Ar Condicionado

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Re: Ar Condicionado

por Fernando Vieira » Sáb Fev 05, 2011 4:07 pm

Frmg escreveu:Perfeito VLA,

Isso reforça a tese que os compressores não devem ser os mesmos.
Notei por acaso que os relatos do pessoal com motores de maior cilindrada o ar condicionado é muito eficiente. Já o pessoal com motor 1.4 é que tem reclamado bastante de problemas.
Se for confirmada a diferença solucionamos o mistério :wink:

Não tem como serem iguais. Para o ar funcionar o compressor rouba potência do motor para tocar o compressor. Se você colocar o mesmo compressor do 1.8 no 1.4 ele não anda. (:D)

A potência disponível ao ar no 1.8 é bem maior que a do 1.4, isso é uma questão de projeto (basta pensar que é o mesmo carro, mesma massa, mas muito mais motor para um do que para outro, logo mais folga e portanto pode-se colocar um ar mais parrudo). Assim o ar do 1.4 é sim menos potente que o do 1.8
Piloto de Kart de feriado

por EMERSON1979 » Seg Fev 21, 2011 11:13 pm

O ar do meu gela bem , só acho que sai muito pouco ar pelas saidas laterais e as duas do meio saem bem forte. Com a de vcs são assim tambem?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por bauken » Qua Fev 23, 2011 11:43 am

O meu gela bem, mas perde feio para o ar do Astra que eu tive antes. No Punto, nunca passei frio com o ar a toda potência virado pra mim e no Astra, passava frio nas viagens, mesmo se estivesse fazendo 40º na rua. Mas isso deve mesmo ser por causa da potência do compressor, que deve ser maior nos carros com moteres mais fortes.
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por sauloaguiar » Qua Fev 23, 2011 1:09 pm

Do meu não tenho o que reclamar. Gela pra caramba. Em viagens mais longas deixo o ventilador no 1, no segundo azul e ar saindo pra frente e em baixo para não passar frio.
Imagem
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por luizeduardo » Qua Fev 23, 2011 2:26 pm

Frmg escreveu:Impressionante, praticamente todas as queixas relacionadas ao ar condicionado do Punto estão ligadas ao motor 1.4
Curiosamente o pessoal que tem motor 1.8, 1.6 16V e 1.8 16V não reclama.

Pergunto... O compressor é o mesmo ou é diferente nos motores maiores ???

Realmente os compressores são diferentes, segue os códigos das peças (retirados do site Reparador Fiat): 23. uge
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por bbcobra » Qua Fev 23, 2011 6:48 pm

o 1.4 tjet tambem tem um compressor diferente

mas o meu essence 1.6 podeira ter um ar que gelasse mais depressa em dias torridos e o carro fica cozinhando no sol
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por VLA » Qua Fev 23, 2011 8:38 pm

quando a galera fala que gela ou nao gela, ta se referindo a joga o ar direto no rosto, ou jogar pra cima pra gelar o carro por igual???

eu sempre deixo o ar direcionado pra cima, pra gelar o carro por igual... talvez por isso eu ache que nos dias muito quentes ele nao gela tanto quanto eu esperava.... quando entro no carro e o termometro marca até uns 34 graus é tranquilo, mas quando ta em torno dos 40 graus (carro no sol meio dia), é ai que demora a gelar.

meu carro fica no sol o dia inteiro, entao nos dias muito quentes minha rotina com o ac é a seguinte:

1 - abro os vidros pelo telecomando antes mesmo de entrar no carro, pra sair o bafo quente de dentro do carro.
2 - partida no motor e ac ligado na velocidade 3 (termostato sempre no mais frio, nunca mexo nele).
3 - uns 30 segundos com o carro andando eu fecho os vidros e baixo a velocidade para 2.
4 - quando gela, baixo a velocidade para 1, nunca mexo no termostato.

obs: ac comum (nao-digital).

to no caminho certo ou tem como ser mais eficiente?
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por Fernando Vieira » Qua Fev 23, 2011 8:48 pm

VLA escreveu:quando a galera fala que gela ou nao gela, ta se referindo a joga o ar direto no rosto, ou jogar pra cima pra gelar o carro por igual???

eu sempre deixo o ar direcionado pra cima, pra gelar o carro por igual... talvez por isso eu ache que nos dias muito quentes ele nao gela tanto quanto eu esperava.... quando entro no carro e o termometro marca até uns 34 graus é tranquilo, mas quando ta em torno dos 40 graus (carro no sol meio dia), é ai que demora a gelar.

meu carro fica no sol o dia inteiro, entao nos dias muito quentes minha rotina com o ac é a seguinte:

1 - abro os vidros pelo telecomando antes mesmo de entrar no carro, pra sair o bafo quente de dentro do carro.
2 - partida no motor e ac ligado na velocidade 3 (termostato sempre no mais frio, nunca mexo nele).
3 - uns 30 segundos com o carro andando eu fecho os vidros e baixo a velocidade para 2.
4 - quando gela, baixo a velocidade para 1, nunca mexo no termostato.

obs: ac comum (nao-digital).

to no caminho certo ou tem como ser mais eficiente?

Quando você ligar o ar coloca pra puxar o ar de fora (entre os passos 3 e 4)

Depois de fechar os vidros joga pra recirculação interna. Vai rapidinho

por adrpanam » Qui Fev 24, 2011 2:44 pm

noooo
vejo vcs reclamarem do ae e nao acredito, moro na casa do carai, aqui é quente pra kct
só ligo o ar no maximo durante alguns segundos pra expulsar o cantigão quente e pronto, vou baixando gradualmente, em menos de 5 minutos já estou com a velocidade 01 e jogando so pra cima, as vezes tendo q alternar entre a ventilação do rosto e dos pes pra nao congelar a cara pq os dedos ficam duros de tanto frio
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por Oisrato » Qui Fev 24, 2011 3:38 pm

kra tem dia que deixo o meu no sol e quando entro o computador marca 37-38 graus...em 1 a 2 minutos ja esfria pra 20 no ar digital....
a noite deixo com dois "traços" digitais e com 21 graus pq senão vira picole...
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

AnteriorPróximo