Pedido de HT - Skydome + Telecomando

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

por victornb » Ter Jun 03, 2008 6:51 pm

show sua primeira análise.

to torcendo q de certo.

se der eu faço no meu!

abços e obrigado pela cooperação.

:)
Rodas >> OK, Adesivos >> OK, personalização na pintura>> OK
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

por Junior_HLX » Ter Jun 03, 2008 8:12 pm

victornb escreveu:show sua primeira análise.

to torcendo q de certo.

se der eu faço no meu!

abços e obrigado pela cooperação.

:)

Seu Punto era meu sonho, pena que a mulher é meio conservadora. Pelo menos quis o laranja spot
Punto HLX 2008/2008
Skydome, Laranja Spot, BlueMe, Airbags dianteiros, ABS, Todos os sensores
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por Junior_HLX » Qua Jun 04, 2008 2:25 pm

Amigos, tenho uma ótima notícia. Consegui, sem muito trabalho, fazer o teto funcionar sem chave. Isso não implica em nenhum problema para o carro e vocês vão entender o porque.
A central recebe alimentação o tempo todo, mas ela tem um fio de 12v que vem da ignição que diz a ela se a mesma está ligada ou não. Se esse sinal não vier, ela trava o comando dos vidros. Para dar um exemplo, façam o mesmo teste que fiz. Quem tem teto sabe que, em determinada posição, se você mantiver o botão apertado por um período curto, a central se encarrega de movimenta-lo automaticamente até o final do estágio. Bom, fiz isso e já com o botão solto, enquanto o vidro se movimentava, desliguei a chave, aí o teto parou. Com isso tive certeza absoluta que algum fio indicava para a central que a ignição estava desligada, porque o motor e a central recebem alimentação constante. Como já tinha dito, imaginei onde a central estava e imaginava que precisaríamos remover o forro para ter acesso a ela, errei! A central está localizada na coluna central do teto sim, naquela separação entre os dois vidros, mas ela está encostada no vidro do teto traseiro. Sabem no meio onde tem um botão bege que vc tira para colocar uma chave e fechar o teto manualmente caso ele queime? (quem não sabe, não leu o manual :evil: ). Esse parafuso está na central, o motor e ela são uma coisa só. Para acessa-la, vc precisa sentar no banco de trás, no meio. Aí vc puxa o acabamento de borracha que fica entre o forro e o teto. Façam sem medo pq é muito fácil tirar e colocar. Desencaixe até as duas laterias onde a borracha faz a curva. Ponha a mão no forro e desça um pouco, até não forçar e vc verá a o motor, a central preta como se fizesse parte do motor e o conector cinza com os fios que descrivi ontem que vinham dos botões do teto. Ontem eu disse que tinham 4 fios nos botões, ele vão estar nesse conector. Tb disse que tinha um fio vermelho grosso na coluna do para-brisa, e já tinha testado e sabia que era do teto, ele está lá tb. Então temos 6 fios, certo? Ótimo, mas aí a gente olha e vê dois vermelhos, e vc se pergunta "Porque?". Simples, o grosso é a alimentação, o fino é o gagueta maldito que diz pra central não mover o motor sem a chave.
Bom, essas foram as explicações, a primeira etapa do nosso desafio de fechar o teto com a chave está concluída, agora vamos ensinar a fazer isso funcionar pra quem quiser tentar já. Estou sem fotos pq fiz isso na garagem do trabalho e minha camera está em casa.
O que você vai precisar(materias básico que qualquer um tem em casa):
Alicate pra cortar o fio vermelho fino.
Estilete pra descascar um pouco o fio vermelho grosso.
Um pedaço pequeno de fita isolante.

Tire o conector, ele é forte. Na parte de baixo tem um encaixe que vc precisa apertar pra soltar, e ao mesmo tempo precisa puxa-lo para fora da central. Depois de solto, puxe o fio pra fora do forro pra te dar margem de trabalho, só o puxe com cuidado pois ele vai estar meio que encaixado na parte de cima da central, mas não tem trava, é só ele passar pelo espacinho. Veja que o fio tem aquela fita de tecido de chicote de carro, se vc for enganar a garantia como eu, a desenrole desde o inicio como eu fiz. Ela funciona como se fosse uma fita isolante que vc vai enrolando meio na diagonal e descendo, então procure o final dela pra vc puxar e desenrolar sem estraga-la. Desenrole bastante pq vc não quer que alguem veja o que vc fez se desenrolar um pouco. Desligue a chave do carro. Corte o fio vermelho fino. O FINO!!!. Descaque a ponta que vai para o conector em 1 cm. A outra ponto deixe como está pois tudo ali é isolado e ela praticamente vai ficar cega sem nada de fio pra fora. Agora coloque a ponta descasdada do lado fio grosso, pra vc poder ver onde vai descascar o fio grosso. Peque o estilete e vá tirando a casca com cuidado pra não pegar nos fios. Faça uma abertura de meio-centimetro mais ou menos. NÂO CORTE O FIO GROSSO!!! Agora pegue o fio fino e coloque do lado do fio grosso, alinhe o começo das partes descascadas com fio a mostra, agora enrole os fios do fio fino na abertura que vc fez no fio grosso. Enrole bem apertado pra não soltar. Pegue o pedaço de fita isolante (ele não pode enrolar muito pra não dar volume e levantar suspeitas, no máximo 2 voltas, mas sem ficar frouxo), enrole nessa junção que vc fez para mante-la firme, nem é pra isolar pq não existe nada por perto para enconstar e depois vc vai enrolar novamente a fita de tecido original por cima. Bom, o trabalho está feito. Agora enrole a fita de tecido original na diagonal e para baixo tb, se vc fizer direitinho, ninguem nunca vai adivinhar que existe alguma coisa ali. Quando terminar, reconecte o conector cinza na central pode ir lá no botão do teto que ele vai estar funcionando sem a chave.
Com isso estamos com a primeira parte cumprida. Fora que já facilita pra não precisar religar o chave se vc esquecer de fechar o teto antes de desligar o carro.
Apesar desse tutorial parecer complicado, isso acontece pra gente burlar a garantia, porque pra isso tem muitos detalhes. Quem não se precocupar com isso, pode apenas cortar o fio vermelho fino e conectar no grosso e estará resolvido.

