Trocas de Marcha: Economia x Desempenho

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Trocas de Marcha: Economia x Desempenho

por IHSO » Sáb Mar 14, 2009 6:50 pm

No manual do Punto, a FIAT, visando a economia, recomenda trocas de marcha de acordo com a velocidade atingida (e não em RPM), sendo igual tanto para 1.4 e como 1.8:

1º-2º= 25 km/h;
2ª-3º= 40 km/h;
3ª-4ª= 65 km/h;
4ª-5ª= 72 km/h.

Engraçado que no manual do Palio FireFlex 1.0 consta esta mesma relação. Estranho também é a relação do 1.4 ser igual a do 1.8.
Noto que fazendo a passagem das marchas da 3ª-4ª e 4ª-5ª conforme a orientação do manual, a rotação ainda fica muito baixa, diminuindo a performance do carro.
Gostaria de saber dos "Punteiros" se vocês seguem o manual ou utilizam uma relação de troca de marchas diferente, como por exemplo, equilibrando economia e desempenho.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 73
Registrado em: Sáb Jan 24, 2009 12:48 pm
Localização: Lauro de Freitas - BA

Re: Trocas de Marcha: Economia x Desempenho

por Frmg » Sáb Mar 14, 2009 7:38 pm

Sugiro a leitura desse tópico aqui ...

viewtopic.php?f=10&t=1366
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola
 
Mensagens: 917
Registrado em: Dom Mai 11, 2008 7:04 pm
Localização: São Paulo

Re: Trocas de Marcha: Economia x Desempenho

por joao_neto_pb » Sáb Mar 14, 2009 7:38 pm

Estou testando andar com mais calma ha mais ou menos um mes, trocando de marcha a 2000-2500rpm na cidade, relaxando com musica :mrgreen: e estou com um consumo de 8,3 no alcool dentro da cidade com ar ligado sempre.

Ou seja, a chave para o consumo esta no modo de guiar...
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola
 
Mensagens: 304
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 7:25 pm
Localização: Joao Pessoa - PB

Re: Trocas de Marcha: Economia x Desempenho

por danielb » Sáb Mar 14, 2009 8:40 pm

A relação do 1.8 é mais longa. Eu calculei as velocidades máximas de cada marcha, depois posto aqui, mas é mais longa sim.
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola
 
Mensagens: 367
Registrado em: Sáb Mar 22, 2008 7:42 pm
Localização: Porto Alegre - RS

Re: Trocas de Marcha: Economia x Desempenho

por sagatiba » Dom Mar 15, 2009 12:54 am

se não me engano, cheguei a 103km/h na 2ª marcha!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 248
Registrado em: Seg Jul 07, 2008 9:10 pm
Localização: Salvador-BA

Re: Trocas de Marcha: Economia x Desempenho

por Danilo » Dom Mar 15, 2009 3:57 am

sagatiba, não quero descordar de você mas o Punto 1.8 chega a 90km/h em segunda marcha. Após isso é cortado a alimentação da gasolina.
Será que você não estava em uma descida não?!?! hUAhuHAuHUAhuHAU!

Quanto ao assunto do tópico (economia), procuro sempre trocar as marchas entre 2.000 a 2.500 giros. É o ideal.
Tá certo que agora eu instalei um filtro esportivo no filhote e ai vivo pisando pra ouvir o ronco... hUAhuHAUhUAhuHAUhUAHu!!!

De mais, verifique o tópico indicado pelo Frmg. Lá suas dúvidas serão esclarecidas.

Abraços galera!
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda
 
Mensagens: 2375
Registrado em: Sex Jan 18, 2008 10:45 pm
Localização: São Paulo - SP

Re: Trocas de Marcha: Economia x Desempenho

por socket » Dom Mar 15, 2009 8:56 am

Danilo escreveu:sagatiba, não quero descordar de você mas o Punto 1.8 chega a 90km/h em segunda marcha. Após isso é cortado a alimentação da gasolina.
Será que você não estava em uma descida não?!?! hUAhuHAuHUAhuHAU!

