e vale lembrar que o Corsa tem um motor absurdamente mais potente e inacreditávelmente são da mesma cilindrada.
Eu insisto que a cilindrada de 1400cm não é pouca para o tamanho e peso do Punto, o que é esta faltando são melhorias urgentes nesse motor 1.4 da Fiat.
Como já disse o principal defeito desse motor é a baixa taxa de compressão e a GM já nos deus provas suficientes com seu econo.flex que aumentar a compressão é perfeitamente possível trazendo muito mais benefícios do que prejuízo no aproveitamento da queima do combustível.
Sabem o que isso aumentaria no custo de fabricação do motor para a FIAT ???
NADA !!!
Pasmem amigos, mas não aumenta absolutamente nada porque mesmo se houvesse ela iria diluir qualquer investimento nesse sentido no sucesso de vendas do seu produto que será amplamente elogiado pela mídia especializada.
Venho dizendo a tempos que a Fiat esta comendo bola feio quando o assunto é tecnologia dos motores.
Se eu fosse engenheiro da Fiat mataria vários coelhos de uma vez só com simples modificações vejam ...
1º Aumentaria de forma considerável a compressão do motor 1.4 Fire trazendo excelentes ganhos de potência, aumento de torque e consumindo praticamente a mesma coisa.
2º Mudaria o bloco de ferro fundido que é mais fácil e barato de produzir por um bloco de alumínio, bem mais leve e não tão mais caro assim possuindo melhor dissipação térmica o que aumentaria também a resistência do motor.
O que isso mudaria no comportamento do Punto ???
Primeiramente teriamos um carro mais potente o que naturalmente exigiria menor aceleração no pedal para que possa desenvolver velocidade de forma satisfatória. Isso significa menor consumo.
Unindo a maior potência com o peso do bloco de alumínio mais leve o carro muda a relação peso/potência, ou seja, mais potente e mais leve.
Mas o que uma melhor relação peso/potência quer dizer ?!
Que teriamos um Punto mais potente, com performance bem melhor em acelerações e retomadas e ainda por cima gastando menos combustível.
Não é mágica !!! É pura física !!!
Veja só o que o engenheiro faria pela Fiat ... Melhoraria a potência, diminuiria o consumo do carro, aumentaria a performance do Punto e faria a Fiat lucrar muito mais.
É inadimissível que um carro de R$44.000 na versão ELX tenha um motor defasado desses que recebeu apenas 5cv de potência em relação ao 1.4 Fire utilizado no Palio. Isso só pode ser sacanagem.
O Punto precisa de pelo menos 100cv para ter rendimento aceitável com o que ele pesa hoje.
Se a Fiat não tem tecnologia para ter um motor 1.4 de ponta, ou então não quer aumentar de forma mesmo que despresivel o custo de produção do seu motor, então pelo menos deveria utilizar um bom motor 1.6 que naturalmente tem mais potência e torque visando algo em torno de 100cv (gas) e 105cv (alcool).
Pronto tudo resolvido e todos os clientes satisfeitos quanto a parte de performance, depois é só trabalhar para corrigir os problemas de linha de montagem que estão fazendo nossos Puntos se desmontarem pelas ruas brasileiras. Parece que o carro ainda não foi devidamente adaptado para as condições brasileiras, só torço do fundo do meu coração para que nenhum metido a esperto invente de fazer modificações na suspensão deixando ela mais macia e a estragando porque a suspensão bem equilibrada é um dos pontos mais elogiados do carro do carro por todos. O resto é caprichar na linha de montagem acabamento, abusar de presilhas e encaixes de qualidade com precisão usando materiais de qualidade.
Para um carro da categoria dele que não é compacto popular mesmo sendo elogiado por muitas revistas especializadas o Punto precisa sim corrigir alguns probleminhas de fabricação e o motor 1.4 Fire para ele definitivamente não dá.
Estamos sabendo que o Punto Turbo esta vindo ai, mas isso não resolve o problema, pois na categoria dos R$40.000,00 o ELX continua com um motor muito ruim e é ai que a Fiat precisa corrigir seus erros.
Desabafei
Um dos defeitos do punto é ele ser um carro de alto consumo de combustível e baixa performance principalmente se tratando do Punto 1.4.
Os consumos que as pessoas vem apresentando do Punto alegando estarem fazendo em média 6.5 a 7.0 com alcool na cidade me desculpe amigos, mas para um carro com motor 1.4 é um consumo muito ruim, o ideal seria algo entre 8.0 e 8.5 para cidade.
Na estrada 9 ou 9.5 também esta muito ruim, aliás esta péssimo considerando as condições onde o peso do Punto passa a não interferir tanto no consumo. O correto seria 10.5 a 11.0 no alcool em estrada.
