Trocas de Marcha: Economia x Desempenho
Trocas de Marcha: Economia x Desempenho
No manual do Punto, a FIAT, visando a economia, recomenda trocas de marcha de acordo com a velocidade atingida (e não em RPM), sendo igual tanto para 1.4 e como 1.8:
1º-2º= 25 km/h;
2ª-3º= 40 km/h;
3ª-4ª= 65 km/h;
4ª-5ª= 72 km/h.
Engraçado que no manual do Palio FireFlex 1.0 consta esta mesma relação. Estranho também é a relação do 1.4 ser igual a do 1.8.
Noto que fazendo a passagem das marchas da 3ª-4ª e 4ª-5ª conforme a orientação do manual, a rotação ainda fica muito baixa, diminuindo a performance do carro.
Gostaria de saber dos "Punteiros" se vocês seguem o manual ou utilizam uma relação de troca de marchas diferente, como por exemplo, equilibrando economia e desempenho.
1º-2º= 25 km/h;
2ª-3º= 40 km/h;
3ª-4ª= 65 km/h;
4ª-5ª= 72 km/h.
Engraçado que no manual do Palio FireFlex 1.0 consta esta mesma relação. Estranho também é a relação do 1.4 ser igual a do 1.8.
Noto que fazendo a passagem das marchas da 3ª-4ª e 4ª-5ª conforme a orientação do manual, a rotação ainda fica muito baixa, diminuindo a performance do carro.
Gostaria de saber dos "Punteiros" se vocês seguem o manual ou utilizam uma relação de troca de marchas diferente, como por exemplo, equilibrando economia e desempenho.
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 73
- Registrado em: Sáb Jan 24, 2009 12:48 pm
- Localização: Lauro de Freitas - BA
- Piloto de Auto Escola
- Mensagens: 917
- Registrado em: Dom Mai 11, 2008 7:04 pm
- Localização: São Paulo
Re: Trocas de Marcha: Economia x Desempenho
Estou testando andar com mais calma ha mais ou menos um mes, trocando de marcha a 2000-2500rpm na cidade, relaxando com musica
e estou com um consumo de 8,3 no alcool dentro da cidade com ar ligado sempre.
Ou seja, a chave para o consumo esta no modo de guiar...

Ou seja, a chave para o consumo esta no modo de guiar...
- Barbeiro de Auto Escola
- Mensagens: 304
- Registrado em: Dom Jun 01, 2008 7:25 pm
- Localização: Joao Pessoa - PB
Re: Trocas de Marcha: Economia x Desempenho
A relação do 1.8 é mais longa. Eu calculei as velocidades máximas de cada marcha, depois posto aqui, mas é mais longa sim.
- Roda dura de Auto Escola
- Mensagens: 367
- Registrado em: Sáb Mar 22, 2008 7:42 pm
- Localização: Porto Alegre - RS
Re: Trocas de Marcha: Economia x Desempenho
se não me engano, cheguei a 103km/h na 2ª marcha!
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 248
- Registrado em: Seg Jul 07, 2008 9:10 pm
- Localização: Salvador-BA
Re: Trocas de Marcha: Economia x Desempenho
sagatiba, não quero descordar de você mas o Punto 1.8 chega a 90km/h em segunda marcha. Após isso é cortado a alimentação da gasolina.
Será que você não estava em uma descida não?!?! hUAhuHAuHUAhuHAU!
Quanto ao assunto do tópico (economia), procuro sempre trocar as marchas entre 2.000 a 2.500 giros. É o ideal.
Tá certo que agora eu instalei um filtro esportivo no filhote e ai vivo pisando pra ouvir o ronco... hUAhuHAUhUAhuHAUhUAHu!!!
De mais, verifique o tópico indicado pelo Frmg. Lá suas dúvidas serão esclarecidas.
Abraços galera!
Será que você não estava em uma descida não?!?! hUAhuHAuHUAhuHAU!
Quanto ao assunto do tópico (economia), procuro sempre trocar as marchas entre 2.000 a 2.500 giros. É o ideal.
Tá certo que agora eu instalei um filtro esportivo no filhote e ai vivo pisando pra ouvir o ronco... hUAhuHAUhUAhuHAUhUAHu!!!
De mais, verifique o tópico indicado pelo Frmg. Lá suas dúvidas serão esclarecidas.
Abraços galera!
- Velha Guarda
- Mensagens: 2375
- Registrado em: Sex Jan 18, 2008 10:45 pm
- Localização: São Paulo - SP
Re: Trocas de Marcha: Economia x Desempenho
Danilo escreveu:sagatiba, não quero descordar de você mas o Punto 1.8 chega a 90km/h em segunda marcha. Após isso é cortado a alimentação da gasolina.
