Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus

por jpromero » Ter Nov 26, 2013 2:51 pm

Não é o câmbio que corta a rotação, é a central de injeção mesmo. A rotação de corte é igual tanto no manual como no Dualogic.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por esallum » Qua Nov 27, 2013 1:34 am

Se eu reprogramar a central, posso tirar esse corte de giro?
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por danielmorishita » Qua Nov 27, 2013 8:48 am

Bom dia Pessoal,

Utilizei o modo pesquisa mas não encontrei algo específico para a minhas dúvidas: Recentemente em uma ladeira acabei segurando o carro no acelerador e apareceu a famosa mensagem de "temperatura exessiva da embreagem", agora uso sempre freio de mão...até agora não voltou. Tenho duas dúvidas:

1 - Existe identificação para o momento de troca de embreagem do dualogic?
2- Sempre que parado em congestionamento ou semáforo por um período maior, devemos mudar para "neutro"?

Meu carro é um Essence 1.8 DL 2011 com 60.000km

Muito obrigado!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por jpromero » Qua Nov 27, 2013 8:54 am

esallum escreveu:Se eu reprogramar a central, posso tirar esse corte de giro?

Pode. O que se feito isoladamente não irá trazer ganho algum, pelo contrário, irá diminuir a vida útil do motor.
João Paulo

Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por jpromero » Qua Nov 27, 2013 9:02 am

danielmorishita escreveu:Bom dia Pessoal,

Utilizei o modo pesquisa mas não encontrei algo específico para a minhas dúvidas: Recentemente em uma ladeira acabei segurando o carro no acelerador e apareceu a famosa mensagem de "temperatura exessiva da embreagem", agora uso sempre freio de mão...até agora não voltou. Tenho duas dúvidas:

2- Sempre que parado em congestionamento ou semáforo por um período maior, devemos mudar para "neutro"?

Muito obrigado!

Daniel, em ladeiras devemos usar apenas o freio e o câmbio pode ficar em D tranquilamente, nessa condição a embreagem está acionada, não ocorrendo a fricção no disco. Usar o freio de mão não irá causar dano algum, o que não pode é segurar o carro só no acelerador engatado em D ou R por muito tempo, isso sim causa o aumento da temperatura da embreagem e o seu desgaste.

Também gostaria de saber sobre o momento da troca da embreagem do Dualogic. Mas acredito que os sintomas sejam os mesmos da embreagem tradicional, ou seja, quando ela começar a patinar, tipo quando o câmbio engata a 2a marcha e o giro do motor sobe mas a velocidade do carro não aumenta na mesma progressão e também quando a embreagem começa a trepidar ao arrancar em ladeiras. A do meu Linea faz isso um pouco e tem 56 mil km rodados mas o mecânico diz que meu problema é algum coxim do motor ou câmbio mas não conseguiu identificar qual é. Vou deixar na concessionária no mês que vem para ver isso.

Ainda sobre a embreagem Dualogic, ela é barata, custa R$ 510 na CCS sem desconto, porém se tiver que trocar o atuador ai custa uns R$ 1200, total de R$ 1700 sem desconto.

O meu carro se ficar muito tempo em D e o freio acionado ele muda automaticamente para N e é exibido um aviso no painel (o N piscando no indicador de marcha). Essa é sim uma boa prática a adotar quando o trânsito está parado, acima de 1 min parado acho válido colocar em N.
João Paulo

Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por danielmorishita » Qua Nov 27, 2013 9:08 am

Muito obrigado! Infelizmente no Punto ele não muda automaticamente para neutro...e ficar manipulando a alavanca para neutro não é lá muito confortável...

O meu não trepida nada, mas a sensação de patinar sempre teve de primeira para segunda em algumas situações. Fiquei preocupado com o alerto pq lendo o manual, é possível ficarmos em neutro até o sistema entenda que a temperatura da embreagem esta ok e imaginando essa condição em trânsito pesado seria terrível...rsrs
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por danielmorishita » Qua Nov 27, 2013 9:11 am

jpromero escreveu:
danielmorishita escreveu:Bom dia Pessoal,

Muito obrigado!

Daniel, em ladeiras devemos usar apenas o freio e o câmbio pode ficar em D tranquilamente, nessa condição a embreagem está acionada, não ocorrendo a fricção no disco. Usar o freio de mão não irá causar dano algum, o que não pode é segurar o carro só no acelerador engatado em D ou R por muito tempo, isso sim causa o aumento da temperatura da embreagem e o seu desgaste.

Também gostaria de saber sobre o momento da troca da embreagem do Dualogic. Mas acredito que os sintomas sejam os mesmos da embreagem tradicional, ou seja, quando ela começar a patinar, tipo quando o câmbio engata a 2a marcha e o giro do motor sobe mas a velocidade do carro não aumenta na mesma progressão e também quando a embreagem começa a trepidar ao arrancar em ladeiras. A do meu Linea faz isso um pouco e tem 56 mil km rodados mas o mecânico diz que meu problema é algum coxim do motor ou câmbio mas não conseguiu identificar qual é. Vou deixar na concessionária no mês que vem para ver isso.

Ainda sobre a embreagem Dualogic, ela é barata, custa R$ 510 na CCS sem desconto, porém se tiver que trocar o atuador ai custa uns R$ 1200, total de R$ 1700 sem desconto.

O meu carro se ficar muito tempo em D e o freio acionado ele muda automaticamente para N e é exibido um aviso no painel (o N piscando no indicador de marcha). Essa é sim uma boa prática a adotar quando o trânsito está parado, acima de 1 min parado acho válido colocar em N.

Quando seu carro entra em neutro, vc precisa voltar a alavanca para neutro e colocar em drive para sair com o carro novamente?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por jpromero » Qua Nov 27, 2013 9:17 am

Sim, precisa colocar em N e depois D ou R novamente.

E sobre patinar a embreagem de 1a para 2a. O Linea faz isso quando uso o S, fica assim umas 3 semanas, ai para. Se desligo o S começa a patinar novamente pelo mesmo período, não estou mais usando o S e nunca mais tive esse problema.
João Paulo

Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por danielmorishita » Qua Nov 27, 2013 9:21 am

Entendi...o ideal era o sistema engrenar de forma automática quando soltasse o freio visto que a alavanca já esta em D...complexo...

Obrigado pelas respostas...uso o modo S as vezes e é excelente, principalmente na estrada... :twisted:
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por jpromero » Qua Nov 27, 2013 9:47 am

Sim o S é bem legal, dá até para usar no dia-a-dia, porém dá para fazer também no pé a mesma função dele, ou quase :mrgreen:
João Paulo

Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

AnteriorPróximo