LIMPEZA DE BICO

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Re: LIMPEZA DE BICO

por Heriberto » Seg Out 20, 2008 8:23 am

Bom dia!
Meu amigo, quem lhe fala e o Heriberto, comprei um Punto e ainda tem apenas 1700 km.
Ouço sempre que possível um programa sobre automóveis e manutenção, já ouvi falar
em vários deles que o uso de qualquer combustível, desde que o seu carro esteja preparado
para não causam problemas no bicos injetores, até mesmo os combustiveis batizados.
Eles tiram potencia do carro mas não causam problemas no bico.

Procure saber se procede a minha afirmativa...

Abraços
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por mrdot » Seg Out 20, 2008 9:27 am

Frmg escreveu:Eu nunca vi alcool puro sujar bicos injetores.

Isso esta causando leve corrosão com pequeno desprendimento de matéria que com o tempo vai entupindo os bicos.
O alcool carburante recebe apenas uma pequena adição de gasolina (torno de 5%) para torna-lo impróprio para uso residencial, mas não contém água.

amigo, acho q vc nao sabe bem oq esta falando, o alcool combustivel é hidratado, isto é, contem agua (nao sei a percentagem), o alcool anidro (sem agua) somente é usado na mistura da gasolina, a adulteração do alcool ocorre quando se eleva a quantidade de agua, por isso aumenta o consumo e diminui o desempenho.
e essa historia de q solta componentes q entopem o sistema´nao sei da onde vc tirou, todo o sistema é projetado contra corrosao, pois o alcool ja tem agua, entao adição de mais agua nao interfere.
meu carro ja tem 14000km, abasteco em 3 a 4 postos diferentes, claro q de vez em qdo noto q o consumo aumentou, mas depois qdo troco de posto ele volta a melhorar, como isso é aleatorio ainda nao descobri qual deles adultera mais.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por mkk » Seg Out 20, 2008 9:35 am

CYBERALEXXX escreveu:Peguei o meu carro ontem e na entrega técnica me passaram o seguinte resumo de manutenção:

A cada 5.000 Km Alinhamento, Balanceamento e Rodizio de Pneus;
A cada 5.000 Km fazer a limpeza dos Bicos Injetores (caso esteja utilizando somente álcool)
A cada 7.500,00 Km Troca de Óleo e Filtro do mtor
A cada 15.000 Km revisão completa
A cada 12 meses revisão da carroceria
A cada 2000 Km conferir o nível do óleo
Calibragem dos penus 1 vez por semana

No meu entender, essa concessionaria ta dizendo q a limpeza de bicos e` preventiva, quer dizer q nao importa se o bico esta entupido ou nao, e` necessario fazer a limpeza a cada 5k km...Fala Serio! :evil: Nunca levaria meu carro p/ fazer qualquer servico nessa concessionaria, perdeu credibilidade...
Punto Elx Vermelho Alpine
- chave canivete, g20, falantes hurricane, cd/mp3, rodas 15 Linea Turbo (replica), fechaduras alisadas
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por Jaspion » Seg Out 20, 2008 9:50 am

O álcool hidratado tem 7% de água.
Acho que o que ele quis sobre a corrosão foi sobre o cloro. A água adicionado ao álcool anidro para produzir álcool hidratado não contém cloro e é livre de sais minerais. Já a água da torneira que eles adicionam no álcool para "batizá-lo" tem cloro, sais, ferrugem, barro, etc...
Uma das teorias é de que o cloro corrói as partes metálicas e as partículas aderem aos componentes.

Esse negócio de limpeza dos bicos a cada 5000km, achei muito estranho... só se o álcool na cidade estiver muito ruim.
O filtro eu acho importante trocar. No Palio, da primeira vez, eles me mostraram como o filtro estava entupido. Depois disso eu sempre peço o filtro usado para dar uma olhada. As vezes é só o elemento filtrante que está sobrecarregado de partículas... mas em algumas vezes forma uma gelatina dentro do filtro.
O que me disseram é que eles adicinam produtos químicos para aumentar a densidade so álcool, após adicionar mais água, para enganar o densiômetro que fica na bomba.

Bom, vejamos pelo lado bom: do jeito que a coisa vai evoluindo, daqui a pouco teremos carros movidos a água de torneira.
Imagem
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por Thisb » Seg Out 20, 2008 11:07 am

Será q misturar um pouco de gasolina no tanque (10%) melhoria o problema de bico injetor sujo devido ao álcool?
Punto HLX 2009 Preto Vulcano
MP3 Sony c/USB / GPS Visteon 7048
Alarme Fiat / Rastreador DAF-V
G20
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por leotornesi » Seg Out 20, 2008 12:44 pm

Ouvi dizer tbem q o alcool suja os bicos sim, forma uma espécie de " gelatina" nos bicos....me disseram tbem q tem um tal de aditivo pra carro flex, q vende em postos e supermercados, custa em torno de 15 reais e q ajuda a limpar essa gelatina q forma nos bicos!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Chamber » Seg Out 20, 2008 2:20 pm

Jaspion escreveu:O álcool hidratado tem 7% de água.
Acho que o que ele quis sobre a corrosão foi sobre o cloro. A água adicionado ao álcool anidro para produzir álcool hidratado não contém cloro e é livre de sais minerais. Já a água da torneira que eles adicionam no álcool para "batizá-lo" tem cloro, sais, ferrugem, barro, etc...
Uma das teorias é de que o cloro corrói as partes metálicas e as partículas aderem aos componentes.

Esse negócio de limpeza dos bicos a cada 5000km, achei muito estranho... só se o álcool na cidade estiver muito ruim.
O filtro eu acho importante trocar. No Palio, da primeira vez, eles me mostraram como o filtro estava entupido. Depois disso eu sempre peço o filtro usado para dar uma olhada. As vezes é só o elemento filtrante que está sobrecarregado de partículas... mas em algumas vezes forma uma gelatina dentro do filtro.
O que me disseram é que eles adicinam produtos químicos para aumentar a densidade so álcool, após adicionar mais água, para enganar o densiômetro que fica na bomba.

Bom, vejamos pelo lado bom: do jeito que a coisa vai evoluindo, daqui a pouco teremos carros movidos a água de torneira.

Concordo com a resposta do Jaspion.

O álcool hidratado, que o carro consome, é um combustível limpo, muito mais do que a gasosa. O que ocorre é que alguns postos "fabricam" álcool hidratado, misturando álcool anidro com água de torneira. Aí é que entra o problema: A água que eles misturam não é destilada, então contém vários outros produtos a ela adicionados, inclusive o cloro.
Esses outros componentes presentes à essa água de torneira é que entopem os bicos.

Mas de qq forma há que se tomar muito cuidado com as limpezas de bico oferecidas, tendo em vista que são uma ótima maneira de as oficinas guanharem $$ com algo que nem sempre é necessário.
Anderson – Santos/SP
Punto HLX 1.8 laranja Spot
Kit Sporting:
Pneus e Rodas 16, Saias e aerofólio, Ponteira
Faróis Máscara Negra, Bocão
Velha Guarda
Velha Guarda

por Jaspion » Seg Out 20, 2008 2:25 pm

Pois é... acho esse negócio de limpeza preventiva meio estranha...
Não se os bicos do Punto, mas vendi o meu Palio com 70.000km e ele nunca precisou de limpeza. Nos últimos tempos com ele ele começou a apresentar uma alteração no comportamento, mas suspeito que eram mais a vela, correia dentada e o rolamento da correia do que os bicos.
Imagem
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por nilton_br » Seg Out 20, 2008 3:18 pm

Quando fiz a revisão dos 15.000 a concessionária queria que eu efetuasse a limpeza dos bicos, mas achei desnecessário, porem 1 semana depois o carro começou a pipocar. HEHEHEHEHE
Vendo lanternas de LED, informações: http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=24&t=6014
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por Chamber » Seg Out 20, 2008 4:59 pm

Os bicos injetores de hoje são AUTOLIMPANTES. Isso significa que vç nunca precisará limpá-los, a menos que coloque no tanque combustível adulterado...
Anderson – Santos/SP
Punto HLX 1.8 laranja Spot
Kit Sporting:
Pneus e Rodas 16, Saias e aerofólio, Ponteira
Faróis Máscara Negra, Bocão
Velha Guarda
Velha Guarda

AnteriorPróximo