Consumo - ELX e HLX
Re: Consumo - ELX e HLX
Hoje eu pegaria o 1.8 ao invés do 1.4.
Eu tinha um Palio 1.3, que fazia, nos mesmos trechos, cerca de 1 km/l a mais do que o meu Punto 1.4 agora.
Outro dia só para testar enchi com Podium e peguei 500km de estrada. Consumo médio de 14km/l a 100-120 no velocimetro (velocidade média no CB 98km/h).
Mas a R$ 170,00 o tanque, a vantagem do álcool acaba sendo muuuuito grande.
jaydee_ro escreveu:...
Na cidade o Palio faz entre 8 e 8,5km/l fácil, 100% do tempo com ar ligado.
Estrada chega a 10,5km/l... Isso com alcool.
Na gasosa, cidade faz 10km/l, estrada chega a 13km/l...
...
Eu tinha um Palio 1.3, que fazia, nos mesmos trechos, cerca de 1 km/l a mais do que o meu Punto 1.4 agora.
Outro dia só para testar enchi com Podium e peguei 500km de estrada. Consumo médio de 14km/l a 100-120 no velocimetro (velocidade média no CB 98km/h).
Mas a R$ 170,00 o tanque, a vantagem do álcool acaba sendo muuuuito grande.

- Instrutor de Auto Escola
- Mensagens: 1032
- Registrado em: Sáb Set 20, 2008 10:40 pm
- Localização: São Bernardo do Campo
Re: Consumo - ELX e HLX
SAUDAÇÕES AMIGOS, LENDO OS TÓPICOS POSSO DIZER QUE O MEU CARRO AINDA COMETE O MAIOR DOS ABSURDOS, VEJAM:
PUNTO ELX 1.4 RODANDO COM ALCOOL:
CIDADE 7.5 (INDIFERENTE DE VELOCIDADE, RÁPIDO OU DEVAGAR NÃO IMPORTA)
ESTRADA: 7.5 (INDIFERENTE DE VELOCIDADE, RÁPIDO OU DEVAGAR NÃO IMPORTA)
ESTA MÉDIA É NA BOMBA, PQ O CB JA NÃO APITA MAIS NADA TA TOTALMENTE FORA DE CONTROLE, HORA ACUSA CONSUMO DE 5, HORA DE 9,, TA TOTALMENTE LOKO, E O CONSUMO NA BOMBA É O MESMO 7.5, ISSO A 12 TANQUES CHEIOS JA... O QUE FAZER ? O CB PODE INFLUENCIAR NO CONSUMO ?
PUNTO ELX 1.4 RODANDO COM ALCOOL:
CIDADE 7.5 (INDIFERENTE DE VELOCIDADE, RÁPIDO OU DEVAGAR NÃO IMPORTA)
ESTRADA: 7.5 (INDIFERENTE DE VELOCIDADE, RÁPIDO OU DEVAGAR NÃO IMPORTA)
ESTA MÉDIA É NA BOMBA, PQ O CB JA NÃO APITA MAIS NADA TA TOTALMENTE FORA DE CONTROLE, HORA ACUSA CONSUMO DE 5, HORA DE 9,, TA TOTALMENTE LOKO, E O CONSUMO NA BOMBA É O MESMO 7.5, ISSO A 12 TANQUES CHEIOS JA... O QUE FAZER ? O CB PODE INFLUENCIAR NO CONSUMO ?
- Piloto de Atari
- Mensagens: 14
- Registrado em: Dom Abr 26, 2009 6:21 pm
- Localização: minas gerais
Re: Consumo - ELX e HLX
Pois é sempre disse aqui...no meu carro qto mais acelero menor é o consumo
Atualmente ele esta fazendo 12 na gasola

Atualmente ele esta fazendo 12 na gasola

- Velha Guarda
- Mensagens: 4505
- Registrado em: Sex Fev 15, 2008 4:12 pm
- Localização: Belo Horizonte-MG
Re: Consumo - ELX e HLX
O computador de bordo não é louco, mas como já foi explicado no tópico do Cutoff ele faz a medição de consumo instantâneo de forma errada pelo antigo sistema de vacuômetro.
Isso significa que quanto mais fundo você pisar no acelerador pior será o consumo mostrado pelo CB no modo instantâneo. Isso é errado!!!
O que determina o consumo é o giro do motor e não o quanto você pisa no acelerador. Claro que pisando fundo no acelerador você empobrece a mistura e a injeção eletrônica vai mandar mais combustível para equilibrar a mistura dentro da câmara de combustão, porém isso só ocorre se o giro conseguir subir, mas se permanecer na mesma faixa não importa o quanto você pise o consumo não aumenta.
O resultado disso tudo no Punto é que tem gente que faz a medição na bomba e descobre que mesmo pisando fundo o consumo não é alterado ou até melhora.
E tem também aquele velho problema do alerta de abastecimento aparecer precocemente. Quando mais você economizar usando o método carga de condução, mais o computador de bordo vai ficar perdido.
O alerta vai aparecer mesmo com você tendo ainda 1/4 de tanque para rodar.
Isso significa que quanto mais fundo você pisar no acelerador pior será o consumo mostrado pelo CB no modo instantâneo. Isso é errado!!!
O que determina o consumo é o giro do motor e não o quanto você pisa no acelerador. Claro que pisando fundo no acelerador você empobrece a mistura e a injeção eletrônica vai mandar mais combustível para equilibrar a mistura dentro da câmara de combustão, porém isso só ocorre se o giro conseguir subir, mas se permanecer na mesma faixa não importa o quanto você pise o consumo não aumenta.
O resultado disso tudo no Punto é que tem gente que faz a medição na bomba e descobre que mesmo pisando fundo o consumo não é alterado ou até melhora.
E tem também aquele velho problema do alerta de abastecimento aparecer precocemente. Quando mais você economizar usando o método carga de condução, mais o computador de bordo vai ficar perdido.
O alerta vai aparecer mesmo com você tendo ainda 1/4 de tanque para rodar.
- Piloto de Auto Escola
- Mensagens: 917
- Registrado em: Dom Mai 11, 2008 7:04 pm
- Localização: São Paulo
Re: Consumo - ELX e HLX
Ainda tá no mesmo esquema Pedro, não mudou nada no consumo? puts...
- Velha Guarda
- Mensagens: 16149
- Registrado em: Qui Dez 25, 2008 1:35 am
- Localização: Campinas-SP
Re: Consumo - ELX e HLX
paidesanto escreveu:...
CIDADE 7.5 (INDIFERENTE DE VELOCIDADE, RÁPIDO OU DEVAGAR NÃO IMPORTA)
ESTRADA: 7.5 (INDIFERENTE DE VELOCIDADE, RÁPIDO OU DEVAGAR NÃO IMPORTA)
ESTA MÉDIA É NA BOMBA, PQ O CB JA NÃO APITA MAIS NADA TA TOTALMENTE FORA DE CONTROLE, HORA ACUSA CONSUMO DE 5, HORA DE 9,, TA TOTALMENTE LOKO, E O CONSUMO NA BOMBA É O MESMO 7.5, ISSO A 12 TANQUES CHEIOS JA... O QUE FAZER ? O CB PODE INFLUENCIAR NO CONSUMO ?
Sua média para cidade está boa....já para estrada eu não diria o mesmo.
Se estiver na garantia, leve na concessionária....se for o CB, possivelmente eles vão realizar uma atualização via EDI.
CB não influencia no consumo.
- Instrutor de Auto Escola
- Mensagens: 1158
- Registrado em: Qua Jul 02, 2008 9:00 pm
- Localização: Curitiba-PR
Re: Consumo - ELX e HLX
Frmg escreveu:O computador de bordo não é louco, mas como já foi explicado no tópico do Cutoff ele faz a medição de consumo instantâneo de forma errada pelo antigo sistema de vacuômetro.
Isso significa que quanto mais fundo você pisar no acelerador pior será o consumo mostrado pelo CB no modo instantâneo. Isso é errado!!!
