Multa carro 0km sem placa???

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Re: Multa carro 0km sem placa???

por Ferranda » Sáb Fev 26, 2011 2:17 pm

Vamos com calma....
A função da camera não é ter que conseguir ler os caracteres no vidro.
Até porque o numero que lá está, somente diz respeito ao numero de serie de fabricação. O chassi é composto por muito mais numeros e letras. (país, fabricante, modelo e etc...)
Em um caso de investigação (crime), Não tenho duvidas que se houver condições favoraveis (luminosidade / velocidade) etc. se consiga chegar a esse nivel.
Um tempo atras, tive a oportunidade de conhecer o centro de operações da Ecovias.
As cameras com 2km de distancia, aproximavam fatos na rodovia (veiculos, placas e etc) que eu acreditava só existir em filmes. :wink:

(>:D<)
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por Frmg » Sáb Fev 26, 2011 3:52 pm

Ai é que esta...

Os radares fixos e móveis não possuem zoom ótico e autofoco como as câmeras de video e também não foram projetados para leituras de número do chassi gravado nos vidros. Concordo que em caso de crimes, como atropelamentos ou acidentes graves até possa haver uma tentativa de identificação feita por equipe humana especializada ampliando as imagens individualmente e tentando localizar o proprietário por esses números, mas pelo que vi nas fotos amadoras que tirei aqui teria que ser uma tecnologia fantástica para chegar ao ponto de que mesmo em condições desfavoráveis de captação de imagens ainda assim fosse possivel o software ocr interpretar os números do chassi e identifique na base de dados. Creio eu que o sistema localiza somente pelas placas e ai sim na confecção da multa o número do chassi é exibido.

Estou lendo bastante sobre o assunto pesquisando sobre esse tipo de radar e até agora não encontrei ninguém que efetivamente tenha sido multado pelo número do chassi nos vidros. É sempre aqule famoso ouvi dizer que o amigo do amigo que é não sei quem que e disse que tomou multa assim.

Sei lá, pelos muitos relatos do pessoal que diz que não leva multa e pelos dois únicos relatos suspeitos que encontrei em um fórum qualquer, fico com os relatos do pessoal aqui a não ser que apareça alguém realmente dizendo que estava sem placas e foi multado só pelo número do chassi nos vidros.
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por Ferranda » Sáb Fev 26, 2011 4:12 pm

Perfeito...
No caso de uma investigação, uma equipe (investigadores) entrariam em ação e fariam o possivel para chegar nesse nivel.
Não pelo programa de reconhecimento de caracteres (OCR) esses estão aptos somente na configuração 3 letras+numeros (Placa).

Lembro de um caso especifico, uma porsche que rasgava na marginal pinheiros a mais de 250km/h e com a placa camuflada....
Rolou uma mega operação... Mais o cara fazia isso quase todo final de semana...
Aí é chamar urubu de MY LOVE :lol: :lol:
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por Fernando Vieira » Sáb Fev 26, 2011 7:09 pm

Ferranda escreveu:Perfeito...
Lembro de um caso especifico, uma porsche que rasgava na marginal pinheiros a mais de 250km/h e com a placa camuflada....
Rolou uma mega operação... Mais o cara fazia isso quase todo final de semana...
Aí é chamar urubu de MY LOVE :lol: :lol:

Teve um caso de um cara que fazia isso com um porsche na perimetral aqui no RJ tb. Mas o cara passava tão rápido no radar que não dava tempo do carro ser fotografado. O pessoal da CET Rio recebia fotos da pista, sem nada. Aí mandaram consertar, o cara disse que tava normal. Só descobriram quando botaram gente de plantão e o cara passou com o Porsche.
Piloto de Kart de feriado
Piloto de Kart de feriado

por AraujoJr » Seg Fev 28, 2011 9:44 am

AlexJW escreveu:Araujo,

Esses novos radares lêem aqueles números de chassis gravados nos vidros? Tem certeza?... se de fato estiverem ativos e trabalhando, sou a favor de sua utilização.

Ler a placa e avaliar se o carro tá em dia (IPVA, multas, vistoria...) eu acho uma ótima, pois pelo menos aqui no Rio tiraria METADE dos carros em circulação. Se eu pago tudo em dia, pq os outros não devem fazer o mesmo?

Bem, aqui esse radar de ler "chassis no vidro" ainda não existe.

abrax!

sim, sao cameras de altissima definição que leem o chassi no parabrisa, sei que existe pq trabalho com transporte publico e as vezes faço reunioes com o pessoal da CET, e numa dessas por curiosidade eu perguntei e eles confirmaram, são poucas, mas existem pelo menos aqui em Sampa
Imagem
XV,XR,XS
Velha Guarda
Velha Guarda

por Frmg » Seg Fev 28, 2011 7:47 pm

Mas é o pessoal da Cet que é responsável pelas multas de radares?

Pelo que eu imaginava o serviço é terceirizado e as multas dos radares vão direto para o detran.

O que o pessoal da Cet deve estar falando são as câmeras de vídeo da central de monitoramento de trânsito deles que podem ser aproximadas em zoom ótico, coisa que os radares se não me engano ainda não fazem por limitações na velocidade do auto foco.
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por Frmg » Ter Mar 01, 2011 9:04 pm

Emplaquei o Punto e já tenho renavam. Fiz a consulta de multas no site do Detran-Sp e aparece "nada consta" em todos os departamentos, desde Cet até polícia rodoviária. Quase soltei um Ufaaaa! Mas...

A pergunta é ...

Suspeito que as multas sem placa na concessionária tenham sido cometidas dia 23/02 e 24/02 será que já posso ficar tranquilo ou será que ainda devo continuar consultando o site do Detran nos próximos dias? O site do Detran é confiável? Será que ainda posso ser surpreendido?
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por Scorpio » Ter Mar 01, 2011 9:13 pm

Frmg você é a pessoa mais preocupada que eu já vi hehehehe
Se já passou pelo emplacamento, consultou o site do detran e não aparecem multas curte o seu novo carro e desencana!
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Moderador
Moderador

por Frmg » Ter Mar 01, 2011 9:26 pm

É que um novo Punto não estava previsto no cronograma. Ai sabe como é né... Os E-TorQ estão ai e os boatos da vinda do novo Punto monstruoso chamado Evo estão aumentando, então eu fui obrigado a correr para garantir o meu no design atual e isso me apertou muito $$$ Rsrs

Se vier alguma multa nessa altura do campeonato estou fuuuuuuu...
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por Scorpio » Ter Mar 01, 2011 9:34 pm

Fique tranquilo o site do detran é confiável ou seja se uma multa é lançada no sistema imediatamente ela aparece no site no renavan / placas correspondente.

Boa sorte com o Punto! 8)
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Moderador
Moderador

AnteriorPróximo