O seu Punto Etorq tem central com fio de "aterramento"?
O seu Punto Etorq tem central com fio de "aterramento"?
Pessoal, tenho um Punto essence 1.6 16v 2010/2011 há muito tempo e sempre teve algumas coisas relativamente estranhas no funcionamento do motor, por exemplo, acelerações "fora do comum", tipo, motor subindo muito o giro ao pisar na embreagem pra mudar de marcha entre outras "esquisitices". Depois de muito mexer algumas dessas "esquisitices" sumiram, mas nao essa da aceleração. Olhando o etorq em outros modelos, Palio, siena...todos tem um fio preto preso no parafuso da central e na lata do carro sendo que meu punto nao tinha! Aí fui no google pesquisar imagens de etorqs nos Punto e pra minha surpresa, vi o tal fio em algumas Puntos como esse abaixo:

Mas vi outros Punto que nao tem tb, do mesmo ano e modelo que o meu sendo que o meu tb nao tinha! Achei que alguem tinha tirado e perdido, mas parece que alguns vieram de fabrica sem. Parece que todos 2013 em diante vem. O fato foi que fiz meu proprio conector e coloquei, não é que o carro melhorou dessas acelerações! Não sei se foi coicidencia, mas resolveu. Então, o Punto 1.6 de vcs tem esse fiozinho?

Mas vi outros Punto que nao tem tb, do mesmo ano e modelo que o meu sendo que o meu tb nao tinha! Achei que alguem tinha tirado e perdido, mas parece que alguns vieram de fabrica sem. Parece que todos 2013 em diante vem. O fato foi que fiz meu proprio conector e coloquei, não é que o carro melhorou dessas acelerações! Não sei se foi coicidencia, mas resolveu. Então, o Punto 1.6 de vcs tem esse fiozinho?
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 129
- Registrado em: Qua Mai 06, 2015 10:31 pm
- Localização: Brasilia
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 129
- Registrado em: Qua Mai 06, 2015 10:31 pm
- Localização: Brasilia
Re: O seu Punto Etorq tem central com fio de "aterramento"?
Mais aterramento não vai fazer mal algum, mas os parafusos que prendem a ECU estão soldados na carroceria
logo não se faz necessário um fio adicional.
(click na imagem para ampliar)

logo não se faz necessário um fio adicional.
(click na imagem para ampliar)

