Consumo - ELX e HLX

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Qual versão você compraria se ambas custassem 44 mil?

1.4 ELX
33
10%
1.8 HLX
292
90%
 
Total de votos : 325

Re: Consumo - ELX e HLX

por Jaspion » Sex Mai 08, 2009 10:30 am

Hoje eu pegaria o 1.8 ao invés do 1.4.

jaydee_ro escreveu:...
Na cidade o Palio faz entre 8 e 8,5km/l fácil, 100% do tempo com ar ligado.
Estrada chega a 10,5km/l... Isso com alcool.
Na gasosa, cidade faz 10km/l, estrada chega a 13km/l...
...


Eu tinha um Palio 1.3, que fazia, nos mesmos trechos, cerca de 1 km/l a mais do que o meu Punto 1.4 agora.

Outro dia só para testar enchi com Podium e peguei 500km de estrada. Consumo médio de 14km/l a 100-120 no velocimetro (velocidade média no CB 98km/h).
Mas a R$ 170,00 o tanque, a vantagem do álcool acaba sendo muuuuito grande.
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Re: Consumo - ELX e HLX

por paidesanto » Dom Mai 10, 2009 3:49 am

SAUDAÇÕES AMIGOS, LENDO OS TÓPICOS POSSO DIZER QUE O MEU CARRO AINDA COMETE O MAIOR DOS ABSURDOS, VEJAM:

PUNTO ELX 1.4 RODANDO COM ALCOOL:

CIDADE 7.5 (INDIFERENTE DE VELOCIDADE, RÁPIDO OU DEVAGAR NÃO IMPORTA)

ESTRADA: 7.5 (INDIFERENTE DE VELOCIDADE, RÁPIDO OU DEVAGAR NÃO IMPORTA)

ESTA MÉDIA É NA BOMBA, PQ O CB JA NÃO APITA MAIS NADA TA TOTALMENTE FORA DE CONTROLE, HORA ACUSA CONSUMO DE 5, HORA DE 9,, TA TOTALMENTE LOKO, E O CONSUMO NA BOMBA É O MESMO 7.5, ISSO A 12 TANQUES CHEIOS JA... O QUE FAZER ? O CB PODE INFLUENCIAR NO CONSUMO ?
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Re: Consumo - ELX e HLX

por BART » Dom Mai 10, 2009 10:21 am

Pois é sempre disse aqui...no meu carro qto mais acelero menor é o consumo (8-})

Atualmente ele esta fazendo 12 na gasola
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Re: Consumo - ELX e HLX

por Frmg » Dom Mai 10, 2009 2:25 pm

O computador de bordo não é louco, mas como já foi explicado no tópico do Cutoff ele faz a medição de consumo instantâneo de forma errada pelo antigo sistema de vacuômetro.

Isso significa que quanto mais fundo você pisar no acelerador pior será o consumo mostrado pelo CB no modo instantâneo. Isso é errado!!!

O que determina o consumo é o giro do motor e não o quanto você pisa no acelerador. Claro que pisando fundo no acelerador você empobrece a mistura e a injeção eletrônica vai mandar mais combustível para equilibrar a mistura dentro da câmara de combustão, porém isso só ocorre se o giro conseguir subir, mas se permanecer na mesma faixa não importa o quanto você pise o consumo não aumenta.

O resultado disso tudo no Punto é que tem gente que faz a medição na bomba e descobre que mesmo pisando fundo o consumo não é alterado ou até melhora.

E tem também aquele velho problema do alerta de abastecimento aparecer precocemente. Quando mais você economizar usando o método carga de condução, mais o computador de bordo vai ficar perdido.
O alerta vai aparecer mesmo com você tendo ainda 1/4 de tanque para rodar.
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Re: Consumo - ELX e HLX

por jaydee_ro » Dom Mai 10, 2009 3:37 pm

Ainda tá no mesmo esquema Pedro, não mudou nada no consumo? puts...
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Re: Consumo - ELX e HLX

por Beto » Seg Mai 11, 2009 3:57 pm

paidesanto escreveu:...
CIDADE 7.5 (INDIFERENTE DE VELOCIDADE, RÁPIDO OU DEVAGAR NÃO IMPORTA)

ESTRADA: 7.5 (INDIFERENTE DE VELOCIDADE, RÁPIDO OU DEVAGAR NÃO IMPORTA)

ESTA MÉDIA É NA BOMBA, PQ O CB JA NÃO APITA MAIS NADA TA TOTALMENTE FORA DE CONTROLE, HORA ACUSA CONSUMO DE 5, HORA DE 9,, TA TOTALMENTE LOKO, E O CONSUMO NA BOMBA É O MESMO 7.5, ISSO A 12 TANQUES CHEIOS JA... O QUE FAZER ? O CB PODE INFLUENCIAR NO CONSUMO ?


Sua média para cidade está boa....já para estrada eu não diria o mesmo.
Se estiver na garantia, leve na concessionária....se for o CB, possivelmente eles vão realizar uma atualização via EDI.
CB não influencia no consumo.
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Re: Consumo - ELX e HLX

por RABD » Ter Mai 12, 2009 1:29 pm

Frmg escreveu:O computador de bordo não é louco, mas como já foi explicado no tópico do Cutoff ele faz a medição de consumo instantâneo de forma errada pelo antigo sistema de vacuômetro.

Isso significa que quanto mais fundo você pisar no acelerador pior será o consumo mostrado pelo CB no modo instantâneo. Isso é errado!!!

O que determina o consumo é o giro do motor e não o quanto você pisa no acelerador. Claro que pisando fundo no acelerador você empobrece a mistura e a injeção eletrônica vai mandar mais combustível para equilibrar a mistura dentro da câmara de combustão, porém isso só ocorre se o giro conseguir subir, mas se permanecer na mesma faixa não importa o quanto você pise o consumo não aumenta.

O resultado disso tudo no Punto é que tem gente que faz a medição na bomba e descobre que mesmo pisando fundo o consumo não é alterado ou até melhora.

E tem também aquele velho problema do alerta de abastecimento aparecer precocemente. Quando mais você economizar usando o método carga de condução, mais o computador de bordo vai ficar perdido.
O alerta vai aparecer mesmo com você tendo ainda 1/4 de tanque para rodar.


Desculpe me intrometer aqui na conversa, mas isso que tu escreveu, sem ofensas, é uma meia-verdade...
O que determina o consumo de um carro é a quantidade de ar que é admitida num determinado intervalo de tempo... O sensor de massa de ar admitido pelo motor fica junto com a borboleta de aceleração (os atuais são sensores a fio ou fita quente, que medem a quantidade de ar que passa pelo duto de admissão por meio da queda de temperatura que a massa de ar causa no fio quente) e mede quanto ar foi admitido, e com esse valor calcula a quantidade de combustível que deve ser injetada para formar a mistura "ideal", ou o tal fator lambda...
Existem as duas formas de aumentar a massa de ar ingerida pelo motor: aumentar a rotação do motor (rpm) ou aumentar a abertura da borboleta de ar.
A primeira forma (rpm) aumenta a quantidade de vezes que um determinado volume de ar é ingerido pelo motor num determinado intervalo de tempo - veja bem, volume e não massa de ar - e assim pode-se ter um grande volume de ar sendo admitido num intervalo de tempo sem ter uma grande massa de ar sendo admitida, devido à perda de carga (queda de pressão) na borboleta de admissão (neste caso pouco aberta) e um consumo não elevado. Quem comanda a borboleta é o pezão - acelerador.
A segunda forma (carga) aumenta a massa de ar que é admitida em uma determinada rotação. Consegue-se isto abrindo mais a borboleta de aceleração, diminuindo assim a perda de carga nesta e obtendo-se uma maior pressão interna no coletor de admissão. Assim, a massa de ar que é admitida é grande também, pois tem-se um baixo volume sendo admitido num intervalo de tempo, mas uma grande massa devido à grande pressão da admissão. Para medir este consumo é utilizado o vacuometro.
Para calcular o real consumo, tem-se que combinar as duas condições... não sei como é feito o cálculo ou medição do consumo no Punto, mas geralmente se utiliza o sinal que é enviado pela central de injeção eletrônica para os bicos de injeção, medindo o tempo de abertura e assim determinando quanto combustível é injetado num determinado intervalo de tempo, e comparando-se isto com a velocidade tem-se o consumo instantâneo...
E o consumo medido na bomba pode não ser confiável, pois o combustível bombeado para o motor não vai todo para a combustão... existe uma linha de retorno do combustível para o tanque...
Abraço!
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Re: Consumo - ELX e HLX

por dsoares666 » Qui Set 10, 2009 1:09 pm

Comprei um Hlx 1.8.

Álcool
Cidade 4.3 km/l
Estrada 7 km/l

Ele esta com 700 km.
Um absurdo.
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Re: Consumo - ELX e HLX

por jaydee_ro » Qui Set 10, 2009 1:12 pm

calma q melhora... pode ter certeza. Ou então vê isso, q tá errado 4.3 na cidade com alcool pra um 1.8
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Re: Consumo - ELX e HLX

por Frmg » Qui Set 10, 2009 9:09 pm

RABD

Desculpe, mas só vi agora sua resposta.

Resumindo, você expôs de forma técnica o que eu havia afirmado de forma mais leiga para facilitar as coisas. Não me ofendeu, pelo contrário ajudou bastante, afinal de contas é sempre bom encontrar alguém com esse nível de conhecimento :lol:

A segunda forma (carga) aumenta a massa de ar que é admitida em uma determinada rotação. Consegue-se isto abrindo mais a borboleta de aceleração, diminuindo assim a perda de carga nesta e obtendo-se uma maior pressão interna no coletor de admissão. Assim, a massa de ar que é admitida é grande também, pois tem-se um baixo volume sendo admitido num intervalo de tempo, mas uma grande massa devido à grande pressão da admissão. Para medir este consumo é utilizado o vacuometro.


Resumindo, ao pisar fundo no acelerador abrindo a borboleta a massa de ar aumenta e o medidor de vacuômetro no painel vai ao ponto máximo indicando consumo máximo o que não expressa a verdade já que os bicos injetores não estarão fornecendo a mesma quantidade de combustível que forneceriam num mesmo período utilizado em rotação mais alta. :wink:

Esse problema ocorre porque se não me engano o CB do Punto não esta apto a coletar os dados corretamente direto da centralina Magnetti Marelli que a Fiat utiliza.

A informação de consumo ideal como você já disse SERIA o resultado dos dados enviados pelos sensores a fio ou fita quente processados pela centralina, ou seja, o mesmo valor que informa o quanto de combustível os bicos precisam fornecer para cada determinado momento.
Este valor deveria ser usado também para informar o consumo no display do CB, mas não sei porque a Fiat não fez assim. A maior prova disso é que hipoteticamente em uma mesma rotação abrindo pouco ou abrindo muito a borboleta o consumo instantâneo varia quando o fornecimento de combustível pelos bicos é teoricamente o mesmo para aquela rotação.

Se souber mais algo para acrescentar eu ficaria muito grato por compartilhar as informações :-D
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