Punto motor 1.4 86cv = Motor fraco e de alto consumo

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

por dioguito » Qui Mai 15, 2008 11:50 am

em relação à manutenção de motores 16v, isso de ficar falando que motor 16v não presta e a manutenção é cara é conversa fiada... realmente a manutenção é mais cara, mas quando fala assim tem gente que pensa que vai trocar a correa por exemplo e gasta uma fortuna...

só pra deixar registrado, correa do Palio 1.3 16v quando troquei gastei 120 reais já incluindo a mão de obra... do 1.0 8v era 100 reais... ou seja, 20 reais a mais, para uma coisa que roda 30 mil km...

a manutenção dos motores 16v não são de assustar assim... pelo menos nunca foi pra mim...
Punto HLX 1.8 Vermelho Alpine

[x] MP3 + Comando no volante
[x] Rodas 15" do Sporting
[x] G20
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por AndreBsB » Qui Mai 15, 2008 12:53 pm

O fato é que a manutenção dos 16V é mais pesada. Isso não quer dizer que você vai gastar muito mais que um 8V. GERALMENTE se gasta mais sim. Tivemos Palio Fire 1.0 8V e Siena 1.0 16V. O Siena gerou um pouco mais de manutenção, mesmo com as manutenções preventivas em dia. Coisa simples, mas coisa que não deu no 8V.

Os 1.6 16V eram problemáticos. Não quer dizer que todos tiveram esses problemas. Compramos um Palio 1.6 16V em 96 ou 97 0km e o carro era esquisitão de vez em quando. Saía fumaça no motor, às vezes não ligava... muita gente teve problemas com esse motor.

Na minha opinião, a FIAT foi inteligente em substituir os 1.3 16V e 1.6 16V por 1.4 e 1.8, respectivamente. É impossível agradar a todos, mas agradou a maioria. Melhor consumo, manutenção, torque em baixa e ainda anda na frente. Em um fórum (não lembro qual) testaram na prática e o 1.4 ficou na frente do 1.3 16V e o 1.8 na frente do 1.6 16V.
Piloto de Testes da FIAT
Piloto de Testes da FIAT

por puntosilver » Qui Mai 15, 2008 1:15 pm

Chamber escreveu:Minha sogra tirou um Palio 1.4 flex e eu não sei se aquele carro tinha algum problema mas ele andava menos do que muito carro 1.0. Era um absurdo de amarrado, o carro parecia não ter torque, não subia de giro e olha que o palio é um carro leve.
Depois desse nunca mais dirigi outro carro com esse motor, não sei como deve ser no Punto. Fato é que fiquei com uma impressão muito negativa.

é assim mesmo , no punto nao fica anda diferente, demora pra subir giro

podem ate descordar, mas por experincia, ja tive um celta vhc 1.0, e realemnte é muito mais esperto que o punto, claro que de final perde, mas em arrancadas e retomada ganha facil do punto
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por AndreBsB » Qui Mai 15, 2008 1:33 pm

puntosilver escreveu:
Chamber escreveu:Minha sogra tirou um Palio 1.4 flex e eu não sei se aquele carro tinha algum problema mas ele andava menos do que muito carro 1.0. Era um absurdo de amarrado, o carro parecia não ter torque, não subia de giro e olha que o palio é um carro leve.
Depois desse nunca mais dirigi outro carro com esse motor, não sei como deve ser no Punto. Fato é que fiquei com uma impressão muito negativa.

é assim mesmo , no punto nao fica anda diferente, demora pra subir giro

podem ate descordar, mas por experincia, ja tive um celta vhc 1.0, e realemnte é muito mais esperto que o punto, claro que de final perde, mas em arrancadas e retomada ganha facil do punto

Minha mãe tem um Idea 1.4 e a partir de 100km/h já estou na frente de um VHC. De arrancada, o Idea não é muito bom. Se jogar a 3a marcha a 80km/h no pardal... o Celta já começa a ficar. Meu pai tem um Celta VHC que ele usa pra trabalhar. Pra 1.0, é bem espertinho.
Piloto de Testes da FIAT
Piloto de Testes da FIAT

por sepacheco » Qui Mai 15, 2008 1:40 pm

AndreBsB escreveu:O fato é que a manutenção dos 16V é mais pesada. Isso não quer dizer que você vai gastar muito mais que um 8V. GERALMENTE se gasta mais sim. Tivemos Palio Fire 1.0 8V e Siena 1.0 16V. O Siena gerou um pouco mais de manutenção, mesmo com as manutenções preventivas em dia. Coisa simples, mas coisa que não deu no 8V.

Os 1.6 16V eram problemáticos. Não quer dizer que todos tiveram esses problemas. Compramos um Palio 1.6 16V em 96 ou 97 0km e o carro era esquisitão de vez em quando. Saía fumaça no motor, às vezes não ligava... muita gente teve problemas com esse motor.

