Relato sobre o câmbio Dualogic
Re: Relato sobre o câmbio Dualogic
mauro0x52 escreveu:Realmente a resposta do acelerador no dualogic para mim também pareceu mais lento que o câmbio manual nas retomadas. Tipo numa lombada, na retomada, parece que ele fica pensando o que fazer na vida.
O que tenho feito é, tirar o pé do freio e já pisar fundo no acelerador, e diminuir assim que a aceleração retomar a vida, aí vai normal.
Mauro, é exatamento este o problema.
Tenho corolla automático e não consegui me adaptar com essa situação, por isso peguei o Punto mecânico mesmo.
Quer ver isso piorar é ameaçar acelerar após uma lombada, retirar o pé do acelerador e voltar a acelerar. Parece que se passa 1 minuto.. hehe..
Queria muito o dualogic, mas na minha próxima compra vou alugar um carro com o DL e ficar pelo menos uma semana pra ver se rola.
Vc se acostumou completamente com o câmbio?
Já usou um automático autêntico para a comparação?
Abraços.
- Piloto de Atari
- Mensagens: 23
- Registrado em: Sex Ago 20, 2010 11:52 pm
- Localização: sao paulo
Re: Relato sobre o câmbio Dualogic
rogeriofonseca escreveu:Madrão, primeiramente, parabéns pelo carro e escolha do DL.
Tenho um DL ha pouco menos de 01 mês e ainda sofro com esse problema. Acho que é só questão de adaptação. As vzs aceleramos e ele "PULA" e somos obrigados a freiar bruscamente. Kkkkkk...Li reportagens falando do modo de dirigir carros automaticos de alguns motoristas pisando no pedal do freio com o pé esquerdo, dessa forma vc controlar o carro melhor,como fazem alguns pilotos na F1, porém ainda nao tentei me adaptar a esse estilo de dirigir pq não tenho a minima coordenação. Acho que não custa na da tentarmos, né? Outra diferença é no momento de meia-embreagem num engarrafamento, hj nem tanto, mas logo no início ficava com o pé esquerdo procurando o pedal...Risos.. Tirando essa diferenças, que com certeza, daqui a algum tempo nos adaptaremos e ausência do pedal da embreagem, não sei se meu próximo será cambio manual... É uma sensação mto gostosa pilotar o DL tanto no auto qto no manual.
Abraços e parabéns!
Valeu rogeriofonseca.
Experimentei usar o pé esquerdo no freio nas manobras, mas isso vai levar muito tempo para me adaptar. Aparentemente, o uso do freio de mão é mais fácil nesta situação (e funciona um pouco). Estou puxando um pouco o freio de mão e o carro não está dando aqueles pulos.
- Piloto de Atari
- Mensagens: 5
- Registrado em: Ter Fev 16, 2010 7:22 am
- Localização: são paulo
Re: Relato sobre o câmbio Dualogic
Pessoal, uma dúvida sobre o Dualogic X Estacionamento: nos câmbios manuais, essa manobra (garagens, balizas) é feita usando apenas o freio e a embreagem, certo (solta um pouco a embreagem e controla no freio)? O carro é um pouco "acelerado", não precisa pisar no pedal (acelerador) para o carro andar...
No Dualogic, usando MANUAL, isso não acontece? Tipo: deixa engranado e só usa o freio para a manobra. Meu irmão tem um Vectra automático e ele só estaciona assim, usando APENAS o pedal do freio. Aqui na garagem de casa, colo o fundo do carro na parede. Do jeito que o pessoal tá falando, não vou poder fazer isso... O meu DL chega daqui a alguns dias...
Icaro Queiroz
No Dualogic, usando MANUAL, isso não acontece? Tipo: deixa engranado e só usa o freio para a manobra. Meu irmão tem um Vectra automático e ele só estaciona assim, usando APENAS o pedal do freio. Aqui na garagem de casa, colo o fundo do carro na parede. Do jeito que o pessoal tá falando, não vou poder fazer isso... O meu DL chega daqui a alguns dias...
Icaro Queiroz
- Piloto de Atari
- Mensagens: 10
- Registrado em: Ter Ago 17, 2010 11:33 pm
- Localização: Salvador
Re: Relato sobre o câmbio Dualogic
Tb sou dono de um dualogic e nao tenho nada do que reclamar, seus "soluços" que alguns reclamam não acho assim tão terrível.
Só acrescentando.
para quem sabe usar as trocas de marchas em relação ao conta giros o carro é um pouco mais econômico (eu disse um pouco apenas).
dirijo sempre no modo manual (70 - 80%), eu prefiro principalmente porque tenho controle da agilidade do carro, uso o automático apenas quando estou com preguiça ou com uma das mão ocupadas.
o piloto automático é muito bom, demora um tempinho para se acostumar e requer uma leitura do manual para não ficar tentando adivinhar como funciona, suas retomadas para a velocidade marcada é bem precisa.
surgindo alguma dúvida estou ai tb
abraços
Só acrescentando.
para quem sabe usar as trocas de marchas em relação ao conta giros o carro é um pouco mais econômico (eu disse um pouco apenas).
dirijo sempre no modo manual (70 - 80%), eu prefiro principalmente porque tenho controle da agilidade do carro, uso o automático apenas quando estou com preguiça ou com uma das mão ocupadas.
o piloto automático é muito bom, demora um tempinho para se acostumar e requer uma leitura do manual para não ficar tentando adivinhar como funciona, suas retomadas para a velocidade marcada é bem precisa.
surgindo alguma dúvida estou ai tb
abraços
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 148
- Registrado em: Seg Ago 23, 2010 12:33 am
- Localização: rio de janeiro
Re: Relato sobre o câmbio Dualogic
Icaro Queiroz escreveu:Pessoal, uma dúvida sobre o Dualogic X Estacionamento: nos câmbios manuais, essa manobra (garagens, balizas) é feita usando apenas o freio e a embreagem, certo (solta um pouco a embreagem e controla no freio)? O carro é um pouco "acelerado", não precisa pisar no pedal (acelerador) para o carro andar...
No Dualogic, usando MANUAL, isso não acontece? Tipo: deixa engranado e só usa o freio para a manobra. Meu irmão tem um Vectra automático e ele só estaciona assim, usando APENAS o pedal do freio. Aqui na garagem de casa, colo o fundo do carro na parede. Do jeito que o pessoal tá falando, não vou poder fazer isso... O meu DL chega daqui a alguns dias...
Icaro Queiroz
Icaro,
O espaço para eu estacionar em casa é bem apertado também.
Eu ainda acho muito difícil manobrar bem devagar o carro para encostá-lo na parede.
Não deu outra: depois de dois (belos) totós, eu acabei comprando aquelas espumas e coloquei na parede.
Até agora este foi meu único problema com o DL.


Ex: Punto Sporting 1.8 16v Dualogic [13/14] Vermelho Modena
Ex: Punto Essence 1.8 16v Dualogic [10/11] Cinza Scandium
Ex: Punto ELX 1.4 [07/08] Azul Vitality
Ex: Palio Fire Flex [05/06] Prata Bari
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 119
- Registrado em: Dom Set 12, 2010 9:43 pm
- Localização: Santo André
Re: Relato sobre o câmbio Dualogic
Estranho este comportamento do dualogic ao estacionar.
Já tive 03 carros automáticos.
E, em todos era apenas controlar no freio...
Estou "quase" adquirindo um Linea Absolute dualogic...
Mas, estou a cada dia ficando mais incerto desta aquisição...
Já tive 03 carros automáticos.
E, em todos era apenas controlar no freio...
Estou "quase" adquirindo um Linea Absolute dualogic...
Mas, estou a cada dia ficando mais incerto desta aquisição...
- Motorista de Auto Escola
- Mensagens: 515
- Registrado em: Dom Ago 02, 2009 6:24 am
- Localização: Triângulo Mineiro
Re: Relato sobre o câmbio Dualogic
nao pode pensar que dualogic tem o funcionamento igual a um cambio automatico. No DL, a embreagem só é desacionada e dá tração ao carro apenas ao se pisar no acelerador... enquanto vc nao pisarno acelerador é como se vc engatasse a primeira ou a ré enao tirasse o pé da embreagem, ou seja, o carro fica solto.
