Consumo dos novos E.torQ
Re: Consumo dos novos E.torQ
argumento fraco, a maioria elegeu Lula e Dilma... e aí? a maioria tambem elegeu TIRIRICA, e aí?
"8v arranca e retoma na frente, depois o 16v pega" Depois? tarde demais...
sinal fechou, vc ficou!
eu passei, vc nao!
essa vaga é minha, procura outra!
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Re: Consumo dos novos E.torQ
Bom, sendo sincero Lucas, acho que você não quer entender que o problema não é o motor, e sim que você não está sabendo como conduzi-lo, ou que esperava outra coisa do carro, que infelizmente ele não pode oferecer.
Como já explicado, por mim, e por outros membros que postaram no tópico, é característica de QUALQUER motor 16v, sem comando de válvulas variável, a falta de força em baixas rotações. Desta forma, você precisa trabalhar com o motor mais cheio para mantê-lo "vivo" e "esperto".
No 1.8 GM isso não ocorria, pois era um motor 8v, que enchia logo cedo, e oferecia toda sua força junto. Logo era mais esperto no trânsito, conseguia arrancar melhor, etc., tudo que você elogia aí. No entanto, era um motor mais "amarrado", não conseguindo desenvolver tanta velocidade tanto quanto o 1.8 16v.
Se o EtorQ tivesse o comando de válvulas variável, esse "problema" que você sente seria atenuado, e o carro seria mais esperto em baixa.
Fora que uma coisa que você deu uma viajada num lance que falou: "...o que vc prefere? Pisar de 5 marcha e o carro disparar sem fazer barulho e sem dar tranco pela troca de marcha (seja manual ou automatica nao interessa), ou pisar como vc faz atualmente, aumentar o barulho do motor, dar aquele tranco e aumetnar o consumo e disparar somente depois disso?"
5a marcha é overdrive, o carro não vai disparar com ela. Serve somente para manter, ou aumentar pouca coisa, o que foi alcançado com as marchas anteriores.
Se você estiver à 100, na 5a marcha, e quiser que o carro chegue rápido a 130, 140, usando só a 5a marcha, é lógico que você vai achar o motor uma @#%$^&!. Nenhum motor consegue isso.
Adapte seu modo de condução ao carro. Você diz que quem gosta do motor é quem dirige que nem 1.0. Viajou de novo. Quem tá gostando é quem soube se adaptar ao motor e suas características. Hoje dirigi um Cerato, motor 1.6 16v. Dei uma embolada com o carro no início. Po, o motor é uma @#%$^&!? Não! Foi só eu tomar 5mins pra me adaptar ao modo de conduzir o carro que passei a achar uma maravilha.
Quem tá falhando nos argumentos é você cara, porque a galera já deu muitos aqui.
Se isso tudo não resolver, leva na CC e pede pra dar uma olhada no carro por desencargo de consciência. Ou compra um Sporting 1.8 GM usado.
Como já explicado, por mim, e por outros membros que postaram no tópico, é característica de QUALQUER motor 16v, sem comando de válvulas variável, a falta de força em baixas rotações. Desta forma, você precisa trabalhar com o motor mais cheio para mantê-lo "vivo" e "esperto".
No 1.8 GM isso não ocorria, pois era um motor 8v, que enchia logo cedo, e oferecia toda sua força junto. Logo era mais esperto no trânsito, conseguia arrancar melhor, etc., tudo que você elogia aí. No entanto, era um motor mais "amarrado", não conseguindo desenvolver tanta velocidade tanto quanto o 1.8 16v.
Se o EtorQ tivesse o comando de válvulas variável, esse "problema" que você sente seria atenuado, e o carro seria mais esperto em baixa.
Fora que uma coisa que você deu uma viajada num lance que falou: "...o que vc prefere? Pisar de 5 marcha e o carro disparar sem fazer barulho e sem dar tranco pela troca de marcha (seja manual ou automatica nao interessa), ou pisar como vc faz atualmente, aumentar o barulho do motor, dar aquele tranco e aumetnar o consumo e disparar somente depois disso?"
5a marcha é overdrive, o carro não vai disparar com ela. Serve somente para manter, ou aumentar pouca coisa, o que foi alcançado com as marchas anteriores.
Se você estiver à 100, na 5a marcha, e quiser que o carro chegue rápido a 130, 140, usando só a 5a marcha, é lógico que você vai achar o motor uma @#%$^&!. Nenhum motor consegue isso.
Adapte seu modo de condução ao carro. Você diz que quem gosta do motor é quem dirige que nem 1.0. Viajou de novo. Quem tá gostando é quem soube se adaptar ao motor e suas características. Hoje dirigi um Cerato, motor 1.6 16v. Dei uma embolada com o carro no início. Po, o motor é uma @#%$^&!? Não! Foi só eu tomar 5mins pra me adaptar ao modo de conduzir o carro que passei a achar uma maravilha.
Quem tá falhando nos argumentos é você cara, porque a galera já deu muitos aqui.
Se isso tudo não resolver, leva na CC e pede pra dar uma olhada no carro por desencargo de consciência. Ou compra um Sporting 1.8 GM usado.
Bravo Essence Branco Banchisa 12/12 - viewtopic.php?f=60&t=19729
Couro + Volante c/ comandos + Reb. retrovisores + Aerofólio + Ponteira + Nokya Hyper Yellow + 2v Alpine + Focal Solid 4 + Hertz ES200

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Re: Consumo dos novos E.torQ
Só que a maioria daqui, Lucas, é qualificada, lê e se informa.
Já o eleitor do Lula, ou é contra tudo e contra todos (quase um anarquista), ou credor da Bolsa Família, ou analfabeto que não pode (nem quer) se informar.
Lucas, não tem jeito, a maioria aqui tá curtindo os EtorQ´s.
Veja o caso do Elcio e o meu, somos clientes Honda (no meu caso fui), e nem por isso estamos decepciondos com o motor EtorQ, que lembro, foi feito junto com a Crysler e BMW.
Abrax!
Já o eleitor do Lula, ou é contra tudo e contra todos (quase um anarquista), ou credor da Bolsa Família, ou analfabeto que não pode (nem quer) se informar.
Lucas, não tem jeito, a maioria aqui tá curtindo os EtorQ´s.
Veja o caso do Elcio e o meu, somos clientes Honda (no meu caso fui), e nem por isso estamos decepciondos com o motor EtorQ, que lembro, foi feito junto com a Crysler e BMW.
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Ex-Punto Essence EtorQ 1,8 2010/2011 (ABS AB2 Blue&Me Rádio/CD Integrado c/ Comandos Volante etc...
CARLESS.... Agora é só no busão, na motoca, no metrô e na sola do sapato maluco!

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Re: Consumo dos novos E.torQ
Galera blz,
Só me respondam a pergunta: "...o que vc prefere? Pisar de 5 marcha e o carro disparar sem fazer barulho e sem dar tranco pela troca de marcha (seja manual ou automatica nao interessa), ou pisar como vc faz atualmente, aumentar o barulho do motor, dar aquele tranco e aumetnar o consumo e disparar somente depois disso?"
*** Quando eu escrevo 5ª marcha o carro dispara, nao quero dizer que sai cantando pneu nao, mas no GM vc nao precisava reduzir. Ele acelerava rapido de 5ª sim! Nao tem o que dizer nisso, ate mesmo as comparaçoes de fontes especializadas confirmam a retomada superior do GM. Seja em 3ª 4ª ou 5ª.
Se galera disser que prefere os trancos, o barulho e o aumento de consumo, tudo bem. É só isso que eu quero entender.
Atualmente eu ja me acostumei com o e-torq, nao fico mais pra tras em diversas situaçoes (a nao ser em engarrafamentos, que nao tem jeito o etorq é lerdo pra baralho, vc perde aquela entrada ou vaga na certa!). Ja estou disparando na frente de todos os carros, inclusive nos 6,5 km de subida no anel rodoviario que pego todo dia, sinto a força do motor esticando mas nao concordo com o que eu tenho que fazer pra alcancar isso. Giro alto (consumo e barulho) e trancos (seja manual ou automatico).
Lucas
Só me respondam a pergunta: "...o que vc prefere? Pisar de 5 marcha e o carro disparar sem fazer barulho e sem dar tranco pela troca de marcha (seja manual ou automatica nao interessa), ou pisar como vc faz atualmente, aumentar o barulho do motor, dar aquele tranco e aumetnar o consumo e disparar somente depois disso?"
*** Quando eu escrevo 5ª marcha o carro dispara, nao quero dizer que sai cantando pneu nao, mas no GM vc nao precisava reduzir. Ele acelerava rapido de 5ª sim! Nao tem o que dizer nisso, ate mesmo as comparaçoes de fontes especializadas confirmam a retomada superior do GM. Seja em 3ª 4ª ou 5ª.
Se galera disser que prefere os trancos, o barulho e o aumento de consumo, tudo bem. É só isso que eu quero entender.
Atualmente eu ja me acostumei com o e-torq, nao fico mais pra tras em diversas situaçoes (a nao ser em engarrafamentos, que nao tem jeito o etorq é lerdo pra baralho, vc perde aquela entrada ou vaga na certa!). Ja estou disparando na frente de todos os carros, inclusive nos 6,5 km de subida no anel rodoviario que pego todo dia, sinto a força do motor esticando mas nao concordo com o que eu tenho que fazer pra alcancar isso. Giro alto (consumo e barulho) e trancos (seja manual ou automatico).
Lucas
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Re: Consumo dos novos E.torQ
Eu ainda nao medi o consumo do etorq dirigindo normalmente numa rodovia. Eu alcancei a marca de 15,5 km/l mas foi sofrido (100 por hora o tempo todo, NUNCA MAIS FAÇO ISSO).
No GM eu fazia 14,5 km/ na estrada dirigindo confortavelmente a 120 130 km/h.
Tenho certeza que, quando eu viajar e resolver a andar a 120 130 km/h no etorq o consumo vai ser maior, pq pra manter essa velocidade eu vou ter que ficar reduzindo o tempo inteiro.... Deve demorar uns 2 meses pra eu fazer esse trajeto denovo, mas eu coloco o resultado aqui. (corro risco de quebrar a cara, mas acho dificil)
flw
Lucas
No GM eu fazia 14,5 km/ na estrada dirigindo confortavelmente a 120 130 km/h.
Tenho certeza que, quando eu viajar e resolver a andar a 120 130 km/h no etorq o consumo vai ser maior, pq pra manter essa velocidade eu vou ter que ficar reduzindo o tempo inteiro.... Deve demorar uns 2 meses pra eu fazer esse trajeto denovo, mas eu coloco o resultado aqui. (corro risco de quebrar a cara, mas acho dificil)
flw
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Re: Consumo dos novos E.torQ
Lucas,
Eu notei que entre 120 km/h e 130 km/h o consumo, no PC de bordo (com ar ligado e mod´s na suspensão), o consumo vai pra casa dos 12,5 km/l. Nada mal para um motor de 130 cv e boa curva de torque.
abrax
Eu notei que entre 120 km/h e 130 km/h o consumo, no PC de bordo (com ar ligado e mod´s na suspensão), o consumo vai pra casa dos 12,5 km/l. Nada mal para um motor de 130 cv e boa curva de torque.
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Re: Consumo dos novos E.torQ
AlexJW escreveu:Lucas,
Eu notei que entre 120 km/h e 130 km/h o consumo, no PC de bordo (com ar ligado e mod´s na suspensão), o consumo vai pra casa dos 12,5 km/l. Nada mal para um motor de 130 cv e boa curva de torque.
abrax
Se o seu carro é mais baixo, ele deveria ter um desempenho melhor, nao? Eu lembro de um golf que tinha na minha casa que tinha uma aerodinamica sensacional. Com o Punto mais baixo, reduz resistencia do ar e deve melhorar consumo.
Eu usei essa mesma hipotese para explicar o consumo melhor do Bravo (consumo afirmado pela FIAT). Podem ser outras questoes mecanicas, mas eu aposto mais na aerodinamica.
inté
Lucas
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Re: Consumo dos novos E.torQ
Lucas,
As rodas (pensu) são mais largas, há mais arraste, mais contato com o solo, portanto mais consumo. As rodas, por serem maiores, tbm mais pesadas (aumenta o peso do carro). Isso gera um consumo um pouco maior.
O carro mais baixo faz mais curva, mas em retas não vejo melhoras em relação à aerodinâmica, afinal de contas a "bolha" segue sendo a mesma.
Já o Bravo tá alto em demasia, matando as rodas 16 ou 17, pra roda aparecer tem que ser no mínimo 18 nele.
abrax
As rodas (pensu) são mais largas, há mais arraste, mais contato com o solo, portanto mais consumo. As rodas, por serem maiores, tbm mais pesadas (aumenta o peso do carro). Isso gera um consumo um pouco maior.
O carro mais baixo faz mais curva, mas em retas não vejo melhoras em relação à aerodinâmica, afinal de contas a "bolha" segue sendo a mesma.
Já o Bravo tá alto em demasia, matando as rodas 16 ou 17, pra roda aparecer tem que ser no mínimo 18 nele.
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Re: Consumo dos novos E.torQ
LucasMoura escreveu:argumento fraco, a maioria elegeu Lula e Dilma... e aí? a maioria tambem elegeu TIRIRICA, e aí?
O problema é você ser a única exceção, mas tudo bem a vida segue.

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Re: Consumo dos novos E.torQ
LucasMoura escreveu:Giro alto (consumo e barulho) e trancos (seja manual ou automatico).
sempre vejo voce falando em "trancos"... taí outra coisa que acho que teu carro tem de errado... no meu, que é mais fraco que o seu (1.6) não existem trancos, a nao ser que eu tente pisar FUNDO com o carro abaixo de 2000rpm... ai o motor "embola", mas na segunda vez que tentei isso ja me liguei que o carro nao era pra ser tocado assim.
1500 a 2000 rpm é pra andar muito na boa
2000 rpm ja da pra ganhar velocidade mais rapido se precisar
2500 a 3000 rpm é só pisar que o carro responde na hora
acima de 3000 rpm todo mundo sabe a resposta
Editado pela última vez por VLA em Sex Jan 07, 2011 1:05 pm, em um total de 1 vez.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
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