PEGUEI ESTRADA COM MEU ELX E O CARRO ME SURPREENDEU

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

PEGUEI ESTRADA COM MEU ELX E O CARRO ME SURPREENDEU

por IHSO » Sáb Jun 06, 2009 6:30 am

Ontem pela primeira vez rodei 460 km em estrada com o ELX 1.4 09/09 (atualmente o carro está com 4800 km rodados). Fiquei surpreendido com desempenho do carro. Considerem que antes do Punto eu tinha um Pálio Fire 2007.
O motor 1.4 do Punto é frequentemente alvo de críticas negativas que chegam a comparar seu desempenho a de um carro 1.0. De tanto ouvir estas críticas
comecei a viagem com a "pulga atrás da orelha". Mas na minha prática, essas críticas negativas não se confirmaram.
A cidade destino da viagem (Seabra-BA) fica a 800 metros acima do nível do mar e naturalmente há muitas subidas. Fiz ultrapassagens de caminhões em subidas sem dificuldades e em situações que não ousaria fazê-las com o Pálio 1.0. A ótima dirigibilidade do Punto, como sabemos, é unânime. Não notei ruídos desgradáveis no habitáculo do veículo vindos tanto do motor (mesmo acima de 4000 RPM) quanto externos.
Cito algun fatos da viagem. Em uma das ultrapassagens, num aclive, "do nada" (devia estar em alta velocidade) surgiu um Astra (provavelmente 1.8) logo atrás e eu "na cola" de um caminhão esperando a oportunidade de ultrapassá-lo. Quando iniciei a ultrapassagem (na 4ª marcha), o Astra veio também, voltei para minha mão e pensei: "agora o Astra vai me ultrapassar e nem vai deixar rastro". Mas mantive o pé firme no acelerador, passei à 5ª marcha, o Astra ficou uns 7 segundos na contra-mão tentando me ultrapassar, mas desistiu mesmo tendo um horizonte livre de veículos na contra-mão. Como já ouvi falar aqui no fórum, vai ver que o motorista do Astra não teve "braço" no câmbio e nem coragem de andar acima de 140 km/h, mas esperava que mesmo assim o Punto fosse tomar uma lavagem feia.
Situação semelhante ocorreu com um Corsa Sedan 1.4 Econoflex que fez a ultrapassagem de um caminhão junto comigo, tentou me ultrapassar ficando em seguida na minha "cola" por uns 20 segundos a uns 150 km/h. Não pisei mais fundo devido às reclamações da minha esposa que me acompanhou na viagem e também porque já estava ficando perigoso. Deixei o sujeito ultrapassar.
Em relação aos 1.0 que cruzei pelo caminho (gol e mille), digo com sinceridade, sem chances para estes carros. Nas subidas principalmente, esses carros ficavam literalmente para trás.
Agora, naturalmente, teve um Golf 3ª geração (não sei qual motorização já que não tinha o emblema na traseira) que sumiu duas vezes na minha frente, mas aí é covardia. Honda Civic, Corola, nem me passou pela cabeça fazer algum teste com estes (se tivesse pelo menos com um HLX ainda tentaria).
Confirmei a ótima estabilidade e desempenho do Punto nas curvas. Um Polo Hatch 1.6 vinha atrás (sem chegar a ficar na cola querendo disputar), mas "felizmente" surgiram trechos repletosde curvas, ocasiões em que deu para abrir uma boa distância do Polo.
Para saber aproveitar o desempenho do carro segui as dicas dos amigos daqui do fórum. Dentre elas, a de que o carro que anda bem em altas rotações, tendo
sempre em mente que o torque máximo ocorre a 3500 RPM.
Quanto ao resultado no CB, usando 100% álcool, com o ar ligado em 90% da viagem, ficou assim: Distância=466 Km, Velocidade Média=75 Km/h, Consumo Médio= 9.3 Km/L.
Enfim, já estava muito satisfeito com o Punto e agora ainda mais. Na volta da viagem posto o resultado do CB usando gasolina.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Re: PEGUEI ESTRADA COM MEU ELX E O CARRO ME SURPREENDEU

por jaydee_ro » Sáb Jun 06, 2009 11:00 am

Mais e mais pessoas vêm aqui desmistificar o ELX e o 1.4 Fire 8v... :) (=D>) (=D>) (=D>)
Imagem
Audi A3 Sport 10/11 2.0 TFSI S-tronic 2p
Ex Punto TJet 09/10 + Sky-Dome + Ar Digital
Velha Guarda
Velha Guarda

por wnfilho » Sáb Jun 06, 2009 11:22 am

Muita gente por deconhecimento ou porque vinham de um carro muito mais forte (1.8, 2.0) vem no fórum e acabam falando bobagens, sem nem ter andado ou imaginando situações.. :?

