Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Fernando Vieira escreveu:Não acho que isso seja verdade não. Se o cutoff do carro é um sistema que justamente entende que vc quer parar o carro e corta a injeção de combustível quando você tira o pé, mantendo isso até que a rotação vá a um mínimo para que o carro não morra, o contrário tem que ser verdade, ou seja:
Pisar até o fundo significaria para a central de que você está precisando de muito motor, ou está num ladeirão ou está querendo correr muito, em qualquer das duas hipóteses a central entende que é pra dar o máximo do motor, e ela fará isso enriquecendo a mistura. Ou seja, aumentando o consumo. Isso é claro para motores com eixo comando de válvulas normal sem qualquer dispositivo que altere o ponto de ignição em função da situação em que o carro está. Seria análogo a um carburador que abre toda a borboleta quando você pisa fundo.
Mas se você reduz a marcha, a redução da caixa passa a transmitir mais torque para as rodas facilitando sua subida e exigindo menos do motor, que pode subir com giro mais baixo e te obrigando a pisar menos, logo enriquecendo menos a mistura e consumindo menos.
Então, vale a pena rodar na marcha certa, com o giro certo pois, se ao mesmo tempo que andar em 5 pisando fundo consome muito, andar em 5 com giro baixo consome muito tambem pois te obriga a pisar e injetar mais combustível.
nesse ponto existe uma coisa muito complicada, que é os ciclos de injeção..
quando você pisa fundo no acelerador, claro que é injetado mais combustível, só que pelo fato de você estar por exemplo a 1500 giros com pé no fundo, quer dizer que em um motor 4 tempos, vc tem 375 ciclos de injeção de combustível.
Se você está com o pé frouxo, porém a 3000 rpm, você tem 750 ciclos de injeção..
então mesmo que na primeira situação seja pé embaixo e na segunda pé frouxo, na segunda situação ele injeta mais combustível, em menos quantidade por ciclo, porém sendo o dobro de ciclos, então você vai ter um gasto maior entende?
isso já foi comprovado por um teste da bestcars com 3 carros bem diferentes, e em todos o método pé no fundo passando marchas em 2000rpm foi melhor do que pisando normal mas passando marcha em torno dos 3000~3400rpm
- Piloto de Atari
De fato, aí só testando mesmo. Não pensei que a quantidade de ciclos de injeção seria preponderante sobre a quantidade de combustível injetada por ciclo.
Acontece que no CB do Punto ele indica exatamente ao contrário do que você falou. Não que você esteja errado, mas a menos que com dados precisos de motor sobre a quantidade de combustível injetada por ciclo como função da "pisada" e isso feito em um motor do Punto, não daria muito para saber se é o caso deste motor.
O Teste que vc cita da bestcars foi feito para cada motor ou é genérico? De fato, não conheço o teste. Onde posso vê-lo?
Acontece que no CB do Punto ele indica exatamente ao contrário do que você falou. Não que você esteja errado, mas a menos que com dados precisos de motor sobre a quantidade de combustível injetada por ciclo como função da "pisada" e isso feito em um motor do Punto, não daria muito para saber se é o caso deste motor.
O Teste que vc cita da bestcars foi feito para cada motor ou é genérico? De fato, não conheço o teste. Onde posso vê-lo?
- Piloto de Kart de feriado
Fernando Vieira escreveu:De fato, aí só testando mesmo. Não pensei que a quantidade de ciclos de injeção seria preponderante sobre a quantidade de combustível injetada por ciclo.
eis o teste:
http://www2.uol.com.br/bestcars/servico/consumo-1.htm
aqui vai mais matéria para você ler:
http://www2.uol.com.br/bestcars/ct2/econometro.htm
http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/economia.htm
em todas as matérias, eles mostram que andando com rotação baixa e acelerador mais ao fundo, é mais economico do que rotação mais alta e pé frouxo
- Piloto de Atari
Re:
Frmg escreveu:Pode pisar até o fundo em 2000rpm que você vai gastar menos do que pisar leve a 3500rpm
Não sei se a questão já foi discutida, fiquei com preguiça de ler todos os posts do tópico rs..