O câmbio é um show, com menos de um mêsjá me acostumei, e saídas em ladeiras muito íngremes é só pisar no freio com o pé esquerdo e acelerar. Quando sentir que o carro ta dando um pouco detração já pode tirar o pé esquerdo do freio e acelerar mais forte que ele nao anda nem um centímetro pra tras.
A diferença pro automatico convencional é que neste, o carro está sempre acelerando, já engatado, o que causa um maior (mas nem tanto) desgaste do sistema. No dualogic, a marcha fica engatada, porém a embreagem fica acionada, deixando o carro solto, até que se pise no acelerador.
Aúnica coisa que faço é colocar no N quando fico muito tempo parado num farol, pois seria o mesmo que vc ficar com a primeira engatada e com o pé na embreagem um tempão.... faço isso como um meio de tentar preservar de alguma forma a embreagem.
O câmbio é um show, com menos de um mêsjá me acostumei, e saídas em ladeiras muito íngremes é só pisar no freio com o pé esquerdo e acelerar. Quando sentir que o carro ta dando um pouco detração já pode tirar o pé esquerdo do freio e acelerar mais forte que ele nao anda nem um centímetro pra tras.
A diferença pro automatico convencional é que neste, o carro está sempre acelerando, já engatado, o que causa um maior (mas nem tanto) desgaste do sistema. No dualogic, a marcha fica engatada, porém a embreagem fica acionada, deixando o carro solto, até que se pise no acelerador.
Aúnica coisa que faço é colocar no N quando fico muito tempo parado num farol, pois seria o mesmo que vc ficar com a primeira engatada e com o pé na embreagem um tempão.... faço isso como um meio de tentar preservar de alguma forma a embreagem.
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 154
- Registrado em: Seg Ago 09, 2010 9:39 am
- Localização: são paulo
Re: Relato sobre o câmbio Dualogic
isso que eu tinha dúvida, enqto vc deixar no auto é como se estivesse utilizando, diminuindo assim a vida útil da embreagem
interessante q não é divulgado nas revistas e análises
interessante q não é divulgado nas revistas e análises
- Motorista de Auto Escola
- Mensagens: 741
- Registrado em: Ter Mai 11, 2010 12:21 pm
- Localização: Teófilo Otoni/MG
Re: Relato sobre o câmbio Dualogic
Ou seja: estacionar paralelo ao meio-fio, entre dois carros e sair desse estacionamento é um TORMENTO?!?!?! Desse jeito, teremos prejuízo duplo: nosso pára-choque e o do carro próximo ao nosso... Isso não tem jeito não???? Tem que haver uma solução, uso do pedal do freio ou do freio de mão!!! Fiz um teste hoje com o carro de meu pai (manual) tentando usar o pé esquerdo no pedal do freio, com resultados terríveis. Freadas bruscas e saídas idem. A perna esquerda não foi educada para isso!!!!
Quem já tem o DL: o "passo" para trás é muito violento nessa situação? Realmente não dá para sair "suavemente"?
Preocupado....
Icaro Queiroz
Quem já tem o DL: o "passo" para trás é muito violento nessa situação? Realmente não dá para sair "suavemente"?
Preocupado....
Icaro Queiroz
- Piloto de Atari
- Mensagens: 10
- Registrado em: Ter Ago 17, 2010 11:33 pm
- Localização: Salvador
Re: Relato sobre o câmbio Dualogic
Acho estranho o pessoal ter dificuldade de usar o dual em baixa rotação....não vejo essa dificuldade em estacionar e manobrar com pouco espaço..é tudo questão de adaptar o toque do pé no acelerador, primeira vez que tenho um 16v e com apenas 700km rodados já me sinto confortável no uso do dual em baixa.
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 136
- Registrado em: Seg Jul 05, 2010 12:58 am
- Localização: São Paulo
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes