Pedido de HT - Skydome + Telecomando
MARAVILHA! Descobrimos alguém com conhecimento e princopalmente loucura suficientes para fazer a $$##%$&#¨% do teto fechar na chave.
Faz aí depois abre um tópico no How-To aí, meu filho...

Anderson – Santos/SP
Punto HLX 1.8 laranja Spot
Kit Sporting:
Pneus e Rodas 16, Saias e aerofólio, Ponteira
Faróis Máscara Negra, Bocão
Punto HLX 1.8 laranja Spot
Kit Sporting:
Pneus e Rodas 16, Saias e aerofólio, Ponteira
Faróis Máscara Negra, Bocão
Chamber escreveu:MARAVILHA! Descobrimos alguém com conhecimento e princopalmente loucura suficientes para fazer a $$##%$&#¨% do teto fechar na chave.![]()
![]()
![]()

Vamos lá as primeiras informações:
O alarme da Microcontrol não fecha o teto. Além de ser vagabundo e nem trazer chicote pra ligar a sirene no cofre do motor, exige encaixes que descascam o fios fios originais do carro, levando a perda da garantia. Não comprem. Segundo o suporte da própria microcontrol o alarme só tem uma saída auxiliar, aquela dos vidros, ao contrário do que diz o vendedor do mercado livre. A microcontrol achava que o teto fechava originalmente com a chave de telecomando, e não sabem informar onde fica a central do teto. Quer dizer, não ajudaram em nada. Vou continuar as pesquisas e os manterei informados.
Abraços
Punto HLX 2008/2008
Skydome, Laranja Spot, BlueMe, Airbags dianteiros, ABS, Todos os sensores
- Motorista de Auto Escola
Junior_HLX,
Só um detalhe...
Quando desliga a chave, os vidros ficam funcionando até um certo tempo.
Depois de passado esse tempo (nunca medi quanto é), ele desativa!
Mas esse tempo seria mais que suficiente pra ativar o teto.
A questão mesmo é saber se o teto também funciona com a chave desligada! Funciona?
Caso contrário, é necessário arrumar um esquema que alimente o teto para que seja aberta e fechado sem que a chave esteja no contato!
Já que você tem conhecimentos em modificações elétricas no carro, seria uma boa bolar algo e mostrar aqui pro pessoal!
Eu sei que é possivel fazer o teto fechar na chave. Tem um cidadão no PuntoClube italiano que fez isso. Entrei em contato com ele, mas não me respondeu.
Só um detalhe...
A questão mesmo é saber se o teto também funciona com a chave desligada! Funciona?
Caso contrário, é necessário arrumar um esquema que alimente o teto para que seja aberta e fechado sem que a chave esteja no contato!
Já que você tem conhecimentos em modificações elétricas no carro, seria uma boa bolar algo e mostrar aqui pro pessoal!

Eu sei que é possivel fazer o teto fechar na chave. Tem um cidadão no PuntoClube italiano que fez isso. Entrei em contato com ele, mas não me respondeu.

VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
- Velha Guarda
socket escreveu:Junior_HLX,
Só um detalhe...
O tempo que fica ligado o "conforto" provavelmente é de 1 minuto.
Não, o teto não tem esse modo "conforto", desligou o motor e já era, tem que virar a chave de novo, é terrível. O que indica que nada do teto recebe alimentação depois que desliga a chave, ao contrário das centrais dos vidros que mesmo que vc abra a porta, elass continuam com energia para subir o vidro com o comando da chave. O primeiro passo seria criar um modo conforto para o teto, é o mais fácil pq seria feito na caixa de fusíveis e usaria poucos fios. Se usassemos um relê temporizado, levariamos o fio do positivo pra ele e o fio de saída para antes do fusivel do teto. Poderiamos regula-lo para 2 minutos, tempo suficiente pra alguem fechar o carro após desligar. Acho q dá, não? O problema é a pessoa estar fazendo alguma coisa no carro com ele desligado (tirando coisas do porta-malas por exemplo) e o teto aberto, aí aciona a chave pra fechar tudo e o teto não fecha pq passou 2 minutos. A gente poderia até ligar o fusivel do teto direto na no 12v volts antes da chave de contato, mas precisamos ver o consumo disso se não vai arriar a bateria.
Apenas para informação: O alarme manda um sinal negativo de menos de meio segundo para a central dos vidros, e ela fecha, e sei qual fio é pq meu alarme "original" vai ligado nele. Mas não quero fazer uma coisa só pra quem tem alarme, quero uma coisa pro carro original mesmo pra resolver o problema de todos.
Punto HLX 2008/2008
Se eu tivesse teto... :/
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!
(Som, rodas, etc...)
(Som, rodas, etc...)
- Velha Guarda
BART escreveu:Q blz hein Júnior...ate q enfim surgiu alguém q possa viabilizar o q queremos!!!
Mas bem q vc podia ser de BH viu...eu não tenho a moral de sair fuçando no meu carro!!!
Por isso quero tentar fazer o mais simples possível. Umas poucas peças e um tutorial bem feito, dá pra levar em algum lugar e alguem fazer. Posso até comprar várias peças e mandar pra quem estiver interessado.
Punto HLX 2008/2008
socket escreveu:Se eu tivesse teto... :/
Quem sabe no próximo

Punto HLX 2008/2008
Primeiras novidades:
Ao contrário do que imaginavamos, a alimentação da central não é cortada quando se desliga a ignição. Na verdade a central corta os 12v dos botões.
A central fica no centro do teto, entre um vidro e outro. Impossível ter acesso a ela sem remover todo o acabamento do teto.
Removi o acabamento da coluna esquerda do para-brisa e achei o fio de alimentação geral do teto. Não façam isso! Me matei pra colocar de volta.
Nos botões chegam quatro fios: Um 12v, um terra e um para cada botão. Ao se pressionar o botão, ele manda sinal negativo para a central. O chicote que contem esses quatro fios vai pela frente do teto e vira do lado esquerdo entrando na parte metálica lateral do teto, seguindo então para trás para chegar na central.
Os fios dos botões são todos de baixa corrente, servindo apenas como sinal, isso ajuda. As luzes de cortesia tem alimentação constante de 12v, o que vou fazer é cortar o fio de 12v dos botões do teto e ligar no 12v das luzes, com isso os leds dos botões do teto vão acender, basta saber se a central vai responder ao comando com ignição desligada, porque ligada ela fica. Esse vai ser o primeiro teste. Se isso der certo, abrimos a primeira brecha para fecharmos o teto na chave.
Se isso der certo, existe um fio original do carro que vai para o alarme. Ele é quem avisa o alarme que o botão de fechar do controle foi acionado, aí o alarme ativa. O alarme original não tem antena, não trabalha por RF, apenas por esse sinal. Preciso medir o tipo de sinal que é enviado, pra saber como um ciruito vai trabalhar para que o teto feche.
Minhas primeiras conclusões são: Está tudo perto pra se fazer, e fácil. Se não aparecer complicações no caminho, não vai ser dificil.
A minha maior preocupação é se a central não fechar o teto com a chave desligada mesmo com o comando do botão indo pra ela, nesse caso algum fio cagueta vai atrapalhar nossa vida e precisamos descobrir qual é para burlar. O problema é descobrir sem ter acesso a central. Mas esse fio fica junto com um monte que tem na coluna esquerda, eles se dividem dentro do acabamento do teto do carro e vão para vários lugares. O dificil é segui-los sem destruir o acabamento.
Ao contrário do que imaginavamos, a alimentação da central não é cortada quando se desliga a ignição. Na verdade a central corta os 12v dos botões.
A central fica no centro do teto, entre um vidro e outro. Impossível ter acesso a ela sem remover todo o acabamento do teto.
Removi o acabamento da coluna esquerda do para-brisa e achei o fio de alimentação geral do teto. Não façam isso! Me matei pra colocar de volta.
Nos botões chegam quatro fios: Um 12v, um terra e um para cada botão. Ao se pressionar o botão, ele manda sinal negativo para a central. O chicote que contem esses quatro fios vai pela frente do teto e vira do lado esquerdo entrando na parte metálica lateral do teto, seguindo então para trás para chegar na central.
Os fios dos botões são todos de baixa corrente, servindo apenas como sinal, isso ajuda. As luzes de cortesia tem alimentação constante de 12v, o que vou fazer é cortar o fio de 12v dos botões do teto e ligar no 12v das luzes, com isso os leds dos botões do teto vão acender, basta saber se a central vai responder ao comando com ignição desligada, porque ligada ela fica. Esse vai ser o primeiro teste. Se isso der certo, abrimos a primeira brecha para fecharmos o teto na chave.
Se isso der certo, existe um fio original do carro que vai para o alarme. Ele é quem avisa o alarme que o botão de fechar do controle foi acionado, aí o alarme ativa. O alarme original não tem antena, não trabalha por RF, apenas por esse sinal. Preciso medir o tipo de sinal que é enviado, pra saber como um ciruito vai trabalhar para que o teto feche.
Minhas primeiras conclusões são: Está tudo perto pra se fazer, e fácil. Se não aparecer complicações no caminho, não vai ser dificil.
A minha maior preocupação é se a central não fechar o teto com a chave desligada mesmo com o comando do botão indo pra ela, nesse caso algum fio cagueta vai atrapalhar nossa vida e precisamos descobrir qual é para burlar. O problema é descobrir sem ter acesso a central. Mas esse fio fica junto com um monte que tem na coluna esquerda, eles se dividem dentro do acabamento do teto do carro e vão para vários lugares. O dificil é segui-los sem destruir o acabamento.
Punto HLX 2008/2008