Relato sobre o câmbio Dualogic

Galerê,
Muitos vem me perguntando o que estou achando do câmbio Dualogic, se ele realmente é bom, se ele dá trancos, etc. Resolvi criar este tópico para fazer uma breve análise sobre o câmbio.
Vida a bordo
O Dualogic possui 2 modos de operação. No sequencial (ou "manual"), é o condutor escolhe quando trocar as marchas usando o câmbio na posição "+" ou "-". No automático (ou "drive"), o carro muda de marcha automaticamente.
O carro não possui embreagem. Então, para os condutores de primeira viagem em um carro sem embreagem, pisadas com a perna esquerda no pedal de freio serão comuns. Preparem-se para alguns micos no trânsito =P
A marcha atual e o modo selecionado é mostrado no computador de bordo.
Em um ou dois dias você se acostuma com o câmbio.
Darei algumas dicas de como reduzir os soquinhos durante as trocas, para aumentar o conforto e o desempenho ao volante.
Automático
No dia a dia, provavelmente você vai usar mais o modo automático.
O carro muda de marcha sozinho. Ele é bem esperto.
Para o condutor menos agressivo, as trocas de marcha no automático são bem suaves. Apenas na troca da primeira marcha para a segunda que de vez em quando os soquinhos são maiores, mas nada que comprometa a dirigibilidade.
Se você pisar fundo no acelerador, ele faz a troca de marcha em mais altas rotações e, se necessário, ele reduz a marca para aproveitar o uso do torque. No entanto, para quem pisa fundo, os soquinhos das trocas ficam mais intensos, mas mesmo assim, sem comprometer muito a dirigibilidade.
O câmbio ainda conta com um botão S (de "sportivo" =D), o que joga as trocas de marchas láááá no alto. Se você pisar fundo, mas fundo mesmo, as trocas de marchas são feitas em torno de 6000 rpm. Com o modo S ligado, o câmbio faz uma troca de marcha mais rápida. Então se você tiver dirigindo mais calmo, em baixas rotações, o carro vai dar umas soluçadas. Mas para os pé-de-chumbo, vai se divertir pacas.
Eu dirigindo um carro manual dou muito mais soquinhos do que o automático heheheeheh! O maior problema do soluço é quando ele aparece no meio de uma curva, às vezes parece que o carro perdeu a estabilidade (mas só parece).
Prós: não se preocupe em mudar de marcha
Contras: alguns soluços ainda são involuntários / troca de marcha mais lenta
Manual
Para quem curte uma pegada mais esportivas, ou gosta de mudar de marcha, ou quer aniquilar de vez os soquinhos, este é o melhor modo.
A troca de marchas é bem mais firme do que no modo automático, os soluços são menores e o tempo de troca mais rápido. Além disso você não corre o risco de uma troca de marcha surpresa no meio de uma curva. Mas é preciso saber dominá-lo para aniquilar de vez os soluços.
Quando você for diminuir a marcha, você provavelmente está pisando no freio e a troca ocorre sem o menor soquinho. Mas se você não estiver freiando, apenas quer reduzir para aproveitar o torque em altas rotações, o melhor é continuar pisando no acelerador na mesma intensidade que você vinha pressionando antes.
Na hora de aumentar a marcha, pense num carro manual, tire um pouco o pé do acelerador, engate uma marcha maior, e acelere novamente.
Já para grandes acelerações, na hora de aumentar a marcha, despreocupe-se em tirar o pé do acelerador. Apenas pise fundo e divirta-se =D
Prós: maior agilidade / menor tempo de troca de marcha / possibilidade de evitar soquinhos
Contras: para mim nenhum
Piloto automático
O Dualogic já vem de série o piloto automático. Vou aproveitar e falar dele aqui.
Ele funciona em quarta ou quinta marcha. Com ele desligado, acelere até mais ou menos até a velocidade desejada. Ligue o piloto automático e use a alavanca para aumentar ou diminuir a velocidade. Pronto, seu carro está em velocidade de cruzeiro e ele se esforçará para mantê-lo.
Em descidas, é capaz que a velocidade dê uma aumentadinha.
É possível acelerar para fazer ultrapassagens e depois é só tirar o pé do acelerador que o carro volta à velocidade memorizada.
Se você usar o freio ou alterar a marcha, o piloto se desliga automaticamente.
Para ligar novamente, na velocidade memorizada, basta apertar o botão "RES".
Minha opinião
É um bom câmbio, superou todas minhas espectativas. Acredito eu que não haja perdas de despenho em relação ao câmbio manual. Se houver, a perda é mínima.
Os soluços que sobrarem não incomodam nada e a vida a bordo é só alegria.
