Ate Onde confiar no computador de bordo??
Ate Onde confiar no computador de bordo??
Bom Galera... to com o Punto 1.4 2013 a quase um mês, estou adorando o carro, mais tenho uma duvida em questão do PC de bordo?
ate onde ele é confiável? porque ontem a noite o carro me deixou na mão em questão da gasolina, no painel ainda marcava 45km para abastecer, como estava meio apressado pra pega minha mulher no trampo acabei indo busca-lá e vim para casa, que a noite ia precisar sair então abasteceria.... pois Bem quando fui sair a noite, liguei o carro normal, o combustível marcava ainda 36km ate abastecer, daria fácil pra chegar ate o posto, porque moro em Ilhabela e da minha casa o posto fica cerca de 7 km, estou indo em direção ao posto o carro começou a falhar em uma subida, perdendo força ate morrer...!!! mais o ponteiro da gasolina não tinha batido no fundo, e ainda acusava gasolina suficiente pra chegar no posto, BOm o carro morreu e tive que pedir pra um amigo de moto buscar 2 litros pra mim pra poder chegar ate o posto, uma vergonha hehehe, de carro zero mais sem gasolina pra andar...!!! huahauhua, não tinha nem placa o carro ainda!! Bom ele trouxe a gasolina coloquei e o carro pego, e a marcação no painel ainda continuava os mesmos 36km de quando sai de casa, fui ate o posto como de costume!!
Alguém tem ideia de ate onde podemos confiar no computador de bordo!!! porque de agora em diante, ante de chega na reserva ja to colocando gasolina!!, não confio mais!!!
Grato!!
ate onde ele é confiável? porque ontem a noite o carro me deixou na mão em questão da gasolina, no painel ainda marcava 45km para abastecer, como estava meio apressado pra pega minha mulher no trampo acabei indo busca-lá e vim para casa, que a noite ia precisar sair então abasteceria.... pois Bem quando fui sair a noite, liguei o carro normal, o combustível marcava ainda 36km ate abastecer, daria fácil pra chegar ate o posto, porque moro em Ilhabela e da minha casa o posto fica cerca de 7 km, estou indo em direção ao posto o carro começou a falhar em uma subida, perdendo força ate morrer...!!! mais o ponteiro da gasolina não tinha batido no fundo, e ainda acusava gasolina suficiente pra chegar no posto, BOm o carro morreu e tive que pedir pra um amigo de moto buscar 2 litros pra mim pra poder chegar ate o posto, uma vergonha hehehe, de carro zero mais sem gasolina pra andar...!!! huahauhua, não tinha nem placa o carro ainda!! Bom ele trouxe a gasolina coloquei e o carro pego, e a marcação no painel ainda continuava os mesmos 36km de quando sai de casa, fui ate o posto como de costume!!
Alguém tem ideia de ate onde podemos confiar no computador de bordo!!! porque de agora em diante, ante de chega na reserva ja to colocando gasolina!!, não confio mais!!!
Grato!!
- Piloto de Atari
Re: Ate Onde confiar no computador de bordo??
JuanFerrer escreveu:Bom Galera... to com o Punto 1.4 2013 a quase um mês, estou adorando o carro, mais tenho uma duvida em questão do PC de bordo?
Grato!!
seu texto é auto-explicativo: a falha e "morte" ocorreu em uma subida, situação na qual o resto do combustível disponível do tanque escoa para a parte traseira, deixando o pescador da boia no seco. O PC de qualquer carro não é confiável do ponto de vista precisão cirúrgica, mas é bem preciso e nunca é aconselhável deixar o combustível chegar no "osso" para reabastecer, uma vez que isso propicia a sucção de partículas e sujeiras depositadas no fundo do tanque, podendo obstruir os bicos, sem contar que o sistema trabalha pressurizado e qualquer falha na sucção a bomba poderá sugar ar/vapor de combustível e, com isso, permitir a formação de bolhas no sistema e atrapalhando a sucção de líquido. Sorry mas nessa situação, a culpa não foi do carro ou do PC.

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
bom saber dessas informações vlw ae
- Piloto de Autorama
Acho o CB bem confiável.
Nossa que king kong! O povo deve ter pensado. "Gastou a grana no carro e esqueceu o combustível" rsrrss
Nossa que king kong! O povo deve ter pensado. "Gastou a grana no carro e esqueceu o combustível" rsrrss
- Roda dura de Auto Escola
Genilson Alves escreveu:Acho o CB bem confiável.
e mano foi bem isso mesmo, mais eu estava crente que o que marcava daria pra chegar no posto!!! mai naum foi o que aconteceu, heheheh.... mais e isso ai, agora não deixo nem chegar na reserva mais peguei trauma!!! hauhauhua
Obrigado a todos
- Piloto de Atari
Juan,
O computador de bordo leva em conta a média de consumo ponderada, ou seja, a média calculada nos últimos 100 km. No teu caso, apesar de indicar 45/36 km de autonomia, você comenta que o seu trajeto para o posto é uma subida, e portanto, o combustível restante no tanque é deslocado para uma parte onde o pescador da bomba não alcança e ocorrer a famosa "pane seca". Por isso o carro morreu e a sua sorte foi não ter queimado a bomba.
Não é aconselhável andar muito na reserva. No meu procuro abastecer sempre que alcança 1/4.
Evita problemas e gastos desnecessários (até porque a garantia não cobre esse problema).
O computador de bordo leva em conta a média de consumo ponderada, ou seja, a média calculada nos últimos 100 km. No teu caso, apesar de indicar 45/36 km de autonomia, você comenta que o seu trajeto para o posto é uma subida, e portanto, o combustível restante no tanque é deslocado para uma parte onde o pescador da bomba não alcança e ocorrer a famosa "pane seca". Por isso o carro morreu e a sua sorte foi não ter queimado a bomba.
Não é aconselhável andar muito na reserva. No meu procuro abastecer sempre que alcança 1/4.
Evita problemas e gastos desnecessários (até porque a garantia não cobre esse problema).
- Piloto de Atari
posso estar errado, mas a autonomia do cb é uma previsão baseada no consumo INSTANTANEO aferido nos ultimos km rodados (bem menos que 100km)... se vc tem autonomia para 100km e afunda o pé, a autonomia cai drasticamente em menos de 3 km rodados... se começa a andar na maciota, a autonomia aumenta.
eu nao confiaria em nada que mostrasse menos de 70km, justamente pelo risco de falta de combustivel ao pegar uma subida, ou fazer uma curva rapida.
eu nao confiaria em nada que mostrasse menos de 70km, justamente pelo risco de falta de combustivel ao pegar uma subida, ou fazer uma curva rapida.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
VLA escreveu:posso estar errado, mas a autonomia do cb é uma previsão baseada no consumo INSTANTANEO aferido nos ultimos km rodados (bem menos que 100km)... se vc tem autonomia para 100km e afunda o pé, a autonomia cai drasticamente em menos de 3 km rodados... se começa a andar na maciota, a autonomia aumenta.
Acho que é bem por ai mesmo. Eu me oriento dessa forma. E com o tempo a gente também guarda, pelo próprio mostrador, o quanto dá pra andar.

Obs2....
Pior ainda se for em um Turbinado (Tjet).
Aí é "Kbum" pistão e etc pras "cucuias"
Em carro turbo, pane seca = quebra!

Pior ainda se for em um Turbinado (Tjet).
Aí é "Kbum" pistão e etc pras "cucuias"
Em carro turbo, pane seca = quebra!

- Velha Guarda