Será que você não estava em uma descida não?!?! hUAhuHAuHUAhuHAU!
Quanto ao assunto do tópico (economia), procuro sempre trocar as marchas entre 2.000 a 2.500 giros. É o ideal.
Tá certo que agora eu instalei um filtro esportivo no filhote e ai vivo pisando pra ouvir o ronco... hUAhuHAUhUAhuHAUhUAHu!!!
De mais, verifique o tópico indicado pelo Frmg. Lá suas dúvidas serão esclarecidas.
Abraços galera!
Apesar do motor ser o mesmo... seu cambio "é mais curto" que o dele!
Sporting: # Relação de transmissão do diferencial: 3,867
HLX: # Relação de transmissão do diferencial: 3,733
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
- Velha Guarda
- Mensagens: 9024
- Registrado em: Qui Fev 14, 2008 1:34 pm
- Localização: Portugal
Re: Trocas de Marcha: Economia x Desempenho
sagatiba escreveu:se não me engano, cheguei a 103km/h na 2ª marcha!
No 1.4, ele chega a 80km na 2ª marcha
Fotos e Comentários
http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=23&t=13109
http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=23&t=13109
- Roda dura de Auto Escola
- Mensagens: 384
- Registrado em: Qui Jan 29, 2009 8:07 pm
- Localização: Goiânia-GO
Re: Trocas de Marcha: Economia x Desempenho
socket escreveu:Danilo escreveu:sagatiba, não quero descordar de você mas o Punto 1.8 chega a 90km/h em segunda marcha. Após isso é cortado a alimentação da gasolina.
Será que você não estava em uma descida não?!?! hUAhuHAuHUAhuHAU!
Quanto ao assunto do tópico (economia), procuro sempre trocar as marchas entre 2.000 a 2.500 giros. É o ideal.
Tá certo que agora eu instalei um filtro esportivo no filhote e ai vivo pisando pra ouvir o ronco... hUAhuHAUhUAhuHAUhUAHu!!!
De mais, verifique o tópico indicado pelo Frmg. Lá suas dúvidas serão esclarecidas.
Abraços galera!
Apesar do motor ser o mesmo... seu cambio "é mais curto" que o dele!
Sporting: # Relação de transmissão do diferencial: 3,867
HLX: # Relação de transmissão do diferencial: 3,733
Bem lembrado, socket!!!!

Desculpem-me pela falha, hehehehehe!
Abraços!
- Velha Guarda
- Mensagens: 2375
- Registrado em: Sex Jan 18, 2008 10:45 pm
- Localização: São Paulo - SP
Re: Trocas de Marcha: Economia x Desempenho
Punto hlx 1.8: 6200
1ª 3.909: 49,24 / 53,17
2ª 2.238: 86,00 / 92,88
3ª 1.520: 126,63 / 136,76
4ª 1.156: 166,51 / 179,83
5ª 0.946: 203,47 / 219,74
Ré 3.909: 49,24 / 53,17
Relação de transmissão do diferencial: 3,733
circunferencia do pneu 195/60 R15: 1932,07 mm
erro do velocimetro: 8%
Essas são as velocidades máximas do hlx, considerando 6200rpm, que é o corte da injeção do 1.8
A primeira velocidade é a real e a segunda é com o erro do velocimetro que eu consegui através do gps e comparando com lombadas ele acerta sempre. Por exemplo no 1.8 a 100 de velocimetro
o gps marca 92.
Quando tiver um tempo sobrando calculo do elx, sporting e t-jet.
1ª 3.909: 49,24 / 53,17
2ª 2.238: 86,00 / 92,88
3ª 1.520: 126,63 / 136,76
4ª 1.156: 166,51 / 179,83
5ª 0.946: 203,47 / 219,74
Ré 3.909: 49,24 / 53,17
Relação de transmissão do diferencial: 3,733
circunferencia do pneu 195/60 R15: 1932,07 mm
erro do velocimetro: 8%
Essas são as velocidades máximas do hlx, considerando 6200rpm, que é o corte da injeção do 1.8
A primeira velocidade é a real e a segunda é com o erro do velocimetro que eu consegui através do gps e comparando com lombadas ele acerta sempre. Por exemplo no 1.8 a 100 de velocimetro
o gps marca 92.
Quando tiver um tempo sobrando calculo do elx, sporting e t-jet.
- Roda dura de Auto Escola
- Mensagens: 367
- Registrado em: Sáb Mar 22, 2008 7:42 pm
- Localização: Porto Alegre - RS
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes