Veja como usar corretamente os faróis do seu carro!
Veja como usar corretamente os faróis do seu carro!
***
***
No começo da semana falamos sobre como verificar as luzes do seu carro. Mas não adianta ter as luzes em pleno funcionamento se não souber onde, como e quando usá-las.
Antes, vamos esclarecer uma série de princípios bem básicos, como os nomes corretos de cada luz e farol. Lembre-se que alguns carros não são equipados com luzes auxiliares, apenas faróis com facho alto e baixo. O Anexo I do Código de Trânsito Brasileiro define as luzes dos veículos da seguinte forma:
Luz alta - facho de luz do veículo destinado a iluminar a via até uma grande distância do veículo.
Luz baixa - facho de luz do veículo destinada a iluminar a via diante do veículo, sem ocasionar ofuscamento ou incômodo injustificáveis aos condutores e outros usuários da via que venham em sentido contrário.
Luz de freio - luz do veículo destinada a indicar aos demais usuários da via, que se encontram atrás do veículo, que o condutor está aplicando o freio de serviço.
Luz indicadora de direção (pisca-pisca ou seta) - luz do veículo destinada a indicar aos demais usuários da via que o condutor tem o propósito de mudar de direção para a direita ou para a esquerda.
Luz de marcha à ré - luz do veículo destinada a iluminar atrás do veículo e advertir aos demais usuários da via que o veículo está efetuando ou a ponto de efetuar uma manobra de marcha à ré.
Luz de neblina - luz do veículo destinada a aumentar a iluminação da via em caso de neblina, chuva forte ou nuvens de pó.
Luz de posição (lanterna ou pingo) - luz do veículo destinada a indicar a presença e a largura do veículo.

A luz baixa é obrigatória na ausência da claridade solar. Na prática, isso significa do por-do-sol ao amanhecer, mas nada impede que você use durante o dia em rodovias ou sob chuva. Também é aconselhável usá-la em estacionamentos fechados dos shoppings e hipermercados.
A luz alta deve ser usada somente em vias onde não há iluminação e quando não houver veículo à frente ou em sentido contrário. Os faróis auxiliares de longa distância, também chamados de farol de milha, são incluídos nessa definição e devem ser usados como complemento ao farol alto. Jamais use os faróis de milha em trechos onde há iluminação pública: além de ser proibido, ofusca e confunde os outros motoristas.

A luzes de alerta só devem ser usadas em situações de emergência, imobilizações ou quando a sinalização determinar. Atenção: luzes de alerta não anulam a lei de trânsito para o motorista estacionar em esquinas, fila dupla, contramão etc, portanto não reclame caso você seja multado por atrapalhar o trânsito sem necessidade.
As luzes de posição, ou lanternas, são teoricamente obrigatórias para três situações: 1) ao manobrar durante a noite - o que significa que você deve passar da luz baixa para a lanterna sempre que estiver fazendo uma baliza, por exemplo; 2) Sob chuva em qualquer horário do dia; 3) Ao parar o carro para embarque ou desembarque.

Alguns motoristas usam as luzes de neblina como farol baixo, mantendo apenas as luzes de posição acesas em conjunto com as auxiliares. A prática é proibida, perigosa e ineficiente: luzes de neblina não têm longo alcance e estão quase sempre posicionadas na parte baixa do para-choque, por isso não iluminam a sinalização de trânsito, não servem como referência de posição para os outros motoristas e não conseguem iluminar as curvas (tornando-as cegas). Você pode até achar que combinar os faróis de neblina com a lanterna dá um ar sinistro ou estiloso ao carro, assim como tem gente que prefere andar de moto sem capacete.
Outra recomendação: não use lâmpadas brancas nos faróis de neblina pois a aparência já esbranquiçada do nevoeiro confunde o facho de luz. Porsches e Mercedes usam lâmpadas amarelas, mesmo em modelos equipados com lâmpadas de xenônio, por esse exato motivo.
A lanterna traseira de neblina é o pior dos problemas. Muitos motoristas não sabem ou não imaginam que aquele ícone laranja no painel indica uma luz independente na traseira e a mantém acesa para mostrar a quantidade de luzes que seu carro tem ou por que acham que é o farol de milha. Só que a luz traseira de neblina tem a mesma intensidade da luz de freio e por isso ofusca e incomoda o motorista que vem atrás. Nunca acenda essa luz sem estar sob neblina ou forte chuva. Nunca mesmo. Não é legal.

