Reportagem - Automania - O Dia Online

Acertos e pequenos deslizes
Fiat Punto ganhou motor moderno, mais potente, mas câmbio manual deixa a desejar
Rio - Com a compra da fábrica de motores da Tritec, no Paraná, a Fiat abandonou os motores GM e passou a produzir os E.torQ 1.6 16V e 1.8 16V, parceiros mais adequados para desfilar à frente das belas linhas do Punto.
Em termos estéticos, os destaques são as rodas de 15 polegadas e o teto envidraçado panorâmico, que ocupa 70% da parte superior do Punto | Foto: Divulgação
O modelo testado trazia o 1.6 16V com predicados suficientes para deixar a concorrência de cabelos em pé. Números de potência e torque (força para superar obstáculos, fazer retomadas) são bons, mas a falta de resposta do acelerador abaixo dos 2.500 rpm (rotação que disponibiliza 92% da força do motor) deixa a desejar. Para extrair o potencial deste propulsor é necessário manter as rotações elevadas, o que compromete o consumo. Abastecido com álcool, em trecho urbano, o modelo fez média de 5,5 km/l.
O câmbio tem alavanca alta, mas o curso longo e os engates pouco precisos, atrapalham, especialmente quando o motorista impõe ritmo esportivo.
Encontrar boa posição de dirigir é tarefa fácil, já que a coluna de direção tem ajuste de altura e profundidade e o volante é ergonômico.
Os bancos são confortáveis e trazem abas pronunciadas, na medida para ajudar a segurar o corpo em curvas feitas em velocidades mais altas. Nestas, o comportamento da suspensão do Punto é louvável. Também não podemos deixar de dar crédito aos pneus 195/60, que vestem belas rodas de 15 polegadas.
Fonte: http://odia.terra.com.br/portal/automan ... 16029.html
Fiat Punto ganhou motor moderno, mais potente, mas câmbio manual deixa a desejar
Rio - Com a compra da fábrica de motores da Tritec, no Paraná, a Fiat abandonou os motores GM e passou a produzir os E.torQ 1.6 16V e 1.8 16V, parceiros mais adequados para desfilar à frente das belas linhas do Punto.
Em termos estéticos, os destaques são as rodas de 15 polegadas e o teto envidraçado panorâmico, que ocupa 70% da parte superior do Punto | Foto: Divulgação
O modelo testado trazia o 1.6 16V com predicados suficientes para deixar a concorrência de cabelos em pé. Números de potência e torque (força para superar obstáculos, fazer retomadas) são bons, mas a falta de resposta do acelerador abaixo dos 2.500 rpm (rotação que disponibiliza 92% da força do motor) deixa a desejar. Para extrair o potencial deste propulsor é necessário manter as rotações elevadas, o que compromete o consumo. Abastecido com álcool, em trecho urbano, o modelo fez média de 5,5 km/l.
O câmbio tem alavanca alta, mas o curso longo e os engates pouco precisos, atrapalham, especialmente quando o motorista impõe ritmo esportivo.
Encontrar boa posição de dirigir é tarefa fácil, já que a coluna de direção tem ajuste de altura e profundidade e o volante é ergonômico.
Os bancos são confortáveis e trazem abas pronunciadas, na medida para ajudar a segurar o corpo em curvas feitas em velocidades mais altas. Nestas, o comportamento da suspensão do Punto é louvável. Também não podemos deixar de dar crédito aos pneus 195/60, que vestem belas rodas de 15 polegadas.
Fonte: http://odia.terra.com.br/portal/automan ... 16029.html