Punto preso...Travado...

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Re: Punto preso...Travado...

por Beto » Qui Jul 02, 2009 1:44 pm

Th3bo escreveu:...Gasolina carboniza, mas lubrifica ao mesmo tempo...

Queira perdoar, mas penso que o amigo está equivocado.

O que lubrifica o motor é óleo e óleo apenas, combustível nenhum faz isso.
(a não ser que o motor seja 2 tempos, o que não é o caso)
As famosas reduções de atrito como a V-Power promete, são detalhes "à parte".
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola
 
Mensagens: 1158
Registrado em: Qua Jul 02, 2008 9:00 pm
Localização: Curitiba-PR

Re: Punto preso...Travado...

por shadowcps » Qui Jul 02, 2009 3:45 pm

Th3bo escreveu:
jaydee_ro escreveu:O motor vai dar uma melhorada mesmo depois de uns 2000~3000km... :)

Ipiranga é a mesma dos BR? Rosca isso... Vou pra Shell... huahuahuahua


Não, Ipiranga é Ipiranga
BR é Petrobrás
.....

Mas é como disseram combustíveld e boa qualidade indefere da bandeira do posto....
Deve ser cuidado principalmente quem sua alcool abasteça em postos com bastante rotatividade de movimento pois álcool costuma perder propriedade rápido se parado digamos em um tanque ele perde as propriedades e vira gel....
Quanto a galosina recomendaria sempre aditivada pelo menos por ter aditivos que ajudam a limpar bicos e a parte de cima do motor em ci
Desconfiar do preço geralmente é sinal de baixa qualidade, mas geralmente e não sempre....... Pois os postos tem cotas compradas com distribuidores da o dia a distribuidora ou direto da refinaria de onde sai o combustível amnd ao caminhão se vira o dono do posto de onde vai enfiar o combustível entaum....
Nem sempre baixo custo quer dizer baixa qualidade
Eu mesmo abasteço perto de casa tem um posto Ipiranga que vende álcool a 15 centavos a menos que em outros postos, nunca aconteceu nada, meu pai abasteçe a Montana que ele trabalha o dia inteiro com álcool tbm e ela como meu finado celtinha funcionavam como um relógio suiço....



ano passado a Petrobras comprou a Ipiranga, mantendo a bandeira, assim como ano retrasado a Petrobras comprou a Liquigás, mantendo a marca. TODAS as marcas de combustível compram a gasolina de refinarias da Petrobras. Só o RGSul e RJ tinham refinarias de pequeno porte, sendo uma da Ipiranga, ambas compradas pela Petrobras. Por isso existem, proximo as Refinarias (e trabalho em uma), as Distribuidoras (Texaco, Shell, Golf, Ale, Ipiranga, etc) que compram diretamente das refinarias Petrobras o combustível e aí, só pra diferenciar o produto que, no fundo é o mesmo, colocam aditivos que geralmente só mudam a cor. Por isso, na verdade quem acha estar abastecendo com Shell, Esso ou Texaco, por serem melhores, está enchendo o tanque apenas com gasolina Petrobras e algum aditivo (sem contar as adulterações). Acho que agora essa questão ficou esclarecida. Abração
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 13543
Registrado em: Sáb Jun 20, 2009 6:44 pm
Localização: Paulinia/SP

Re: Punto preso...Travado...

por Beto » Qui Jul 02, 2009 4:00 pm

shadowcps escreveu:... Por isso, na verdade quem acha estar abastecendo com Shell, Esso ou Texaco, por serem melhores, está enchendo o tanque apenas com gasolina Petrobras e algum aditivo (sem contar as adulterações)...

No ano passado, fiz uma visita a REPAR, em Araucária, e a história é essa mesma.
Todo mundo compra da Petrobrás e coloca sua "marca" (para não dizer corantes).
Mesmo que a Ipiranga não fosse da Petrobrás (é) a gasolina continuaria vindo da mesma origem.

Tanto que na época, saía da refinaria por R$0,80 (em aproximado, mas era menos que isso) e com impostos e demais compensações, chegava a R$2,29 para o consumidor final.
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola
 
Mensagens: 1158
Registrado em: Qua Jul 02, 2008 9:00 pm
Localização: Curitiba-PR

Re: Punto preso...Travado...

por shadowcps » Qui Jul 02, 2009 8:43 pm

Beto escreveu:
shadowcps escreveu:... Por isso, na verdade quem acha estar abastecendo com Shell, Esso ou Texaco, por serem melhores, está enchendo o tanque apenas com gasolina Petrobras e algum aditivo (sem contar as adulterações)...

No ano passado, fiz uma visita a REPAR, em Araucária, e a história é essa mesma.
Todo mundo compra da Petrobrás e coloca sua "marca" (para não dizer corantes).
Mesmo que a Ipiranga não fosse da Petrobrás (é) a gasolina continuaria vindo da mesma origem.

Tanto que na época, saía da refinaria por R$0,80 (em aproximado, mas era menos que isso) e com impostos e demais compensações, chegava a R$2,29 para o consumidor final.



E voce visitou a REPAR então ? Não sei lá (essa ainda não conheço) mas a REPLAN é a maior do país (por enquanto) e é uma loucura, hehehehehe. Mas a mesma coisa acontece com os óleos lubrificantes ou seja, como a Petrobras é a única autorizada pelo governo a importar petróleo e refinar ,a maior parte da produção nacional de óleos lubrificantes sai da REDUC no RJ. Portanto, não se iludam com essa coisa de marca A ser pior que a B. No fundo, como diriam em Pariss, C' est la memme chose. Abço.
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 13543
Registrado em: Sáb Jun 20, 2009 6:44 pm
Localização: Paulinia/SP

Re: Punto preso...Travado...

por diogochina » Qui Jul 02, 2009 11:36 pm

amaciar 1.500km!!! depois senta o pau no bixo pra afroxa tudo de vez!!!
Molas eibach , xenon e bi-xenon 6000k foral e milha , bancos em couro de porco com costuras vermelhas, rodas souys 18'', filtro esportivo Race Krome
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador
 
Mensagens: 1537
Registrado em: Seg Fev 09, 2009 2:56 am
Localização: rio de janeiro

Re: Punto preso...Travado...

por Th3bo » Sex Jul 03, 2009 12:10 am

Beto escreveu:
Th3bo escreveu:...Gasolina carboniza, mas lubrifica ao mesmo tempo...

Queira perdoar, mas penso que o amigo está equivocado.

O que lubrifica o motor é óleo e óleo apenas, combustível nenhum faz isso.
(a não ser que o motor seja 2 tempos, o que não é o caso)
As famosas reduções de atrito como a V-Power promete, são detalhes "à parte".


Quando eu falo em lubrificar eh uma lubrificacão superficial algo mínimo mas por menor que seja ao longo de uma vida inteira de um motor eh mto considerável....
Álcool é feito de cana certo.... queima seco o que não queima vira água por isso carro a álcool costuma fazer fumaça vapor de água...e por isso tbm não carbonza, água nao deixa resíduos.....
Gasolina feita de refino de petróleo certo.. um óleo mineral petróleo ou seja lubrificante e que carboniza, gasolina por ter essa composição eh considerada um combustível que lubrifica sim e é algo óbvio...
Só uma questão pq carros feitos a gasolina somente gasolina, caso convertidos p/ álcool necessitam da troca até de mangeiras, bomba de combustível, velas e por ai vai.... não há lubrificação por menor a gasolina possui essa composi'ção que permite isso o álcool não ele resseca mesmo
Motores 2 tempos que queimam óleo junto da mistura do combustível é outra história....
Máfia Team
-> Finado Punto ELX 1.4
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola
 
Mensagens: 678
Registrado em: Ter Jun 30, 2009 6:31 pm
Localização: Caxias do Sul - RS

Re: Punto preso...Travado...

por Beto » Sex Jul 03, 2009 9:18 am

shadowcps escreveu:... Mas a mesma coisa acontece com os óleos lubrificantes ou seja, como a Petrobras é a única autorizada pelo governo a importar petróleo e refinar ,a maior parte da produção nacional de óleos lubrificantes sai da REDUC no RJ. ...

Fui por conta de um convite do setor financeiro, especificamente falando da parte tributária.
(CIDE combustíveis e também de óleos lubrificantes de incidência unifásica)

Th3bo escreveu:...Gasolina feita de refino de petróleo certo.. um óleo mineral petróleo ou seja lubrificante e que carboniza, gasolina por ter essa composição eh considerada um combustível que lubrifica sim e é algo óbvio...

A única coisa que é óbvia pra mim é que gasolina é completamente distinta de um lubrificante, independente de sua origem.
E que a química, acompanhada de discernimento, permite distingui-los.
Th3bo escreveu:Só uma questão pq carros feitos a gasolina somente gasolina, caso convertidos p/ álcool necessitam da troca até de mangeiras, bomba de combustível, velas e por ai vai.... não há lubrificação por menor a gasolina possui essa composi'ção que permite isso o álcool não ele resseca mesmo...

Sobre carros à gasolina e à álcool, tem-se desde taxa de compressão até especificações diferenciadas para sua reação com materiais específicos (corrosão).
E o materiais que você cita, se enquadram exatamente nos que reagem de maneira diferenciada com os dois combustíveis.
Deste ponto é claro que devem ser diferentes em relação a cada combustível.

Agora, falar que gasolina lubrifica, simplesmente por ser derivada do petróleo, não faz nenhum sentido.
Não é esta a sua função.
E depois, se essa "lubrificação" fosse sequer significativa (como você menciona), o álcool aditivado (como agente lubrificante e não como anti-congelante ou anti-corrosivo) já estaria sendo vendido nos postos.
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola
 
Mensagens: 1158
Registrado em: Qua Jul 02, 2008 9:00 pm
Localização: Curitiba-PR

Re: Punto preso...Travado...

por Jaspion » Sex Jul 03, 2009 11:04 am

Tem muitos distribuidores independentes importando gasolina branca.
Como a fiscalização é bastante falha fica difícil garantir que sigam as especificações da BR Distribuidora.
Imagem
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola
 
Mensagens: 1032
Registrado em: Sáb Set 20, 2008 10:40 pm
Localização: São Bernardo do Campo

Re: Punto preso...Travado...

por Edinhu » Seg Jul 13, 2009 8:27 pm

o punto eh meu primeiro carro flex.... tem essas de depois de algumas abastecidas com alcool tem q completar com gasolina.... ou naum tem nada a ver????
Imagem
✖ Som Original
✖✖ Chv Telecomando
✖✖✖ Rds 15' elx / G5
✖✖✖✖Bi-Xenon 6500k + milha
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 70
Registrado em: Seg Jun 22, 2009 8:23 pm
Localização: São Paulo

Re: Punto preso...Travado...

por mkk » Seg Jul 13, 2009 11:35 pm

Teoricamente nao tem nada a ver essa historia de revezar o combustivel. Mas existem relatos de q se usar so um tipo de combustivel, a "central fica boba", e quando colocar o outro tipo de combustivel, o motor comeca a falhar. Para resolver o problema so remapeando a central. Pessoalmente nunca vi caso parecido, so ouvi dizer...
E tem tbm aquela historia de q e` bom encher de vez em quando c/ gasolina aditivada p/ "limpar" o motor (bicos). Mas aditivada nao limpa o motor, ele simplesmente evita q ele suje Ele previne, nao remedia...
Mas para desencargo de consciencia, reveze o tipo de combustivel de vez em quando.
Se vc sente o motor preso nas retomadas, e` bom se acostumar, pois sao sofriveis mesmo, por causa do peso do carro...Mas nada q uma reducao de marcha nao resolva! Numa subida e` q vai perceber q o motor 1.4 e` mais forte q um 1.0...
Punto Elx Vermelho Alpine
- chave canivete, g20, falantes hurricane, cd/mp3, rodas 15 Linea Turbo (replica), fechaduras alisadas
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola
 
Mensagens: 802
Registrado em: Sex Mar 21, 2008 12:05 am
Localização: Sao Paulo

AnteriorPróximo

Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes