Valor de Revenda...
Re: Valor de Revenda...
E pra quem tá querendo trocar de carro subindo de categoria, eu acho que a hora é até boa.. A diferença de preço entre as categorias de carros diminuiu bastante, especialmente entre os seminovos!
Boa hora de trocar por aquele sedan médio hein
hehehehhe 
Boa hora de trocar por aquele sedan médio hein

- Piloto de Autorama
IPI não volta mais?
Outra forma de arrecadação?
O que é isso gente?
Tributo só pode ser arrecado em face de fato gerador, que no caso específico é a compra de veículo automotor (incidindo além do IPI, também o IPVA).
IPI volta sim e o mercado irá se aquecer muito em breve, pois em economia não se dá por análise fatos isolados e sim conjunto de indicadores.
A vantagem para o Brasil em controle de impostos como o IPI, IPVA, II e demais é que são realizados por decreto, dispensando o uso de lei.
Facilitando o incentivo a diversos setores....e é o que vem ocorrendo.
O mercado de novos depende sensivelmente dos usados.
A maioria procura vender o usado antes de comprar o novo, não é regra, mas é o costume.
Agora, quando o mercado de novos compete em vendas com o de usados, lógico que o de usados sai perdendo....quebrando o "giro" desse sistema.
(Aqui em Curitiba muitas revendas de usados fecharam, acredito que em decorrência desse aspecto)
A meu ver, tudo indica para mudanças positivas nos próximos meses.
Mudança gradual, mas rápida ....se comparada à de outros países.
O primeiro sinal é a melhor avaliação dos usados pelas concessionárias...quem "está no comando" agora é realmente o consumidor.
PS: Degreja, meu comentário não foi depreciativo (espero que não o tenha interpretado dessa maneira) afinal de contas, ninguém conhece melhor o seu carro do que você.
Espero que tenha feito uma boa troca.
Aliás, o que pegou no lugar do Punto?
[]'s

Outra forma de arrecadação?

O que é isso gente?
Tributo só pode ser arrecado em face de fato gerador, que no caso específico é a compra de veículo automotor (incidindo além do IPI, também o IPVA).
IPI volta sim e o mercado irá se aquecer muito em breve, pois em economia não se dá por análise fatos isolados e sim conjunto de indicadores.
A vantagem para o Brasil em controle de impostos como o IPI, IPVA, II e demais é que são realizados por decreto, dispensando o uso de lei.
O mercado de novos depende sensivelmente dos usados.
A maioria procura vender o usado antes de comprar o novo, não é regra, mas é o costume.
Agora, quando o mercado de novos compete em vendas com o de usados, lógico que o de usados sai perdendo....quebrando o "giro" desse sistema.
(Aqui em Curitiba muitas revendas de usados fecharam, acredito que em decorrência desse aspecto)
A meu ver, tudo indica para mudanças positivas nos próximos meses.
O primeiro sinal é a melhor avaliação dos usados pelas concessionárias...quem "está no comando" agora é realmente o consumidor.
PS: Degreja, meu comentário não foi depreciativo (espero que não o tenha interpretado dessa maneira) afinal de contas, ninguém conhece melhor o seu carro do que você.
[]'s
Editado pela última vez por Beto em Ter Mar 17, 2009 11:46 am, em um total de 1 vez.
- Instrutor de Auto Escola
Voltar, o IPI volta, mas eu nao duvido nada que só daqui a mais tres meses!!
- Piloto de Autorama
[]'s[/quote
sem crise, entendi o que vc quis dizer, e como disse é pertinente sem dúvidas.
perdi a confiança no punto, preferi trocar pois não iria gastar um centavo p ter consertar tudo que deu problema no meu desde da boia da gasolina, porta luva q despencou, freio que sobe o giro qundo se pisa, sem contar nos grilos e no banco traseiro que ta dificil mante-lo encaixado mesmo com o esquema da espuma e suspensão dianteira.... #@%&!....
fiat nunca mais.
peguei um c4 exclusive 2.0 automatico, do modelo novo(hatch 4 portas)
abraços
[]'s[/quote
sem crise, entendi o que vc quis dizer, e como disse é pertinente sem dúvidas.
perdi a confiança no punto, preferi trocar pois não iria gastar um centavo p ter consertar tudo que deu problema no meu desde da boia da gasolina, porta luva q despencou, freio que sobe o giro qundo se pisa, sem contar nos grilos e no banco traseiro que ta dificil mante-lo encaixado mesmo com o esquema da espuma e suspensão dianteira.... #@%&!....
fiat nunca mais.
peguei um c4 exclusive 2.0 automatico, do modelo novo(hatch 4 portas)
abraços

PuntoClube, o melhor e maior conteúdo da internet sobre o Fiat Punto!
- Motorista de Auto Escola
Na concessionaria ofereceram 44k no meu .. Sporting, 5,5k rodados, 08, blue&me e VET ..
no particular acho que consigo mais que isso...

Gustavo - Belo Horizonte MG
Punto Sporting
Cinza Cromo
Blue&Me
G20
=)
Beto escreveu:IPI não volta mais?![]()
Outra forma de arrecadação?![]()
O que é isso gente?
O IPI não vai desaparecer em sua existência, mas permanecer nos mesmos patamares atuais "caso" o mercado não reaqueça.
Existem diversas modalisdade de arrecadação de tributos frente a um fato gerador, IPVA por exemplo não é um tributo atrelado a uma ocorrência.
A diferença que o Governo deixou de arrecadar com o IPI pode vir como aumento em outro Imposto. É o famoso tira daqui coloca de lá e exemplos passados dessa ocorrência não nos faltam.
Beto escreveu:IPI volta sim e o mercado irá se aquecer muito em breve, pois em economia não se dá por análise fatos isolados e sim conjunto de indicadores.
Perfeito, só que dúvido que o mercado irá reaquecer tão rápido. Desconsiderando especuladores a maioria dos economistas afirma que o conjunto de indicadores tende a mostrar que a "marolinha" a qual nosso ilustre presidente se referiu a crise não é tão pequena assim. Aliás o próprio alertado por seus acessores já recuou e se retificou.
Um dos setores mais agredidos pela crise economica mundial é justamente o setor automotivo e nossas montadoras apesar de produzirem no nosso país são apenas filiais em sua maioria.
Beto escreveu:A vantagem para o Brasil em controle de impostos como o IPI, IPVA, II e demais é que são realizados por decreto, dispensando o uso de lei.
Perfeito e indiscutível.
Beto escreveu:O mercado de novos depende sensivelmente dos usados.
Perfeito e é justamente aqui que é preciso analisar com cautela o que ocorre com o mercado automotivo.
Estamos em crise, logo as pessoas se assustam e tem maior cautela para gastar...
As vendas de automóveis zero Km caem, (assim como todos viram).
Para recuperar mercado as montadoras abaixam os preços dos carros zero km.
Mas como o preço a vista é proibitivo no Brasil a maioria das vendas depende de financiamento e linhas de crédito.
O crédito disponível atualmente possui condições impráticaveis para muitos. (Juros altos)
Logo temos preço do zero km a vista novamente em queda para tentar compensar a dificuldade de crédito e agora com desconto no IPI o valor ficou muito próximo ao preço do usado.
Logo ninguém compra usado a preço de zero km então o preço do usado desaba...
Concordando com você Beto muitos precisam vender o usado para comprar um carro zero km.
Então ou entrega por preço de banana para fazer negócio ou fica com o carro até aumentos surgirem, seja pela volta do imposto seja por aumento da montadora.
Na minha opinião a solução é conseguir um bom desconto no zero km e não se importar tanto com a desvalorização do usado. É importante realizar o negócio tendo como parâmentro o poder de compra efetivo na negociação.
Quem reclama por ter pago R$44.000,00 no carro que hoje é avaliado em R$32.000,00 reclama com razão, mas também se esquece que o hoje o mesmo carro zero km vale R$39.000,00, então não há uma perda tão significativa quando analisamos poder de compra, Os R$7.000,00 necessários para a compra do novo vendendo o atual usado por preço de banana serão os mesmo R$7.000,00 de diferença necessários caso o seu usado esteja avaliado em R$37.000,00 com o zero custando R$44.000,00
Houve apenas um reajuste de preços no mercado onde quem esperou agora aproveita e quem comprou infelizmente saiu perdendo.
Beto escreveu:A meu ver, tudo indica para mudanças positivas nos próximos meses.
Sou otimista, mas tenho os pés no chão. Diante do cenário de outros países e contando com a aposta das montadoras nos mercados emergentes é possível sim uma recuperação mais ágil frente a outros países, porém esse rápido não quer dizer 3 mêses ou 6 mêses como muitos otimistas acreditam. Aposto em 1 ano para mais.
Beto escreveu:O primeiro sinal é a melhor avaliação dos usados pelas concessionárias...quem "está no comando" agora é realmente o consumidor.
É o consumidor que esta no comando sim, mas esse exemplo foi infeliz, pois auando o usado é valorizado o zero não tem desconto. E quando o zero tem desconto o usado vai lá pra baixo. Como disse o que importa é o poder de compra continuar o mesmo.
- Piloto de Auto Escola
GustavoBH escreveu:Na concessionaria ofereceram 44k no meu .. Sporting, 5,5k rodados, 08, blue&me e VET ..
Dou meu próprio exemplo... Eu sou particular e não pagaria muito a mais que a concessionária. Eu tenho o dinheiro na mão então ou você me vende pelo preço que eu quero ou então fica sem vender. Simples assim rsrsr
Quem tem o dinheiro na mão tem o poder.
Se for só troca por luxuria você me manda plantar banana e fica com seu carro por mêses até aparecer um comprador que pague o que você pede. Mas se estiver precisando vender com urgência vai ter que vender pelo que estou disposto a pagar e não tem jeito.
- Piloto de Auto Escola
Frmg escreveu:O IPI não vai desaparecer em sua existência, mas permanecer nos mesmos patamares atuais "caso" o mercado não reaqueça.
Muito embora o IPI seja um imposto extrafiscal, não tem como ignorar a sua parcela de fiscalidade.
Não funciona assim e terá alíquota reestabelecida.
Frmg escreveu: Existem diversas modalisdade de arrecadação de tributos frente a um fato gerador, IPVA por exemplo não é um tributo atrelado a uma ocorrência.
Não, não são diversas, mas apenas 3.
Fato gerador serve apenas para a classificação de sua natureza jurídica.
Então podemos cobrar Imposto sobre Veículos automotores de quem não possui um?
Interessante....tinha a concepção de que a ocorrência de IPVA era sobre a posse de Veículo Automotor.
(Lembrando que posse se diferencia de compra).
Impostos não são vinculados (ou contraprestacionais...como queira!), mas tenha a certeza de que sua ocorrência se baseia em capacidade contributiva (ou econômica) com base de cálculo definida no valor do carro.
Frmg escreveu:A diferença que o Governo deixou de arrecadar com o IPI pode vir como aumento em outro Imposto. É o famoso tira daqui coloca de lá e exemplos passados dessa ocorrência não nos faltam.
"Tira daqui e coloca de lá", sei....
Mesmo que não se possa instituir outro imposto, ou mesmo taxa, com mesmo fato gerador?
O artigo Quinto de nossa Constituição, regrado pelo princípio da legalidade, impede que seja realizada qualquer cobrança de tributo senão em face de lei.
Esta devendo conter:
- Fato Gerador;
- Base de Cálcuco;
- Alíquotas e;
- Sujeito Passivo (consumidores).
Para que exista o "tira daqui e coloca de lá" conforme sua colocação, é preciso alterar alíquotas de outros impostos.
Até poderia, mas os impostos passíveis de alteração imediata são:
- Imposto de Importação;
- Imposto de Exportação;
- IOF e;
- IPI (atendendo apenas o prazo de 90 dias).
Demais impostos somente por processo legislativo e sujeitos ao princípio da anterioridade, não permitindo sua majoração para o mesmo período.
Como você pode ver Frmg, nenhum deles tem relação direta ou mesmo imediata (dadas as circunstâncias) com a questão "balanço" de tributos, mesmo sendo Impostos reguladores de nossa economia.
Caso ocorra a suposta compensação, esta seria julgada inconstitucional (de forma material) pelo STF em curto prazo.
Em caso de maiores dúvidas, procure pela lei 5.172/66, vulgo Código Tributário Nacional.
PS: Não faltam mesmo exemplos, são várias as jurisprudências acerca de inconstitucionalidades relacionadas e tidas sem efeito.
Frmg escreveu:Perfeito, só que dúvido que o mercado irá reaquecer tão rápido. Desconsiderando especuladores a maioria dos economistas afirma que o conjunto de indicadores tende a mostrar que a "marolinha" a qual nosso ilustre presidente se referiu a crise não é tão pequena assim. Aliás o próprio alertado por seus acessores já recuou e se retificou.
Um dos setores mais agredidos pela crise economica mundial é justamente o setor automotivo e nossas montadoras apesar de produzirem no nosso país são apenas filiais em sua maioria.
Leia novamente, não me refiro ao setor automobilístico e sim ao mercado de usados.
O setor automobilístico tem impacto definido e não é do meu interesse no momento, estou interessado no giro do sistema, que inegavelmente vem dos usados em adição ao mercado financeiro (empréstimos).
Frmg escreveu:Perfeito e indiscutível.
Grato.
Frmg escreveu:Perfeito e é justamente aqui que é preciso analisar com cautela o que ocorre com o mercado automotivo.
Estamos em crise, logo as pessoas se assustam e tem maior cautela para gastar...
As vendas de automóveis zero Km caem, (assim como todos viram).
Para recuperar mercado as montadoras abaixam os preços dos carros zero km.
Mas como o preço a vista é proibitivo no Brasil a maioria das vendas depende de financiamento e linhas de crédito.
O crédito disponível atualmente possui condições impráticaveis para muitos. (Juros altos)
Logo temos preço do zero km a vista novamente em queda para tentar compensar a dificuldade de crédito e agora com desconto no IPI o valor ficou muito próximo ao preço do usado.
Logo ninguém compra usado a preço de zero km então o preço do usado desaba...
Não tanto desaba quanto reduz, num primeiro momento especulativamente e depois em termos de ajuste subindo para seu equilíbrio.
É o que aconteceu, nada de extremismos....simples ajuste de contra-pesos.
É simples, se o mercado financeiro não ajuda, uma melhor avaliação dos usados funciona como starter.
Como concessionária eu pensaria assim, o que mais poderia fazer visto que dependo de novos e usados?
(Retórica)
Frmg escreveu: apenas um reajuste de preços no mercado onde quem esperou agora aproveita e quem comprou infelizmente saiu perdendo.
Dados insuficientes para concluir perdas.
Perderá se vender agora, se for comedido e aguardar poderá obter retorno.
Frmg escreveu:Sou otimista, mas tenho os pés no chão. Diante do cenário de outros países e contando com a aposta das montadoras nos mercados emergentes é possível sim uma recuperação mais ágil frente a outros países, porém esse rápido não quer dizer 3 mêses ou 6 mêses como muitos otimistas acreditam. Aposto em 1 ano para mais.
Novamente, me refiro ao mercado de usados, procure ler com atenção.
Mudanças significativas no setor como um todo, começam com tempo muito menor no início da escala, que é o mercado de usados.
Frmg escreveu:É o consumidor que esta no comando sim, mas esse exemplo foi infeliz, pois auando o usado é valorizado o zero não tem desconto. E quando o zero tem desconto o usado vai lá pra baixo. Como disse o que importa é o poder de compra continuar o mesmo.
Discernimento não é senso comum Frmg.
Eu estou negociando um carro zero para minha esposa faz 3 meses.
Nossa primeira visita foi a Citroen, depois de termos feito test-drive em um C4, recusamos a proposta de compra do usado, mesmo tendo boa proposta de venda do zero.
Meses depois eu recebo uma ligação do vendedor reduzindo a proposta do zero e melhorando a avaliação do usado.
Seria esse um exemplo mais feliz?
- Instrutor de Auto Escola
Beto escreveu:Muito embora o IPI seja um imposto extrafiscal, não tem como ignorar a sua parcela de fiscalidade.
Para carros 1.0 o imposto pós desconto é zero e a fiscalização em nada foi prejudicada. Poderia nos elucidar dos motivos desse fato peculiar ocorrer ?
Beto escreveu:Então podemos cobrar Imposto sobre Veículos automotores de quem não possui um?
Leia com atenção, pois em momento algum afirmei que podemos cobrar imposto sobre o cidadão que não possui posse do veículo
Só afirmei que IPVA por exemplo não é um tributo atrelado a uma ocorrência e ponto.
Beto escreveu:Interessante....tinha a concepção de que a ocorrência de IPVA era sobre a posse de Veículo Automotor.
Concepção de senso comum para todos aqueles que se informarem sobre o que representa o IPVA.
Beto escreveu:Mesmo que não se possa instituir outro imposto, ou mesmo taxa, com mesmo fato gerador?
Claro que não pode. É inconstitucional. Alías porque é tão comum impostos serem taxados como inconstitucionais pela oposição ao governo ?
Obviamente isso é caso para discussão mais ampla que não esta no escopo. O que ocorre após notícias que são publicadas via canais de mídia comuns me foge ao conhecimento e seria necessário estudo de minha parte com maior cautela. Infelizmente não é minha área de atuação compreender quais medidas do governo são legais ou não, mas subentendo que quando muitos reclamam de inconstitucionalidade no mínimo averiguadas as mudanças na forma de arrecadação devem ser.
Beto escreveu:Para que exista o "tira daqui e coloca de lá" conforme sua colocação, é preciso alterar alíquotas de outros impostos.
Até poderia, mas os impostos passíveis de alteração imediata são:
- Imposto de Importação;
- Imposto de Exportação;
- IOF e;
- IPI (atendendo apenas o prazo de 90 dias).
Demais impostos somente por processo legislativo e sujeitos ao princípio da anterioridade, não permitindo sua majoração para o mesmo período.
Aqui com certeza o amigo possui conhecimento que não tenho, porém confirma minha suspeita ignorante de que é possível alterar taxas para compensar outras, claro com limitações e nunca pelo mesmo fato gerador.
Beto escreveu:Como você pode ver Frmg, nenhum deles tem relação direta ou mesmo imediata (dadas as circunstâncias) com a questão "balanço" de tributos, mesmo sendo Impostos reguladores de nossa economia.
Caso ocorra a suposta compensação, esta seria julgada inconstitucional (de forma material) pelo STF em curto prazo.
Em caso de maiores dúvidas, procure pela lei 5.172/66, vulgo Código Tributário Nacional.
Obrigado pela informação vou pesquisar com mais calma para entender o que o governo pode e não pode fazer com as taxas que estão diretamente ligadas ao setor como um todo.
Beto escreveu:PS: Não faltam mesmo exemplos, são várias as jurisprudências acerca de inconstitucionalidades relacionadas e tidas sem efeito.
Isso confirma a suspeita que muitas MPs do governo são inconstitucionais ?
Beto escreveu:Não tanto desaba quanto reduz, num primeiro momento especulativamente e depois em termos de ajuste subindo para seu equilíbrio.
É o que aconteceu, nada de extremismos....simples ajuste de contra-pesos.
É simples, se o mercado financeiro não ajuda, uma melhor avaliação dos usados funciona como starter.
Perfeito até a parte do mercado de usados funcionar como Starter. A idéia é boa, mas na prática... Bem desconfio que experiências anteriores em outros segmentos que já sofreram retração nos mostram que o consumidor nunca opta por um produto usado quando este possui valor muito próximo de um novo com suas garantias.
Beto escreveu:Como concessionária eu pensaria assim, o que mais poderia fazer visto que dependo de novos e usados?
Acredito que muitos pensem assim também. Mas se valoriza o usado é preciso valorizar o novo também para manter as margens. Caso contrário ocorre o que você mesmo afirmou ter ocorrido no caso do vendedor que te ligou. Ele abriu mão da margem dele e você vai sair ganhando com isso. A crise de especulação não esta sendo tão ruim para o consumidor se calcularmos na ponta do lápis todos os fatores.
Beto escreveu:Dados insuficientes para concluir perdas.
Perderá se vender agora, se for comedido e aguardar poderá obter retorno.
Apenas uma suposição...
Beto escreveu:Novamente, me refiro ao mercado de usados, procure ler com atenção.
Mudanças significativas no setor como um todo, começam com tempo muito menor no início da escala, que é o mercado de usados.
O mercado de usados é o ínicio da escala ??? Pensei que o ínicio da escala fosse justamente o carro zero km no qual a montadora é a principal interessada em vender seu produto. O mercado de usados na minha opinião só serve como facilitador de giro para compra de um novo produto o que nem sempre ocorre.
- Piloto de Auto Escola
A discussão tá profunda...
O que é inegável é o poder de compra do consumidor, de quem tem o dinheiro. Quem vai financiar está preso, pois os juros do crédito estão altos mesmo, apesar do preço do zero ter caído. Mas quem tem pra pegar a vista, está em um bom momento, mesmo dando um usado em troca. É só chorar no valor do zero, sem se preocupar muito com a desvalorização do usado. É o jeito, infelizmente.
O que é inegável é o poder de compra do consumidor, de quem tem o dinheiro. Quem vai financiar está preso, pois os juros do crédito estão altos mesmo, apesar do preço do zero ter caído. Mas quem tem pra pegar a vista, está em um bom momento, mesmo dando um usado em troca. É só chorar no valor do zero, sem se preocupar muito com a desvalorização do usado. É o jeito, infelizmente.
- Velha Guarda