Na minha opinião, a FIAT foi inteligente em substituir os 1.3 16V e 1.6 16V por 1.4 e 1.8, respectivamente. É impossível agradar a todos, mas agradou a maioria. Melhor consumo, manutenção, torque em baixa e ainda anda na frente. Em um fórum (não lembro qual) testaram na prática e o 1.4 ficou na frente do 1.3 16V e o 1.8 na frente do 1.6 16V.

Andre quem fazia a manutenção do seu PAlio 16V ?
Bali?
Ok?
Roma?
Esave?
CVP ?

Melhor jeito de ter problemas com QUALQUER carro é levar aonde não conhecem o carro... Os 16 V do Palio tinham uma caracteristica muito particular de angulos de valvulas, que exiga uma ferramenta especial pra troca de correia dentada, quem não tinha a ferramenta acabava fazendo com que as valvulas forçassem os retentores (muitos reclamavam de 1.6 16V fumando por isso) e quanto á ligar, o atuador de marcha lenta desse carro muitas vezes era substituido pelo dos fiasa 1.5 Ie e 1.6 MPI, bem como as velas. com essas trocas o motor ficava doidinho e bebia pra *%$#!.. mas ue ? não é vela pra palio 1.6 ?, não é atuador de palio 1.6? e era original comprado na concessionária ainda ! Só porque é no mesmo carro não necessariamente é intercambiável entre todos os modelos !
Os 8V por ter mais espaço no cabeçote são mais tolerantes a manutenções malfeitas. E oficina em Brasililia é um Problema serio...
Por exemplo a Bali mesmo sendo autorizada... não passo com um Fiat meu nem na porta da oficina!!
A C. da fiat é que quando ela põe um motor moderno no mercado, geralmente ele começa a vir montado de fora, bem como as peças de reposição pra ele, ai tudo é carro de reparar... só que vai sendo nacionalizado e os lojistas e mecânicos não repassam as reduções da Fiat pro consumidor.. O cara já achava que era caro mesmo... e aceitava assim pra que vou dar desconto ?

Uma embreagem do Marea em 1999 custava, pasmem, R$ 2135,00 hoje custa 680 reais. como ficou assim, bastou um fabricante (a Luk e a Valeo no caso) disponibilizarem reposição no mercado, a as conssessionarias ficarem com o estoque cheio porque não vendiam mais....
foi assim com casquilhos de mancal e Biela, Vauvula termostática, etc...

[]

Sandro
Vendo Interface de controle de volante para radios não originais, praticamente qualquer radio e qualquer carro !
Saiba Mais clicando no link abaixo:
viewtopic.php?f=9&t=12289
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por AndreBsB » Qui Mai 15, 2008 1:58 pm

sepacheco escreveu:
AndreBsB escreveu:O fato é que a manutenção dos 16V é mais pesada. Isso não quer dizer que você vai gastar muito mais que um 8V. GERALMENTE se gasta mais sim. Tivemos Palio Fire 1.0 8V e Siena 1.0 16V. O Siena gerou um pouco mais de manutenção, mesmo com as manutenções preventivas em dia. Coisa simples, mas coisa que não deu no 8V.

Andre quem fazia a manutenção do seu PAlio 16V ?
Bali?
Ok?
Roma?
Esave?
CVP ?

Melhor jeito de ter problemas com QUALQUER carro é levar aonde não conhecem o carro... Os 16 V do Palio tinham uma caracteristica muito particular de angulos de valvulas, que exiga uma ferramenta especial pra troca de correia dentada, quem não tinha a ferramenta acabava fazendo com que as valvulas forçassem os retentores (muitos reclamavam de 1.6 16V fumando por isso) e quanto á ligar, o atuador de marcha lenta desse carro muitas vezes era substituido pelo dos fiasa 1.5 Ie e 1.6 MPI, bem como as velas. com essas trocas o motor ficava doidinho e bebia pra *%$#!.. mas ue ? não é vela pra palio 1.6 ?, não é atuador de palio 1.6? e era original comprado na concessionária ainda ! Só porque é no mesmo carro não necessariamente é intercambiável entre todos os modelos !
Os 8V por ter mais espaço no cabeçote são mais tolerantes a manutenções malfeitas. E oficina em Brasililia é um Problema serio...
Por exemplo a Bali mesmo sendo autorizada... não passo com um Fiat meu nem na porta da oficina!!
A C. da fiat é que quando ela põe um motor moderno no mercado, geralmente ele começa a vir montado de fora, bem como as peças de reposição pra ele, ai tudo é carro de reparar... só que vai sendo nacionalizado e os lojistas e mecânicos não repassam as reduções da Fiat pro consumidor.. O cara já achava que era caro mesmo... e aceitava assim pra que vou dar desconto ?

