Oscilações de consumo
Oscilações de consumo
Pessoal,
não sei se isso é normal ou se a bomba de combustível está com problema.
Até a metade do tanque faço em torno de 13 km/l e depois da metade cai para 11 km/l.
Uso só gasolina e a velocidade média não tem muita variação.
não sei se isso é normal ou se a bomba de combustível está com problema.
Até a metade do tanque faço em torno de 13 km/l e depois da metade cai para 11 km/l.
Uso só gasolina e a velocidade média não tem muita variação.
George Costa
- Piloto de Autorama
Re: Oscilações de consumo
Pois é... comigo isso tb acontece. Eu deixo o comp de bordo sempre marcando o consumo instatâneo, até pra ajudar fazer uma média melhor.. e tem vezes q não da pra entender o q ele ta marcando mesmo.... heheh
Mas no final ela da uma média 0,5km/l mais baixa que a real, em média
Mas no final ela da uma média 0,5km/l mais baixa que a real, em média
- Coordenador Regional
Isso se explica pelo aumento de oxigênio no tanque, devido ao menor volume de combustível, favorecendo à queima mais rápida do mesmo... (vi uma reportagem sobre isso em algum lugar)
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
- Velha Guarda
socket escreveu:Isso se explica pelo aumento de oxigênio no tanque, devido ao menor volume de combustível, favorecendo à queima mais rápida do mesmo... (vi uma reportagem sobre isso em algum lugar)
Caracas, quer dizer então que se eu andar sempre com o tanque cheio meu consumo melhora??
- Velha Guarda
nilton_br escreveu:socket escreveu:Isso se explica pelo aumento de oxigênio no tanque, devido ao menor volume de combustível, favorecendo à queima mais rápida do mesmo... (vi uma reportagem sobre isso em algum lugar)
Caracas, quer dizer então que se eu andar sempre com o tanque cheio meu consumo melhora??
Foi o que a reportagem disse!
Tanto é que você pode testar... que da metade pra baixo, seu tanque baixa bem mais rápido. Diferente de quando vai cheio pra metdade, que demora mais.
Já reparou?
Eu costumo fazer 180 a 200km com meio tanque (cheio pra metade). Mas da metade pra reserva não consigo muito mais que 140-160km.
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!
(Som, rodas, etc...)
(Som, rodas, etc...)
- Velha Guarda
Carlos, eu já vi sobre isso, e já tb em outro lugar que isso é lenda...
Aí já não sei qual das duas fontes é a correta.
Agora tem outro, qualquer carro que seja, pro ponteiro chegar no meio tanque demora, mas depois que chega, parece q a gravidade ta puxando pra baixo! A segunda parte do tanque sempre vai mais rápido...
Agora tem outro, qualquer carro que seja, pro ponteiro chegar no meio tanque demora, mas depois que chega, parece q a gravidade ta puxando pra baixo! A segunda parte do tanque sempre vai mais rápido...
- Coordenador Regional
DiogoDZ escreveu:Carlos, eu já vi sobre isso, e já tb em outro lugar que isso é lenda...
isso pq o calculo do volume usa uma funcao logaritmica, por isso essa diferenca, qto menos combustivel desce o nivel mais rapido.
- Piloto de Autorama
socket escreveu:Isso se explica pelo aumento de oxigênio no tanque, devido ao menor volume de combustível, favorecendo à queima mais rápida do mesmo... (vi uma reportagem sobre isso em algum lugar)
Em outras palavras.... Quanto mais vazio o tanque estiver, maior será o espaço "disponível" para que o combustível evapore!!!
Não é que o combustível queime mais rápido, a perda é por evaporação mesmo. Outro fator que contribui para esta evaporação, é deixar o sol bater diretamente no tanque de combustível fazendo com que a temperatura interna deste aumente, consequentemente favorecendo a evaporação!!!
Punto Sporting
Preto Vesúlvio
Blue & Me +Air Bag +ABS
Bi-Xenon H4 8000k
Xenon H1 8000 milha
Preto Vesúlvio
Blue & Me +Air Bag +ABS
Bi-Xenon H4 8000k
Xenon H1 8000 milha
- Piloto de Autorama
EU tinha ouvido que isso era lenda, pq o peso diminui, então as variações dos dois lados, como são pequenas acabam se compensando.

Frase de banheiro: "Neste lugar sagrado toda a vaidade se acaba, o mais covarte se esforça e o mais valente se caga !" =]
Acessem http://www.myspace.com/banda4ideal
- Velha Guarda
socket escreveu:nilton_br escreveu:socket escreveu:Isso se explica pelo aumento de oxigênio no tanque, devido ao menor volume de combustível, favorecendo à queima mais rápida do mesmo... (vi uma reportagem sobre isso em algum lugar)
Foi o que a reportagem disse!
Tanto é que você pode testar... que da metade pra baixo, seu tanque baixa bem mais rápido. Diferente de quando vai cheio pra metdade, que demora mais.
Já reparou?
Eu costumo fazer 180 a 200km com meio tanque (cheio pra metade). Mas da metade pra reserva não consigo muito mais que 140-160km.
Mas tem uma coisa meu caro, 48l entao teoricamente 1/2 tanque seria 24l e as subdivisões do tanque 12l. Contando q são 4 subdivisões e a reserva é um pouco abaixo da primeira(vamos colocar 8l, uma vez q nunca ouvi falar quem colocasse mais de 42,5l, ou seja no finalzinho do ponteiro ainda tem 5,5 litros) entao vc anda seus 140-160km com no max 48-24-5,5=18,5 certo? Concluíndo, vc anda 180-200 com 24-litros entao o consumo seria de 7,5 a 8,3km/l, e a outra metade 140 a 160 seria de 7,56 a 8,64km/l, ou seja não ta bebendo mais no ultimo meio tanque. Deu pra entender ou eu viajei?
DiogoDZ escreveu:Carlos, eu já vi sobre isso, e já tb em outro lugar que isso é lenda...
hehehehheheheh boa...se é fato.........é real heheheh
pedrosouza escreveu:EU tinha ouvido que isso era lenda, pq o peso diminui, então as variações dos dois lados, como são pequenas acabam se compensando.
Melhor conclusão.
Punto ELX – Preto Vulcano

- Piloto de Kart de feriado