Queda nas vendas do Punto em Setembro

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Queda nas vendas do Punto em Setembro

por Frmg » Qua Out 01, 2008 12:23 am

Pessoal alerta !!!

O Punto vinha na liderança até o momento, mas no dois últimos mêses as vendas cairam e no mês de setembro o Punto perdeu a primeira colocação de vendas no seu segmento.

Veja as informações oficiais no site da FENABRAVE

http://www.tela.com.br/dados_mercado/ma ... coditem=13

Punto emplacou em setembro 2966 unidades
Honda FIT emplacou 3211 unidades
Citroen C3 emplacou 3239 unidades
e Polo emplacou 1370

É a primeira vez que o Punto perde a liderança de vendas no seu segmento.

Qual o principal motivo na opinião de vocês para as pessoas estarem optando por outros carros da concorrência em vez do Punto ???

Será que os diversos problemas de montagem e acabamento do Punto estão assustando os compradores ??? Ou será o alto consumo ??? Ou serão possíveis pretendentes do Linea ???
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

Re: Queda nas vendas do Punto em Setembro

por DiogoDZ » Qua Out 01, 2008 7:34 am

Eu acho que são as ultimas duas, principalmente a última...
Até nem sei como é o consumo desses outros dois que estão na frente agora.
Coordenador Regional
Coordenador Regional

por Thisb » Qua Out 01, 2008 9:01 am

Acho que podem existir duas razões:

1 - Entrega/fabricação da FIAT. Pode ter havido alguma priorização para o Linea nesse lançamento e terem fabricado menos Puntos, logo são menos emplacamentos com um prazo de entrega um pouco maior. Até mesmo algum atraso de algum fornecedor de matéria-prima.

2 - Propaganda. Qq canal q vc ligue a TV tem um comercial do C3 (da musiquinha q o menino coloca na sacada). Isso influencia muita gente e sempre alavanca um pouco as vendas.

Acho muito, muito dificil ter relação com consumo ou acabamento. Poucas pessoas entram em fóruns como esse, tem o nível de informação sobre carros que nós temos, etc. E mesmo assim, nós compramos o Punto. Sem falar q o acabamento do C3 está longe de ser um primor né galera... O velocimetro é bonito, mas o painel é simples e logo logo o carro fica cheio de grilos e barulhinhos (conheço 2 assim). Sem falar na desvalorização q é um item que preocupa muita gente e no C3 a dificuldade de revenda é maior.

Esperemos mais algum tempo para afirmar q o Punto perdeu a liderança do segmento. Acho q logo logo ele volta para primeiro. E não coloco FIT no mesmo segmento pois são propostas bem diferentes na minha opinião. Fit briga com Idea e Meriva, Punto com C3 e Polo.
Punto HLX 2009 Preto Vulcano
MP3 Sony c/USB / GPS Visteon 7048
Alarme Fiat / Rastreador DAF-V
G20
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Ricciardi » Qua Out 01, 2008 9:17 am

Eu acho que o maior problema eh o preço...
O Punto ta muito caro... Um HLX no lançamento era 44k e agora ta 47,6k....
A versao basica era 38k e agora eh 41k... enquanto o C3 continua sendo vendido a 39,9k... há muito tempo ele ta nesse preço
O fit eu nao sei, pode ser que os consumidores viram que o Punto sai com defeitos e nao querem ter dor de cabeça com um carro zero, com toda a razao ne...
abs
Meu flickr
Velha Guarda
Velha Guarda

por Thiago » Qua Out 01, 2008 10:17 am

tb acho que o fit nao é concorrente direto.. concorre em preço mas e outro tipo de carro.. eu nao teria um fit

temos que ver quantos puntos foram fabricados.. podem ter diminuido a producao mesmo, até porque existem filas pro punto AINDA, e se há fila, a fiat ainda vende tudo que produz
Punto Sporting Vermelho Modena
V.E.T. / P. Anti-Furto / Blue&Me
[x] G20 / [ ] Bocão / [ ] BiXenon 6000k + Neblina / [ ] Bancos em Couro / [ ] Som personalizado
[ ] Tambores desativados / [x] Estepe XingLing / [ ] Extensão do Peito de Aço / [ ] Alarme c/ Buzina Marítima
Piloto de Kart de feriado
Piloto de Kart de feriado

por gleybernet » Qua Out 01, 2008 11:09 am

A FIAT peca na entrega do carro ... ja to esperando faz quase 3 meses ... Desse jeito a FIAT vai perder mais um cliente :(
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por lex.bh » Qua Out 01, 2008 11:24 am

Olha , infelizmente o punto tá pecando muitooo e muitas coisas, então não é surpresa...
Cruisin with Corolla 2.0 XEi
Pelo prazer de dirigir...
Imagem
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por Beto » Qua Out 01, 2008 11:55 am

Vários são os fatores determinantes para uma boa performance em vendas.

Como, por exemplo:

- Campanhas de marketing (A prioridade da Fiat tem sido Uno e Linea);
- Mix de preços (A concorrência reduziu valores em conjunto com promoções diversas, enquanto o Punto valorizou....ainda bem!);
- Maturidade do mercado (O Punto teve lançamento em 2007, já deu tempo para a concorrência se adequar...vários exemplos, um deles é a Ford com o "Blue & Me" cover)

É completamente aceitável que as vendas tenham caído.
Diria até que estão oscilando...
Tudo isso visto que a Fiat deixou de lado os adverts (vende sem esforço...tem fila), se ocupou com outros lançamentos e ainda porque o carro já atingiu um ponto próximo do equilíbrio dentro do mercado em função da adaptação da concorrência.

O Linea até tem a sua pífia parcela de responsabilidade (público-alvo distinto).
Consumo só é apelo significativo para carros populares, para os demais é secundário (trade-off natural do segmento)
Agora, relacionar essa oscilação nas vendas com "diversos problemas de montagem e acabamento do Punto que estão assustando os compradores", eu não diria isso.
É uma avaliação muito prematura.
Mesmo porque, os "premiados" só se dão conta depois da aquisição.
E o padrão de compra do brasileiro não é o de informar-se antes, e sim depois (com raras exceções), INFELIZMENTE.

[]´s
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por Frmg » Qua Out 01, 2008 12:38 pm

Bom na minha opinião eu acho que o que esta acontecendo é a queda de preços dos carros da concorrência.

Não existe nenhuma informação de queda na produção do Punto, mas se olharmos com calma os carros da concorrência receberam upgrades de tecnologia e estão com o mesmo preço do ano passado enquanto o valor do Punto subiu.

Não acho que os problemas do Punto estejam influenciando tanto, mas brasileiro sempre pergunta para pelo menos algum conhecido sobre o carro antes de comprar.
Mesmo fóruns não sendo de costume para todos, não é só aqui que encontramos os problemas do Punto, pois existem as revistas especializadas e 80% delas descem o pau no Punto sem dó.

É o famoso efeito informática onde antes de comprar um computador você sempre pergunta para um amigo mais entendido no assunto. Com carro não é muito diferente e a fama do alto consumo, motor fraco e acabamento plástico com peças que vivem se soltando se espalha velozmente com os famosos formadores de opinião que nem sempre são tão entendidos no assunto.

Vamos ver como as vendas vão se comportar no mês que vem.
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por DiogoDZ » Qua Out 01, 2008 1:17 pm

O Beto matou a charada.... 100% de acordo com o que ele falou.
Tem outros motivos tb, mas acho que os principais são esses aí.
Coordenador Regional
Coordenador Regional

Próximo