Uma embreagem do Marea em 1999 custava, pasmem, R$ 2135,00 hoje custa 680 reais. como ficou assim, bastou um fabricante (a Luk e a Valeo no caso) disponibilizarem reposição no mercado, a as conssessionarias ficarem com o estoque cheio porque não vendiam mais....
foi assim com casquilhos de mancal e Biela, Vauvula termostática, etc...

[]

Sandro

Na época eu tinha 14 anos e não lembro qual a concessionária o carro foi comprado. Meu pai levava o carro para as revisões rotineiras de concessionária. Nunca ficamos muito tempo com um carro. Esse Palio foi vendido com uns 60.000km rodados, no máximo. O carro saía fumaça pelo motor, e não pelo escapamento. Era uma fumaça branca que fedia bastante. Quando o carro foi vendido, estava tudo normal mas não dava pra ficar com aquele carro porque a confiança tinha sido perdida.
Piloto de Testes da FIAT
Piloto de Testes da FIAT

por Frmg » Sáb Mai 17, 2008 1:04 pm

sepacheco escreveu: Os 16 V do Palio tinham uma caracteristica muito particular de angulos de valvulas, que exiga uma ferramenta especial pra troca de correia dentada, quem não tinha a ferramenta acabava fazendo com que as valvulas forçassem os retentores (muitos reclamavam de 1.6 16V fumando por isso) e quanto á ligar, o atuador de marcha lenta desse carro muitas vezes era substituido pelo dos fiasa 1.5 Ie e 1.6 MPI, bem como as velas. com essas trocas o motor ficava doidinho e bebia pra *%$#!.. mas ue ? não é vela pra palio 1.6 ?, não é atuador de palio 1.6? e era original comprado na concessionária ainda ! Só porque é no mesmo carro não necessariamente é intercambiável entre todos os modelos !

Mas ai é que esta ...
Onde encontrar manutenção especializada de qualidade com recursos apropriados para a tecnologia dos nossos carros sem ser assaltado pelas concessionárias as quais nem elas muitas vezes possuem equipamentos de manutenção apropriados ???
Torço por mudanças no motor 1.4 Fire o mais rápido possível, mas também torço para que isso seja feito de maneira responsável.

Estão falando de um motor 1.4 16V com algo em torno de 105cv muito em breve para substituir o 1.4 Fire 8V se isso acontecer será muito bem vindo, vide as reclamações dos proprietários sobre o motor 1.4 Fire atual. Mas por se tratar de um motor 16V espero que a Fiat corrija e não cometa os mesmos erros do passado. Esta na hora da Fiat começar a ser sinônimo de mecânica confiável.
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por shimi » Dom Mai 18, 2008 10:33 pm

AndreBsB escreveu:
shimi escreveu:um dos motores que tive e gostei da fiat foi o 1.3 16V...
#@%&! motor... giro sobe rápido, o carro anda bem...
show de bola....

Porém já foi comprovado que o Palio 1.4 flex anda mais. Assim como o 1.8 anda mais que o 1.6 16V. Estou falando de Palio com Palio. O Punto é pesado!

Os 16V parecem render mais porque giram bem em alta, mas na hora do vamos ver é diferente. Sem contar que os 8V são muito melhores de dirigir em baixa, afinal só psicopata pra andar 100% do tempo esgoelando... mesmo assim andariam atrás. Tem gente que fala do prazer em dirigir. O que adianta ser mais prazeroso dirigir o 1.3 16V e ficar atrás do 1.4? O Palio 1.3 16V ia andar na frente do Punto 1.4 numa boa.

ja dirigi o 1.4 tbm.... preferi 1000 vezes o 1.3 16V
Punto HLX 1.8
Gol 1.8 Turbo
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por leotornesi » Seg Mai 19, 2008 8:07 pm

Acho q fui premiado tbem...hehe...

Eu tenho um ELX e acho ele ecônomico pacas....faço 8 na cidade e 10 na estrada com tanque 100% alcool e sem ficar controlando o pé....

Antes do Punto tinha um corsa 1.0 e eu gastava mais combustível com o corsa do q gasto com o Punto, sem contar q a difrerença de desempenho é enorme...o corsa andava se arrastando pelas ruas...

Nos primeiros dias vou dizer q me preocupei um pouco, mas agora após 7000 Km rodados ficou tudo melhor....tanto desempenho quanto consumo...estou bem satisfeito levando em consideração que onde moro não pra pra correr mesmo...atende perfeitamente minhas necessidades!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por puntosilver » Ter Mai 20, 2008 12:20 am

eu mesmo postei aqui sobre o mau desempenho, mas ele esta 2mil km, notei uma boa melhora sim, tanto em comsumo e desempenho, encari um morro em tercira, coisa que com 1mil km ele nao subia de jeito nenhum

o colega disse que o dele esta com 7mil e esta muito bom, isso me animou ainda mais, nao vejo a hora do meu fazer logo 10mil km
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

AnteriorPróximo