"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Re: O seu Punto Etorq tem central com fio de "aterramento"?
Sim, mas levantei a questão pelo motivo do meu carro ter mudado o comportamento do acelerador após reforçar o aterramento da central e o porquê alguns modelos saíram de fabrica sem? Sim os parafusos estão aterrando na carcaça, mas porquê então alguns modelos tem o fio e outros não? Estou falando de Puntos iguais, as vezes do mesmo ano, uns com fio, outros sem. Os Fire 16V por exemplo tem a central presa por 4 parafusos e mesmo assim tem um fiozinho saindo aterrando e nesse caso, a central nem funciona direito se o fio não tiver conectado. Por alguma razão esse fio foi colocado aí em alguns modelos, pra corrigir alguma deficiencia. Meu carro depois de puxar esse fio de aterramento parou de subir o giro quase 1000rpm quando estava acelerando e pisava na embreagem pra trocar da marcha, antes até quente fazia isso, agora só faz um pouco na fase de aquecimento, depois que aquece fica ótimo!
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 129
- Registrado em: Qua Mai 06, 2015 10:31 pm
- Localização: Brasilia
Re: O seu Punto Etorq tem central com fio de "aterramento"?
Se esse cabo de aterramento for conectado na carcaça da ECU sem ser pelos parafusos de fixação até faz sentido.
Já pelo mesmo parafuso (soldado na carroceria) de fixação da ECU não faz sentido.
Pois a corrente elétrica sempre tende a escoar pelo caminho mais curto e com menor resistência elétrica.
Sem dúvida que o parafuso (soldado na carroceria) oferece um caminho mais favorável a esse evento.
Mas como disse anteriormente um aterramento adicional mal não faz, talvez os parafusos de fixação da ECU do seu Punto tenham afrouxado
e quando você colocou o terminal do fio de aterramento tenha melhorado o contato com a carcaça da ECU.
.
Já pelo mesmo parafuso (soldado na carroceria) de fixação da ECU não faz sentido.
Pois a corrente elétrica sempre tende a escoar pelo caminho mais curto e com menor resistência elétrica.
Sem dúvida que o parafuso (soldado na carroceria) oferece um caminho mais favorável a esse evento.
Mas como disse anteriormente um aterramento adicional mal não faz, talvez os parafusos de fixação da ECU do seu Punto tenham afrouxado
e quando você colocou o terminal do fio de aterramento tenha melhorado o contato com a carcaça da ECU.
.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Re: O seu Punto Etorq tem central com fio de "aterramento"?
Eu já vejo o seguinte, a rosca e a chapa onde tá fixado a central é pintado e a pintura de certa forma isola a condução. Antes de colocar esse fio eu dei uma lixada na chapa onde o terminal ta encostando, mas a pergunta que não quer calar, porque alguns Punto E-torq vieram de fábrica com o fio e o outros não?? Eu não coloquei ali simplesmente porque pensei que ia fazer diferença, mas porque vi alguns Puntos Etorq com o fio e outros sem! Todos Palio, Palio Weekend, Siena, tem!
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 129
- Registrado em: Qua Mai 06, 2015 10:31 pm
- Localização: Brasilia
Re: O seu Punto Etorq tem central com fio de "aterramento"?
Rauser escreveu: Eu não coloquei ali simplesmente porque pensei que ia fazer diferença, mas porque vi alguns Puntos Etorq com o fio e outros sem! Todos Palio, Palio Weekend, Siena, tem!
Como engenheiro eletricista te digo que é muito comum a engenharia fazer alteração ao longo do desenvolvimento ou atualização de um sistema.
Mas enfim, se deu certo para você e você acredita que o cabo vai fazer diferença; deixe ele lá!
.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Re: O seu Punto Etorq tem central com fio de "aterramento"?
Amanhã vou remover e observar o comportamento do carro. Engraçado que essa foto do Punto vermelho que ta no primeiro post foi tirada do site abaixo no ano do lançamento dos E-torq. O meu é um da primeira safra, 2010/11, mais exatamente de Setembro de 2010 e não tinha o cabo, se foi uma atualização ou não, to mais inclinado a acreditar que alguns saíram sem mesmo, por erro! Só no Google, achei uns três do mesmo ano que o meu sem o fio e outros do mesmo ano com fio e os mais novos, do modelo novo, todos tem o fio de terramento.
http://www.mecanicaonline.com.br/rodand ... etorq.html
Avaliação em 2010 do site BestCars e já tinha o fio de aterramento na central.
https://images.noticiasautomotivas.com. ... ress-9.JPG

Esse é do mesmo ano e não tem:

https://carros.waa2.com.br/detail?id=51 ... 010%202011
http://www.mecanicaonline.com.br/rodand ... etorq.html
Avaliação em 2010 do site BestCars e já tinha o fio de aterramento na central.
https://images.noticiasautomotivas.com. ... ress-9.JPG

Esse é do mesmo ano e não tem:

https://carros.waa2.com.br/detail?id=51 ... 010%202011
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 129
- Registrado em: Qua Mai 06, 2015 10:31 pm
- Localização: Brasilia
Re: O seu Punto Etorq tem central com fio de "aterramento"?
Opa, blz?
Olha, tem haver esse fio de aterramento auxiliar. Tirei do meu carro e o controle da aceleração voltou a ficar estranho, rotação subindo muito quando tiro o pé do acelerador pra mudar marcha e piso na embreagem. Coloquei o fio de volta e voltou ao normal. A FIAT não ia colocar esse fio aí atoa. A central fica aparafusada numa chapa pintada que que não deve dar uma condução 100% aos elétrons e esse fio resolve a questão. Todos e-torq tem, só nao sei pq nos Punto alguns vieram sem esse fio.
Olha, tem haver esse fio de aterramento auxiliar. Tirei do meu carro e o controle da aceleração voltou a ficar estranho, rotação subindo muito quando tiro o pé do acelerador pra mudar marcha e piso na embreagem. Coloquei o fio de volta e voltou ao normal. A FIAT não ia colocar esse fio aí atoa. A central fica aparafusada numa chapa pintada que que não deve dar uma condução 100% aos elétrons e esse fio resolve a questão. Todos e-torq tem, só nao sei pq nos Punto alguns vieram sem esse fio.
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 129
- Registrado em: Qua Mai 06, 2015 10:31 pm
- Localização: Brasilia
Re: O seu Punto Etorq tem central com fio de "aterramento"?
Pois é... não existe razão técnica para haver diferenças pelos motivos já expostos.
Por outra lado se resolveu o seu problema esta valendo!
.
Por outra lado se resolveu o seu problema esta valendo!

.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes