Consumo do Ar Condicionado

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Consumo do Ar Condicionado

por framalho » Seg Mar 21, 2011 2:08 pm

Hoje eu estava vindo para o trabalho com meu Punto e o tempo aqui em SP estava bem fechado, acredito que a maioria sabe que em dias de chuva o parabrisa do Punto sempre embaça bem.

Para solucionar o problema nada mais eficaz que o ar condicionado, porém eu acho muito forte o ar do Punto, além do que eu sempre fico com muita dor de cabeça se o utilizo por um longo tempo, então normalmente eu ligo o ar espero desembaçar os vidros e desligo o ar.

Minha dúvida é: Alguém sabe dizer se afeta algo no consumo ficar ligando e desligando o ar condicionado em períodos frequêntes? Será que mante-lo ligado do inicio ao final do percurso gera uma econômia maior de combustivel do que ficar ligando-o e desligando-o assim que os vidros embaçam/desembaçam?

Um motorista que utiliza o ar poucos minutos em intervalos regulares consome mais combustivel que outro que deixa o recurso ligado 100% do percurso?

Não sei porque mas fiquei com aquela sensação que o fato de que toda vez que aciono o ar condicionado o carro puxa mais combustivel, mas nào sei se á assim que funciona.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Re: Consumo do Ar Condicionado

por Ferranda » Seg Mar 21, 2011 2:32 pm

O funcionamento do ar (compressor) é o grande vilão do consumo.
Se vce ligar o arcond e desliga-lo o consumo será muito menor que deixa-lo ligado direto.
Caso se opte por "girar" o seletor de temperatura(+ quente) com o arcond ligado, o consumo será igual a se deixar o ar constantemente ligado.
O Ar cond. vai gelar o ar e logo em seguida vai reaquece-lo.
(>:D<)
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por tarcisio doubek » Seg Mar 21, 2011 3:20 pm

uma dica pra desembaçar os vidros (em dias mais frios) e sem ter que ligar o ar condicionado, é ligar o ar quente com a saida direto pro para brisas, no começo demora um pouco mas ele desembaça, aí é so baixar um pouco a temperatura, que ele mantem o vidro sem embaçar.... se o ar for digital, coloca a temp mais ou menos em 30º, no começo, depois vai baixando, pra nao morrer de calor...rs
comigo sempre funcionou
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por VLA » Seg Mar 21, 2011 4:07 pm

consumo do ar é em quanto esta em funcionamento... teoricamente se ficar ligando e desligando toda vez que gela, o consumo melhoraria... mas é um saco isso né? no inicio eu fazia assim, mas agora to ajustando o seletor de temperatura pra misturar ar quente e ficar menos frio...

nao sei no de voces, mas no meu o consumo baixa coisa de 1km/l com o ac ligado... no maximo 1,5km/l.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por adrpanam » Seg Mar 21, 2011 9:59 pm

não sei vcs mas acho q não altera em nada o consumo com ar ligado ou desligado, pelo peso generoso do punto o ar não influi
pelo menos de acordo com minhas medições
.
essence 1.8 não varia um décimo sequer
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por VLA » Ter Mar 22, 2011 8:29 am

zera o trip b e roda sem ac, e depois zera de novo e anda o mesmo percurso com ac... mas tem que ser um percurso longo pra avaliar direito...

influencia sim... o ac rouba uns 10 a 15% de potencia do motor.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por lupa_luispaulo » Ter Mar 22, 2011 8:35 am

ar condicionado que não é elétrico (o corolla novo, city etc. vem com esse recurso que, pode ficar ligado direto que não influencia no consumo) consome sim, ele rouba por volta de 10% da potência do motor!
LuPa XD

Imagem
Tópico do carro: http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=23&t=16718
VENDO SOM ORIGINAL (MODELO 2011) -> R$ 360,00
Coordenador Regional
Coordenador Regional

por adrpanam » Ter Mar 22, 2011 10:53 am

já fiz assim, rodo no piloto automatico com uns 100km/h e vou olhando no consumo instantaneo nao vejo diferença, mesmo se houver...
afff de andar no calor (:-B)
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por ric181 » Ter Mar 22, 2011 12:17 pm

husauhsahuas Eu faco o mesmo, tambem fico ligando e desligando o ar husahusa
Mas creio que colocar numa temperatura intermediaria mehore nossa cituacao...

Deixe na potencia 1 e ajuste a temperatura pra 60% friu e 40% quente, vai desembacar e ficar agradavel o ambiente, mas o consumo sera o mesmo que se estivesse 100% friu.

E SIM... consome mais e diminuio rendimento do veiculo.
Vai Corinthians!!!
Piloto de Kart de feriado
Piloto de Kart de feriado