Jaspion escreveu:É que a legislação brasileira exige que o estepe tenha o pneu igual aos de rodagem, e a roda no mesmo tamanho, formato e aro. Então às vezes acaba sendo mais prático para a montadora usar uma roda igual para simplificar a produção.
E assim os consumidores são obrigados a comprar 25% a mais de pneus.
A excessão na lei é somente para carros com pneus runflat ou com dispositivos de enchimento automático.
Na europa tem até uma versão do Punto apenas com um spray para reparo rápido e um porta-treco no lugar do estepe.
É uma questão de adequar as leis brasileiras à realidade internacional, porém os legisladores estão muito ocupados com outros assuntos.
É isso mesmo, Jaspion. Não sabia dessa. Estava acostumado com o Subaru e o 307, que tem características diferentes porque são fabricados fora do país. Engraçado que essa lei não atinge outros carros importados à venda atualmente, como por exemplo o Novo Focus, que tem estepe fino, de outras dimensões. Se o importado pode rodar assim, porque o nacional não??
Nos meus carros anteriores NUNCA me roubaram estepe, mas agora, depois de UMA SEMANA com o carro, já me deram o prejú de R$ 2.700,00:
Jogo de cilindros (miolos) das chaves e novas chaves codificadas: R$ 1.050,00
Roda: R$ 850,00
Pneu: R$ 650,00
Martelinho: R$ 150,00
http://www.assobrava.org.br/php/news/193.php