Revistas e anúncios usam essas luzes acesas para fins estéticos e demonstrativos. Mas o trânsito não é como nas revistas e anúncios. Ser um bom motorista é, acima de tudo, saber como se portar e coexistir, respeitando os limites do carro e principalmente da via (que bonito isso).
F J

No começo da semana falamos sobre como verificar as luzes do seu carro. Mas não adianta ter as luzes em pleno funcionamento se não souber onde, como e quando usá-las.
Antes, vamos esclarecer uma série de princípios bem básicos, como os nomes corretos de cada luz e farol. Lembre-se que alguns carros não são equipados com luzes auxiliares, apenas faróis com facho alto e baixo. O Anexo I do Código de Trânsito Brasileiro define as luzes dos veículos da seguinte forma:
Luz alta - facho de luz do veículo destinado a iluminar a via até uma grande distância do veículo.
Luz baixa - facho de luz do veículo destinada a iluminar a via diante do veículo, sem ocasionar ofuscamento ou incômodo injustificáveis aos condutores e outros usuários da via que venham em sentido contrário.
Luz de freio - luz do veículo destinada a indicar aos demais usuários da via, que se encontram atrás do veículo, que o condutor está aplicando o freio de serviço.
Luz indicadora de direção (pisca-pisca ou seta) - luz do veículo destinada a indicar aos demais usuários da via que o condutor tem o propósito de mudar de direção para a direita ou para a esquerda.
Luz de marcha à ré - luz do veículo destinada a iluminar atrás do veículo e advertir aos demais usuários da via que o veículo está efetuando ou a ponto de efetuar uma manobra de marcha à ré.
Luz de neblina - luz do veículo destinada a aumentar a iluminação da via em caso de neblina, chuva forte ou nuvens de pó.
Luz de posição (lanterna ou pingo) - luz do veículo destinada a indicar a presença e a largura do veículo.

A luz baixa é obrigatória na ausência da claridade solar. Na prática, isso significa do por-do-sol ao amanhecer, mas nada impede que você use durante o dia em rodovias ou sob chuva. Também é aconselhável usá-la em estacionamentos fechados dos shoppings e hipermercados.
A luz alta deve ser usada somente em vias onde não há iluminação e quando não houver veículo à frente ou em sentido contrário. Os faróis auxiliares de longa distância, também chamados de farol de milha, são incluídos nessa definição e devem ser usados como complemento ao farol alto. Jamais use os faróis de milha em trechos onde há iluminação pública: além de ser proibido, ofusca e confunde os outros motoristas.

A luzes de alerta só devem ser usadas em situações de emergência, imobilizações ou quando a sinalização determinar. Atenção: luzes de alerta não anulam a lei de trânsito para o motorista estacionar em esquinas, fila dupla, contramão etc, portanto não reclame caso você seja multado por atrapalhar o trânsito sem necessidade.
As luzes de posição, ou lanternas, são teoricamente obrigatórias para três situações: 1) ao manobrar durante a noite - o que significa que você deve passar da luz baixa para a lanterna sempre que estiver fazendo uma baliza, por exemplo; 2) Sob chuva em qualquer horário do dia; 3) Ao parar o carro para embarque ou desembarque.

Alguns motoristas usam as luzes de neblina como farol baixo, mantendo apenas as luzes de posição acesas em conjunto com as auxiliares. A prática é proibida, perigosa e ineficiente: luzes de neblina não têm longo alcance e estão quase sempre posicionadas na parte baixa do para-choque, por isso não iluminam a sinalização de trânsito, não servem como referência de posição para os outros motoristas e não conseguem iluminar as curvas (tornando-as cegas). Você pode até achar que combinar os faróis de neblina com a lanterna dá um ar sinistro ou estiloso ao carro, assim como tem gente que prefere andar de moto sem capacete.
Outra recomendação: não use lâmpadas brancas nos faróis de neblina pois a aparência já esbranquiçada do nevoeiro confunde o facho de luz. Porsches e Mercedes usam lâmpadas amarelas, mesmo em modelos equipados com lâmpadas de xenônio, por esse exato motivo.
A lanterna traseira de neblina é o pior dos problemas. Muitos motoristas não sabem ou não imaginam que aquele ícone laranja no painel indica uma luz independente na traseira e a mantém acesa para mostrar a quantidade de luzes que seu carro tem ou por que acham que é o farol de milha. Só que a luz traseira de neblina tem a mesma intensidade da luz de freio e por isso ofusca e incomoda o motorista que vem atrás. Nunca acenda essa luz sem estar sob neblina ou forte chuva. Nunca mesmo. Não é legal.

