edulima_aguiar escreveu:Ressuscitando este topico...
Alguem esta usando este app?
Enviado de meu GT-N7100 usando o Tapatalk 2
Oi pessoal,
segue contribuição para o tópico:
--- Enjambre para conexão permanente de um conector OBD a um Punto 1.4 ELX 2010 ---
1- Introdução
A seguir são apresentados detalhes de montagem e instalação de um conector OBD em um
Punto 1.4 ELX 2010.
Apesar de procurar dar atenção aos detalhes, foi feita a compra de extensores de fusíveis ideais para
o Gol (que eu tinha antes do Punto). A instalação acabou dando certo por casualidade, então não tenho
coragem de chamar este post de tutorial, por isso o título.
Este texto foi pensado para um usuário inexperiente com montagens, por isso está escrito de forma
mais detalhada.
2- Esquema de alimentação
Ao se conectar o módulo OBD diretamente no conector, tem-se a vantagem da simplicidade da montagem,
e a desvantagem da perda de controle sobre a alimentação. Embora este post seja sobre o Punto, dependendo
do fabricante/modelo, o pino de 12V poderá estar ligado à alimentação direta da bateria. Como consequência,
o consumo de bateria será permanente.
Veja aqui que mesmo o consumo em standby desta traquitana já viola a recomendação da Fiat:

Mesmo nesta medida simples, com o protocolo inativo, o consumo de 80mA está além do recomendado.
Então, para se minimizar encheções de saco futuras, optou-se por conectar o módulo OBD
a um ponto de pós-chave (que só é energizado após a chave estar na posição 'contato').
Mas também o pessoal pode não querer ligar o OBD toda vez que usa o carro. Por isso, foi pensado
também numa chave liga/desliga.
3- Uma orientação de alerta
Pessoal, esses módulos OBD ching (feitos na China) são todos (bom, 99,12%) de segunda linha,
mal montados, e com risco de mau funcionamento. Se você realmente decidiu colocar isto no
seu veículo, lembre que há riscos.
Se o seu veículo ainda está na garantia, se você instalar o módulo, lembre de tirar na hora
das revisões na Fiat, porque é um bom motivo para eles dizerem que "a garantia foi violada
porque o Sr./Sra. prejudicou o funcionamento da central eletrônica do seu precioso Fiat" etc,
e vocês sabem como é...
4- Montagem
Este foi o módulo usado:

Pra não se perder nos pinos pessoal, o esquema abaixo mostra as conexões
para o
este módulo especificamente:

Tem 4 parafusos sob o adesivo, é só removê-lo com um estilete e desparafusar.
Este é o módulo aberto:

No meu caso pessoal, tive de colar com superbonder os terminais do conector externo,
porque estavam frouxos, e ressoldar um resistor SMD que veio solto (!). Pois é.
Esta foi a chave escolhida pessoal, vc pode usar praticamente qualquer chave:

Com certeza pessoal, vc vai escolher uma posição inteligente para passar o fio
de alimentação no módulo, que não atrapalhe na hora de fechar de novo, certo?
Por exemplo nessa posição:

Dá pra furar com faca de cozinha? Dá né pessoal, faca de cozinha, prego quente,
canivete. Mas se tiver uma microrretífica por perto né pessoal, fica um pouco melhor.
Aqui está o fio passante pelo furo:

E aqui o fio soldado e protegido com termorretrátil pessoal. Como deve ter ficado claro,
o pino a ser dessoldado é o 16.

Se você usar um isqueiro para contrair o material pessoal, como eu fiz,
pode acontecer porquice e queimar o fio, como aparece na foto. Se der
use um soprador térmico né pessoal.
Aqui está o conector logo antes de fechar:

E aqui fechado:

Então pessoal, o uso da luva termorretrátil e do furo com microrretífica tem
a vantagem de tornar este fio externo robusto a trações externas, porque a luva
trava o fio. Em outras palavras, se der um puxão forte pelo lado de fora, o fio
não vai arrancar tudo que tem dentro.
Então ficou assim a montagem final,

com a ressalva do extensor de fusível, que será comentado na próxima seção.
5- Instalação
Então pessoal, todos vcs sabem que estes são os tipos de fusíveis mais comuns:

e o do Punto ELX 1.4 2010 usado neste post emprega fusíveis do tipo mini, pelo menos
na CP né pessoal, a central de relés e fusíveis do painel.
Só que eu comprei extensores para o carro anterior que eu tinha pessoal, um golzinho 1.6,
que usa o modelo ATO, também chamado de 'médio'. Então, a instalação já ia pelos canos,
mas o enjambre foi possível porque, antes de mim, já tinham enjambrado muito a instalação
elétrica deste pobre Punto pessoal, como mostra a figura abaixo:

Então pessoal, isso não é serviço de pessoas legais... Foi instalado um som na concessionária
pessoal. O fusível verde estava bem assim quando abri a tampa, quase caindo fora mesmo.
Mas veja pessoal, tem dois fusíveis ATO instalados neste balaio de gato. Após testar, um
deles está ligado direto na bateria, então não nos interessa; o outro está no pós-chave,
e é onde foi feita a conexão do módulo.
Antes, observe o detalhe do recobrimento da cânula do extensor pessoal, ela já vem
assim preparada, após conectar a baioneta, basta puxar com jeito o material plástico,
isso serve claro para evitar que partes metálicas fiquem expostas.

Aqui está a colocação do módulo OBD no conector (centro) e a inserção do extensor de fusível (esquerda), pessoal:

Lembre de deixar seções de fios de 50cm para a chave liga/desliga pessoal, porque vai facilitar na hora de
escolher um lugar que mais lhe agrade para fixá-la.
Onde vai ficar a chave fica a seu gosto, poderia ser aqui:

É uma posição bem simpática pessoal, acessível e discreta. A desvantagem maior é que você ou quem
for mexer depois tem que lembrar da instalação na hora de tirar de novo o protetor de plástico, porque
senão vai arrebentar os fios...
Eu acabei escolhendo aqui ó pessoal:

que fica discreto e acessível também, não atrapalha muito, não enfia o pé e tal. A cinta Hellermann
(a tripinha de plástico preto na foto) está abraçando a peça plástica onde será fixada a chave.
Depois de fixada fica assim:

É importante fixar os fios recém instalados pessoal, pois movimentos podem afrouxar contatos,
estamos fazendo uma instalação veicular. No meu caso ficou mais ou menos assim:

E após tudo fechado ficou assim:

Embora esta imagem pareça um tanto nojenta pessoal, ela foi tirada de um ponto de vista bem
baixo, quando se está na posição de dirigir, realmente não dá pra se ver nada. Ficou bem discreto.
Agora é só ligar a chave liga/desliga, colocar a chave do veículo na posição 'contato', e testar
a conexão com o módulo a partir do seu smartphone. No meu caso uso o Torque Pro no SIII.
6- Outras observações
Esta chave é boa mas poderiam ser usadas outras pessoal. Por exemplo, uma que fica iluminada quando
energizada seria bem joia, pois indicaria quando o módulo está ligado e tal.
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