PEGUEI ESTRADA COM MEU ELX E O CARRO ME SURPREENDEU

Ontem pela primeira vez rodei 460 km em estrada com o ELX 1.4 09/09 (atualmente o carro está com 4800 km rodados). Fiquei surpreendido com desempenho do carro. Considerem que antes do Punto eu tinha um Pálio Fire 2007.
O motor 1.4 do Punto é frequentemente alvo de críticas negativas que chegam a comparar seu desempenho a de um carro 1.0. De tanto ouvir estas críticas
comecei a viagem com a "pulga atrás da orelha". Mas na minha prática, essas críticas negativas não se confirmaram.
A cidade destino da viagem (Seabra-BA) fica a 800 metros acima do nível do mar e naturalmente há muitas subidas. Fiz ultrapassagens de caminhões em subidas sem dificuldades e em situações que não ousaria fazê-las com o Pálio 1.0. A ótima dirigibilidade do Punto, como sabemos, é unânime. Não notei ruídos desgradáveis no habitáculo do veículo vindos tanto do motor (mesmo acima de 4000 RPM) quanto externos.
Cito algun fatos da viagem. Em uma das ultrapassagens, num aclive, "do nada" (devia estar em alta velocidade) surgiu um Astra (provavelmente 1.
logo atrás e eu "na cola" de um caminhão esperando a oportunidade de ultrapassá-lo. Quando iniciei a ultrapassagem (na 4ª marcha), o Astra veio também, voltei para minha mão e pensei: "agora o Astra vai me ultrapassar e nem vai deixar rastro". Mas mantive o pé firme no acelerador, passei à 5ª marcha, o Astra ficou uns 7 segundos na contra-mão tentando me ultrapassar, mas desistiu mesmo tendo um horizonte livre de veículos na contra-mão. Como já ouvi falar aqui no fórum, vai ver que o motorista do Astra não teve "braço" no câmbio e nem coragem de andar acima de 140 km/h, mas esperava que mesmo assim o Punto fosse tomar uma lavagem feia.
Situação semelhante ocorreu com um Corsa Sedan 1.4 Econoflex que fez a ultrapassagem de um caminhão junto comigo, tentou me ultrapassar ficando em seguida na minha "cola" por uns 20 segundos a uns 150 km/h. Não pisei mais fundo devido às reclamações da minha esposa que me acompanhou na viagem e também porque já estava ficando perigoso. Deixei o sujeito ultrapassar.
Em relação aos 1.0 que cruzei pelo caminho (gol e mille), digo com sinceridade, sem chances para estes carros. Nas subidas principalmente, esses carros ficavam literalmente para trás.
Agora, naturalmente, teve um Golf 3ª geração (não sei qual motorização já que não tinha o emblema na traseira) que sumiu duas vezes na minha frente, mas aí é covardia. Honda Civic, Corola, nem me passou pela cabeça fazer algum teste com estes (se tivesse pelo menos com um HLX ainda tentaria).
Confirmei a ótima estabilidade e desempenho do Punto nas curvas. Um Polo Hatch 1.6 vinha atrás (sem chegar a ficar na cola querendo disputar), mas "felizmente" surgiram trechos repletosde curvas, ocasiões em que deu para abrir uma boa distância do Polo.
Para saber aproveitar o desempenho do carro segui as dicas dos amigos daqui do fórum. Dentre elas, a de que o carro que anda bem em altas rotações, tendo
sempre em mente que o torque máximo ocorre a 3500 RPM.
Quanto ao resultado no CB, usando 100% álcool, com o ar ligado em 90% da viagem, ficou assim: Distância=466 Km, Velocidade Média=75 Km/h, Consumo Médio= 9.3 Km/L.
Enfim, já estava muito satisfeito com o Punto e agora ainda mais. Na volta da viagem posto o resultado do CB usando gasolina.
O motor 1.4 do Punto é frequentemente alvo de críticas negativas que chegam a comparar seu desempenho a de um carro 1.0. De tanto ouvir estas críticas
comecei a viagem com a "pulga atrás da orelha". Mas na minha prática, essas críticas negativas não se confirmaram.
A cidade destino da viagem (Seabra-BA) fica a 800 metros acima do nível do mar e naturalmente há muitas subidas. Fiz ultrapassagens de caminhões em subidas sem dificuldades e em situações que não ousaria fazê-las com o Pálio 1.0. A ótima dirigibilidade do Punto, como sabemos, é unânime. Não notei ruídos desgradáveis no habitáculo do veículo vindos tanto do motor (mesmo acima de 4000 RPM) quanto externos.
Cito algun fatos da viagem. Em uma das ultrapassagens, num aclive, "do nada" (devia estar em alta velocidade) surgiu um Astra (provavelmente 1.

Situação semelhante ocorreu com um Corsa Sedan 1.4 Econoflex que fez a ultrapassagem de um caminhão junto comigo, tentou me ultrapassar ficando em seguida na minha "cola" por uns 20 segundos a uns 150 km/h. Não pisei mais fundo devido às reclamações da minha esposa que me acompanhou na viagem e também porque já estava ficando perigoso. Deixei o sujeito ultrapassar.
Em relação aos 1.0 que cruzei pelo caminho (gol e mille), digo com sinceridade, sem chances para estes carros. Nas subidas principalmente, esses carros ficavam literalmente para trás.
Agora, naturalmente, teve um Golf 3ª geração (não sei qual motorização já que não tinha o emblema na traseira) que sumiu duas vezes na minha frente, mas aí é covardia. Honda Civic, Corola, nem me passou pela cabeça fazer algum teste com estes (se tivesse pelo menos com um HLX ainda tentaria).
Confirmei a ótima estabilidade e desempenho do Punto nas curvas. Um Polo Hatch 1.6 vinha atrás (sem chegar a ficar na cola querendo disputar), mas "felizmente" surgiram trechos repletosde curvas, ocasiões em que deu para abrir uma boa distância do Polo.
Para saber aproveitar o desempenho do carro segui as dicas dos amigos daqui do fórum. Dentre elas, a de que o carro que anda bem em altas rotações, tendo
sempre em mente que o torque máximo ocorre a 3500 RPM.
Quanto ao resultado no CB, usando 100% álcool, com o ar ligado em 90% da viagem, ficou assim: Distância=466 Km, Velocidade Média=75 Km/h, Consumo Médio= 9.3 Km/L.
Enfim, já estava muito satisfeito com o Punto e agora ainda mais. Na volta da viagem posto o resultado do CB usando gasolina.