Consumo dos novos E.torQ

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Consumo dos novos E.torQ

por fgiolo » Ter Ago 24, 2010 10:39 pm

Pessoal, boa noite.

Estou pretendendo trocar de carro até o fim do ano. Andei dando uma pesquisada por aí e gostei muito do novo Punto.

Porém tem um item que me preocupa um pouco. Como rodo razoavelmente bastante no dia a dia, o consumo de combustível é um item que pesa na decisão de um carro. Atualmente tenho um Gol G5 1.6, que não me nega menos de 8,5 no etanol, o que pra mim está ótimo.

Andei pesquisando sobre os números lançados pela Fiat no quesito, e os números são significativamente piores comparados ao meu cenário atual. Cheguei a ver um comparativo dizendo que o EtorQ 1.8 consome ainda mais combustível comparado ao antigo 1.8 GM Powertrain, coisa que considero difícil, ou então a Fiat fez um downgrade nos novos motores.

Porém como números de estatísticas nem sempre são precisos, quero saber se algum de vocês tem alguma experiência concreta do dia a dia que pudessa compartilhar.

Abraço!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Consumo dos novos E.torQ

por AlexJW » Ter Ago 24, 2010 10:57 pm

Cara, de uma maneira geral tenho lido bem a respeito dos EtorQ.

Lembre-se antes de pensar no consumo, que eles entregam mais pocotós que a grande maioria dos motores similares feitos no Brasil.

Comprei um Punto Essence 1,8 EtorQ, e até agora andei somente 450km com ele (3 semanas de uso). No primeiro tanque, com gasolina, ele fez 8,5 km por litro, isso em uso apenas urbano, com trânsito médio (mais pra pesado) e ar SEMPRE LIGADO (sou viciado em A;C).

Para um carro que me entrega 130 pocotós na gasosa, achei bom o consumo.

Lembrando que com o tempo a tendência é melhorar, então espero fazer a partir de uns 2 a 3 mil km, uns bons 9,5 km por litro de gasosa na cidade e uns 13 km na estrada (onde ainda não testei a criança).

O consumo do seu Gol tá ótimo, mas não se esqueça da potância que ele lhe entrega, com certeza menos que os EtorQ, daí o gasto menor.

abçs
Ex-Punto Essence EtorQ 1,8 2010/2011 (ABS AB2 Blue&Me Rádio/CD Integrado c/ Comandos Volante etc...

CARLESS.... Agora é só no busão, na motoca, no metrô e na sola do sapato maluco!

Imagem
    Velha Guarda
    Velha Guarda

por carlos.morceli » Ter Ago 24, 2010 11:01 pm

Não é só a potencia, mas tb o Gol é mais leve q o Punto, dai menos consumo.

Alex, só pra comparar qual era o consumo do NC?
    Piloto de Auto Escola
    Piloto de Auto Escola

por AlexJW » Ter Ago 24, 2010 11:06 pm

carlos.morceli escreveu:Não é só a potencia, mas tb o Gol é mais leve q o Punto, dai menos consumo.

Carlos,

Aí é que eu curtia o NC, ele fazia cerca de 9 km por l na cidade e 10,5 na estrada (dando umas estilingadas e rodando na média de 130 km h).

Bom esclarecer que era MT - Manual. Uns amigos que têm o AT - Automático, fazem uns 6,5 km por litro.

Tudo na gasosa, pq aqui no Rio o álcool não andava mto vantajoso não.

Para o seu tamanho e proposta do NC, achei o consumo excelente.

Dizem os donos da geração de Civics anterior, que o consumo era melhor ainda. Não duvido.

Qto ao peso, vc tem toda razão, "si iskici"..hehe.. (:D)

abçs!
    Ex-Punto Essence EtorQ 1,8 2010/2011 (ABS AB2 Blue&Me Rádio/CD Integrado c/ Comandos Volante etc...

CARLESS.... Agora é só no busão, na motoca, no metrô e na sola do sapato maluco!

