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Baixa rotação = "soquinhos" e aceleração de 1a pra 2a.

MensagemEnviado: Ter Set 22, 2015 7:35 pm
por Rauser
Meu Punto Essence 1.6 16v desde que comprei, usado, apresenta uns comportamentos estranhos no funcionamento que incomodam demais. Um deles já comentei em outros tópicos, mas não obtive resposta concretas se tem solução.

Um dos comportamentos são "soquinhos" ou "soluços"/"engasgos", sei la... quando por exemplo vc deixa o carro de segunda ou terceira e a rotação vai caindo, abaixo de 1500rpm, obrigando a reduzir ou pisar na embreagem, isso num transito intenso é chato e cansativo. Alegam que é pq é um motor 16v com pouco torque em baixa, mas poxa, temos em casa um Palio ELX 1.3 16V que não faz isso, posso deixar a rotação cair pra 1000 em terceira marcha q ele continua andando liso num terreno plano, não soluça e vai andando de boa, sem pisar no acelerador.

Outro comportamento que dizem ser "normal" nos E-torq, é de vez em quando, não é toda vez, quando piso na embreagem pra mudar de primeira pra segunda, o motor dá uma segurada nos RPM, tipo em 2000 giros e só depois de uns 2 ou 3 segundos q começa a cair, e nao cai rapido, cai lentamente, as vezes tem que pisar no freio pro carro não andar rápido adiante ou manter o pé na embreagem ate o giro cair e mudar pra segunda, isso é perigoso no transito! As vezes o carro da aquela acelerada e logo em seguida vc tem que meter o pe no freio pra segurar ou ele da um pinote adiante, isso num transito engarrafado é muito ruim e o mesmo é ter que esperar a rotaçao cair pra nao dar aquela queimadinha na embreagem, muito chato! Parece quem nao sabe dirigir...

As vezes acho que o Fire 1.3 16V anda melhor em baixa rotaçao que o e-torq, acho nao, tenho certeza, desde 1500 giros o motor ja "puxa", esse e-torq tu tem que pisar fundo e só acorda nos 2500 giros.

Li sobre atualizacoes da ECU que corrigem varias coisas e sei que esse carro ja recebeu pelo menos uma atualizacao em 04/04/12, ele é 2010/11. Existe atualizacoes mais novas que corrigem esses problemas?

Obrigado!

Re: Baixa rotação = "soquinhos" e aceleração de 1a pra 2a.

MensagemEnviado: Ter Set 22, 2015 11:22 pm
por renatodcn
Meu Punto 1.4 Attractive 2010/11 apresenta o mesmo problema, em baixa rotação. Ele começa a dar uns soquinhos e parece que vai engasgar, normalmente isso me deixa nervoso quando vou passar em valetas e acabo sendo obrigado a reduzir para primeira para o mesmo não engasgar.

Será que tem algum meio de resolver esse problema, será problema do punto mesmo isso??

Re: Baixa rotação = "soquinhos" e aceleração de 1a pra 2a.

MensagemEnviado: Qua Set 23, 2015 8:13 am
por felipebm86
Infelizmente não consigo contribuir com uma solução, apenas quero relatar que o meu 1.6 etorq não apresenta nenhum destes sintomas, salvo com motor frio que pode apresentar pequenas falhas e aumento de rotação da marcha lenta/troca de marchas, tirando este fator ele trabalha liso.
Não sei dizer se passou por alguma atualização ou tele carregamento, mas diante das reclamações aqui no fórum prefiro nem fazer enquanto não for necessário.
Espero que os amigos consigam uma solução, abs.

Re: Baixa rotação = "soquinhos" e aceleração de 1a pra 2a.

MensagemEnviado: Qua Set 23, 2015 10:33 am
por Rauser
O seu é que ano?? Ta com quantoa km? Se passou por uma autorizada provavelmente atualizaram, eu suspeito q atualizaram o meu com 30 milkm...c o outro dono...

Re: Baixa rotação = "soquinhos" e aceleração de 1a pra 2a.

MensagemEnviado: Qua Set 23, 2015 11:04 am
por felipebm86
Ano 2011/2011 atualmente com 52k a última revisão feita em css foi aos 15k em 2012/2013 depois disso só revisei no meu mecânico.

Re: Baixa rotação = "soquinhos" e aceleração de 1a pra 2a.

MensagemEnviado: Qua Set 23, 2015 2:13 pm
por Rauser
O meu tá com 63.000..., comprei com 57000 e tem uma revisao feita em concessionaria marcada no manual, aos 30000, nao sei como foram feitas as revisoes pq assim que peguei com 57k eu troquei velas, limpei todo arrefecimento e coloquei aditivo, pq tava podre de sujeira, oleo 5w30, todos filtros, filtro de ar-condicionado, velas NGK originais, limpeza do corpo de borboleta, botei bateria nova, gasolina da partida a frio esgotei e botei podium, coloquei perfect clean no tanque duas vezes, com tanque na reserva, pra fazer limpeza no sistema de alimentacao, rastreio na central da injeçao pra ver se tinha erros, ja foi zerado todos parametros auto-adaptativos e outras coisinhas a mais, mas mesmo assim esses dois problemas continuam me incomodando. To quase comprando um corpo de borboleta novo pra trocar pq suspeito que esses dois problemas tem mesma origem. Vou ver se semana q vem levo pra fazerem atualizacao da ECU, se é que existe alem da que ja foi feita, se nao der resultado, vou economizar aqui pra trocar esse corpo.

Re: Baixa rotação = "soquinhos" e aceleração de 1a pra 2a.

MensagemEnviado: Qui Set 24, 2015 10:49 am
por Marcus Vilasboas
Meu carro, até 48k, estava bom, não tinha nenhum destes problemas. Até que eu enchi o tanque com álcool conyaminado de um posto que eu não conhecia. À partir daí, começaram esses problemas de soquinhos em baixa rotação. Acredito que seja carbonização nas velas, mas eu ainda não fui ver isso.

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Re: Baixa rotação = "soquinhos" e aceleração de 1a pra 2a.

MensagemEnviado: Qui Set 24, 2015 5:32 pm
por bondstrike
Tempo colocar duas latas de koube perfect clean pra ver se resolve

Enviado de meu GT-I9500 usando o Tapatalk 2

Re: Baixa rotação = "soquinhos" e aceleração de 1a pra 2a.

MensagemEnviado: Sex Set 25, 2015 2:39 pm
por Rauser
No meu caso o dono anterior disse q nunca usou alcool e tb nao gosto, nem q esteja mais em conta por causa dos desgaste maior q o carro sofre c esse combustivel... Ja usei Perfect Clean duas vezes em carater corretivo e uma vez preventivo dosando uma lata pra durar 75 litros de gasolina, mas a unica diferenca q notei é quando ele ainda ta no tanque, o carro desenvolve mais...

Re: Baixa rotação = "soquinhos" e aceleração de 1a pra 2a.

MensagemEnviado: Qua Set 30, 2015 1:56 pm
por jpromero
Pra mim esse comportamento dos soquinhos é causado por injetores gotejando, ou seja, a central de injeção pede a injeção de "x" ml de combustível e os injetores permitem a injeção de "x+y" ou seja, causa os soquinhos por excesso de combustível. O meu ex-Siena fazia isso e era o indicativo de limpar os injetores, principalmente quando usava muito álcool.

O Linea também teve isso e resolveu quando limpei os injetores.