Batendo valvula, será?

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Batendo valvula, será?

por eng.edernery » Qua Fev 29, 2012 2:44 pm

Pessoal,

De uns dias p cá, tenho notado um tec,tec,tec,tec com motor(1.4) em marcha lenta mesmo quente.. por volta dos 1000 rpm. Quando acelero até os 2000 e solto o acelerador, também ouço.

Assim, providenciei logo a troca do óleo. A cc tinha colocado o Performer 15w-40 e agora coloquei o Pure Energy 5w-30 e permaneceu.. se nao aumentou...

Vi no manual que existe uma verificação de folga das válvulas..meu carro ta com quase 60 mil e acho que nunca fiz isso.

Alguem ta com esse tec, tec no motor? Será qe essa regulagem nas válvulas poderá resolver, ou o que será?

Um abraço
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por Takinarios » Qua Fev 29, 2012 2:47 pm

Pera, você usou 15w40 por quase 60 mil km e trocou agora por 5w30? é isso?
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Re: Batendo valvula, será?

por eng.edernery » Qua Fev 29, 2012 2:54 pm

Na verdade peguei ele com quase 45 mil...não sei qual óleo o antigo dono utilizava. Então, levei na concessionária e colocaram o Performer 15w40 (semi-sintético). Depois constatei que o correto seria usar o Pure Energy 5w30 (Sintético). Foi o que fiz essa semana com 60 mil.
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Re: Batendo valvula, será?

por qsboy » Qua Fev 29, 2012 3:20 pm

Meu ELX está com 90.000 km e está redondinho. Troco o óleo sempre na concessionária e sempre o que veio no carro que consta no manual 5w30... e de 7.500 em 7.500 km

Barulho igual ao que tirei da concessionaria...
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Re: Batendo valvula, será?

por Takinarios » Qua Fev 29, 2012 5:27 pm

Acho melhor tirar e colocar o 15w40 então, se voce usou e nao deu problema é porque o antigo dono usou esse também. Colocar um óleo mais fino depois de muito tempo pode causar isso que esta acontecendo...
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Re: Batendo valvula, será?

por Febezza » Qua Fev 29, 2012 5:47 pm

pelo que eu vi no site da fiat, o 15w40 performer é para os modelos T-Jet e o "k" para os 1.4, mas deve ser os fire, os equipados com motor 1.4 (GM) é o 5w30
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Re: Batendo valvula, será?

por Takinarios » Qua Fev 29, 2012 5:49 pm

Febezza escreveu:pelo que eu vi no site da fiat, o 15w40 performer é para os modelos T-Jet e o "k" para os 1.4, mas deve ser os fire, os equipados com motor 1.4 (GM) é o 5w30


Sim, mas se foi usado o w40 antes por muito tempo ele vai criar folgas que o w30 não vai preencher e vai fazer barulho. Se o barulho começou quando ele trocou o óleo é isso, mas se quiser tirar a duvida leva na concessionária....
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Re: Batendo valvula, será?

por shadowcps » Qua Fev 29, 2012 8:15 pm

Só que tem um pequeno detalhe: os motores 1.4 nunca foram GM e sim Fire, FIAT. A FIAT usou por um tempo o motor 1.8 da GM e nunca o 1.4.

Pelo relatado desde o início, será que o dono anterior fez a troca da correia dentada na km recomendada? De repente pulou um dente dela e está fora de ponto. Isso já foi verificado ?
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Re: Batendo valvula, será?

por eng.edernery » Qua Fev 29, 2012 10:43 pm

shadowcps escreveu:Pelo relatado desde o início, será que o dono anterior fez a troca da correia dentada na km recomendada? De repente pulou um dente dela e está fora de ponto. Isso já foi verificado ?


O antigo dono não trocou a correia pq tava com 45 mil. Eu troquei agora com 60 mil.

Antes de eu mudar pro 5w30, já estava notando o tec, tec...agora que mudei, parece que aumentou.. ou seja, o problema já tinha antes de mudar o óleo. Troquei até um pouco antes dos 60 mil pq qnd fui olhar a vareta do óleo, já estava abaixo do meio... aí corri pra trocar já que tava perto dos 60.

MEu pai teve um palio 1.4 e qnd ele vendeu já tava os tec, tec tb... se deixasse mais ia ficar parendo bolas de gude no motor :-D

Será que tenho que regular as válvulas?
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Re: Batendo valvula, será?

por shadowcps » Qui Mar 01, 2012 5:35 am

sim, é recomendável mandar conferir / regular as valvulas pq a tendnecia é agravar pelo desgaste acelerado que o tec tec trará, uma vez que esse tec tec de maquina de costura indica metal batendo contra metal.
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