Revistas e anúncios usam essas luzes acesas para fins estéticos e demonstrativos. Mas o trânsito não é como nas revistas e anúncios. Ser um bom motorista é, acima de tudo, saber como se portar e coexistir, respeitando os limites do carro e principalmente da via (que bonito isso).
F J
Power...
Re: Veja como usar corretamente os faróis do seu carro!
A PRF recomenda oficialmente o uso do farol baixo nas estradas mesmo de dia

XV,XR,XS
- Velha Guarda
- Mensagens: 4892
- Registrado em: Ter Out 07, 2008 4:09 pm
- Localização: São Paulo
Re: Veja como usar corretamente os faróis do seu carro!
andar soh com a milha ligada é PROIBIDO ??
então eu ando na ilegalidade^^
hahaha
então eu ando na ilegalidade^^
hahaha
- Piloto de Kart amador
- Mensagens: 1703
- Registrado em: Ter Jun 29, 2010 4:14 pm
- Localização: são paulo
Re: Veja como usar corretamente os faróis do seu carro!
AraujoJr escreveu:A PRF recomenda oficialmente o uso do farol baixo nas estradas mesmo de dia
Verdade.. eu sempre q entro em estrada ligo as lanternas e faroletes isso durante o dia, é raro as vezes que pasos pro farol baixo durante o dia em estrada..
Power...
Re: Veja como usar corretamente os faróis do seu carro!
tem uns amigos meus que dizem q andar com o xenon ligado durante o dia o deteriora mais rapido
isso confere ?
isso confere ?
- Piloto de Kart amador
- Mensagens: 1703
- Registrado em: Ter Jun 29, 2010 4:14 pm
- Localização: são paulo
Re: Veja como usar corretamente os faróis do seu carro!
Lbonetto escreveu:tem uns amigos meus que dizem q andar com o xenon ligado durante o dia o deteriora mais rapido
isso confere ?
Tuda lampada que fica ligada por muito tempo tem seu tempo de vida reduzido.. é normal isso emm qualquer lampada... todas tem X horas de durabilidade..
Power...
Re: Veja como usar corretamente os faróis do seu carro!
Muito legal o tópico...parabéns...realmente tem mto nego que usa o farol de neblina como auxiliar do farol baixo achando que vai deixar o carro mais "loko". Eu tinha um corsa com xenon que foi instalado no farol baixo mas me incomodava quando saia após o por do sol pela minha cidade quando ainda não estava nem claro nem escuro. Parecia que eu estava num breu danado...iluminava tudo enquanto a maioria dos carros andavam bem no farol baixo. Resolvi tirar quando a lei apareceu....não to pensando em coloca no Punto ainda, apesar de estéticamente ficar melhor
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 124
- Registrado em: Seg Jul 26, 2010 4:25 pm
- Localização: Santa Isabel/SP
Re: Veja como usar corretamente os faróis do seu carro!
Um dos melhores tópicos da comunidade.É muito importante estarmos atentos as leis de transito,sobre o que pode ou nao pode.Fazer modificações no carango é permitido,desde que nao prejudique sua segurança ou a de terceiros.
Sempre tem alguém que,na intenção de ser "diferente" acaba infringindo a lei...e depois que é multado ainda fala mal da polícia.
Sempre tem alguém que,na intenção de ser "diferente" acaba infringindo a lei...e depois que é multado ainda fala mal da polícia.
- Piloto de Atari
- Mensagens: 17
- Registrado em: Sex Set 24, 2010 11:52 am
- Localização: Uberaba
Re: Veja como usar corretamente os faróis do seu carro!
q isso mano, farolim de neblina pra dar aquela mascarada no trânsito
tava pensando até em comprar um giroflex

tava pensando até em comprar um giroflex
- Motorista de Auto Escola
- Mensagens: 741
- Registrado em: Ter Mai 11, 2010 12:21 pm
- Localização: Teófilo Otoni/MG
Re: Veja como usar corretamente os faróis do seu carro!
rodrigodk escreveu:Lbonetto escreveu:tem uns amigos meus que dizem q andar com o xenon ligado durante o dia o deteriora mais rapido
isso confere ?
Tuda lampada que fica ligada por muito tempo tem seu tempo de vida reduzido.. é normal isso emm qualquer lampada... todas tem X horas de durabilidade..
sim sim, mas o q ele quis dizer, é que andar com elas ligadas no sol, deteriora mais rapido
tpw, que os raios solares influenciam no desgaste, entendeu o que eu(ele) quis dizer ?
- Piloto de Kart amador
- Mensagens: 1703
- Registrado em: Ter Jun 29, 2010 4:14 pm
- Localização: são paulo
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes