Relato sobre o câmbio Dualogic

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Re: Relato sobre o câmbio Dualogic

por ttrt » Sáb Out 02, 2010 3:48 pm

mauro0x52 escreveu:Realmente a resposta do acelerador no dualogic para mim também pareceu mais lento que o câmbio manual nas retomadas. Tipo numa lombada, na retomada, parece que ele fica pensando o que fazer na vida.

O que tenho feito é, tirar o pé do freio e já pisar fundo no acelerador, e diminuir assim que a aceleração retomar a vida, aí vai normal.

Mauro, é exatamento este o problema.

Tenho corolla automático e não consegui me adaptar com essa situação, por isso peguei o Punto mecânico mesmo.

Quer ver isso piorar é ameaçar acelerar após uma lombada, retirar o pé do acelerador e voltar a acelerar. Parece que se passa 1 minuto.. hehe..

Queria muito o dualogic, mas na minha próxima compra vou alugar um carro com o DL e ficar pelo menos uma semana pra ver se rola.

Vc se acostumou completamente com o câmbio?

Já usou um automático autêntico para a comparação?

Abraços.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por magrao » Dom Out 03, 2010 9:31 am

rogeriofonseca escreveu:Madrão, primeiramente, parabéns pelo carro e escolha do DL.
Tenho um DL ha pouco menos de 01 mês e ainda sofro com esse problema. Acho que é só questão de adaptação. As vzs aceleramos e ele "PULA" e somos obrigados a freiar bruscamente. Kkkkkk...Li reportagens falando do modo de dirigir carros automaticos de alguns motoristas pisando no pedal do freio com o pé esquerdo, dessa forma vc controlar o carro melhor,como fazem alguns pilotos na F1, porém ainda nao tentei me adaptar a esse estilo de dirigir pq não tenho a minima coordenação. Acho que não custa na da tentarmos, né? Outra diferença é no momento de meia-embreagem num engarrafamento, hj nem tanto, mas logo no início ficava com o pé esquerdo procurando o pedal...Risos.. Tirando essa diferenças, que com certeza, daqui a algum tempo nos adaptaremos e ausência do pedal da embreagem, não sei se meu próximo será cambio manual... É uma sensação mto gostosa pilotar o DL tanto no auto qto no manual.
Abraços e parabéns!

Valeu rogeriofonseca.
Experimentei usar o pé esquerdo no freio nas manobras, mas isso vai levar muito tempo para me adaptar. Aparentemente, o uso do freio de mão é mais fácil nesta situação (e funciona um pouco). Estou puxando um pouco o freio de mão e o carro não está dando aqueles pulos.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Icaro Queiroz » Qui Out 07, 2010 11:32 pm

Pessoal, uma dúvida sobre o Dualogic X Estacionamento: nos câmbios manuais, essa manobra (garagens, balizas) é feita usando apenas o freio e a embreagem, certo (solta um pouco a embreagem e controla no freio)? O carro é um pouco "acelerado", não precisa pisar no pedal (acelerador) para o carro andar...

No Dualogic, usando MANUAL, isso não acontece? Tipo: deixa engranado e só usa o freio para a manobra. Meu irmão tem um Vectra automático e ele só estaciona assim, usando APENAS o pedal do freio. Aqui na garagem de casa, colo o fundo do carro na parede. Do jeito que o pessoal tá falando, não vou poder fazer isso... O meu DL chega daqui a alguns dias...

Icaro Queiroz
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por jeanphillipe » Sex Out 08, 2010 12:22 am

Tb sou dono de um dualogic e nao tenho nada do que reclamar, seus "soluços" que alguns reclamam não acho assim tão terrível.
Só acrescentando.
para quem sabe usar as trocas de marchas em relação ao conta giros o carro é um pouco mais econômico (eu disse um pouco apenas).
dirijo sempre no modo manual (70 - 80%), eu prefiro principalmente porque tenho controle da agilidade do carro, uso o automático apenas quando estou com preguiça ou com uma das mão ocupadas.

o piloto automático é muito bom, demora um tempinho para se acostumar e requer uma leitura do manual para não ficar tentando adivinhar como funciona, suas retomadas para a velocidade marcada é bem precisa.

surgindo alguma dúvida estou ai tb

abraços
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por lucianoleonel » Sex Out 08, 2010 1:13 pm

Icaro Queiroz escreveu:Pessoal, uma dúvida sobre o Dualogic X Estacionamento: nos câmbios manuais, essa manobra (garagens, balizas) é feita usando apenas o freio e a embreagem, certo (solta um pouco a embreagem e controla no freio)? O carro é um pouco "acelerado", não precisa pisar no pedal (acelerador) para o carro andar...

No Dualogic, usando MANUAL, isso não acontece? Tipo: deixa engranado e só usa o freio para a manobra. Meu irmão tem um Vectra automático e ele só estaciona assim, usando APENAS o pedal do freio. Aqui na garagem de casa, colo o fundo do carro na parede. Do jeito que o pessoal tá falando, não vou poder fazer isso... O meu DL chega daqui a alguns dias...

Icaro Queiroz

Icaro,

O espaço para eu estacionar em casa é bem apertado também.
Eu ainda acho muito difícil manobrar bem devagar o carro para encostá-lo na parede.
Não deu outra: depois de dois (belos) totós, eu acabei comprando aquelas espumas e coloquei na parede.
Até agora este foi meu único problema com o DL.
8) Pilotando: Etios Hatch 1.5 XLS [13/14] Preto Rock 8)
Ex: Punto Sporting 1.8 16v Dualogic [13/14] Vermelho Modena
Ex: Punto Essence 1.8 16v Dualogic [10/11] Cinza Scandium
Ex: Punto ELX 1.4 [07/08] Azul Vitality
Ex: Palio Fire Flex [05/06] Prata Bari
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por apmed2000 » Sex Out 08, 2010 3:48 pm

Estranho este comportamento do dualogic ao estacionar.
Já tive 03 carros automáticos.
E, em todos era apenas controlar no freio...
Estou "quase" adquirindo um Linea Absolute dualogic...
Mas, estou a cada dia ficando mais incerto desta aquisição...
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por mcd » Sex Out 08, 2010 4:23 pm

nao pode pensar que dualogic tem o funcionamento igual a um cambio automatico. No DL, a embreagem só é desacionada e dá tração ao carro apenas ao se pisar no acelerador... enquanto vc nao pisarno acelerador é como se vc engatasse a primeira ou a ré enao tirasse o pé da embreagem, ou seja, o carro fica solto.

O câmbio é um show, com menos de um mêsjá me acostumei, e saídas em ladeiras muito íngremes é só pisar no freio com o pé esquerdo e acelerar. Quando sentir que o carro ta dando um pouco detração já pode tirar o pé esquerdo do freio e acelerar mais forte que ele nao anda nem um centímetro pra tras.

A diferença pro automatico convencional é que neste, o carro está sempre acelerando, já engatado, o que causa um maior (mas nem tanto) desgaste do sistema. No dualogic, a marcha fica engatada, porém a embreagem fica acionada, deixando o carro solto, até que se pise no acelerador.
Aúnica coisa que faço é colocar no N quando fico muito tempo parado num farol, pois seria o mesmo que vc ficar com a primeira engatada e com o pé na embreagem um tempão.... faço isso como um meio de tentar preservar de alguma forma a embreagem.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por adrpanam » Sex Out 08, 2010 5:31 pm

isso que eu tinha dúvida, enqto vc deixar no auto é como se estivesse utilizando, diminuindo assim a vida útil da embreagem
interessante q não é divulgado nas revistas e análises
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por Icaro Queiroz » Sex Out 08, 2010 10:40 pm

Ou seja: estacionar paralelo ao meio-fio, entre dois carros e sair desse estacionamento é um TORMENTO?!?!?! Desse jeito, teremos prejuízo duplo: nosso pára-choque e o do carro próximo ao nosso... Isso não tem jeito não???? Tem que haver uma solução, uso do pedal do freio ou do freio de mão!!! Fiz um teste hoje com o carro de meu pai (manual) tentando usar o pé esquerdo no pedal do freio, com resultados terríveis. Freadas bruscas e saídas idem. A perna esquerda não foi educada para isso!!!!

Quem já tem o DL: o "passo" para trás é muito violento nessa situação? Realmente não dá para sair "suavemente"?

Preocupado....

Icaro Queiroz
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por junioratm » Sex Out 08, 2010 10:53 pm

Acho estranho o pessoal ter dificuldade de usar o dual em baixa rotação....não vejo essa dificuldade em estacionar e manobrar com pouco espaço..é tudo questão de adaptar o toque do pé no acelerador, primeira vez que tenho um 16v e com apenas 700km rodados já me sinto confortável no uso do dual em baixa.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

AnteriorPróximo