Consumo dos novos E.torQ
Re: Consumo dos novos E.torQ
Bom, com gas. adt shell eu consegui fazer 9 na cidade... mas quase descendo e empurrando o carro.. hehehehe...
soh nos cut-off.. e aperfeiçoando os punta taco...
confesso que de terceira pra segunda estou penando bastante... a diferença de rotação é boa e o acelerador não ajuda mto...

soh nos cut-off.. e aperfeiçoando os punta taco...
confesso que de terceira pra segunda estou penando bastante... a diferença de rotação é boa e o acelerador não ajuda mto...

Essence 1.6 2012
bom dia pessoal, levei meu Punto na Fiat e logo apos informar o chassi do meu carro a concessionária junto a fiat, acusaram um update no software da central do motor, segundo o mecânico, essa atualização e nova e promete corrigir o consumo e torque nas primeiras machas, serve para puntos de 2010 em diante, essa ocorrência é maior nos puntos com dual logic, é um processo que está sendo passado para concessionária fazer logo apos a venda do carro, fizeram no meu punto e já estou percebendo grande mudanças.
Obrigado
Obrigado
- Piloto de Autorama
Oi gente, boa noite. To fazendo na cidade (moro na região metropolitana de BH em santa luzia, quem conhece sabe como é a tal da cristiano machado e da antonio carlos) de 10.2 km a 11 km com o meu Essence 16V, com gasolina comum , na estrada consigo de 13 a 15 km.
Consumo é bastante relativo, varia de motorista para motorista, cada um tem uma forma de dirigir.
A atualização da software da injeção eletronica (que realizei com 7500 km) também ajuda a melhorar a resposta do motor, mas não exatamente o consumo.
Mas no alcool, ele ainda bebe e muito, nem compensa é economicamente inviavel. (palavras do mecanico).

Consumo é bastante relativo, varia de motorista para motorista, cada um tem uma forma de dirigir.
A atualização da software da injeção eletronica (que realizei com 7500 km) também ajuda a melhorar a resposta do motor, mas não exatamente o consumo.
Mas no alcool, ele ainda bebe e muito, nem compensa é economicamente inviavel. (palavras do mecanico).
- Piloto de Atari
Não sei mais nada, na penúltima viagem andei entre 80 e 100km/h não passando disso e deu uma média de 12km/l, ontem fiz outra viagem no mesmo percurso (230km) porém andei mais rápido, entre 100 e 140km/h e alguns trechos até 160km/h e no final deu média 13,1km/l. Vai entender?
O meu rodando meio a meio cidade e estrada na gasolina, deu 11,5. Mas rodando macio e com o ar ligado o tempo todo. Achei ótimo o consumo. Antes tinha um 206 que dava 9 na cidade sem ar, se ligasse o ar ia pra uns 7... rs
- Piloto de Atari
O meu esta chegando aos 400Km e medindo pelo CB o consumo esta variando bastante, vai de 7,5Km/l até 11Km/l, como trabalho de noite pego pouco transito e pisando bem de leve da pra fazer até 11km/l em um trecho de 8Km, sem ar condicionado, com ar chega a 10 Km/l, agora utilizando uma pisada mais normal, nem tão leve nem tão pesada o carro chega a fazer em média 8,5-9Km/l com ar, isso em consumo urbano, não tive oportunidade de pegar a estrada com ele ainda 

- Piloto de Atari
Preciso de uma força da galera mais experiente nos motores e-torq. Esse é meu primeiro Punto e veja a turma falar que com o tempo vc pega o jeito do motor e-torq e tal. A minha dúvida é o seguinte: Qual é a rotação correta para se trocar as marchas nesse motor sem força-lo para menos ou para mais? Quando troco em 2.000 tenho receio de estar forçando o motor em baixa rotação e assim prejudica-lo no futuro.
- Piloto de Autorama
aac2005 escreveu:Preciso de uma força da galera mais experiente nos motores e-torq. Esse é meu primeiro Punto e veja a turma falar que com o tempo vc pega o jeito do motor e-torq e tal. A minha dúvida é o seguinte: Qual é a rotação correta para se trocar as marchas nesse motor sem força-lo para menos ou para mais? Quando troco em 2.000 tenho receio de estar forçando o motor em baixa rotação e assim prejudica-lo no futuro.
Caro amigo, troca de marchas é uma arte. Apesar de haver uma relação correta ou dentro de uma faixa de rotação, não há uma regra exata.
Sobretudo, está tudo descrito lá no manual do seu carro. Basta uma rápida pesquisada e você encontrará essa informação. Está tudo descrito como deve ser.
Mas uma vez repito que não há um manual de como se trocar as marchas e sim uma orientação de como proceder,afim de se prolongar a via útil do mecanismo e obviamente do veículo.
Ps. Troca de marcha não tem nada haver com o motor ser E-torq. Qualquer motor, qualquer carro com cambio manual guardada suas devidas proporções é igual.
---------------------------------------- -------------------------------------------- -----------------------------------------
Mas para orientá-lo um pouco mais caro amigo... o motor E-torq por ser 16V em determinadas circunstâncias pode apresentar um "delay" na aceleração. Isso é normal e faz parte deste motor em questão. Repito, cada motor, de cada carro, modelo, potência e tudo mais pode responder de forna diferente. Logo o mais importante é entender que não há regra básica. Essa perda pode ser facilmente reduzida ou solucionada com o simples aumento da rotação. Nada mais. Simples assim.
Em relação a rotação mais adequada para a troca e manutenção de cada marcha a teoria é super simples e direta. Se liga, muitos acreditam que pelo o motor estar mais silencioso quando se dirige em velocidades mais lentas, ele (motor) está sendo mais preservado. Isso é errado. Ou seja, por exemplo, andar de quarta marcha a 40,50,60 Km/h ou +- isso é super prejudicial. Uma vez que o motor terá que gastar mais energia para manter a rotação e velocidade que se quer. O correto é mantermos a rotação de acordo com a velocidade. "Ouvir" o som do motor em baixa rotação não é errado. É assim mesmo. Ou seja, respondendo de forma direta sua pergunta, a 25Km/h você estará exatamente no momento da troca da segunda marcha para a terceira. A velocidade que você manterá após isso é que via dizer a importância )necessidade) de se reduzir de volta para a segunda ou manter na terceira marcha. Ou seja, tudo é relativo. Mas certas coisas há certos parâmetros.
Logo a maneira mais econômica é saber e entender sobre relação de marchas e tudo mais de um carro. Do contrário com certeza se gastará mais combustível. Dirigir é uma arte. E como toda e qualquer arte requer muito conhecimento do que se está fazendo. Só assim se alcançará o objetivo.
Quanto ao combustível em si, Alcool ou gasolina, isso também é relativo. Aí já entra outros fatores. Química até. Aí já entra poder de combustão, potência" oferecida" por cada combustível e uma série de outros fatores. Daí vermos reportagens e tudo mais falando de consumos diferentes usando cada um dos combustíveis. Aí já é uma outra história.
Poucos leem o manual. É uma pena. Os "caras" levam anos desenvolvendo-o e muitos nem dão importância a ele. E no entanto tá tudo muito bem explicado lá. Se você ainda não fez, vale a pena.
Quanto ao numero em relação ao consumo apesar de tudo ser relativo em relação ao modo de condução, mas em termos gerais o carro quando novo pode consumir um pouco mais. Até as peças se "encaixarem" melhor e tudo "rodar" de forma mais harmônica. Mas repito, tudo isso é relativo.
Quem dita os números é modo de condução de cada condutor. Se você sabe dirigir muito bem e sabe sobre carros, seu carro renderá o correto (em condições normais). Caso contrario tudo será relativo.
Esse assunto é muito extenso.
Att. MRQ!
Link - Fotos do meu Punto ...
viewtopic.php?f=57&t=18063&start=15
- Velha Guarda
MRQ, obrigado pelas valiosas informações esclarecedoras! No manual do meu carro esse assunto é tratado na página B-4 e agora percebo que interpretei as informações do manual de forma equivocada. Lá trata dos limites de velocidade para as trocas de marchas e eu estava buscando um meio termo, sendo que os limites informados já são para se obter a máxima economia. Os limites segundo o manual para os motores 1.6 e 1.8 são:
1-2 - 20 km/h
2-3 - 40 km/h
3-4 - 50 km/h
4-5 - 65 km/h
1-2 - 20 km/h
2-3 - 40 km/h
3-4 - 50 km/h
4-5 - 65 km/h
- Piloto de Autorama
aac2005 escreveu:MRQ, obrigado pelas valiosas informações esclarecedoras! No manual do meu carro esse assunto é tratado na página B-4 e agora percebo que interpretei as informações do manual de forma equivocada. Lá trata dos limites de velocidade para as trocas de marchas e eu estava buscando um meio termo, sendo que os limites informados já são para se obter a máxima economia. Os limites segundo o manual para os motores 1.6 e 1.8 são:
1-2 - 20 km/h
2-3 - 40 km/h
3-4 - 50 km/h
4-5 - 65 km/h
Que bom que encontrou as informações amigo. Mas lembre-se, esses dados são como uma espécie de "guia". Não é uma regra. A realidade propriamente dita é outra coisa. Como disse, cambio manual é uma arte. Há inúmeras possibilidades. Combinações. Cada situação pedirá uma relação. Esse é o único fato real em relação a um cambio estilo manual.
Link - Fotos do meu Punto ...
- Velha Guarda