Eu viajo bastante com o meu elx, sempre com mais de 1 pessoa comigo e nunca tive problemas, muito pelo contrario, em desempenho ele sempre me surpreender lógico pensando que ele é 1.4.. :o Basta saber trabalhar com as marcha.. Só que uma coisa eu sempre digo, eu acho o consumo alto andando a 130km/h ou acima..

Andar ele anda, mas ai ele bebe tbm (pelo menos o meu)... :mrgreen:
Imagem
AudioBank 4100 | JL 12w1v2
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por jaydee_ro » Sáb Jun 06, 2009 11:30 am

Mas AE sim se vê o subdimensionamento. O 1.4 consegue andar, afinal são 86cv. Eu já consigo fazer coias incríveis com os 71cv do meu Palio 1.3!!!!! Mas o consumo nunca é alto... Como no 1.4 do Punto o consumo fica elevado, percebe-se sim que o motor teria que ser um pouco mais forte pra levar o peso do carro sem consumir tanto. Mas não que falte potência.
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por jaydee_ro » Sáb Jun 06, 2009 11:31 am

Tem um amigo da minha mulher que tem um ELX completo que vive reclamando do carro. Que é manco, que para em subida, que morre por falta de força... Mas tbm, o cara saiu de um Stilo 1.8 e quer achar que o 1.4 anda na mesma pegada, do mesmo jeito. Ae não né!?!?!?
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por dronan » Sáb Jun 06, 2009 11:56 am

dai tbm nem da.... querer fazer um 1.4 o que o 1.8 faz :roll:
Sporting Amarelo 09/2010
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por viniat » Sáb Jun 06, 2009 11:58 am

Nossa... exatamente igual.
geralmente faço 75 a 80km/h de média em um trecho de 490km...
e o consumo no alcool fica entre 9,1 a 9,5km/l...

abs.
Suzuki Burgman 125i "Mini-Busa Without Power" in black!
Coordenador Regional
Coordenador Regional

por IHSO » Sáb Jun 06, 2009 1:10 pm

Andando acima de 100 Km/h é difícil se pensar em economia, mesmo num 1.0. No meu anterior Palio Fire 1.0 (2007, 02 portas, completo), usando álcool, também pegando estrada, não passava de 8 km/L andando a 120 Km/h. O pessoal que vem de uma motorização superior acham que podem subir uma ladeira ou fazer ultrapassagens em baixas rotações (tipo 2000 a 2500 RPM) num 1.4 do mesmo modo que um 1.8. Aí é querer demais.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por DanielSp » Sáb Jun 06, 2009 2:54 pm

Galera.. "Mecanicamente" falando, existe melhorias no punto ao longo de sua "vida" aqui no Brasil?? Digo, o motor das versões 07/08/09 teve alguma mudança que ajudasse na melhora do desempenho?
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por pedrinho-martines » Sáb Jun 06, 2009 5:31 pm

DanielSp escreveu:Galera.. "Mecanicamente" falando, existe melhorias no punto ao longo de sua "vida" aqui no Brasil?? Digo, o motor das versões 07/08/09 teve alguma mudança que ajudasse na melhora do desempenho?

Nenhuma modificação.

O pessoal fala pra caramba do carro, mais é realmente quem não tem o carro ou não sabe trabalhar as marchas.
É realmente muito diferente andar num carro mais forte e depois andar no 1.4, no meu caso com o Marea subidas tranquilas em 4ª, com o punto de 3ª quase que pedindo 2ª, Como que posso andar do mesmo jeito? a pessoa tem que lembrar que não esta no mesmo carro.
Punto ELX 20007/2008
Calotas do Siena HLX 2009,filtro Esportivo, cristal vision + blue vision
Marea 1.8 16v SX 1999/2000
meu xodó,filtro Esportivo, rodas marea Turbo.

Imagem
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

Próximo