Amaciando ou Desgastando o motor ?

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Re: Amaciando ou Desgastando o motor ?

por William Grana » Qua Fev 24, 2010 8:51 am

Frmg escreveu:
William Grana escreveu:Até qtos mil klm vc indica manter esse amaciamento ?

Quando fizer a primeira troca de óleo toda a sujeira e material desprendido devido ao atrito gerado no amaciamento inicial deverá ser eliminada no escoamento que não deve ser feito a vácuo e passará a dar lugar a um filtro de óleo novo e um lubrificante novo livre de impurezas.

Após essa troca você já vai sentir os benefício de um motor bem lubrificado e com atrito reduzido, porém ainda assim o carro ainda vai estar em processo de amaciamento por alguns mil kms

Existem preparadores que utilizam as mais diferentes técnicas para amaciar motores de competição e eu procuro utilizar um meio termo para motores de carros de passeio filtrando as informações das técnicas que considero mais eficientes e menos agressivas a vida útil do motor.

A tabelinha que uso e que não precisa ser seguida a risca é:

- 0-500km -> Evitar ultrapassar a rotação de torque máximo a todo custo. Pé super leve.
- 500-2000km -> Tornar o método carga um hábito enfiando o pé no acelerador até o fundo até para andar de um semáforo a outro. Quando possível dar uma arrancada para atingir o corte de giro 1 vez por dia ou 1 vez a cada dois dias.

- 2000km-7500km -> Procurar explorar a faixa de rotação entre a de torque máximo e a de potência máxima. Sempre que possível manter o motor em funcionamento por certos períodos na rotação de potência máxima em rodovias. Para isso uma boa dica é usar a 4ª marcha e manter assim por alguns poucos minutos. (Não ultrapasso 3 min)
Eventualmente dar esticadas até o limite de corte de giro no máximo 2 vezes por semana aproximadamente.

- 7500km primeira troca de óleo:

Escoamento por cárter + filtro de óleo novo + Condicionadores de motor Militec ou Molicote (Se quiser posso informar melhor sobre os benefícios de condicionadores no amaciamento, suavidade e vida útil do motor a longo prazo)

- 7500-10000km - O amaciamento inicial já estará feito e você já vai sentir o motor muito mais solto. Nessa fase procuro manter a rotação o máximo de tempo na faixa de torque máximo usando o método carga para arrancar e as arrancadas até o corte são feitas 1 vez por semana no máximo.

- 10000-15000km - Pode-se abandonar o método carga o tempo inteiro e as esticadas até o corte de giro do motor são feitas apenas 1 vez a cada 15 dias.

15000km segunda troca de óleo:

Novamente escoamento por cárter + filtro de óleo novo + Condicionadores de motor Militec ou Molicote renovados

Após a segunda troca de óleo seu motor já estará totalmente amaciado. A partir dai continuar enfiando o pé no acelerador ao máximo já não trás ganho algum, apenas desgaste prematuro.

_________________________________________________________________________________________________________________________________

Bom dia senhores...!!!

Entendi Frmg...Me explica mais sobre esses condicionadores de motor ?
Quando vc fala em Corte de Giro é esticar a marcha até os 6000rpm ate ter o corte como um limitador ?

Acho que para aqueles que defendem a ideia de que o amaciamento nao existe mais, deve ta achando isso um absurdo...hauahuahaa...tipo...o cara ta &@$%#! o motor do carro dele !!! hauhauauhaa....mas cada um é cada um...cada faz o que quiser com o seu carro..!!! hauahuahaa

abs
William Grana

Imagem
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por educentury » Qua Fev 24, 2010 12:53 pm

andretissot escreveu:O meu tá com 38000Km, dei pau nele desde cedo também, agora to andando mais de boa, mas notei que o carro ta andando mais e tá mais econômico também, mesmo com rodas 17...

Cara concordo com vc, desde os primeiro km rodados eu forço o motor em rotaçoes de 4 a 5 mil giros no motor, o carro é uma máquina, meu carro está com 4mil km rodados e está fazendo com gasolina 10,6 na estrada, a 110km e ar ligado.

Esses contos de que nao precisa amaciar motor é necessário sim, quem comprou o carro 0KM sabe.

Abs!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Takinarios » Qua Fev 24, 2010 4:59 pm

O meu faz 7,5 km/l com gasolina na cidaded so, ando normal ate 3k rpm e as vezes estico ate 4 ou 5k... ta com 5500 km.
Velha Guarda
Velha Guarda

por William Grana » Qui Fev 25, 2010 11:16 am

Frmg escreveu:
William Grana escreveu:Até qtos mil klm vc indica manter esse amaciamento ?

Quando fizer a primeira troca de óleo toda a sujeira e material desprendido devido ao atrito gerado no amaciamento inicial deverá ser eliminada no escoamento que não deve ser feito a vácuo e passará a dar lugar a um filtro de óleo novo e um lubrificante novo livre de impurezas.

Após essa troca você já vai sentir os benefício de um motor bem lubrificado e com atrito reduzido, porém ainda assim o carro ainda vai estar em processo de amaciamento por alguns mil kms

Existem preparadores que utilizam as mais diferentes técnicas para amaciar motores de competição e eu procuro utilizar um meio termo para motores de carros de passeio filtrando as informações das técnicas que considero mais eficientes e menos agressivas a vida útil do motor.

A tabelinha que uso e que não precisa ser seguida a risca é:

- 0-500km -> Evitar ultrapassar a rotação de torque máximo a todo custo. Pé super leve.
- 500-2000km -> Tornar o método carga um hábito enfiando o pé no acelerador até o fundo até para andar de um semáforo a outro. Quando possível dar uma arrancada para atingir o corte de giro 1 vez por dia ou 1 vez a cada dois dias.

- 2000km-7500km -> Procurar explorar a faixa de rotação entre a de torque máximo e a de potência máxima. Sempre que possível manter o motor em funcionamento por certos períodos na rotação de potência máxima em rodovias. Para isso uma boa dica é usar a 4ª marcha e manter assim por alguns poucos minutos. (Não ultrapasso 3 min)
Eventualmente dar esticadas até o limite de corte de giro no máximo 2 vezes por semana aproximadamente.

- 7500km primeira troca de óleo:

Escoamento por cárter + filtro de óleo novo + Condicionadores de motor Militec ou Molicote (Se quiser posso informar melhor sobre os benefícios de condicionadores no amaciamento, suavidade e vida útil do motor a longo prazo)

- 7500-10000km - O amaciamento inicial já estará feito e você já vai sentir o motor muito mais solto. Nessa fase procuro manter a rotação o máximo de tempo na faixa de torque máximo usando o método carga para arrancar e as arrancadas até o corte são feitas 1 vez por semana no máximo.

- 10000-15000km - Pode-se abandonar o método carga o tempo inteiro e as esticadas até o corte de giro do motor são feitas apenas 1 vez a cada 15 dias.

15000km segunda troca de óleo:

Novamente escoamento por cárter + filtro de óleo novo + Condicionadores de motor Militec ou Molicote renovados

Após a segunda troca de óleo seu motor já estará totalmente amaciado. A partir dai continuar enfiando o pé no acelerador ao máximo já não trás ganho algum, apenas desgaste prematuro.

________________________________________________________________________________

e ai senhores blz ?

Cara..ontem deu a primeira esticada em 2º marcha até 6500rpm mas nao senti o corte...esse corte acontece nos 7000rpms ?
Em qual marcha seria o ideal para esticar ate o corte ?

abs
William Grana

Imagem
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por lex.bh » Qui Fev 25, 2010 5:05 pm

Quanta frescura haaha
Cruisin with Corolla 2.0 XEi
Pelo prazer de dirigir...
Imagem
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por William Grana » Qui Fev 25, 2010 5:13 pm

lex.bh escreveu:Quanta frescura haaha

sorry ?
William Grana

Imagem
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por lex.bh » Qui Fev 25, 2010 5:29 pm

William Grana escreveu:

sorry ?

Vcs vao me desculpar, mas fazer isso eh totalmente desnecessario e exagerado, diria eu frescura.
Nao digo que é errado, pelo contrario, pode ser até muito bom... mas se fosse necessario, viria escrito em manual, etc etc... se fosse assim , nenhum carro de nossa frota ia rodar nd, pq ninguem tem esse cuidado extra entende?
Meu carro já ta com 70 mkm , nao baixa 1ml de oleo, nao tive nenhum cuidado extra...
A questao é respeitar trocas de oleo, e viscosidade exigida pela fabrica..No meu caso sempre as faço de 5 em 5 juntamente com filtro.
enfim, com eu disse, nao acho errado, ma acho desnecessário ;)
Cruisin with Corolla 2.0 XEi
Pelo prazer de dirigir...
Imagem
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por William Grana » Qui Fev 25, 2010 5:46 pm

lex.bh escreveu:
William Grana escreveu:

sorry ?

Vcs vao me desculpar, mas fazer isso eh totalmente desnecessario e exagerado, diria eu frescura.
Nao digo que é errado, pelo contrario, pode ser até muito bom... mas se fosse necessario, viria escrito em manual, etc etc... se fosse assim , nenhum carro de nossa frota ia rodar nd, pq ninguem tem esse cuidado extra entende?
Meu carro já ta com 70 mkm , nao baixa 1ml de oleo, nao tive nenhum cuidado extra...
A questao é respeitar trocas de oleo, e viscosidade exigida pela fabrica..No meu caso sempre as faço de 5 em 5 juntamente com filtro.
enfim, com eu disse, nao acho errado, ma acho desnecessário ;)

_______________________________________________________________________________________

blz meu irmao...sua opiniao foi postada...agora cada um tem o seu carro e faz o que quiser...blz ? se é frescura ou nao...respeite a vontade de cada um fazer o que quiser falow...!!! anda com o seu de boa que eu ando com o meu !!!!
William Grana

Imagem
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por Frmg » Sex Fev 26, 2010 12:36 pm

Ele não deixa de estar certo, reconheço que faço isso por preciosismo, mas na verdade o amaciamento virá com o tempo da mesma forma exceto se você nunca amaciar ele andando sempre no modo vovozinha, pois ai sim ele fica amarrado.
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por William Grana » Sex Fev 26, 2010 3:48 pm

Frmg escreveu:Ele não deixa de estar certo, reconheço que faço isso por preciosismo, mas na verdade o amaciamento virá com o tempo da mesma forma exceto se você nunca amaciar ele andando sempre no modo vovozinha, pois ai sim ele fica amarrado.

Eh entao Frmg...o forum ta aqui pra trocar ideia e tal...cada um expoe sua opiniao...agora cada um faz o que quiser nao 'é nao ?

Outra coisa...vejo vc sempre postando aqui...sempre falando tecnicamente....vc trampa no ramo ?

abs
William Grana

Imagem
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

AnteriorPróximo