Motor eTorq não tem retífica???

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Motor eTorq não tem retífica???

por VLA » Seg Nov 15, 2010 12:50 pm

Estava vendo esse vídeo do ADG e ele fala disso em duas partes do vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=jaya4_hE59o&feature=mfu_in_order&list=UL

Travou, bateu, joga fora e compra um motor novo... Mamãe.... Que medo!!! :shock:

Será que isso muda no futuro?
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Re: Motor eTorq não tem retífica???

por Fábio Silva » Seg Nov 15, 2010 2:46 pm

Olá pessoal,

Todo motor novo assim que é lançado não não possui retifica, ele não tem peças de sobre medidas, como as bronzinas de mancal e biela e pistoes e anéis. O motor novo se chama Stander que é a medida original de fabrica, após a primeira retifica os cilindros e virabrequim passam a ter medida 0,25mm, ou seja as peças de reposição terão que ser 0,25.
O motor zetec da Ford no inicio não possuia retifica tambem, tinha que ser comprado o motor parcial como é chamado pelos mecanicos, que é o bloco e cabeçote sem os perifericos, passado algum tempo, pelo menos um ano começam a aparecer as peças de reposição.
Espero ter ajudado
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Re: Motor eTorq não tem retífica???

por shadowcps » Seg Nov 15, 2010 2:47 pm

Opinião de leigo: a Ford usou nos antigos Fiestas um motor que não dava retífica devido o bloco ser de alumínio. No caso dos E-TorQ eles são fe FoFo (ferro fundido), permitindo o retrabalho em caso de retífica ou o encamisamento dos pistões. Por ser um motor novo o mercado de peças de reposição não deve estar abastecido com centenas de pistões, anéis,, bronzinas então, se acontecer alguma coisa não deve dar mesmo pra arrumar em espaço curto de tempo (de uma semana a 10 dias, que é o tempo que normalmente se leva para desmontar, mandar o bloco e cabeçote para a retifica retrabalhar, montar de novo e montar no carro). Como anos documentos ddo carro é obrigado a trazer gravado o numero do motor desde 2007, acho meio difícil esse lance de bateu / travou, joga fora, uma vez que além dos custos com motor novo teria tbem a parte burocrático / legal. É esperar para ver.
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Re: Motor eTorq não tem retífica???

por Weliton » Seg Nov 15, 2010 3:07 pm

vamos esperar Bater um ... (:D) (:D)

E ver oque da.... :(
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Re: Motor eTorq não tem retífica???

por Fábio Silva » Seg Nov 15, 2010 3:17 pm

Olá pessoal,
Já trabalhei em uma retifica de motores, e não é retrabalhar o bloco e sim retificar, mas existem medidas padrao que são 0,25-0,50-0,75 e 1,00 mm que é a ultima sobre medida de qualquer motor, e voce precisa dos pistoes, anéis, bronzinas de biela e mancal de acordo com a medida da retifica executada no bloco e virabrequim, e o mercado ainda não tem essas peças disponiveis, então somente na autorizada o motor parcial.
Abraços.
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Re: Motor eTorq não tem retífica???

por shadowcps » Seg Nov 15, 2010 3:28 pm

Usei o termo retrabalhar para tentar simplificar um pouco mas o correto seria o retificar mesmo, que é aumentar o diâmetro inicial da retífica de fábrica, ou standard, para uma imediatamente maior em 0,25 mm (e multiplos dessa medida, como explicou), para que possam ser usados os pistões maiores. De qualquer maneira ficou patente com a opinião de outros 2 amigos que a maior dificuldade para a retífica do motor não é o processo de construção do mesmo ou falha no projeto e sim, apenas e tão somente a falta de peças no mercado para faze-lo. Isso já deixa muita gente bem mais tranquila, principalmente os chamados "cupins de ferro", que gostam de detonar com motores até desbielá-los (fazer com que biela ou girabrequim ou virabrequim ou árvore de manivelas até fure o bloco). Mas cá entre nóss: motor novo, pra precisar retífica, só se o cara for muito azarado, pé pesado e relaxado, rodando sem água ou óleo. :wink:
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Re: Motor eTorq não tem retífica???

por Rush » Seg Nov 15, 2010 4:10 pm

Os motores Endura tinham sim retifica... Sempre tiveram, se não me engano a Metal Leve vendia as peças internas sobre medida...
Essa visão bitolada deu uma boa lenhada na imagem dos Endura (ok... o motor era uma porcaria... mas era uma porcaria retificavel... eheheh).
Os Zetec também dão retifica... alias, com pistão de AP 2 litros + passe no cabeçote (distancia do furo do pino ao topo do pistão é menor nos AP que no std original).
Os Rocam eu nunca vi retificar... mas bloco de ferro fundido, não vejo pq não retificar...
Os Duratec também dão retifica... Tem maluco do sul rodando com Duratec 2.1, 14:1 de taxa e o escabau...

Se fosse só pq o bloco é de aluminio e não dá retifica, então motor de Civic e Corola viram sucata depois de travar também? Nada a ver...
E o motor e-torq deve ter retifica tmb... Como era o motor Tritec dos Mini com modificações by-Fiat, provavelmente um pistãozinho deve ser compativel em medida maior (a biela eu sei que é diferente, fraturada)...
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Re: Motor eTorq não tem retífica???

por VLA » Seg Nov 15, 2010 5:24 pm

Ou seja, só não tem retífica HOJE porque ninguém ainda desenvolveu peças de sobre medida, mas a médio prazo deverá existir, correto? Nenhum impedimento técnico... Ufa, por um momento brochei com os eTorq :oops:
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Re: Motor eTorq não tem retífica???

por shadowcps » Seg Nov 15, 2010 6:15 pm

Isso, isso, isso...

E retífica de bloco em alumiinio é possível PORÉM, aqueletiozinho aposentado da esquina, que trabalha bagarai em moteres "normais", dificilmente o fará em um motor em aluminio ijncluindo os de Honda e Toyota por uma unica razão; exisge ferramental e conhecimento específico, o que encarece o trabalho. Impossível não é mas é caro. Os antigos Ford só eram encontrados nas CCs., como disseram, motor parcial e preço de CC é simplesmente pornográfico, como diria o Alex. Acho que agora tudo ficou devidamente esclarecido.
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Re: Motor eTorq não tem retífica???

por Rush » Seg Nov 15, 2010 9:47 pm

Ah, só um parenteses:

Eu fui um dos que comprou o motor Ford Duratec 2.0 16v a R$1550,00, completo (bloco+cabeçote+carter+coletor adm + faluta e bicos, embreagem, etc)...
Mas descontando que era preço do Duratec era promocional, já vi Ford Rocam 1.6 completo tmb por R$4.500,00, novo na caixa, ou no pallet, como preferirem... heheheh

Pra um motor completo é ridículo de barato.... Puxem na Fiat o preço dum e-torq e caiam pra tras... heheh
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