IMPRESSÕES AO DIRIGIR O PUNTO ELX 1.4....
Re: IMPRESSÕES AO DIRIGIR O PUNTO ELX 1.4....
RODPUNTO escreveu:Gilson Gomes escreveu:RODPUNTO ESCREVEU:
"Mas o que mais me deixou decepcionado foi o ronco do motor, um tec tec tec a 2500 giros quando está acelerando 1°, 2°, 3°, ou melhor, esse "VVVVRRRRUUUUUUMMMMMM....."
Foi exatamente isso que senti e sinto E QUE ME LEVOU A CRIAR ESSE TÓPICO!!!, a Fiat podia ter caprichado mais nesse motor, qdo se PENSA em comprar um carro desses(1.4) ao invés do 1.8 se pensa em ECONOMIA, coisa que passa longe desse modelo!!!! ao contrário do POLO 1.6 que faz 10km/h(cid) e 12km/l (estrada) e com seu CÂMBIO DE ENGATES PERFEITOS e MOTOR ÁGIL e VELOZ ao contrário do Punto com seu propulsor lento nas retomadas e barulhento nas acelerações!!. Será que a montadora não faz pesquisa de mercado pra poder VER que um carro com 1.100 Kg tem que ter um motor mais forte e ao mesmo tempo mais econômico do que esse???
Gilson
Hoje finalmente fui na concessionária onde comprei o meu punto. Fui atendido cordialmente, mas veja o que aconteceu:
Fui fazer um test drive no meu carro com o mecânico para ele avaliar. Quando estava saindo da concessionária, antes de ir para rua, já na primeira marcha a 2 mil rpm falei do barulho, que estava bem evidente, tec tec tec, etc... aí o mecânico disse: Ah, isso aí é normal do punto. Aí eu perguntei:
Mas normal do fire 1.4? Resp: Normal do punto, o 1.8 também faz esse barulho e maior.
Mas como se o motor 1.8 é GM? Resp: o Comando de válvulas é da fiat.
Afinal, o problema é no comando de válvulas então? Resp: Não o problema é de aerodinâmica do punto. O Stilo tem o motor do punto 1.8 e não tem esse problema pois o carro é "quadrado".
Naquele momento, tamanho foi o absurdo que eu tinha escutado do mecânico, parei de falar com ele pois até me ofendi, o cara pisou na minha inteligência. Como a aerodinamica vai influenciar a 5km/h? É claro que ao invés de perguntar isso pra ele, disse muito obrigado e fui falar denovo com o vendedor. Queria fazer um test drive no HLX, mas informaram que não tinha o modelo pra fazer o teste. No final das contas disseram q o meu ELX com 500km agora só valia 33 mil e não valia a pena se desfaser. Disseram pra me acostumar com o barulho (vendedores, gerentes) e disseram q eu deveria colocar um bom som. Aí eu enfiei o pé na jaca e disse que ia colocar um escapamento esportivo pra disfarçar o barulho de motor de carro velho. Enfim, saí de lá conformado, mas o barulho me incomoda muito, tanto que fica na minha cabeça depois q eu saio do carro. Acho ridículo um carro de mais de 40 mil com isso, se fosse um uno vá lá, mas simplesmente absurdo. Fazer o que, o melhor agora é curtir o que o carro tem de bom. Design, suspensão, conforto... que são nota 10 pra mim.
Tenho o 1.8 e pode ser tudo o que falam por ai (beberrão, áspero, etc..), mas tec tec o meu não faz, ou seja, o mecânico tentou te enganar mesmo! #@%&! isso, eles nos acham com cara de palhaço!
- Roda dura de Auto Escola
Nessas horas tem que ser grosso com o cara:
"Você é mais tapado que o Chaves ou tá de sacanagem?"

%$#... o cara deveria sentir vergonha de queres subestimar a capacidade dos outros. Quem gosta de carro, tem conhecimento sobre coisas que esses "mexânicos" nem imaginam.
"Você é mais tapado que o Chaves ou tá de sacanagem?"

%$#... o cara deveria sentir vergonha de queres subestimar a capacidade dos outros. Quem gosta de carro, tem conhecimento sobre coisas que esses "mexânicos" nem imaginam.
- Piloto de Testes da FIAT
Esses dias antes de comprar o punto aluguei um vectra elite e depois um astra advantage. Achei os motores potentes da GM muito bons e até silenciosos. Nem o monza 92 do meu pai faz o barulho de batida q esse fire 1.4 faz. Acho q foi cagada no projeto da fiat mesmo, pois o motor 1.8GM do punto segundo diversos relatos faz barulho de "potente" e não de "batedeira"... espero que tirem esse motor 1.4 fire de linha e coloquem um decente nos próximos anos.
- Piloto de Atari
Essa tarde conversei com outro dono de ELX 1.4 colega meu, que relatou o mesmo problema e inclusive já tinha ido na assistência técnica. O mecânico da ocasião também disse que é característica do carro o tec tec tec. Só que, segundo o meu colega, o mecânico atribuiu o "ruído" ao seguinte:
A transmissão. A caixa do punto está posicionada de tal forma que ao tracionar o veículo o ruído aparece.
Talvez faça sentido, pois pra mim o ruído só aparece quando estou arrancando com o carro. Quando está parado, posso acelerar a mil, 2mil, 3mil, 4mil rpm que o motor sempre funciona uniforme. Alguém tem alguma opinião sobre o caso da caixa do punto?
A transmissão. A caixa do punto está posicionada de tal forma que ao tracionar o veículo o ruído aparece.
Talvez faça sentido, pois pra mim o ruído só aparece quando estou arrancando com o carro. Quando está parado, posso acelerar a mil, 2mil, 3mil, 4mil rpm que o motor sempre funciona uniforme. Alguém tem alguma opinião sobre o caso da caixa do punto?
- Piloto de Atari
RODPUNTO escreveu:Esses dias antes de comprar o punto aluguei um vectra elite e depois um astra advantage. Achei os motores potentes da GM muito bons e até silenciosos. Nem o monza 92 do meu pai faz o barulho de batida q esse fire 1.4 faz. Acho q foi cagada no projeto da fiat mesmo, pois o motor 1.8GM do punto segundo diversos relatos faz barulho de "potente" e não de "batedeira"... espero que tirem esse motor 1.4 fire de linha e coloquem um decente nos próximos anos.
Ele tem essa característica de "barulho de motor forte" devido ao alto torque em baixa (considerando um motor 1.8 8v a gasolina com taxa de 10.5, 18.5 kgfm de torque a 2800rpm não é pouco), mas ele só consegue isso devido ao curso longo do pistão, que acaba deixando ele áspero em alta rotação, mas é um motor bom de guiar e isso que o câmbio do punto é longo (no 1.

- Roda dura de Auto Escola
danielb escreveu:RODPUNTO escreveu:Esses dias antes de comprar o punto aluguei um vectra elite e depois um astra advantage. Achei os motores potentes da GM muito bons e até silenciosos. Nem o monza 92 do meu pai faz o barulho de batida q esse fire 1.4 faz. Acho q foi cagada no projeto da fiat mesmo, pois o motor 1.8GM do punto segundo diversos relatos faz barulho de "potente" e não de "batedeira"... espero que tirem esse motor 1.4 fire de linha e coloquem um decente nos próximos anos.
Ele tem essa característica de "barulho de motor forte" devido ao alto torque em baixa (considerando um motor 1.8 8v a gasolina com taxa de 10.5, 18.5 kgfm de torque a 2800rpm não é pouco), mas ele só consegue isso devido ao curso longo do pistão, que acaba deixando ele áspero em alta rotação, mas é um motor bom de guiar e isso que o câmbio do punto é longo (no 1.imagina se fosse mais reduzido, nas retomadas ia ser um foguete!
Obrigado pela explicação Daniel. Agora considero o mecânico que avaliou o meu motor mais retardado ainda, pois não foi capaz de fazer uma explicação técnica decente sobre o motor 1.8 quando questionado sobre este.
- Piloto de Atari
Caros amigos,
Tenho um Punto 1.4 ELX 2008, gosto muito do carro, mas gostaria de uma explicação:
1) O consumo médio é esse mesmo, ou seja, com álcool ele faz 11 Km/l na cidade (entendo que seja o 11 l/100 do painél);
2) O consumo com gasolina é menor, chegar a marcar 9 l/100;
3) O Palio 1.4 não economizaria mais?
Está correto?
Tenho um Punto 1.4 ELX 2008, gosto muito do carro, mas gostaria de uma explicação:
1) O consumo médio é esse mesmo, ou seja, com álcool ele faz 11 Km/l na cidade (entendo que seja o 11 l/100 do painél);
2) O consumo com gasolina é menor, chegar a marcar 9 l/100;
3) O Palio 1.4 não economizaria mais?
Está correto?
- Piloto de Atari
Kleber
O ideal é mudar no Computador de Bordo o sistema de apresentação do consumo médio.
Ele vem configurado com esse padrão de l/100km (litros por 100 kilômetros), mas dá para mudar para km/l (kilômetros por litro) que é uma forma mais comum de apresentar o consumo.
No caso dessa apresentação ele informa que está gastando 11 litros para rodar 100km, e não que está rodando 11km com um litro de álcool.
Da mesma forma ele informa que está gastando 9 litros de gasolina para rodar 100km, ou seja, gasta menos litros para rodar a mesma distância.
Se mudar o computador de bordo para km/l, 11l/100km daria algo em torno de 9km/l, e 9l/100km daria algo em torno de 11km/l.
Bons números para o Punto.
O ideal é mudar no Computador de Bordo o sistema de apresentação do consumo médio.
Ele vem configurado com esse padrão de l/100km (litros por 100 kilômetros), mas dá para mudar para km/l (kilômetros por litro) que é uma forma mais comum de apresentar o consumo.
No caso dessa apresentação ele informa que está gastando 11 litros para rodar 100km, e não que está rodando 11km com um litro de álcool.
Da mesma forma ele informa que está gastando 9 litros de gasolina para rodar 100km, ou seja, gasta menos litros para rodar a mesma distância.
Se mudar o computador de bordo para km/l, 11l/100km daria algo em torno de 9km/l, e 9l/100km daria algo em torno de 11km/l.
Bons números para o Punto.

- Instrutor de Auto Escola
Fiz test drive no ELX e HLX pois estou querendo trocar meu 206 1.4 Flex.
O ELX é brochante, o motor é muito fraco pro peso do carro, só elogia o motor do ELX quem possuía um 1.0 antes, mas pra quem ja tem um 1.4 ou superior ele decepciona. O meu 206 anda mais e é mais econômico.
O HLX dá muuuito mais prazer ao dirigir, é outro carro. A diferença de preço compensa.
Resumindo: ELX não levaria nunca, o HLX levaria sim, mas como parece que o 1.9 está vindo por aí, vou esperar mais um pouco.
O ELX é brochante, o motor é muito fraco pro peso do carro, só elogia o motor do ELX quem possuía um 1.0 antes, mas pra quem ja tem um 1.4 ou superior ele decepciona. O meu 206 anda mais e é mais econômico.
O HLX dá muuuito mais prazer ao dirigir, é outro carro. A diferença de preço compensa.
Resumindo: ELX não levaria nunca, o HLX levaria sim, mas como parece que o 1.9 está vindo por aí, vou esperar mais um pouco.
- Piloto de Atari
Roger_df escreveu:Fiz test drive no ELX e HLX pois estou querendo trocar meu 206 1.4 Flex.
Realmente...o desempenho do ELX decepciona um pouco...(eu tinha um carro 1.6)
Mas o meu hoje, com quase 6mil km, está beeem mais esperto...
De qualquer forma, prefiro meu ELX do que um 206, mesmo se fosse o modelo 1.6
- Piloto de Autorama