Estepe - liga leve ou ferro (Ajuda)

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Re: Estepe - liga leve ou ferro (Ajuda)

por PHSV-BH » Dom Fev 13, 2011 6:47 pm

Realmente isso é questão de opinião.

A Fiat e todas as demais montadoras podem mudar, sem aviso prévio, a configuração de seus veículos.
Hora nenhuma a Fiat divulgou que os veículos Fiat Punto 2011/2011 com Kit Creative teriam estepe de liga leve.

A Fiat não seria a primeira a enxugar os equipamentos de um ano para o outro.
Esse caso do estepe, por exemplo, a Citroën já fez com o C4 Pallas. Até 2008, o estepe era de liga aro 16". Depois disso, sem aviso algum, eles suprimiram o estepe de liga e colocaram um 15" de aço.
Imagem
Atual - Peugeot 408 THP + Pack Premium (farol bixenon direcional + sensor dianteiro)
Ex - Hyundai i30 AT Completo + teto + ar digital + 8 airbags + sensor crepuscular + sensor de chuva
Ex - Fiat Punto Completo + Couro + Rodas 17
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por jeanphillipe » Dom Fev 13, 2011 7:10 pm

o problema não é esse. Ele deve estar discriminado na lista de acessórios do kit, o consumidor não é obrigado a saber o que vem dentro dele.

Caso não tenha nenhuma discriminação. Somente dizendo rodas 16" em liga leve subentendesse que o estepe está incluso nessa.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Frmg » Dom Fev 13, 2011 8:54 pm

PHSV-BH escreveu:Realmente isso é questão de opinião.

A Fiat e todas as demais montadoras podem mudar, sem aviso prévio, a configuração de seus veículos.
Hora nenhuma a Fiat divulgou que os veículos Fiat Punto 2011/2011 com Kit Creative teriam estepe de liga leve.

Não é só questão de opinião...

O ano de fabricação nesse caso não conta nada.
Entenda que em carros o que vale é o modelo e se o Punto modelo 2011 saiu com X itens de série o mesmo Punto modelo 2011 tem que vir também com X itens de série. Se houver qualquer modificação nos itens de série do veículo o modelo precisa ser atualizado e as mudanças devidamente informadas. Isso é o que diz o CDC.

Porém nesse caso estamos lidando especificamente com um pacote de opcionais e não com itens de série. Ocorre que nessa situação o mesmo tem de ser aplicado.

Os Kits Creative 1,2, 3 e 4 foram disponibilizados e constituídos com uma configuração pré-definida para o Punto modelo 2011 que era diferente do Punto modelo 2010. A Fiat não pode simplesmente suprimir o conteúdo dos kits que estão vinculados ao modelo do veículo sem prévia notificação aos clientes. Tanto é que hoje se você comparece em uma concessionária vai encontrar Punto modelo 2011 com kit creative 1 com roda de liga leve no estepe, ou seja, o produto que você esta comprando não é o mesmo que é mostrado e anunciado no showroom.
Como poucas pessoas conferem o estepe na hora de retirar o veículo, só vão se dar conta que o estepe não é mais de liga leve na hora que precisarem substituir uma roda com defeito.

Mas se perceberem no ato da retirada do veículo vai dar uma confusão enorme.
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por PHSV-BH » Dom Fev 13, 2011 9:56 pm

jeanphillipe escreveu:o problema não é esse. Ele deve estar discriminado na lista de acessórios do kit, o consumidor não é obrigado a saber o que vem dentro dele.

Caso não tenha nenhuma discriminação. Somente dizendo rodas 16" em liga leve subentendesse que o estepe está incluso nessa.

Bom, aqui em casa temos um Punto, um Mégane e um New Civic.
Os três vieram com roda de liga leve de fábrica, entretanto nenhum tem estepe de liga leve.
E não consta em lugar nenhum a discriminação de que o estepe é de aço.
A relação de itens de série dos carros (exceto do Punto, pois a roda era opcional) fala que os modelos têm rodas de liga leve, mas em nenhum momento sequer eles mencionam o estepe. E nenhum tem estepe de liga.

Galera, não quero por lenha na fogueira, é só minha opinião mesmo.
Imagem
Atual - Peugeot 408 THP + Pack Premium (farol bixenon direcional + sensor dianteiro)
Ex - Hyundai i30 AT Completo + teto + ar digital + 8 airbags + sensor crepuscular + sensor de chuva
Ex - Fiat Punto Completo + Couro + Rodas 17
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por Frmg » Dom Fev 13, 2011 10:02 pm

Sim, mas se ofereceu para um cliente sem mudar o modelo tem que oferecer para os demais clientes também já que o modelo é o mesmo. Não pode existir diferença entre os clientes.

Se houver mudança a mudança tem que ser comunicada com antecedência para que ninguém seja prejudicado.
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por jeanphillipe » Dom Fev 13, 2011 10:55 pm

PHSV-BH escreveu:
jeanphillipe escreveu:o problema não é esse. Ele deve estar discriminado na lista de acessórios do kit, o consumidor não é obrigado a saber o que vem dentro dele.

Os três vieram com roda de liga leve de fábrica, entretanto nenhum tem estepe de liga leve.
A relação de itens de série dos carros (exceto do Punto, pois a roda era opcional) fala que os modelos têm rodas de liga leve, mas em nenhum momento sequer eles mencionam o estepe. E nenhum tem estepe de liga.

tb nao quero colocar lenha na fogueira mas você tem certeza disso??? não consta essa informação nem no Manual?

tb tive um fiesta com rodas de liga e depois de brigar com a cc sobre o estepe vir em aço eis que me deparo com um parágrafo do manual que não havia visto dizendo que para os modelos que vinham com rodas de liga os estepes obrigatoriamente viriam em rodas de aço.

Informações como esta dever estar escritas, se o cliente não leu é outra história.

quando o vendedor puxa todos os itens do carro na plataforma da montadora (pelo menos na ford era assim), vinha até as informações de que lampada do farol de neblina estava instaldo no carro, bem como a tampa do acendedor de insqueiros até o estepe estava escrito.

Não sei se a fiat tem o mesmo critério na hora de "puxar"o carro no sitema mas deve ter algo parecido.

Eu ainda digo, se o clinete está insatisfeito PROCON, pois o não ele ja tem da cc.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por RodrigoCA » Dom Fev 13, 2011 11:59 pm

PHSV-BH escreveu:

Concordo com o Pedro, e também não tenho por objetivo colocar lenha na fogueira. A descrição do opcional no 10/11 era "rodas de liga leve (inclusive no estepe)". Agora é "rodas de liga leve". O kit Creative existe desde set/2009, ou seja, quase um ano e meio, período no qual foram vendidos milhares de Puntos. Se o objetivo fosse economia, será que a Fiat não tinha feito isso antes (ou desde sempre)? Acho que isso está ligado sim ao problema dos roubos de estepe, uma vez que as rodas de liga tem muito mais valor para os ladrões. Uma vez que a "notícia" de que os Puntos estão vindo sem estepe de liga se difundir, será que o interesse no arrombamento de Punto continuará como é hoje?! Na Europa e EUA, é muito comum não só o estepe ser de chapa, como frequentemente é um estepe temporário, bem menor do que a roda original. Aqui, uma vez que o pneu do estepe é igual aos outros, não vejo porque haveria tanto motivo de revolta, se isso pode beneficiar todos os proprietários de Punto com menos arrombamentos. Eu mesmo tive que desembolsar uma grana na compra de uma roda de ferro, para substituir meu estepe de liga. Preferia muito que já tivesse vindo em chapa...
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por VLA » Seg Fev 14, 2011 7:52 am

eu acho que infelizmente nenhuma lei ou procon se aplica a esse caso... a montadora realmente pode alterar as configs a qualquer momento sem avisar ninguem....

em 06 eu estava pra comprar um fiat uno e esperei pra lançarem o modelo 07... paguei até um pouco mais caro do que o modelo 06 que tinha em estoque e teria descontos... pra minha surpresa uns 3 meses depois adicionaram diversos itens de conforto e bancos melhores ao modelo 07 e eu me phodi bonito... nao tinha o que eu questionar.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por m4rret4 » Seg Fev 14, 2011 9:18 am

Lei nº 8.078 - Código de Defesa do Consumidor

Art. 6º São direitos básicos do consumidor:
...
III - a informação adequada e CLARA sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, CARACTERÍSTICAS, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentem;

------------------------------------------------------

Eu mantenho minha opinião. Se a fábrica oferece um produto de mesmo ano/modelo com uma característica, não pode alterar de uma hora para outra sem aviso expresso, sobretudo se é em desfavor do consumidor.

A pessoa vai no showroom, analisa o carro, faz o pedido e depois vem um carro com características diferentes? Não da pra concordar...
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por jeanphillipe » Ter Fev 15, 2011 8:43 am

m4rret4 escreveu:Lei nº 8.078 - Código de Defesa do Consumidor

Art. 6º São direitos básicos do consumidor:
...
III - a informação adequada e CLARA sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, CARACTERÍSTICAS, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentem;

------------------------------------------------------

Eu mantenho minha opinião. Se a fábrica oferece um produto de mesmo ano/modelo com uma característica, não pode alterar de uma hora para outra sem aviso expresso, sobretudo se é em desfavor do consumidor.

A pessoa vai no showroom, analisa o carro, faz o pedido e depois vem um carro com características diferentes? Não da pra concordar...

tb mantenho a minha.
se o cliente está insatisfeito ou seu produto que comprou é diferente do que viu na loja e nao fui avisado isso deve ser levado em consideração.

como já havia dito TUDO deve estar escrito na lista de caracteristicas do carro
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Anterior