Amaciando ou Desgastando o motor ?

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Re: Amaciando ou Desgastando o motor ?

por William Grana » Qua Fev 24, 2010 8:51 am

Frmg escreveu:
William Grana escreveu:Até qtos mil klm vc indica manter esse amaciamento ?


Quando fizer a primeira troca de óleo toda a sujeira e material desprendido devido ao atrito gerado no amaciamento inicial deverá ser eliminada no escoamento que não deve ser feito a vácuo e passará a dar lugar a um filtro de óleo novo e um lubrificante novo livre de impurezas.

Após essa troca você já vai sentir os benefício de um motor bem lubrificado e com atrito reduzido, porém ainda assim o carro ainda vai estar em processo de amaciamento por alguns mil kms

Existem preparadores que utilizam as mais diferentes técnicas para amaciar motores de competição e eu procuro utilizar um meio termo para motores de carros de passeio filtrando as informações das técnicas que considero mais eficientes e menos agressivas a vida útil do motor.

A tabelinha que uso e que não precisa ser seguida a risca é:

- 0-500km -> Evitar ultrapassar a rotação de torque máximo a todo custo. Pé super leve.
- 500-2000km -> Tornar o método carga um hábito enfiando o pé no acelerador até o fundo até para andar de um semáforo a outro. Quando possível dar uma arrancada para atingir o corte de giro 1 vez por dia ou 1 vez a cada dois dias.

- 2000km-7500km -> Procurar explorar a faixa de rotação entre a de torque máximo e a de potência máxima. Sempre que possível manter o motor em funcionamento por certos períodos na rotação de potência máxima em rodovias. Para isso uma boa dica é usar a 4ª marcha e manter assim por alguns poucos minutos. (Não ultrapasso 3 min)
Eventualmente dar esticadas até o limite de corte de giro no máximo 2 vezes por semana aproximadamente.

- 7500km primeira troca de óleo:

Escoamento por cárter + filtro de óleo novo + Condicionadores de motor Militec ou Molicote (Se quiser posso informar melhor sobre os benefícios de condicionadores no amaciamento, suavidade e vida útil do motor a longo prazo)

- 7500-10000km - O amaciamento inicial já estará feito e você já vai sentir o motor muito mais solto. Nessa fase procuro manter a rotação o máximo de tempo na faixa de torque máximo usando o método carga para arrancar e as arrancadas até o corte são feitas 1 vez por semana no máximo.

- 10000-15000km - Pode-se abandonar o método carga o tempo inteiro e as esticadas até o corte de giro do motor são feitas apenas 1 vez a cada 15 dias.

15000km segunda troca de óleo:

Novamente escoamento por cárter + filtro de óleo novo + Condicionadores de motor Militec ou Molicote renovados

Após a segunda troca de óleo seu motor já estará totalmente amaciado. A partir dai continuar enfiando o pé no acelerador ao máximo já não trás ganho algum, apenas desgaste prematuro.

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Bom dia senhores...!!!

Entendi Frmg...Me explica mais sobre esses condicionadores de motor ?
Quando vc fala em Corte de Giro é esticar a marcha até os 6000rpm ate ter o corte como um limitador ?

Acho que para aqueles que defendem a ideia de que o amaciamento nao existe mais, deve ta achando isso um absurdo...hauahuahaa...tipo...o cara ta &@$%#! o motor do carro dele !!! hauhauauhaa....mas cada um é cada um...cada faz o que quiser com o seu carro..!!! hauahuahaa

abs
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Re: Amaciando ou Desgastando o motor ?

por educentury » Qua Fev 24, 2010 12:53 pm

andretissot escreveu:O meu tá com 38000Km, dei pau nele desde cedo também, agora to andando mais de boa, mas notei que o carro ta andando mais e tá mais econômico também, mesmo com rodas 17...



Cara concordo com vc, desde os primeiro km rodados eu forço o motor em rotaçoes de 4 a 5 mil giros no motor, o carro é uma máquina, meu carro está com 4mil km rodados e está fazendo com gasolina 10,6 na estrada, a 110km e ar ligado.


Esses contos de que nao precisa amaciar motor é necessário sim, quem comprou o carro 0KM sabe.

Abs!
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Re: Amaciando ou Desgastando o motor ?

por Takinarios » Qua Fev 24, 2010 4:59 pm

O meu faz 7,5 km/l com gasolina na cidaded so, ando normal ate 3k rpm e as vezes estico ate 4 ou 5k... ta com 5500 km.
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Re: Amaciando ou Desgastando o motor ?

por William Grana » Qui Fev 25, 2010 11:16 am

Frmg escreveu:
William Grana escreveu:Até qtos mil klm vc indica manter esse amaciamento ?


Quando fizer a primeira troca de óleo toda a sujeira e material desprendido devido ao atrito gerado no amaciamento inicial deverá ser eliminada no escoamento que não deve ser feito a vácuo e passará a dar lugar a um filtro de óleo novo e um lubrificante novo livre de impurezas.

Após essa troca você já vai sentir os benefício de um motor bem lubrificado e com atrito reduzido, porém ainda assim o carro ainda vai estar em processo de amaciamento por alguns mil kms

Existem preparadores que utilizam as mais diferentes técnicas para amaciar motores de competição e eu procuro utilizar um meio termo para motores de carros de passeio filtrando as informações das técnicas que considero mais eficientes e menos agressivas a vida útil do motor.

A tabelinha que uso e que não precisa ser seguida a risca é:

- 0-500km -> Evitar ultrapassar a rotação de torque máximo a todo custo. Pé super leve.
- 500-2000km -> Tornar o método carga um hábito enfiando o pé no acelerador até o fundo até para andar de um semáforo a outro. Quando possível dar uma arrancada para atingir o corte de giro 1 vez por dia ou 1 vez a cada dois dias.

- 2000km-7500km -> Procurar explorar a faixa de rotação entre a de torque máximo e a de potência máxima. Sempre que possível manter o motor em funcionamento por certos períodos na rotação de potência máxima em rodovias. Para isso uma boa dica é usar a 4ª marcha e manter assim por alguns poucos minutos. (Não ultrapasso 3 min)
Eventualmente dar esticadas até o limite de corte de giro no máximo 2 vezes por semana aproximadamente.

- 7500km primeira troca de óleo:

Escoamento por cárter + filtro de óleo novo + Condicionadores de motor Militec ou Molicote (Se quiser posso informar melhor sobre os benefícios de condicionadores no amaciamento, suavidade e vida útil do motor a longo prazo)

- 7500-10000km - O amaciamento inicial já estará feito e você já vai sentir o motor muito mais solto. Nessa fase procuro manter a rotação o máximo de tempo na faixa de torque máximo usando o método carga para arrancar e as arrancadas até o corte são feitas 1 vez por semana no máximo.

- 10000-15000km - Pode-se abandonar o método carga o tempo inteiro e as esticadas até o corte de giro do motor são feitas apenas 1 vez a cada 15 dias.

15000km segunda troca de óleo:

Novamente escoamento por cárter + filtro de óleo novo + Condicionadores de motor Militec ou Molicote renovados

Após a segunda troca de óleo seu motor já estará totalmente amaciado. A partir dai continuar enfiando o pé no acelerador ao máximo já não trás ganho algum, apenas desgaste prematuro.

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e ai senhores blz ?

Cara..ontem deu a primeira esticada em 2º marcha até 6500rpm mas nao senti o corte...esse corte acontece nos 7000rpms ?
Em qual marcha seria o ideal para esticar ate o corte ?

abs
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Re: Amaciando ou Desgastando o motor ?

por lex.bh » Qui Fev 25, 2010 5:05 pm

Quanta frescura haaha
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Re: Amaciando ou Desgastando o motor ?

por William Grana » Qui Fev 25, 2010 5:13 pm

lex.bh escreveu:Quanta frescura haaha

______________________________________________________

sorry ?
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Re: Amaciando ou Desgastando o motor ?

por lex.bh » Qui Fev 25, 2010 5:29 pm

William Grana escreveu:
lex.bh escreveu:Quanta frescura haaha

______________________________________________________

sorry ?

Vcs vao me desculpar, mas fazer isso eh totalmente desnecessario e exagerado, diria eu frescura.
Nao digo que é errado, pelo contrario, pode ser até muito bom... mas se fosse necessario, viria escrito em manual, etc etc... se fosse assim , nenhum carro de nossa frota ia rodar nd, pq ninguem tem esse cuidado extra entende?
Meu carro já ta com 70 mkm , nao baixa 1ml de oleo, nao tive nenhum cuidado extra...
A questao é respeitar trocas de oleo, e viscosidade exigida pela fabrica..No meu caso sempre as faço de 5 em 5 juntamente com filtro.
enfim, com eu disse, nao acho errado, ma acho desnecessário ;)
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Re: Amaciando ou Desgastando o motor ?

por William Grana » Qui Fev 25, 2010 5:46 pm

lex.bh escreveu:
William Grana escreveu:
lex.bh escreveu:Quanta frescura haaha

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sorry ?

Vcs vao me desculpar, mas fazer isso eh totalmente desnecessario e exagerado, diria eu frescura.
Nao digo que é errado, pelo contrario, pode ser até muito bom... mas se fosse necessario, viria escrito em manual, etc etc... se fosse assim , nenhum carro de nossa frota ia rodar nd, pq ninguem tem esse cuidado extra entende?
Meu carro já ta com 70 mkm , nao baixa 1ml de oleo, nao tive nenhum cuidado extra...
A questao é respeitar trocas de oleo, e viscosidade exigida pela fabrica..No meu caso sempre as faço de 5 em 5 juntamente com filtro.
enfim, com eu disse, nao acho errado, ma acho desnecessário ;)

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blz meu irmao...sua opiniao foi postada...agora cada um tem o seu carro e faz o que quiser...blz ? se é frescura ou nao...respeite a vontade de cada um fazer o que quiser falow...!!! anda com o seu de boa que eu ando com o meu !!!!
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Re: Amaciando ou Desgastando o motor ?

por Frmg » Sex Fev 26, 2010 12:36 pm

Ele não deixa de estar certo, reconheço que faço isso por preciosismo, mas na verdade o amaciamento virá com o tempo da mesma forma exceto se você nunca amaciar ele andando sempre no modo vovozinha, pois ai sim ele fica amarrado.
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Re: Amaciando ou Desgastando o motor ?

por William Grana » Sex Fev 26, 2010 3:48 pm

Frmg escreveu:Ele não deixa de estar certo, reconheço que faço isso por preciosismo, mas na verdade o amaciamento virá com o tempo da mesma forma exceto se você nunca amaciar ele andando sempre no modo vovozinha, pois ai sim ele fica amarrado.

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Eh entao Frmg...o forum ta aqui pra trocar ideia e tal...cada um expoe sua opiniao...agora cada um faz o que quiser nao 'é nao ?

Outra coisa...vejo vc sempre postando aqui...sempre falando tecnicamente....vc trampa no ramo ?

abs
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