Mas ai os amigos devem pensar comigo ...
A Fiat irá dizer que para melhorar o consumo seria necessário tirar ainda mais potência do motor porque carro com motor potente consome naturalmente mais combustível certo ?!
Errado meus caros !!!
O problema do Punto não é só o peso.
E o problema do Punto também não é o motor 1.4 que é subdimensionado.
Que o punto é mais pesado que o Palio todos nós sabemos e é lógico que ele gasta um pouco mais combustível, mas em uma comparação com outras marcas ele pesa pouca coisa mais. Por exemplo o Corsa 1.4 Econo.flex da GM e nas comparações de consumo o Corsa da Gm da um verdadeiro banho no Punto e vale lembrar que o Corsa tem um motor absurdamente mais potente e inacreditávelmente são da mesma cilindrada.
Eu insisto que a cilindrada de 1400cm não é pouca para o tamanho e peso do Punto, o que é esta faltando são melhorias urgentes nesse motor 1.4 da Fiat.
Como já disse o principal defeito desse motor é a baixa taxa de compressão e a GM já nos deus provas suficientes com seu econo.flex que aumentar a compressão é perfeitamente possível trazendo muito mais benefícios do que prejuízo no aproveitamento da queima do combustível.
Sabem o que isso aumentaria no custo de fabricação do motor para a FIAT ???
NADA !!!
Pasmem amigos, mas não aumenta absolutamente nada porque mesmo se houvesse ela iria diluir qualquer investimento nesse sentido no sucesso de vendas do seu produto que será amplamente elogiado pela mídia especializada.
Venho dizendo a tempos que a Fiat esta comendo bola feio quando o assunto é tecnologia dos motores.
Se eu fosse engenheiro da Fiat mataria vários coelhos de uma vez só com simples modificações vejam ...
1º Aumentaria de forma considerável a compressão do motor 1.4 Fire trazendo excelentes ganhos de potência, aumento de torque e consumindo praticamente a mesma coisa.
2º Mudaria o bloco de ferro fundido que é mais fácil e barato de produzir por um bloco de alumínio, bem mais leve e não tão mais caro assim possuindo melhor dissipação térmica o que aumentaria também a resistência do motor.
O que isso mudaria no comportamento do Punto ???
Primeiramente teriamos um carro mais potente o que naturalmente exigiria menor aceleração no pedal para que possa desenvolver velocidade de forma satisfatória. Isso significa menor consumo.
Unindo a maior potência com o peso do bloco de alumínio mais leve o carro muda a relação peso/potência, ou seja, mais potente e mais leve.
Mas o que uma melhor relação peso/potência quer dizer ?!
Que teriamos um Punto mais potente, com performance bem melhor em acelerações e retomadas e ainda por cima gastando menos combustível.
Não é mágica !!! É pura física !!!
Veja só o que o engenheiro faria pela Fiat ... Melhoraria a potência, diminuiria o consumo do carro, aumentaria a performance do Punto e faria a Fiat lucrar muito mais.
É inadimissível que um carro de R$44.000 na versão ELX tenha um motor defasado desses que recebeu apenas 5cv de potência em relação ao 1.4 Fire utilizado no Palio. Isso só pode ser sacanagem.
O Punto precisa de pelo menos 100cv para ter rendimento aceitável com o que ele pesa hoje.
Se a Fiat não tem tecnologia para ter um motor 1.4 de ponta, ou então não quer aumentar de forma mesmo que despresivel o custo de produção do seu motor, então pelo menos deveria utilizar um bom motor 1.6 que naturalmente tem mais potência e torque visando algo em torno de 100cv (gas) e 105cv (alcool).
Pronto tudo resolvido e todos os clientes satisfeitos quanto a parte de performance, depois é só trabalhar para corrigir os problemas de linha de montagem que estão fazendo nossos Puntos se desmontarem pelas ruas brasileiras. Parece que o carro ainda não foi devidamente adaptado para as condições brasileiras, só torço do fundo do meu coração para que nenhum metido a esperto invente de fazer modificações na suspensão deixando ela mais macia e a estragando porque a suspensão bem equilibrada é um dos pontos mais elogiados do carro do carro por todos. O resto é caprichar na linha de montagem acabamento, abusar de presilhas e encaixes de qualidade com precisão usando materiais de qualidade.
Para um carro da categoria dele que não é compacto popular mesmo sendo elogiado por muitas revistas especializadas o Punto precisa sim corrigir alguns probleminhas de fabricação e o motor 1.4 Fire para ele definitivamente não dá.
Estamos sabendo que o Punto Turbo esta vindo ai, mas isso não resolve o problema, pois na categoria dos R$40.000,00 o ELX continua com um motor muito ruim e é ai que a Fiat precisa corrigir seus erros.
Desabafei