Abraços, vamos para o próximo passo!
Punto HLX 2008/2008
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por Junior_HLX » Qua Jun 04, 2008 4:39 pm

valmir escreveu:se rolasse umas fotos ficaria até mais fácil junior, mas mui bom saber q vai rolar o acionam do teto na chave!

aproveitando o gancho, vc sabe se teria como alimentar o USB p/ ele não desligar c/ a chave? tipo, usar o pendrive com a chave desligada...

aí nesse caso vc teria q manter o blue&me ligado, pois é ele que usa o pendrive. Mas aí o blue&me ficaria ligado o tempo todo, o que poderia arriar a bateria em pouco tempo. Não é impossível, mas tem essa complicação.

As fotos vão rolar amanhã
Punto HLX 2008/2008
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por victornb » Qua Jun 04, 2008 4:51 pm

puts isso q eu queria saber
agora so falta fechar no alarme auhauahuah

eu vou fazer isso com calma no meu, so de fechjar sem a chave ja é um avanço

obrigado
Rodas >> OK, Adesivos >> OK, personalização na pintura>> OK
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

por Junior_HLX » Qua Jun 04, 2008 7:23 pm

[quote="valmir
masss o B&M consome tanto assim?
rolaria trocando a bateria ou colocando um mega capacitor?[/quote]

Não sei relamente quanto consome o BM, a unica certeza que tenho é que ele consome mais que qualquer outro computador dentro do carro. E temos que levar em conta que o computador de bordo teria que ficar ligado tb para exibir as informações. O painel exibir a quilmetragem com o carro desligado não significa que o computador de bordo está ligado, aquilo ali deve ter uma alimentação continua separada do resto, tanto que o painel desliga com a chave mas o display não. Nunca podemos esquecer que estamos lidando com um carro com rede CAN, o painel de instrumentos todo não recebe um monte de fios, nem o sensor de velocidade ele recebe mais, tudo vem por um unico cabo da rede, cuja informação de velocidade, rotação e talvez até quilometragem total saia da central de injeção. Acho bem complicado até encontrar a linha de alimentação do BM, que não deve ser separada dos outros componentes do painel do carro.
Punto HLX 2008/2008
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por Junior_HLX » Qua Jun 04, 2008 7:36 pm

Apenas um alerta que ia fazer amanhã com as fotos mas farei agora pois é MUITO importante. Todo carro tem duas linhas de alimentação: A continua que sai da bateria e passa apenas pelos fusíveis, e aquela que precisa ser energizada a partir da chave de ignição, que suporta todos os equipamentos. O cabo grosso faz parte da alimentação continua. O cabo fino não. Se vc ligar o fio fino no grosso sem cortar o fio fino, ou se vc conectar no cabo grosso a ponta do fio fino que vai em direção ao resto do carro e não ao conector da central, vc pulará a chave de ignição e alimentará todo o resto que precisa ser ligado com a chave. O mais provável e quase certo é que vc queimará apenas o fusível do teto, mas como fio fino é muito fraco, vc poderá torra-lo e o chicote dele. Fio não rompe por excesso de carga, ele esquenta e derrete a capa, dando curto com os outros do chicote. Você poderá queimar a central do teto e ainda ter um incendio. Nem preciso dizer que vc terá um P prejuízo que a garantia não vai cobrir.
Punto HLX 2008/2008
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por spirito » Qui Jun 05, 2008 12:31 am

É #@%&! sim.... mas sempre eu faço isso. To até vendo o dia q minha bateria vai pro saco!!!!!
Spirito, o retorno!!!!!
BMW 325i 2009 2.5l 24V
Punto Essence 1.6 16V Kit Creative I
Ex-Novo Focus Sedan Ghia 2.0 Aut.
Ex-Punto HLX 1.8
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por BART » Qui Jun 05, 2008 1:36 am

nooo q testamento...
depois lio isso!!!
Imagem
Velha Guarda