Regime de Rotação Para um Melhor Consumo - 1.8 16v
Regime de Rotação Para um Melhor Consumo - 1.8 16v
Olá amigos acredito que este tópico irá contribuir e ajudar muitos outros membros a aprender um pouco mais sobre o seu Punto. A questão aqui é publicar e comentar as velocidades que vocês encontraram um menor consumo na estrada ou até mesmo na cidade. Para ajudar, basta publicar suas informações como motor e velocidade constante o qual encontrou o menor consumo. Vamos começar:
Modelo: Punto Sporting 1.8 16v
Trajeto: Estrada
Calibragem dos Pneus: 28 libras
Velocidade: 80 ~ 85 km/h
Rendimento: 12,6 Km/l
*Medição em 5ª marcha com piloto automático ativado
Velocidade: 90 ~ 95 km/h
Rendimento: 15,7 Km/l
Velocidade: 100 ~ 105 km/h
Rendimento: 13,8 Km/l
Velocidade: 80 ~ 85 km/h
Rendimento: 12,6 Km/l
Velocidade: 90 ~ 95 km/h
Rendimento: 15,7 Km/l
Velocidade: 100 ~ 105 km/h
Rendimento: 13,8 Km/l
- Roda dura de Auto Escola
Re: Regime de Rotação Para um Melhor Consumo - 1.8 16v
e a rotação ? foi informado velocidade ...

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
Você voltou! Estava com saudade 

olho todo dia, mas raramente posto. apenas dou uma moderada de leve... 

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
Uso quase sempre 30Lbs, considero mediana. Alguma contra indicação?
Estou tentando aprender com o Seletor DNA no modo autonomy a hora "certa" de trocar as marchas, na cidade estou conseguindo fazer 8 KM/L entre 0 e 50KM/H.
Estou tentando aprender com o Seletor DNA no modo autonomy a hora "certa" de trocar as marchas, na cidade estou conseguindo fazer 8 KM/L entre 0 e 50KM/H.
Carlos Henrique
[X]Punto Sporting 2014 DL

- Barbeiro de Auto Escola
Caic182, em quais velocidades o DNA indica a troca? Ex: passar a quarta com 60km...
- Piloto de Autorama
aac2005 escreveu:Caic182, em quais velocidades o DNA indica a troca? Ex: passar a quarta com 60km...
Depende da situação, nao me recordo no momento todas, mais 1->2 20km/h 2->3 35km/h 3->4 50km/h 4->5 65km/h. Por ai..
Vou prestar atenção amanha e se puder ate fazer um video do painel nesses momentos..
Carlos Henrique

- Barbeiro de Auto Escola
Uau, o negócio tá ficando chique caic182... aguardamos o vídeo 

medições feitas no exato mesmo trecho da estrada?
se sim, provavelmente a 80 km/h a 5ª marcha não estava trabalhando na rotação ideal pra ela, o que mostra que nem sempre andar muito lento economiza combustivel.
eu tenho mudado a forma de dirigir o meu punto (etorq 1.6), deixando de lado as rotações muito baixas, retardando um pouco as trocas de marcha (por exemplo: se jogaria uma 4ª pra rodar mais 150m e freiar numa preferencial ou lombada, sigo em 3ª mesmo com giro mais alto) e usando muito freio-motor (forçando reduçoes de marcha pra freiar o carro)... comecei a reparar que o consumo está melhor... vai entender... tenho reparado media de consumo no etanol/cidadee no minimo 0,5 km/l superior às minhas medias antigas...
se sim, provavelmente a 80 km/h a 5ª marcha não estava trabalhando na rotação ideal pra ela, o que mostra que nem sempre andar muito lento economiza combustivel.
eu tenho mudado a forma de dirigir o meu punto (etorq 1.6), deixando de lado as rotações muito baixas, retardando um pouco as trocas de marcha (por exemplo: se jogaria uma 4ª pra rodar mais 150m e freiar numa preferencial ou lombada, sigo em 3ª mesmo com giro mais alto) e usando muito freio-motor (forçando reduçoes de marcha pra freiar o carro)... comecei a reparar que o consumo está melhor... vai entender... tenho reparado media de consumo no etanol/cidadee no minimo 0,5 km/l superior às minhas medias antigas...
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Olá VLA, foi sim, no mesmo trecho, viajo todo o final de semana e fiquei "encucado" com a diferença de consumo em velocidades tão próximas fiz os testes por 3 semanas seguidas na mesma marcação da estrada e para minha surpresa a 80km/h o Punto 1.8 consome mais kkkkk nunca iria imaginar. Deve ser pelo fato de ele estar bem abaixo de seu torque máximo.
Sobre as trocas de marcha é exatamente como você falou, quando passo o DNA para o modo de Economia com o câmbio em manual, percebo que em algumas subidas quando o giro vai subindo muito temos a tendência de fazer a troca para uma marcha maior... No entanto o painel emite o aviso para reduzir a marcha novamente
O que prova que somos cheios de vício na condução e desconhecemos a melhor forma de encaixar a marcha ideal no regime de rotação causando alguns desperdícios que quando somados podem dar vários litros de diferença a cada tanque de combustível gasto.
Sobre as trocas de marcha é exatamente como você falou, quando passo o DNA para o modo de Economia com o câmbio em manual, percebo que em algumas subidas quando o giro vai subindo muito temos a tendência de fazer a troca para uma marcha maior... No entanto o painel emite o aviso para reduzir a marcha novamente