Baixa rotação = "soquinhos" e aceleração de 1a pra 2a.

Meu Punto Essence 1.6 16v desde que comprei, usado, apresenta uns comportamentos estranhos no funcionamento que incomodam demais. Um deles já comentei em outros tópicos, mas não obtive resposta concretas se tem solução.
Um dos comportamentos são "soquinhos" ou "soluços"/"engasgos", sei la... quando por exemplo vc deixa o carro de segunda ou terceira e a rotação vai caindo, abaixo de 1500rpm, obrigando a reduzir ou pisar na embreagem, isso num transito intenso é chato e cansativo. Alegam que é pq é um motor 16v com pouco torque em baixa, mas poxa, temos em casa um Palio ELX 1.3 16V que não faz isso, posso deixar a rotação cair pra 1000 em terceira marcha q ele continua andando liso num terreno plano, não soluça e vai andando de boa, sem pisar no acelerador.
Outro comportamento que dizem ser "normal" nos E-torq, é de vez em quando, não é toda vez, quando piso na embreagem pra mudar de primeira pra segunda, o motor dá uma segurada nos RPM, tipo em 2000 giros e só depois de uns 2 ou 3 segundos q começa a cair, e nao cai rapido, cai lentamente, as vezes tem que pisar no freio pro carro não andar rápido adiante ou manter o pé na embreagem ate o giro cair e mudar pra segunda, isso é perigoso no transito! As vezes o carro da aquela acelerada e logo em seguida vc tem que meter o pe no freio pra segurar ou ele da um pinote adiante, isso num transito engarrafado é muito ruim e o mesmo é ter que esperar a rotaçao cair pra nao dar aquela queimadinha na embreagem, muito chato! Parece quem nao sabe dirigir...
As vezes acho que o Fire 1.3 16V anda melhor em baixa rotaçao que o e-torq, acho nao, tenho certeza, desde 1500 giros o motor ja "puxa", esse e-torq tu tem que pisar fundo e só acorda nos 2500 giros.
Li sobre atualizacoes da ECU que corrigem varias coisas e sei que esse carro ja recebeu pelo menos uma atualizacao em 04/04/12, ele é 2010/11. Existe atualizacoes mais novas que corrigem esses problemas?
Obrigado!
Um dos comportamentos são "soquinhos" ou "soluços"/"engasgos", sei la... quando por exemplo vc deixa o carro de segunda ou terceira e a rotação vai caindo, abaixo de 1500rpm, obrigando a reduzir ou pisar na embreagem, isso num transito intenso é chato e cansativo. Alegam que é pq é um motor 16v com pouco torque em baixa, mas poxa, temos em casa um Palio ELX 1.3 16V que não faz isso, posso deixar a rotação cair pra 1000 em terceira marcha q ele continua andando liso num terreno plano, não soluça e vai andando de boa, sem pisar no acelerador.
Outro comportamento que dizem ser "normal" nos E-torq, é de vez em quando, não é toda vez, quando piso na embreagem pra mudar de primeira pra segunda, o motor dá uma segurada nos RPM, tipo em 2000 giros e só depois de uns 2 ou 3 segundos q começa a cair, e nao cai rapido, cai lentamente, as vezes tem que pisar no freio pro carro não andar rápido adiante ou manter o pé na embreagem ate o giro cair e mudar pra segunda, isso é perigoso no transito! As vezes o carro da aquela acelerada e logo em seguida vc tem que meter o pe no freio pra segurar ou ele da um pinote adiante, isso num transito engarrafado é muito ruim e o mesmo é ter que esperar a rotaçao cair pra nao dar aquela queimadinha na embreagem, muito chato! Parece quem nao sabe dirigir...
As vezes acho que o Fire 1.3 16V anda melhor em baixa rotaçao que o e-torq, acho nao, tenho certeza, desde 1500 giros o motor ja "puxa", esse e-torq tu tem que pisar fundo e só acorda nos 2500 giros.
Li sobre atualizacoes da ECU que corrigem varias coisas e sei que esse carro ja recebeu pelo menos uma atualizacao em 04/04/12, ele é 2010/11. Existe atualizacoes mais novas que corrigem esses problemas?
Obrigado!