O que determina o consumo é o giro do motor e não o quanto você pisa no acelerador. Claro que pisando fundo no acelerador você empobrece a mistura e a injeção eletrônica vai mandar mais combustível para equilibrar a mistura dentro da câmara de combustão, porém isso só ocorre se o giro conseguir subir, mas se permanecer na mesma faixa não importa o quanto você pise o consumo não aumenta.
O resultado disso tudo no Punto é que tem gente que faz a medição na bomba e descobre que mesmo pisando fundo o consumo não é alterado ou até melhora.
E tem também aquele velho problema do alerta de abastecimento aparecer precocemente. Quando mais você economizar usando o método carga de condução, mais o computador de bordo vai ficar perdido.
O alerta vai aparecer mesmo com você tendo ainda 1/4 de tanque para rodar.
Desculpe me intrometer aqui na conversa, mas isso que tu escreveu, sem ofensas, é uma meia-verdade...
O que determina o consumo de um carro é a quantidade de ar que é admitida num determinado intervalo de tempo... O sensor de massa de ar admitido pelo motor fica junto com a borboleta de aceleração (os atuais são sensores a fio ou fita quente, que medem a quantidade de ar que passa pelo duto de admissão por meio da queda de temperatura que a massa de ar causa no fio quente) e mede quanto ar foi admitido, e com esse valor calcula a quantidade de combustível que deve ser injetada para formar a mistura "ideal", ou o tal fator lambda...
Existem as duas formas de aumentar a massa de ar ingerida pelo motor: aumentar a rotação do motor (rpm) ou aumentar a abertura da borboleta de ar.
A primeira forma (rpm) aumenta a quantidade de vezes que um determinado volume de ar é ingerido pelo motor num determinado intervalo de tempo - veja bem, volume e não massa de ar - e assim pode-se ter um grande volume de ar sendo admitido num intervalo de tempo sem ter uma grande massa de ar sendo admitida, devido à perda de carga (queda de pressão) na borboleta de admissão (neste caso pouco aberta) e um consumo não elevado. Quem comanda a borboleta é o pezão - acelerador.
A segunda forma (carga) aumenta a massa de ar que é admitida em uma determinada rotação. Consegue-se isto abrindo mais a borboleta de aceleração, diminuindo assim a perda de carga nesta e obtendo-se uma maior pressão interna no coletor de admissão. Assim, a massa de ar que é admitida é grande também, pois tem-se um baixo volume sendo admitido num intervalo de tempo, mas uma grande massa devido à grande pressão da admissão. Para medir este consumo é utilizado o vacuometro.
Para calcular o real consumo, tem-se que combinar as duas condições... não sei como é feito o cálculo ou medição do consumo no Punto, mas geralmente se utiliza o sinal que é enviado pela central de injeção eletrônica para os bicos de injeção, medindo o tempo de abertura e assim determinando quanto combustível é injetado num determinado intervalo de tempo, e comparando-se isto com a velocidade tem-se o consumo instantâneo...
E o consumo medido na bomba pode não ser confiável, pois o combustível bombeado para o motor não vai todo para a combustão... existe uma linha de retorno do combustível para o tanque...
Abraço!
Volvo C30 T5 http://www.brvolvoforum.com/topic/volvo-c30-t5-0708-dupont
Ex-Alfa Romeo GT JTS
Ex-Punto Sporting http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=23&t=3985
Ex-Celta VHC
Ex-Alfa Romeo GT JTS
Ex-Punto Sporting http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=23&t=3985
Ex-Celta VHC
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 242
- Registrado em: Dom Ago 31, 2008 4:58 pm
- Localização: SJC
Re: Consumo - ELX e HLX
Comprei um Hlx 1.8.
Álcool
Cidade 4.3 km/l
Estrada 7 km/l
Ele esta com 700 km.
Um absurdo.
Álcool
Cidade 4.3 km/l
Estrada 7 km/l
Ele esta com 700 km.
Um absurdo.
- Piloto de Atari
- Mensagens: 1
- Registrado em: Qua Ago 19, 2009 9:38 pm
- Localização: Brasil
Re: Consumo - ELX e HLX
calma q melhora... pode ter certeza. Ou então vê isso, q tá errado 4.3 na cidade com alcool pra um 1.8
- Velha Guarda
- Mensagens: 16149
- Registrado em: Qui Dez 25, 2008 1:35 am
- Localização: Campinas-SP
Re: Consumo - ELX e HLX
RABD
Desculpe, mas só vi agora sua resposta.
Resumindo, você expôs de forma técnica o que eu havia afirmado de forma mais leiga para facilitar as coisas. Não me ofendeu, pelo contrário ajudou bastante, afinal de contas é sempre bom encontrar alguém com esse nível de conhecimento
Resumindo, ao pisar fundo no acelerador abrindo a borboleta a massa de ar aumenta e o medidor de vacuômetro no painel vai ao ponto máximo indicando consumo máximo o que não expressa a verdade já que os bicos injetores não estarão fornecendo a mesma quantidade de combustível que forneceriam num mesmo período utilizado em rotação mais alta.
Esse problema ocorre porque se não me engano o CB do Punto não esta apto a coletar os dados corretamente direto da centralina Magnetti Marelli que a Fiat utiliza.
A informação de consumo ideal como você já disse SERIA o resultado dos dados enviados pelos sensores a fio ou fita quente processados pela centralina, ou seja, o mesmo valor que informa o quanto de combustível os bicos precisam fornecer para cada determinado momento.
Este valor deveria ser usado também para informar o consumo no display do CB, mas não sei porque a Fiat não fez assim. A maior prova disso é que hipoteticamente em uma mesma rotação abrindo pouco ou abrindo muito a borboleta o consumo instantâneo varia quando o fornecimento de combustível pelos bicos é teoricamente o mesmo para aquela rotação.
Se souber mais algo para acrescentar eu ficaria muito grato por compartilhar as informações
Desculpe, mas só vi agora sua resposta.
Resumindo, você expôs de forma técnica o que eu havia afirmado de forma mais leiga para facilitar as coisas. Não me ofendeu, pelo contrário ajudou bastante, afinal de contas é sempre bom encontrar alguém com esse nível de conhecimento

A segunda forma (carga) aumenta a massa de ar que é admitida em uma determinada rotação. Consegue-se isto abrindo mais a borboleta de aceleração, diminuindo assim a perda de carga nesta e obtendo-se uma maior pressão interna no coletor de admissão. Assim, a massa de ar que é admitida é grande também, pois tem-se um baixo volume sendo admitido num intervalo de tempo, mas uma grande massa devido à grande pressão da admissão. Para medir este consumo é utilizado o vacuometro.
Resumindo, ao pisar fundo no acelerador abrindo a borboleta a massa de ar aumenta e o medidor de vacuômetro no painel vai ao ponto máximo indicando consumo máximo o que não expressa a verdade já que os bicos injetores não estarão fornecendo a mesma quantidade de combustível que forneceriam num mesmo período utilizado em rotação mais alta.

Esse problema ocorre porque se não me engano o CB do Punto não esta apto a coletar os dados corretamente direto da centralina Magnetti Marelli que a Fiat utiliza.
A informação de consumo ideal como você já disse SERIA o resultado dos dados enviados pelos sensores a fio ou fita quente processados pela centralina, ou seja, o mesmo valor que informa o quanto de combustível os bicos precisam fornecer para cada determinado momento.
Este valor deveria ser usado também para informar o consumo no display do CB, mas não sei porque a Fiat não fez assim. A maior prova disso é que hipoteticamente em uma mesma rotação abrindo pouco ou abrindo muito a borboleta o consumo instantâneo varia quando o fornecimento de combustível pelos bicos é teoricamente o mesmo para aquela rotação.
Se souber mais algo para acrescentar eu ficaria muito grato por compartilhar as informações

- Piloto de Auto Escola
- Mensagens: 917
- Registrado em: Dom Mai 11, 2008 7:04 pm
- Localização: São Paulo
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 5 visitantes