Imagem
      Velha Guarda
      Velha Guarda

por malicia » Qua Ago 25, 2010 12:44 am

hj o meu ta fazendo 7,5km por litro.... no alcool...
      ta com 400km....

o primeiro tanque fez 6km por litro....
      Roda dura de Auto Escola
      Roda dura de Auto Escola

por je9445 » Qua Ago 25, 2010 9:07 am

AlexJW escreveu:
      carlos.morceli escreveu:Não é só a potencia, mas tb o Gol é mais leve q o Punto, dai menos consumo.

Carlos,

Aí é que eu curtia o NC, ele fazia cerca de 9 km por l na cidade e 10,5 na estrada (dando umas estilingadas e rodando na média de 130 km h).

Bom esclarecer que era MT - Manual. Uns amigos que têm o AT - Automático, fazem uns 6,5 km por litro.

Tudo na gasosa, pq aqui no Rio o álcool não andava mto vantajoso não.

Para o seu tamanho e proposta do NC, achei o consumo excelente.

Dizem os donos da geração de Civics anterior, que o consumo era melhor ainda. Não duvido.

Qto ao peso, vc tem toda razão, "si iskici"..hehe.. (:D)

abçs!

Brother Alex meu tio tinha um Civic da geração anterior apenas na gasosa ele chegou a falar que conseguiu 12km/l na pista....
      Atual Punto Attractive 10/11 "0Km" Prata Bari
      - EX Uno Economy 09/10 "Okm"
      - EX Corsa Classic Spirit 08/08 "Okm"
      - EX Palio EX 97/97
      - EX Voyage 87/87
      Piloto de Testes novato
      Piloto de Testes novato

por shadowcps » Qua Ago 25, 2010 9:24 am

essa questão com consumo é muito relativa e dependente de variáveis. em dias mais úmidos o rendimento é melhor pelo fato de o ar umido (contendo água) ocupar volume nas camaras, criando uma pressão a mais (taxa maior). Calibragem de pneus baixas, uso de AC direto e a própria pressão no acelerador devido ao costume com os sistemas mecanicos (cabos) ao inves do eletronico de hoje, acaba fazendo injetar mais combustivel desnecessariamente, elevando o consumo. A própria "tocada", esticadas enfim, um jeito mais agressivo de dirigir influi negativamente. Se pegar transito caótico nos grandes centros urbanos então, a vaca vai pro brejo de vez, só usando 1a. e 2a. Enfim, todos postaram que no inicio o consumo deixava a desejar, mesmo nos Fire 1.4 (o meu por exemplo, fazia 7,5 km/l no alcool, na cidade, com AC) e hoje, 15000 km depois, faz 9,5 km/l então, ainda é um pouco cedo para falar em consumo "elevado" nos E-TorQ., pois todos estão "amaciando". Daqui uns 2 meses seriam válidos esses numeros, por ja se tratarem de motores mais livres. Mas a tendencia é melhorar. (daqui a pouco me espancam com os posts técnicos, kkkk)
      ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
      Moderador
      Moderador

por je9445 » Qua Ago 25, 2010 12:17 pm

hauhauhuahuahuhaua........é quem sabe sabe......eu naum sabia que a humidade do ar interferi no consumo do carro......valew prof.
      Atual Punto Attractive 10/11 "0Km" Prata Bari
      - EX Uno Economy 09/10 "Okm"
      - EX Corsa Classic Spirit 08/08 "Okm"
      - EX Palio EX 97/97
      - EX Voyage 87/87
      Piloto de Testes novato
      Piloto de Testes novato

por shadowcps » Qua Ago 25, 2010 2:11 pm

po, pega leve kkkkkkkk
      ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
      Moderador
      Moderador

por fgiolo » Qua Ago 25, 2010 3:27 pm

Shadow, só para esclarecer, não é a questão da umidade no ar não. a questão e a temperatura mais baixa do ar que faz suas moléculas ocuparem menos espaço, fazendo com que uma maior concentração de moléculas de oxigênio entre na câmara, com um mesmo volume de ar.

Mas a diferença, no Brasil, é muito pequena. Fica em torno de 5%.

Obrigado pelos posts! Vamos aguardar os amaciados.
      Piloto de Atari
      Piloto de Atari

Próximo