Dúvidas sobre o Punto eTorq 1.8 16v
Re: Dúvidas sobre o Punto eTorq 1.8 16v
Acho que o AndreBsB mandouo muito bem. Realmente, o Siena HLX anda muito bem!
E acho que o AndreBsB tb achou a palavra certa: esgoelar. Eu definitivamente não era esse tipo de motorista. No Siena e no Punto hlx com algo em torno de 2500 rpm eu ja trocava de 1 pra 2 marcha na boa. Como minha rua é um aclive (como todo o meu bairro é cheio de aclilves de declives) na primeira semana de e-torq fiquei apavorado. Tive que aprender a meter o pé (o que não deixa de ser divertido), pois estava muito mal acostumado com os hlx.
Hoje, qdo saio de casa, no aclive, levo a primeira até uns 4mil giros e a segunda até uns 5mil giros. Vai que é uma beleza! Claro, isso não é esgoelar, mas no meu cotidiano foi uma mudança significativa de condução.
Abraços!
E acho que o AndreBsB tb achou a palavra certa: esgoelar. Eu definitivamente não era esse tipo de motorista. No Siena e no Punto hlx com algo em torno de 2500 rpm eu ja trocava de 1 pra 2 marcha na boa. Como minha rua é um aclive (como todo o meu bairro é cheio de aclilves de declives) na primeira semana de e-torq fiquei apavorado. Tive que aprender a meter o pé (o que não deixa de ser divertido), pois estava muito mal acostumado com os hlx.
Hoje, qdo saio de casa, no aclive, levo a primeira até uns 4mil giros e a segunda até uns 5mil giros. Vai que é uma beleza! Claro, isso não é esgoelar, mas no meu cotidiano foi uma mudança significativa de condução.
Abraços!
- Barbeiro de Auto Escola
Fight perfeito!
construtivo!
embora o meu seja 1.6, esse lance de "falta de folego" o cara rapido se acostuma.
No inicio o carro parece q nao anda, mas basta puxar uma 2a marcha q ele sai voando!
O mais bacana é estar de 3a no transito, encosta um Golfzinho Sportlinezinho. Ai pisa fundo no e-torq e o Golf fica cada vez menor no retrovisor. kkkkkkkk.
Adoro tirar onde com sportlinezinho!
construtivo!
embora o meu seja 1.6, esse lance de "falta de folego" o cara rapido se acostuma.
No inicio o carro parece q nao anda, mas basta puxar uma 2a marcha q ele sai voando!
O mais bacana é estar de 3a no transito, encosta um Golfzinho Sportlinezinho. Ai pisa fundo no e-torq e o Golf fica cada vez menor no retrovisor. kkkkkkkk.
Essence 1.6 | E-Torq | Branco
Creative 2 (Blue&Me, Rodas 16, milhas, etc, etc)
Filme: G5 laterais - G5 traseira - clarinho no dianteiro
Creative 2 (Blue&Me, Rodas 16, milhas, etc, etc)
Filme: G5 laterais - G5 traseira - clarinho no dianteiro
- Usuário Banido
MrWhite escreveu:Fight perfeito!
construtivo!
Exatamente...Vale lembrar que este 1.6 16V veio substituir o 1.4 8V ELX pela faixa de preço; então a melhora principalmente nas vibrações é sensível.
- Piloto de Autorama
Engraçado que, quando EU falei que tinha que "esgoelar" eu quase fui "esgoelado". hahahahaha
como dizem alguns do forum "PARCIALIDADE MODE ON".
Lucas
como dizem alguns do forum "PARCIALIDADE MODE ON".
Lucas
"8v arranca e retoma na frente, depois o 16v pega" Depois? tarde demais...
sinal fechou, vc ficou!
eu passei, vc nao!
essa vaga é minha, procura outra!
sinal fechou, vc ficou!
eu passei, vc nao!
- Piloto de Autorama
o que acho paradoxal é que quem não quer "esgoelar" o carro, comenta de arrancadas contra outros, com outros carros que teve. Os outros eram "esgoelados" e o E-TorQ tem a obrigação de responder sem dar uma esticada, mesmo ciente de que qualquer motor 16gv demora um pouco para "encher" e responder. 

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
o que acho paradoxal é que quem não quer "esgoelar" o carro, comenta de arrancadas contra outros, com outros carros que teve. Os outros eram "esgoelados" e o E-TorQ tem a obrigação de responder sem dar uma esticada, mesmo ciente de que qualquer motor 16gv demora um pouco para "encher" e responder. 

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
shadowcps escreveu:o que acho paradoxal é que quem não quer "esgoelar" o carro, comenta de arrancadas contra outros, com outros carros que teve. Os outros eram "esgoelados" e o E-TorQ tem a obrigação de responder sem dar uma esticada, mesmo ciente de que qualquer motor 16gv demora um pouco para "encher" e responder.
Quem falou que o etorq tem que responder sem esgoelar?
Me diz quem foi e me mostra o que esse cara escreveu que nos vamos tirar satisfaçao com ele! que cara mais sem noçao esse!
kkkk

sinal fechou, vc ficou!
eu passei, vc nao!
sinal fechou, vc ficou!
eu passei, vc nao!
- Piloto de Autorama
LucasMoura escreveu:O mais legal é que o meu palio 1.8 nao era o "R" e....
Quando eu parava nos sinais ou em outras situaçoes em rodovias, os motoristas achavam que meu palio era 1.0 ou 1.4 (ja que nao tinha aqueles adesivos de 1.8R). E quando dava verde ou em momentos de ultrapassagem nos arrancavamos forte e eles ficavam pra tras com aquela cara de - ô louco- será que levei pau de um paliozim?????? hahahahahaha
Lembro de duas situaçoes: uma no sinal ao lado de um golf (esse modelo novo, mas nao sei se era 2.0 ou 1.6). Na arrancada quando passei 2 marcha e dei um salto na frente dele, deu pra ver ele olhando de lado na janela assustado ahahahahahahahah foi legal demais.
A outra foi na rodovia voltando de Brasilia, eu colei num Corolla (me desculpem mais uma vez, nao sei se era 1.8 ou o que era), nas ultrapassagens eu estava atras dele e quando ele cortava pra ultrapassar eu ia logo atras. Ele estava dando tudo que o carro dele oferecia e eu meio que cortando um pouco mais pro lado pra ele ver que o meu palio acelerava mais que o corolla... Lembro diretinho da cara dele no retrovisor olhando de lado toda hora, quase com a mesma cara do motorista do golf![]()
ê palio que deixou saudade.... hehehehe
Lucas
Foto do demo!

sinal fechou, vc ficou!
eu passei, vc nao!
sinal fechou, vc ficou!
eu passei, vc nao!
- Piloto de Autorama
AndreBsB escreveu:Meu irmão já teve um Siena HLX e andava muito. Batia 220 rápido no painel. De final, talvez era até melhor que o Palio por ser sedan. Eu já consegui andar bem parelho com um Siena HLX, mas tinha uma pessoa a mais no carro do cara. Talvez seria o mesmo de um Palio com duas pessoas a mais.
Já consegui média de 12,8km/l aqui em Brasília e atualmente está na casa dos 11,5-12km/l, sem ar-condicionado e dando umas esgoeladas nervosas de vez em quando.
É um motor honesto e confiável, de manuntenção barata e não faz passar vergonha com ele não. Nunca dirigi o ETORQ, mas sei tocar carros 8V e 16V. Cada um tem suas virtudes. Pra quem não gosta de "esgoelar", pode esquecer 16V. Eu piso sem dó.
A diferença de torque é perceptível em motores de mesma cilindrada com 8V e 16V. Já tivemos um Palio Fire 8V e um Siena 16V, ambos G2 1.0. Em baixa, parecia que o 16V estava estragado, comparando com o 8V. Porém, pra esgoelar, na 3ª marcha ele já tava tranquilo na frente.
O torque em baixa do 8V é realmente incomparável e as vezes a teoria deixa muito a desejar em relação a prática. ACHO que o 1.8 da FIAT deveria ser duplo comando de válvulas. Modernidade é isso, mas com certeza deve ser um bom motor.
Não existe motor melhor e pior. O 1.0 é melhor que ambos no quesito economia. O GM é melhor no quesito torque em baixa e o ETORQ melhor na questão de potência em giro alto. Se colocar um GM e um ETORQ na mão da minha namorada, por exemplo, ela vai achar que o GM é muito mais esperto.
