Mudanças de Marcha e Torque
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Mudanças de Marcha e Torque
Eu estava lendo a Mens Health deste mês e tem uma matéria sobre carros lá que tinha um quadro interessante:
Lá dizia que uma das formas de economizar combustível seria trocando as marchas sempre se baseando pelo conta giros do veículo, usando como base o torque máximo do carro citado no manual. Fui ver o meu manual e se não me engano o torque máximo para o Punto Sporting é de 4500 rpm, (acho que é isso, estou sem o manual agora para consulta)
Minha dúvida é: É realmente isso o que a revista comenta? Para aproveitar melhor do desempenho x consumo do motor eu que tenho um Sporting teria que trocar as marchas quando atingirem 4500??
Alguem sabe?
Lá dizia que uma das formas de economizar combustível seria trocando as marchas sempre se baseando pelo conta giros do veículo, usando como base o torque máximo do carro citado no manual. Fui ver o meu manual e se não me engano o torque máximo para o Punto Sporting é de 4500 rpm, (acho que é isso, estou sem o manual agora para consulta)
Minha dúvida é: É realmente isso o que a revista comenta? Para aproveitar melhor do desempenho x consumo do motor eu que tenho um Sporting teria que trocar as marchas quando atingirem 4500??
Alguem sabe?
- Piloto de Autorama
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- Localização: Santa Isabel/SP
Re: Mudanças de Marcha e Torque
cara eu li no manual do carro, que a do 1.4, para se ter uma "melhor autonomia", é bom trocar as marchas entre 3000 e 3500 rpm !
- Piloto de Kart amador
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- Localização: são paulo
Re: Mudanças de Marcha e Torque
experimenta
mas acho que vai gastar o dobro se trocar nas 4500 rpm
to fazendo média de 8,5 a 9,0 na gasolina (só urbano) com meu Punto Sporting
trocando marcha em até 2.500 rpm e acelerando de modo progressivo
entretanto, se tiver condições de andar a mais de 60km/h (não é meu caso)
mete quarta a 3500 rpm bem de leve e sempre q possível tira o pé pra ativar o cut off
(lógico q na cidade)
se precisar acelerar direto eu acho q economiza mais numa marcha superior
lembrando q não se deve forçar o motor
eh minha opinião
mas acho que vai gastar o dobro se trocar nas 4500 rpm
to fazendo média de 8,5 a 9,0 na gasolina (só urbano) com meu Punto Sporting
trocando marcha em até 2.500 rpm e acelerando de modo progressivo
entretanto, se tiver condições de andar a mais de 60km/h (não é meu caso)
mete quarta a 3500 rpm bem de leve e sempre q possível tira o pé pra ativar o cut off
(lógico q na cidade)
se precisar acelerar direto eu acho q economiza mais numa marcha superior
lembrando q não se deve forçar o motor
eh minha opinião
Punto Sporting 1.8 16V
- Piloto de Autorama
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