Consumo dos novos E.torQ
Re: Consumo dos novos E.torQ
Hehe
Olá shadowcps!
Bom, não sou grande conhecedor de motores e tals... por isso que mais leio o fórum do que participo.
Mas desconsiderando o 'ironic mode on': pessoalmente, nunca tive motivos pra me queixar do antigo motor GM que equipava o Punto. Antes ainda, eu tive um Siena HLX, que tinha, portanto, o mesmo motor... Sério, eu nunca entendi essa fama de beberrão desse motor. Tanto no meu Punto quanto no Siena eu considerava o consumo adqueado: na cidade em torno de 8 e 9,5 (gas). No tempo do Siena, lembro que rodava mais com alcool na estrada e fazia cerca de 11, 11,5 na estrada com ar ligado. Já com o PUnto, rodei mais com gasolilna na estrada e vinha conseguindo fazer uma média de 14, 15, com ar. Talvez eu tenha tido sorte... Mas tb só piso um pouco mais fundo em condições que considero realmente adequadas. Então, não sou muito 'nervoso' pra dirigir. Mas qdo precisava, era só pisar que o motor gm respondia. E bem. O ruim mesmo era o ruído acima dos 120km. Com alcool era ainda pior!
A questão do ruído do motor pra mim foi uma das principais diferenças. REalmetne, o 1.6 e-torq é outro planeta. Mesmo o 1.8, que fiz o teste drive tb. Mas ainda andei pouco com o meu novo... EStou gostando. Mas no trânsito da cidade, eu achava o gm mais ágil, acho que por causa do torque. O meu 1.6 ainda está bem sonolento nas retomadas, mas já senti uma pequena melhora. Mas no pequeno trajeto de estrada que fiz pra ir a uma cidade vizinha, vi que o 1.6 manda muito bem! Mas to indo na manha ainda, fazendo de conta que tõ amaciando o motor (bom, dizem que isso não existe mais, mas sei lá...)
Opa, ficou meio grande o depoimento.
Abraço!
Olá shadowcps!
Bom, não sou grande conhecedor de motores e tals... por isso que mais leio o fórum do que participo.
Mas desconsiderando o 'ironic mode on': pessoalmente, nunca tive motivos pra me queixar do antigo motor GM que equipava o Punto. Antes ainda, eu tive um Siena HLX, que tinha, portanto, o mesmo motor... Sério, eu nunca entendi essa fama de beberrão desse motor. Tanto no meu Punto quanto no Siena eu considerava o consumo adqueado: na cidade em torno de 8 e 9,5 (gas). No tempo do Siena, lembro que rodava mais com alcool na estrada e fazia cerca de 11, 11,5 na estrada com ar ligado. Já com o PUnto, rodei mais com gasolilna na estrada e vinha conseguindo fazer uma média de 14, 15, com ar. Talvez eu tenha tido sorte... Mas tb só piso um pouco mais fundo em condições que considero realmente adequadas. Então, não sou muito 'nervoso' pra dirigir. Mas qdo precisava, era só pisar que o motor gm respondia. E bem. O ruim mesmo era o ruído acima dos 120km. Com alcool era ainda pior!
A questão do ruído do motor pra mim foi uma das principais diferenças. REalmetne, o 1.6 e-torq é outro planeta. Mesmo o 1.8, que fiz o teste drive tb. Mas ainda andei pouco com o meu novo... EStou gostando. Mas no trânsito da cidade, eu achava o gm mais ágil, acho que por causa do torque. O meu 1.6 ainda está bem sonolento nas retomadas, mas já senti uma pequena melhora. Mas no pequeno trajeto de estrada que fiz pra ir a uma cidade vizinha, vi que o 1.6 manda muito bem! Mas to indo na manha ainda, fazendo de conta que tõ amaciando o motor (bom, dizem que isso não existe mais, mas sei lá...)
Opa, ficou meio grande o depoimento.
Abraço!
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Re: Consumo dos novos E.torQ
Aí galera, meu punto 1.6 no começo era bem gastão tbm. Hoje, com 2000km, na pista, já está fazendo 11km/L. Isso com o tanque "meio a meio". Na cidade ele ja ta fazendo 7km/l soh no etanol. Isso com o ar ligado 20% do trajeto. Somente com etanol na pista ele faz 9,5km/L sem ar e com ar ligado por volta de 8,8km/L. Ps: a cada 500km rodados sinto que o carro fica mais esperto nas retomadas e tbm mais economico. Ele chegou a fazer apenas 5km/L no etanol na cidade.
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Com kit Creative I + Kit HSD + Sensor de Estacionamento
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Re: Consumo dos novos E.torQ
Muito legal o depoimento e considero extremamente útil, principalmente pelo fato de que várias revistas especializadas (que não entendem absolutamente NADA, assim como a FIAT não sabe fazer motor e o E-TorQ é uma furada, segundo um user APzeiro que só sabe postar isso) dizem que os motores são bem equivalentes (comparando o antigo 1.8 GM com o E-TorQ 1.6) com boa relação custo x benefício qdo comparado com o E-TorQ 1.8. Quanto a amaciar, apesar de há anos dizerem que não é mais preciso o useja, assunto controverso, é fato que as peças móveis no motor novo estão justas bagarai portanto, a tendencia é, com o uso, o motor ficar mais "solto" e portanto, render melhor e consumir menos. abço e obrigado, de novo. ficarei atento a novos depoimentos.







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Re: Consumo dos novos E.torQ
shadowcps,
Um detalhe que esqueci de mencionar: após a revisão dos... 10mil km, talvez, tenho a impressão de ter ouvido na concessionária que é (foi) feito um remapeamento no chip do 'sei lá o que'. Mas o fato é depois dessa revisão, o carro ficou bem mais solto, digamos assim, ágil. E o consumo deu uma pequena melhorada tb. Não sei se isso de remapear o chip realmente é um fato...
Bom, qto as apezeiros é dureza né? Eles acham que um gol bola sempre pode atingir 200km reais sem preparação, nitro, tnt ou turbina supersônica. hehe
Um detalhe que esqueci de mencionar: após a revisão dos... 10mil km, talvez, tenho a impressão de ter ouvido na concessionária que é (foi) feito um remapeamento no chip do 'sei lá o que'. Mas o fato é depois dessa revisão, o carro ficou bem mais solto, digamos assim, ágil. E o consumo deu uma pequena melhorada tb. Não sei se isso de remapear o chip realmente é um fato...
Bom, qto as apezeiros é dureza né? Eles acham que um gol bola sempre pode atingir 200km reais sem preparação, nitro, tnt ou turbina supersônica. hehe
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Re: Consumo dos novos E.torQ
bom, o meu foi remapeado e a diferença é grande entre o 1.4 normal e o meu. não tem ganho na final mas que fica mais esperto e economico, fica. e o remapeamento é só reprogramar o softwarem trazendo o torque mais pra baixo em torno de 1000 rpm.







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Re: Consumo dos novos E.torQ
shadowcps,
De fato, já ouvi sobre essa questão do remapeamento. Eu só não tinha exatamente certeza se as concessionárias fazem isso de fato na revisão. De qualquer forma, é bom saber dessa possibilidade do aumento do torque via remapeamento.
Ah e sobre a questão custoXbenefício do motor gm X e-torq. Acredito que pelo próprio desenvolvimento tecnológico, projeto recente e todas essas coisas o e-torq possui ótimo custo benefício. Mesmo sendo 16v (fato que parece assustar alguns). E tem cerca de 4 ou 5 cavalos a mais que o antigo 1.8 gm. Estou realmente curioso para experimentá-lo num bom trecho de estrada, até mesmo pelas 16v. Talvez a grande vantagem do motor GM é que é um motor consagrado, ainda relativamente eficiente e de bom desempenho, manutenção descomplicada (até por ser 8v) e que é conhecido pelas boas mecânicas (e nem tão boas assim). Já o e-torq precisa se consagrar, me parece. Mas acredito que o motor vai se dar bem no mercado e vai mostrar os volkistas que a Fiat sabe fazer ótimos motores.
