Página 1 de 2

Motor EtorQ ganha destaque e conquista a mídia especializada

MensagemEnviado: Ter Ago 17, 2010 10:21 am
por AlexJW
Aí Punteiros de plantão,

Mais uma matéria elogiando muito os novos motores EtorQ e, principalmente, a sua chegada primeiro no Punto!!!

Resolvi criar o tópico aqui, pois é uma área mais visitada, e apesar de ser uma matéria automotiva, versa sobre o Punto e confirma o ótimo rendimento do motor, inclusive destacando-o como "um dos melhores motores do Brasil na atualidade"... (:D)

Muita gente não sabe, mas ele nasceu de uma joint venture entre BMW e Chrysler. Tá bom ou quer mais?... :twisted:

Cada dia que passa eu fico mais satisfeito com a minha escolha, e olha que meu bólido só tá com 250 km rodados, e ainda muito chão pra mostrar ao que veio.

Já pegou o seu?... :bleh:

abçs
=====================================================================================================

Link: http://odia.terra.com.br/portal/automan ... 03098.html

O novo propulsor FPT 1.8 16 V ETorQ mostra as virtudes do bom torque pontuado pelo silêncio de um monge

Por fora as mudanças são quase imperceptíveis. Por dentro um som melhorado e novos grafismos no painel, mas sob o capô, tudo o que faltava ao modelito da Fiat, um propulsor a altura de sua moderna carroceria.

Modelo confirma no teste que o novo motor desenvolvido no Paraná, a partir de tecnologia BMW, supera expectativas. Potência e torque chegam cedo e dão conforto ao dirigir

O ETorQ 1.8 16 V flex nasceu na fábrica praticamente abandonada pela rivalidade da BMW/Mercedes Benz. Para encurtar, a Chrysler e a BMW fizeram uma joint venture para a produção de motores no Paraná. Quando a Mercedes fundiu-se à Chrysler, as duas arquirrivais viram-se frente a frente, sócias, que continuavam rosnando uma para a outra. Casamento encerrado, chineses tentaram mas quem levou foi a FPT, o braço motorizado da Fiat, que pegou os blocos projetados pela BMW, retrabalhou cabeçotes, pistões, válvulas e os fez flexíveis. Nasceu um dos melhores motores do Brasil na atualidade.

E assim a bela carroceria Giuguiaro do Punto recebeu o transplante de um coração à sua altura, não o velho e ruidoso Powertrain 1.8, que já foi em outra vida um Chevrolet 1.4.

Página virada, os novos motores passaram a equipar a família Fiat e o Punto teve o privilégio da estreia. Neste modelo azul escuro, sentimos as aptidões do 1.8, que gira macio e sem barulho até rotações bem altas. Não dá nem para perceber o ruído da corrente de comando, opção que substitui a frágil correia dentada, que quando quebra leva à quebra também o proprietário do carro.

A opção pela mais durável e confiável faz deste motor uma saída à altura dos projetos que a marca tem apresentado no Brasil.

Na cidade, o ETorQ 1.8 mostra bom rendimento, com leve ‘gap’ no início da faixa de rotações, praticamente imperceptível, como a rumorosidade no uso do álcool, comum em motores flexíveis. É um motor que habitua seu motorista a administrá-lo um pouco mais cheio para aproveitar a potência. Isto feito, disposição de sobra nas acelerações e retomadas.

O consumo ainda é alto na cidade, 7,2 km/l, mas melhora muito na estrada (14,1 km/l), o que era de se esperar em um multivalvulado. Acelerações e retomadas são perfeitas, com a vantagem do silêncio a bordo.

Re: Motor EtorQ ganha destaque e conquista a mídia especializada

MensagemEnviado: Ter Ago 17, 2010 11:06 am
por jaydee_ro
Demorou né pra ter reconhecimento... o motor é bom demais...

Mas sempre leio que se quer um ETorQ, vá de 1.8...

Re: Motor EtorQ ganha destaque e conquista a mídia especializada

MensagemEnviado: Ter Ago 17, 2010 11:26 am
por AlexJW
jaydee_ro escreveu:Demorou né pra ter reconhecimento... o motor é bom demais...

Mas sempre leio que se quer um ETorQ, vá de 1.8...


Brother Jaydee, foi exatamente essa a minha decisão. Fiz o TD do 1.6 e adorei, daí pensei: imagina um 1 . 8 ?... aí fechei um e tô curdindo o carro pra caramba.

Essa é apenas uma das matérias elogiando o novo motor, que ressalte-se: começou a ser desenvolvido só pela BMW e Chrysler.... motorzinho com projeto alemão... :twisted:

Re: Motor EtorQ ganha destaque e conquista a mídia especializada

MensagemEnviado: Ter Ago 17, 2010 11:28 am
por prkiko10
O meu é 1.6 e to curtindo um monte.

No início, achei até que não era 1.6 ... mas, depois de míseros 220kms, já estou sentindo para o que ele veio.

Re: Motor EtorQ ganha destaque e conquista a mídia especializada

MensagemEnviado: Ter Ago 17, 2010 12:09 pm
por jaydee_ro
Não quero desmerecer os 1.6... estou reproduzindo o que eu leio em todas as reportagens.. Que o 1.6 é OTIMO... mas o 1.8 dá o toque a mais...

Re: Motor EtorQ ganha destaque e conquista a mídia especializada

MensagemEnviado: Ter Ago 17, 2010 12:51 pm
por Bispo Renato
Esse motor é muito bom, tou satisfeito o meu ja andei 900km !!!

Re: Motor EtorQ ganha destaque e conquista a mídia especializada

MensagemEnviado: Ter Ago 17, 2010 1:01 pm
por malicia
evolucao e' mto bom... tomara que daqui 3 anos a fiat lance o multair por aqui... (:D)

Re: Motor EtorQ ganha destaque e conquista a mídia especializada

MensagemEnviado: Ter Ago 17, 2010 2:22 pm
por marciorcs
o meu eu retirei ontem, ja esta com 300 km. Botei logo na pista pra ver se era essa coca-cola mesmo, e é, silencio, desempenho, 14 km na estrada com gasosa

Re: Motor EtorQ ganha destaque e conquista a mídia especializada

MensagemEnviado: Ter Ago 17, 2010 6:36 pm
por carlos.morceli
Tem uma lenda de algum tempo q diz q a Fiat vai turbinar o 1.6 para substituir o 1.4 T q equipa os T-Jets (lembrando q esse motor é importado).

Re: Motor EtorQ ganha destaque e conquista a mídia especializada

MensagemEnviado: Ter Ago 17, 2010 7:54 pm
por Rev0ltz
marciorcs escreveu:o meu eu retirei ontem, ja esta com 300 km. Botei logo na pista pra ver se era essa coca-cola mesmo, e é, silencio, desempenho, 14 km na estrada com gasosa


E cadê as fotos hein??? =D