Pelo 1.8 16V eu trocaria sorrindo, mas o 1.6 16V, apesar de não ter dirigido, não trocaria. Troco o torque em baixa por mais potência. Perder o toque em baixa pra ter praticamente a mesma potência seria burrice, na minha opinião.
Verdade cara, acredito que o Siena chegue mesmo em 220, pois tenho um amigo que tinha um 1.8R e já fez vídeo a 215 km/h. O máximo que cheguei no meu 1.8R foi 190 km/h, no ritmo que ia, dava 210 fácil, mas não tive mais pista pra pisar, depois desse dia não tive mais "coragem" e só fui a uns 170, 180 por poucas vezes.. Apesar do Palio andar muito bem, acho que ele não oferece uma segurança adequada e estabilidade para andar em velocidades acima de 140, parece que o carro "flutua".
O motor 1.8 é super robusto, confiável, e sua mecânica é simples e barata. Em 95 mil km rodados, só tive problemas com o potenciometro do corpo de borboleta, vazamento de óleo pelo retentor do comando de válvulas (a peça custou menos de 20 reais), no mais, tive 2 vazamentos no sistema de arrefecimento (aconteceria com qualquer carro). O consumo é ótimo, agora mesmo meu computador de bordo tá marcando 12,7 km/l, usando ar quase o tempo inteiro, e olha que piso as vezes, se andar na maciota e sem ar, passa de 13 km/l fácil. Não entendo porque tem gente que ainda mete o pau nesse GM, é porque não conhece.
Por isso que só deixarei meu Palio por um carro mais forte, no mínimo um Punto 1.8 16v, e acho que ainda sentirei falta do super torque em baixa rotação.. hehe..
MrWhite escreveu:Fight perfeito!
construtivo!
Rapaz, é verdade, eu não sei qual o problema dos donos de Golf, que querem impor sua superioridade mesmo com motor 1.6, querem mostrar o quanto "suas máquinas" andam. Vários 1.6 se meteram a besta em semáforo com o 1.8R, não tem nem graça. Até o 2.0 da VW não merece respeito, pois menos torque que o GM 1.8.
- Piloto de Atari
Belo carro. como você mesmo disse, se passa por 1.0 ou 1.4 pra quem não vê direito. Ou seja, um lobo em pele de cordeiro.. hehehe
Outro dia eu estava voltando de Anápolis-GO e parei em uma lombada, ao lado de um Honda CRV, saí acelerando meio rápido, e o cara da CRV não gostou muito, e colou na minha traseira dando luz alta. Reduzi, pisei e ele não deu conta de me acompanhar.
Outro dia eu estava voltando de Anápolis-GO e parei em uma lombada, ao lado de um Honda CRV, saí acelerando meio rápido, e o cara da CRV não gostou muito, e colou na minha traseira dando luz alta. Reduzi, pisei e ele não deu conta de me acompanhar.
LucasMoura escreveu:LucasMoura escreveu:O mais legal é que o meu palio 1.8 nao era o "R" e....
Quando eu parava nos sinais ou em outras situaçoes em rodovias, os motoristas achavam que meu palio era 1.0 ou 1.4 (ja que nao tinha aqueles adesivos de 1.8R). E quando dava verde ou em momentos de ultrapassagem nos arrancavamos forte e eles ficavam pra tras com aquela cara de - ô louco- será que levei pau de um paliozim?????? hahahahahaha
Lembro de duas situaçoes: uma no sinal ao lado de um golf (esse modelo novo, mas nao sei se era 2.0 ou 1.6). Na arrancada quando passei 2 marcha e dei um salto na frente dele, deu pra ver ele olhando de lado na janela assustado ahahahahahahahah foi legal demais.
A outra foi na rodovia voltando de Brasilia, eu colei num Corolla (me desculpem mais uma vez, nao sei se era 1.8 ou o que era), nas ultrapassagens eu estava atras dele e quando ele cortava pra ultrapassar eu ia logo atras. Ele estava dando tudo que o carro dele oferecia e eu meio que cortando um pouco mais pro lado pra ele ver que o meu palio acelerava mais que o corolla... Lembro diretinho da cara dele no retrovisor olhando de lado toda hora, quase com a mesma cara do motorista do golf![]()
ê palio que deixou saudade.... hehehehe
Lucas
Foto do demo!
- Piloto de Atari