Mas eu não queria deixar passar em branco tal afirmação feita na primeira página!
Vou usar valores completamente fictícios pra demonstrar uma situação(tô com preguiça de pensar rs..)
Imagine que você está rodando a 50km/h numa subida, de 5ª marcha usando 40% do curso do pedal acelerador.
Agora imagine a mesma situação, na mesma velocidade mas utilizando de 4ª marcha, onde você vai ter o giro um pouco mais elevado, trazendo mais torque ao veículo... mas dessa vez, você usa apenas 25% do curso total do pedal!
Em qual situação você vai gastar menos? Na segunda...

Basicamente falando, sem entrar em muitos detalhes, o que comanda o gasto de combustível é o pé!
Hoje por exemplo, eu possuo um Citroen C4 Pallas e vivo prestando atenção no CB, no consumo instantâneo de combustível
Muitas vezes em subidas onde eu estou de terceira marcha, o consumo marca 5.0km/l... mas quando eu mando a segunda marcha o consumo marca 6.5km/l... Uma diferença considerável!
Mas uma coisa é fato, isso varia de carro pra carro, pois envolve a relação peso/potência e também o câmbio!

- Piloto de Atari
Re: Re:
marmota escreveu:Frmg escreveu:Pode pisar até o fundo em 2000rpm que você vai gastar menos do que pisar leve a 3500rpm
Não sei se a questão já foi discutida, fiquei com preguiça de ler todos os posts do tópico rs..![]()
Mas eu não queria deixar passar em branco tal afirmação feita na primeira página!
Vou usar valores completamente fictícios pra demonstrar uma situação(tô com preguiça de pensar rs..)
Imagine que você está rodando a 50km/h numa subida, de 5ª marcha usando 40% do curso do pedal acelerador.
Agora imagine a mesma situação, na mesma velocidade mas utilizando de 4ª marcha, onde você vai ter o giro um pouco mais elevado, trazendo mais torque ao veículo... mas dessa vez, você usa apenas 25% do curso total do pedal!
Em qual situação você vai gastar menos? Na segunda...Completamente ao contrário do que foi afirmado anteriormente!
Basicamente falando, sem entrar em muitos detalhes, o que comanda o gasto de combustível é o pé!
Hoje por exemplo, eu possuo um Citroen C4 Pallas e vivo prestando atenção no CB, no consumo instantâneo de combustível
Muitas vezes em subidas onde eu estou de terceira marcha, o consumo marca 5.0km/l... mas quando eu mando a segunda marcha o consumo marca 6.5km/l... Uma diferença considerável!
Mas uma coisa é fato, isso varia de carro pra carro, pois envolve a relação peso/potência e também o câmbio!
mas é justamente o que estamos falando amigo!
o consumo instantaneo do CB está errado!
você pelo menos leu as 3 matérias da bestcars que postei logo acima do seu post?
eles PROVARAM que pisando mais em marcha alta economiza..
fizeram o teste com 3 carros com motorização bem distintas.. um polo 1.6, um astra 2.0 e um stilo fivetech 2.4, e em ambos houve mais economia ao pisar mais em marchas mais altas!

- Piloto de Atari
Resumindo, quanto maior a rotação maior o consumo, se manter a marcha alta em rotação baixa o consumo será menor, se manter marcha baixa em rotação alta o consumo será maior.
- Motorista de Auto Escola
^
Desde que não seja muuito baixa também. Tem que ter uma rotação mínima, pois senão o motor não rende direito. Eu andei fazendo uns testes com meu carro (polo 1.6 VHT), e esse comparativo do BCWS funciona bem, desde que a rotação fique entre 1500 e 2000 rpm. Se eu estiver subindo uma ladeira a 60 km/h, ficar na quarta marcha a ~1600 rpm é melhor do que estar na quinta a ~1100 (giro muito baixo), ou na terceira a ~2500.
A quatro rodas deu uma indicação legal.. A rotação de menor consumo é a mais baixa possível, sem que o motor comece a pedir marcha para baixo. Se você está numa reta plana, pode botar a quinta e rodar a 1000 rpm que você terá o menor consumo. Porém, chegando uma ladeira, claro que o carro não vai ter força nessa rotação, então melhor baixar pra quarta e pisar um pouco o pé. Se jogar a terceira o carro vai ter mais força, mas vai beber mais, mesmo que você esteja pisando menos no acelerador.
Desde que não seja muuito baixa também. Tem que ter uma rotação mínima, pois senão o motor não rende direito. Eu andei fazendo uns testes com meu carro (polo 1.6 VHT), e esse comparativo do BCWS funciona bem, desde que a rotação fique entre 1500 e 2000 rpm. Se eu estiver subindo uma ladeira a 60 km/h, ficar na quarta marcha a ~1600 rpm é melhor do que estar na quinta a ~1100 (giro muito baixo), ou na terceira a ~2500.
A quatro rodas deu uma indicação legal.. A rotação de menor consumo é a mais baixa possível, sem que o motor comece a pedir marcha para baixo. Se você está numa reta plana, pode botar a quinta e rodar a 1000 rpm que você terá o menor consumo. Porém, chegando uma ladeira, claro que o carro não vai ter força nessa rotação, então melhor baixar pra quarta e pisar um pouco o pé. Se jogar a terceira o carro vai ter mais força, mas vai beber mais, mesmo que você esteja pisando menos no acelerador.
- Piloto de Atari
Re: Re:
Slashz escreveu:marmota escreveu:Frmg escreveu:Pode pisar até o fundo em 2000rpm que você vai gastar menos do que pisar leve a 3500rpm
Não sei se a questão já foi discutida, fiquei com preguiça de ler todos os posts do tópico rs..![]()
Em qual situação você vai gastar menos? Na segunda...Completamente ao contrário do que foi afirmado anteriormente!
mas é justamente o que estamos falando amigo!
o consumo instantaneo do CB está errado!
você pelo menos leu as 3 matérias da bestcars que postei logo acima do seu post?
eles PROVARAM que pisando mais em marcha alta economiza..
fizeram o teste com 3 carros com motorização bem distintas.. um polo 1.6, um astra 2.0 e um stilo fivetech 2.4, e em ambos houve mais economia ao pisar mais em marchas mais altas!
Agora que você me disse, eu parei com mais calma pra ler alguns posts e o teste...
Eu confio no teste, acredito que realmente possa ser isso mesmo(apesar de o CB mostrar consumo instantâneo mais elevado)...
Mas fiquei de boca aberta aqui, nem imaginava isso rs..
Vou fazer alguns testes, vou mudar a maneira de dirigir para o ' modo carga' e vamos ver o que vai dar hahaha
Só acho ruim o fato de o carro nos passar a informação errada

Mas obrigado amigo, abraço!
- Piloto de Atari
Pessoal,
os sistemas mais novos de injeção (MM, Bosch, Conti, Delphi...) são baseados em torque. Sendo assim, se você está a 100km/h, em quinta marcha, numa descida, e tira o pé do acelerador, a ECU lê o pedal em "0", e vendo que movimento do motor (devido a en. cinética das rodas...) é capaz de manter a rotação (até o limite do cutoff, é claro), a injeção é cortada. Na verdade, esse assunto é muito complexo, e dá muito pano pra manga. O mesmo pode ser entendido quando se ultrapassa o limite de rotação, a central corta a injeção para evitar danos ao motor (engraçado, pois em testes de dinamometro eles ficam por dias esguelando...).. Não sou expert no assunto, mas creio que não esteja 100% errado. Tudo depende da calibração...
Abraços!
os sistemas mais novos de injeção (MM, Bosch, Conti, Delphi...) são baseados em torque. Sendo assim, se você está a 100km/h, em quinta marcha, numa descida, e tira o pé do acelerador, a ECU lê o pedal em "0", e vendo que movimento do motor (devido a en. cinética das rodas...) é capaz de manter a rotação (até o limite do cutoff, é claro), a injeção é cortada. Na verdade, esse assunto é muito complexo, e dá muito pano pra manga. O mesmo pode ser entendido quando se ultrapassa o limite de rotação, a central corta a injeção para evitar danos ao motor (engraçado, pois em testes de dinamometro eles ficam por dias esguelando...).. Não sou expert no assunto, mas creio que não esteja 100% errado. Tudo depende da calibração...
Abraços!
- Piloto de Atari
muito bom o tópico, vou começar a usar assim que entrar no carro.. hehehe
- Piloto de Atari