Quanto ao assunto do tópico (economia), procuro sempre trocar as marchas entre 2.000 a 2.500 giros. É o ideal.
Tá certo que agora eu instalei um filtro esportivo no filhote e ai vivo pisando pra ouvir o ronco... hUAhuHAUhUAhuHAUhUAHu!!!

De mais, verifique o tópico indicado pelo Frmg. Lá suas dúvidas serão esclarecidas.

Abraços galera!


Apesar do motor ser o mesmo... seu cambio "é mais curto" que o dele!

Sporting: # Relação de transmissão do diferencial: 3,867

HLX: # Relação de transmissão do diferencial: 3,733
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!

(Som, rodas, etc...)


Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
Velha Guarda
Velha Guarda
 
Mensagens: 9024
Registrado em: Qui Fev 14, 2008 1:34 pm
Localização: Portugal

Re: Trocas de Marcha: Economia x Desempenho

por Butcher » Dom Mar 15, 2009 11:20 am

sagatiba escreveu:se não me engano, cheguei a 103km/h na 2ª marcha!



No 1.4, ele chega a 80km na 2ª marcha
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola
 
Mensagens: 384
Registrado em: Qui Jan 29, 2009 8:07 pm
Localização: Goiânia-GO

Re: Trocas de Marcha: Economia x Desempenho

por Danilo » Dom Mar 15, 2009 3:46 pm

socket escreveu:
Danilo escreveu:sagatiba, não quero descordar de você mas o Punto 1.8 chega a 90km/h em segunda marcha. Após isso é cortado a alimentação da gasolina.
Será que você não estava em uma descida não?!?! hUAhuHAuHUAhuHAU!

Quanto ao assunto do tópico (economia), procuro sempre trocar as marchas entre 2.000 a 2.500 giros. É o ideal.
Tá certo que agora eu instalei um filtro esportivo no filhote e ai vivo pisando pra ouvir o ronco... hUAhuHAUhUAhuHAUhUAHu!!!

De mais, verifique o tópico indicado pelo Frmg. Lá suas dúvidas serão esclarecidas.

Abraços galera!


Apesar do motor ser o mesmo... seu cambio "é mais curto" que o dele!

Sporting: # Relação de transmissão do diferencial: 3,867

HLX: # Relação de transmissão do diferencial: 3,733


Bem lembrado, socket!!!! :wink:
Desculpem-me pela falha, hehehehehe!

Abraços!
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda
 
Mensagens: 2375
Registrado em: Sex Jan 18, 2008 10:45 pm
Localização: São Paulo - SP

Re: Trocas de Marcha: Economia x Desempenho

por danielb » Ter Mar 17, 2009 9:59 am

Punto hlx 1.8: 6200

1ª 3.909: 49,24 / 53,17
2ª 2.238: 86,00 / 92,88
3ª 1.520: 126,63 / 136,76
4ª 1.156: 166,51 / 179,83
5ª 0.946: 203,47 / 219,74
Ré 3.909: 49,24 / 53,17

Relação de transmissão do diferencial: 3,733

circunferencia do pneu 195/60 R15: 1932,07 mm

erro do velocimetro: 8%

Essas são as velocidades máximas do hlx, considerando 6200rpm, que é o corte da injeção do 1.8

A primeira velocidade é a real e a segunda é com o erro do velocimetro que eu consegui através do gps e comparando com lombadas ele acerta sempre. Por exemplo no 1.8 a 100 de velocimetro
o gps marca 92.
Quando tiver um tempo sobrando calculo do elx, sporting e t-jet.
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola
 
Mensagens: 367
Registrado em: Sáb Mar 22, 2008 7:42 pm
Localização: Porto Alegre - RS

Próximo

Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes