Página 1 de 5

Trocas de Marcha: Economia x Desempenho

MensagemEnviado: Sáb Mar 14, 2009 6:50 pm
por IHSO
No manual do Punto, a FIAT, visando a economia, recomenda trocas de marcha de acordo com a velocidade atingida (e não em RPM), sendo igual tanto para 1.4 e como 1.8:

1º-2º= 25 km/h;
2ª-3º= 40 km/h;
3ª-4ª= 65 km/h;
4ª-5ª= 72 km/h.

Engraçado que no manual do Palio FireFlex 1.0 consta esta mesma relação. Estranho também é a relação do 1.4 ser igual a do 1.8.
Noto que fazendo a passagem das marchas da 3ª-4ª e 4ª-5ª conforme a orientação do manual, a rotação ainda fica muito baixa, diminuindo a performance do carro.
Gostaria de saber dos "Punteiros" se vocês seguem o manual ou utilizam uma relação de troca de marchas diferente, como por exemplo, equilibrando economia e desempenho.

Re: Trocas de Marcha: Economia x Desempenho

MensagemEnviado: Sáb Mar 14, 2009 7:38 pm
por Frmg
Sugiro a leitura desse tópico aqui ...

viewtopic.php?f=10&t=1366

Re: Trocas de Marcha: Economia x Desempenho

MensagemEnviado: Sáb Mar 14, 2009 7:38 pm
por joao_neto_pb
Estou testando andar com mais calma ha mais ou menos um mes, trocando de marcha a 2000-2500rpm na cidade, relaxando com musica :mrgreen: e estou com um consumo de 8,3 no alcool dentro da cidade com ar ligado sempre.

Ou seja, a chave para o consumo esta no modo de guiar...

Re: Trocas de Marcha: Economia x Desempenho

MensagemEnviado: Sáb Mar 14, 2009 8:40 pm
por danielb
A relação do 1.8 é mais longa. Eu calculei as velocidades máximas de cada marcha, depois posto aqui, mas é mais longa sim.

Re: Trocas de Marcha: Economia x Desempenho

MensagemEnviado: Dom Mar 15, 2009 12:54 am
por sagatiba
se não me engano, cheguei a 103km/h na 2ª marcha!

Re: Trocas de Marcha: Economia x Desempenho

MensagemEnviado: Dom Mar 15, 2009 3:57 am
por Danilo
sagatiba, não quero descordar de você mas o Punto 1.8 chega a 90km/h em segunda marcha. Após isso é cortado a alimentação da gasolina.
Será que você não estava em uma descida não?!?! hUAhuHAuHUAhuHAU!

Quanto ao assunto do tópico (economia), procuro sempre trocar as marchas entre 2.000 a 2.500 giros. É o ideal.
Tá certo que agora eu instalei um filtro esportivo no filhote e ai vivo pisando pra ouvir o ronco... hUAhuHAUhUAhuHAUhUAHu!!!

De mais, verifique o tópico indicado pelo Frmg. Lá suas dúvidas serão esclarecidas.

Abraços galera!

Re: Trocas de Marcha: Economia x Desempenho

MensagemEnviado: Dom Mar 15, 2009 8:56 am
por socket
Danilo escreveu:sagatiba, não quero descordar de você mas o Punto 1.8 chega a 90km/h em segunda marcha. Após isso é cortado a alimentação da gasolina.
Será que você não estava em uma descida não?!?! hUAhuHAuHUAhuHAU!

Quanto ao assunto do tópico (economia), procuro sempre trocar as marchas entre 2.000 a 2.500 giros. É o ideal.
Tá certo que agora eu instalei um filtro esportivo no filhote e ai vivo pisando pra ouvir o ronco... hUAhuHAUhUAhuHAUhUAHu!!!

De mais, verifique o tópico indicado pelo Frmg. Lá suas dúvidas serão esclarecidas.

Abraços galera!


Apesar do motor ser o mesmo... seu cambio "é mais curto" que o dele!

Sporting: # Relação de transmissão do diferencial: 3,867

HLX: # Relação de transmissão do diferencial: 3,733

Re: Trocas de Marcha: Economia x Desempenho

MensagemEnviado: Dom Mar 15, 2009 11:20 am
por Butcher
sagatiba escreveu:se não me engano, cheguei a 103km/h na 2ª marcha!



No 1.4, ele chega a 80km na 2ª marcha

Re: Trocas de Marcha: Economia x Desempenho

MensagemEnviado: Dom Mar 15, 2009 3:46 pm
por Danilo
socket escreveu:
Danilo escreveu:sagatiba, não quero descordar de você mas o Punto 1.8 chega a 90km/h em segunda marcha. Após isso é cortado a alimentação da gasolina.
Será que você não estava em uma descida não?!?! hUAhuHAuHUAhuHAU!

Quanto ao assunto do tópico (economia), procuro sempre trocar as marchas entre 2.000 a 2.500 giros. É o ideal.
Tá certo que agora eu instalei um filtro esportivo no filhote e ai vivo pisando pra ouvir o ronco... hUAhuHAUhUAhuHAUhUAHu!!!

De mais, verifique o tópico indicado pelo Frmg. Lá suas dúvidas serão esclarecidas.

Abraços galera!


Apesar do motor ser o mesmo... seu cambio "é mais curto" que o dele!

Sporting: # Relação de transmissão do diferencial: 3,867

HLX: # Relação de transmissão do diferencial: 3,733


Bem lembrado, socket!!!! :wink:
Desculpem-me pela falha, hehehehehe!

Abraços!

Re: Trocas de Marcha: Economia x Desempenho

MensagemEnviado: Ter Mar 17, 2009 9:59 am
por danielb
Punto hlx 1.8: 6200

1ª 3.909: 49,24 / 53,17
2ª 2.238: 86,00 / 92,88
3ª 1.520: 126,63 / 136,76
4ª 1.156: 166,51 / 179,83
5ª 0.946: 203,47 / 219,74
Ré 3.909: 49,24 / 53,17

Relação de transmissão do diferencial: 3,733

circunferencia do pneu 195/60 R15: 1932,07 mm

erro do velocimetro: 8%

Essas são as velocidades máximas do hlx, considerando 6200rpm, que é o corte da injeção do 1.8

A primeira velocidade é a real e a segunda é com o erro do velocimetro que eu consegui através do gps e comparando com lombadas ele acerta sempre. Por exemplo no 1.8 a 100 de velocimetro
o gps marca 92.
Quando tiver um tempo sobrando calculo do elx, sporting e t-jet.