Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Fiquei com preguiça de ler as 9 páginas do tópico (li só a primeira, hehehe), mas a rotação em que ocorre o término do cut-off e o consequente reinício da injeção/ignição é em torno de 1250 rpm, tanto para 1.4 (central Magneti Marelli 4SF) como para 1.8 (central Delphi MT27E). Se o limite for abaixo desse valor, é possível que o motor não sustente seu funcionamento em manobras de queda de giro mais bruscas, já que a rotação de mínimo tanto do 1.4 aspirado como do 1.8 é de 850 rpm.
- Piloto de Atari
Caraca, resolvi ler o tópico todo, e tem cada informação mais descabida, do tipo "o fator lambda ideal eh 0,86", ou "o término do cut-off depende da marcha engatada"... Como tem muita gente que lê estas informações e as toma como verdade, vamos ter um pouco mais de cuidado na hora de postar dados técnicos aí pessoal... Na dúvida, não postem, ou então evidenciem no texto que tal informação precisa ser verificada!
Abraço!
Abraço!
- Piloto de Atari
Algo como "na minha opinião" 

- Velha Guarda
pow vamos ver se eu entendi, então se eu estiver descendo um serra o mais econômico e deixar o carro engrenado e tirar o pé do acelerador? é isso? se for numa serra então o carro não consome combustível(descendo logicamente)
abraços
abraços
- Piloto de Autorama
exato...
melhor engrenado do que solto, tanto por segurança quanto por economia de combustível...
melhor engrenado do que solto, tanto por segurança quanto por economia de combustível...
- Velha Guarda
Exato.
O motor não necessita de combustível para manter rotação, estando engrenado descendo ou desacelerando ele utiliza a inércia para fazer isso, e se reflete em uma bela economia.
Nos carburados isso não ocorria, deixar na "banguela" era mais econômico, pois a depressão (Vácuo) do coletor arrastava combustível a mais....
O motor não necessita de combustível para manter rotação, estando engrenado descendo ou desacelerando ele utiliza a inércia para fazer isso, e se reflete em uma bela economia.
Nos carburados isso não ocorria, deixar na "banguela" era mais econômico, pois a depressão (Vácuo) do coletor arrastava combustível a mais....

- Velha Guarda
Muito boa essa dica ein, e pelo que sei pouquissima gente sabe sobre o cutoff, eu mesmo nao sabia,
uma pergunta, minha mulher usa muito o carro na cidade, e sempre que ela anda o consumo medio fica entre 7, 7 e5, km l , alguma dica pra economizar mais na cidade? valeu gstei pacas do forum moçada.........té mais
uma pergunta, minha mulher usa muito o carro na cidade, e sempre que ela anda o consumo medio fica entre 7, 7 e5, km l , alguma dica pra economizar mais na cidade? valeu gstei pacas do forum moçada.........té mais
- Piloto de Atari
Re:
GustavoBH escreveu:Eu sempre faço isso...
qdo vejo q vou parar, vou reduzindo as marchas ao invés de jogar ponto morto e ir freando !!
Só que pra nao dar aquele 'tranco' da reduzida, eu dou uma aceleradinha antes de engatar a marcha(antes de tirar o pé da embreagem mais rpecisamente) pra igualar a rotaçao do motor, se é que me entendem... Mas nessa aceleradinha eu acho que o toda economia que eu fiz vai pro espaço né?
CAra, eu gosto muito de reduzir, mais a pastilha de freio e mais barato que um disco embreagem, então prefiro gastar um pouco mais de gas e usar mais o freio, seu eu tiver enganado, me corrijam!!!!
- Piloto de Atari
ACABEI DE COMPRAR UM COM MOTOR 1.4, ALGUEM SABE AI A MEDIA QUE ELE FAZ COM ALCOOL E GASOLINA.VALEU ...ABRAÇOS
- Piloto de Atari
Ola pessoal!
Eu que estou adquirindo meu Punto agora e utilizarei o carro para ida e volta do trabalho, percorro 100km/dia, de Indaiatuba a Campinas, essa informacao é de extrema importancia pra mim, cara casado com filha nascendo agora...hauahuahauaa
Muito obrigado FRMG e a todos vcs.
Cara, esse clube é show!
Abs,
William Grana
Eu que estou adquirindo meu Punto agora e utilizarei o carro para ida e volta do trabalho, percorro 100km/dia, de Indaiatuba a Campinas, essa informacao é de extrema importancia pra mim, cara casado com filha nascendo agora...hauahuahauaa
Muito obrigado FRMG e a todos vcs.
Cara, esse clube é show!
Abs,
William Grana
William Grana

- Barbeiro de Auto Escola