De fato, já ouvi sobre essa questão do remapeamento. Eu só não tinha exatamente certeza se as concessionárias fazem isso de fato na revisão. De qualquer forma, é bom saber dessa possibilidade do aumento do torque via remapeamento.
Ah e sobre a questão custoXbenefício do motor gm X e-torq. Acredito que pelo próprio desenvolvimento tecnológico, projeto recente e todas essas coisas o e-torq possui ótimo custo benefício. Mesmo sendo 16v (fato que parece assustar alguns). E tem cerca de 4 ou 5 cavalos a mais que o antigo 1.8 gm. Estou realmente curioso para experimentá-lo num bom trecho de estrada, até mesmo pelas 16v. Talvez a grande vantagem do motor GM é que é um motor consagrado, ainda relativamente eficiente e de bom desempenho, manutenção descomplicada (até por ser 8v) e que é conhecido pelas boas mecânicas (e nem tão boas assim). Já o e-torq precisa se consagrar, me parece. Mas acredito que o motor vai se dar bem no mercado e vai mostrar os volkistas que a Fiat sabe fazer ótimos motores.
Editado pela última vez por Ziguratt em Qui Set 09, 2010 11:46 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Consumo dos novos E.torQ
Vi só agora a msg, nao da pra ir na garagem verificar, mas sem duvida deve ser isso não pode fazer tanto, hoje chego a 19
amanha vejo e posto aqui.
vlw abs.
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Re: Consumo dos novos E.torQ
Ziguratt escreveu:shadowcps,
De fato, já ouvi sobre essa questão do remapeamento. Eu só não tinha exatamente certeza se as concessionárias fazem isso de fato na revisão. De qualquer forma, é bom saber dessa possibilidade do aumento do torque via remapeamento.
Ah e sobre a questão custoXbenefício do motor gm X e-torq. Acredito que pelo próprio desenvolvimento tecnológico, projeto recente e todas essas coisas o e-torq possui ótimo custo benefício. Mesmo sendo 16v (fato que parece assustar alguns). E tem cerca de 4 ou 5 cavalos a mais que o antigo 1.8 gm. Estou realmente curioso para experimentá-lo num bom trecho de estrada, até mesmo pelas 16v. Talvez a grande vantagem do motor GM é que é um motor consagrado, ainda relativamente eficiente e de bom desempenho, manutenção descomplicada (até por ser 8v) e que é conhecido pelas boas mecânicas (e nem tão boas assim). Já o e-torq precisa se consagrar, me parece. Mas acredito que o motor vai se dar bem no mercado e vai mostrar os volkistas que a Fiat sabe fazer ótimos motores.
Olha, até onde sei, CC, oficialmente, não pode fazer o remap, sob risco de perder a concessão da marca (é clasificado como alteração de projeto) agora, se alguma faz por baixo dos panos, é outra história.







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Re: Consumo dos novos E.torQ
Alô Shadow!
Acho que na próxima semana ou na outra quero ver se coloco aqueles parafusos anti-furto nas rodas de liga. Daí vou ver se consigo alguma informação extra sobre esse lance de remapeamento nas concessionárias.
Acho que na próxima semana ou na outra quero ver se coloco aqueles parafusos anti-furto nas rodas de liga. Daí vou ver se consigo alguma informação extra sobre esse lance de remapeamento nas concessionárias.
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Re: Consumo dos novos E.torQ
Na HOnda, quando fui fazer a revisão de 30.000 do meu antigo NC, reclamei do consumo, e eles disseram que fariam o tal remapeamento (seria no Diag ou aparelho parecido, sei lá).
Fato é que depois da revisão o carro melhorou seu consumo.
abçs
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CARLESS.... Agora é só no busão, na motoca, no metrô e na sola do sapato maluco!

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