Para quaisquer dúvidas, deixe seu comentário =]
Abrasssss
Muitos vem me perguntando o que estou achando do câmbio Dualogic, se ele realmente é bom, se ele dá trancos, etc. Resolvi criar este tópico para fazer uma breve análise sobre o câmbio.
Vida a bordo
O Dualogic possui 2 modos de operação. No sequencial (ou "manual"), é o condutor escolhe quando trocar as marchas usando o câmbio na posição "+" ou "-". No automático (ou "drive"), o carro muda de marcha automaticamente.
O carro não possui embreagem. Então, para os condutores de primeira viagem em um carro sem embreagem, pisadas com a perna esquerda no pedal de freio serão comuns. Preparem-se para alguns micos no trânsito =P
A marcha atual e o modo selecionado é mostrado no computador de bordo.
Em um ou dois dias você se acostuma com o câmbio.
Darei algumas dicas de como reduzir os soquinhos durante as trocas, para aumentar o conforto e o desempenho ao volante.
Automático
No dia a dia, provavelmente você vai usar mais o modo automático.
O carro muda de marcha sozinho. Ele é bem esperto.
Para o condutor menos agressivo, as trocas de marcha no automático são bem suaves. Apenas na troca da primeira marcha para a segunda que de vez em quando os soquinhos são maiores, mas nada que comprometa a dirigibilidade.
Se você pisar fundo no acelerador, ele faz a troca de marcha em mais altas rotações e, se necessário, ele reduz a marca para aproveitar o uso do torque. No entanto, para quem pisa fundo, os soquinhos das trocas ficam mais intensos, mas mesmo assim, sem comprometer muito a dirigibilidade.
O câmbio ainda conta com um botão S (de "sportivo" =D), o que joga as trocas de marchas láááá no alto. Se você pisar fundo, mas fundo mesmo, as trocas de marchas são feitas em torno de 6000 rpm. Com o modo S ligado, o câmbio faz uma troca de marcha mais rápida. Então se você tiver dirigindo mais calmo, em baixas rotações, o carro vai dar umas soluçadas. Mas para os pé-de-chumbo, vai se divertir pacas.
Eu dirigindo um carro manual dou muito mais soquinhos do que o automático heheheeheh! O maior problema do soluço é quando ele aparece no meio de uma curva, às vezes parece que o carro perdeu a estabilidade (mas só parece).
Prós: não se preocupe em mudar de marcha
Contras: alguns soluços ainda são involuntários / troca de marcha mais lenta
Manual
Para quem curte uma pegada mais esportivas, ou gosta de mudar de marcha, ou quer aniquilar de vez os soquinhos, este é o melhor modo.
A troca de marchas é bem mais firme do que no modo automático, os soluços são menores e o tempo de troca mais rápido. Além disso você não corre o risco de uma troca de marcha surpresa no meio de uma curva. Mas é preciso saber dominá-lo para aniquilar de vez os soluços.
Quando você for diminuir a marcha, você provavelmente está pisando no freio e a troca ocorre sem o menor soquinho. Mas se você não estiver freiando, apenas quer reduzir para aproveitar o torque em altas rotações, o melhor é continuar pisando no acelerador na mesma intensidade que você vinha pressionando antes.
Na hora de aumentar a marcha, pense num carro manual, tire um pouco o pé do acelerador, engate uma marcha maior, e acelere novamente.
Já para grandes acelerações, na hora de aumentar a marcha, despreocupe-se em tirar o pé do acelerador. Apenas pise fundo e divirta-se =D
Prós: maior agilidade / menor tempo de troca de marcha / possibilidade de evitar soquinhos
Contras: para mim nenhum
Piloto automático
O Dualogic já vem de série o piloto automático. Vou aproveitar e falar dele aqui.
Ele funciona em quarta ou quinta marcha. Com ele desligado, acelere até mais ou menos até a velocidade desejada. Ligue o piloto automático e use a alavanca para aumentar ou diminuir a velocidade. Pronto, seu carro está em velocidade de cruzeiro e ele se esforçará para mantê-lo.
Em descidas, é capaz que a velocidade dê uma aumentadinha.
É possível acelerar para fazer ultrapassagens e depois é só tirar o pé do acelerador que o carro volta à velocidade memorizada.
Se você usar o freio ou alterar a marcha, o piloto se desliga automaticamente.
Para ligar novamente, na velocidade memorizada, basta apertar o botão "RES".
Minha opinião
É um bom câmbio, superou todas minhas espectativas. Acredito eu que não haja perdas de despenho em relação ao câmbio manual. Se houver, a perda é mínima.
Os soluços que sobrarem não incomodam nada e a vida a bordo é só alegria.
Para quaisquer dúvidas, deixe seu comentário =]
Abrasssss