Economia de combustível (Cutoff do Punto)

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)

por GustavoBH » Qui Jun 25, 2009 10:19 pm

Ele ''bombeia'' o acelerador nas curvas que faz com o pé embaixo? Isso é técnica pra fazer curva com pé embaixo?
Imagem

Gustavo - Belo Horizonte MG

Punto Sporting

Cinza Cromo
Blue&Me
G20

=)
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por Thales » Qui Jun 25, 2009 11:17 pm

punta taco num é freiar e usar o acelerador dosadamente ao mesmo tempo nao??!?!?!?!?!
Punto ELX – Preto Vulcano

Imagem
Piloto de Kart de feriado

por GueD'S » Qui Jun 25, 2009 11:26 pm

Thales escreveu:punta taco num é freiar e usar o acelerador dosadamente ao mesmo tempo nao??!?!?!?!?!

Mas é isso que ele tá fazendo no vídeo, nas curvas ele mantem o giro tocando no acelerador.
Ex Fiat Punto HLX 1.8 Prata Bari < Link do Tópico
Atual Chevrolet Cruze LT R7D (AT+Couro) Prata Polaris

por Th3bo » Qua Jul 01, 2009 12:14 am

Mas ele freia antes da curva.... faz ela de maneira racional mantendo o carro com uma certa aceleração mas pensei que seria intercalar mais o uso freo x acelerador ou não seria?!
Máfia Team
-> Finado Punto ELX 1.4
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por Warley Taveira » Qua Jul 22, 2009 2:09 am

Se eu nao tivesse comprado um Punto nunca entraria aki e veria essa valiosa dicas, vlw mesmo Frmg.
[X]Rodas 16'' TSW [X]Bocão [X]Ponteira [X]Aerofólio [X]Spoilers Frontais, Laterais e Traseiro [X]Pedaleiras
Link do meu carro (fotos nas pag 1 e 2):
Imagem
http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=23&t=6253&st=0&sk=t&sd=a&start=15
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por du_viagem » Sex Ago 07, 2009 12:35 am

Puts cara, quanta informação e ninguém ainda viu o tal do cutoff do Punto???
Pow, muito bacana essa explicação sobre a economia do motor, eu sabia mais ou menos que tinha relação com a força motriz que vai das rodas pro Motor, mas não tinha essa idéia de nível de rotação!Muito bacanca, belo Post Frmg!
Espero que alguém post a rotação de cutoff do Punto, eu ainda não tô com o meu pra fazer o teste! :cry:
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Frmg » Sex Ago 07, 2009 3:40 am

É um pouco complicado, mas vou tentar explicar o que é e para que serve o Punta-Taco do vídeo apresentado ai em cima.

Para ficar melhor para entender a grosso modo vamos utilizar o exemplo de uma bicicleta com marchas

Você esta pedalando o mais rápido que pode em uma marcha curta, mas a velocidade é baixa. Ao passar para uma marcha mais pesada como não existe embreagem se continuar tentando pedalar com a mesma força que estava pedalando a toda velocidade na marcha anterior suas pernas vão sentir um tranco quando a marcha engatar.

Agora vamos fazer o contrário...
Você esta em uma marcha pesada em alta velocidade pedalando pouco, se derrepente você mudar para uma marcha mais leve mesmo pressionando os freios para diminuir a velocidade das rodas, na hora que a marcha leve engatar suas pernas vão causar um tranco porque estão em baixa velocidade e pela inércia tendem a se manter assim em movimentos lentos sendo forçadas a disparar.
Essa inércia é que causa o tranco tanto na bicicleta quanto nos carros quando a marcha é engatada.

Nos carros ao reduzir da 5ª para a 4ª marcha o motor que esta a 3000 rpm em 5ª marcha com o carro a 100km/h tende a ir para mais de 5000rpm em 4ª marcha para manter o carro a 100km/h.
Se a 4ª marcha for engatada simplesmente deixando a rotação do motor vindo da 5ª a 2000rpm quando a 4ª marcha entrar o peso do motor que esta girando lentamente vai segurar todo o sistema de tração e causar um impacto que trava as rodas momentaneamente até que o motor recupere por inércia a rotação correta para aquela velocidade do carro.

Para corrigir esse problema veio a idéia do Punta-taco.

Nada mais é do que dar um toque no acelerador antes de reduzir para colocar o motor na rotação mais próxima possível da ideal para a marcha inferior evitando o tranco da inércia.
Assim com a rotação próxima ou ideal o tranco é minimizado ou até mesmo nulo no caso de um Punta-taco perfeito melhorando e muito a tração do carro nas frenagens e curvas.
Punta-taco é uma das coisas mais complicadas de se fazer até mesmo para pilotos profissionais. Muitas vezes pela aparente ausência do tranco achamos que acertamos o punta-taco, mas podemos estar gastando combustível demais com toques fortes no acelerador ou comprometendo a embreagem com toque fracos demais.

Punta-taco perfeito só na F-1 onde a força do toque no acelerador é calculada eletrônicamente para atingir exatamente a rotação perfeita necessária para a marcha que será engatada.
É preciso muito treino, estar familiarizado com o carro e entender sobre seu funcionamento sabendo qual a rotação que o carro precisará na marcha que se pretende engatar e na velocidade em que for engatar, para que assim o toque seja apropriado para chegar na rotação ideal. Conta giros é fundamental para isso.

É muito trabalho.
É freio, acelerador, embreagem, volante, cambio, olho na pista e ainda tem que calcular a força certa do toque no acelerador
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por jaydee_ro » Sex Ago 07, 2009 10:31 am

Cansei só de ler... Confesso que já tentei algumas vezes fazer isso no Palio, nem de perto consegui... Precisa de muito treino, realmente... E pista livre, pra não se preocupar com transito...

E o cutoff do Punto não precisa qual é exatamente... é só reparar no CB quando o consumo vai pra 50km/l...
Imagem
Audi A3 Sport 10/11 2.0 TFSI S-tronic 2p
Ex Punto TJet 09/10 + Sky-Dome + Ar Digital
Velha Guarda
Velha Guarda

por du_viagem » Sex Ago 07, 2009 10:29 pm

du_viagem escreveu:Puts cara, quanta informação e ninguém ainda viu o tal do cutoff do Punto???
Pow, muito bacana essa explicação sobre a economia do motor, eu sabia mais ou menos que tinha relação com a força motriz que vai das rodas pro Motor, mas não tinha essa idéia de nível de rotação!Muito bacanca, belo Post Frmg!
Espero que alguém post a rotação de cutoff do Punto, eu ainda não tô com o meu pra fazer o teste! :cry:

post inútil o meu, minha net deu pau, só vi a primeira pagina e acabei postando besteira, burrice d novato :oops:

P.s. Burrice com exeção de ser um ótimo post do Frmg, bacana mesmo! (:D)
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por jaydee_ro » Sáb Ago 08, 2009 12:40 am

Liga não cara... aqui todo mundo esquece as coisas que já postaram ou leram... é muita info... :)
Imagem
Audi A3 Sport 10/11 2.0 TFSI S-tronic 2p
Ex Punto TJet 09/10 + Sky-Dome + Ar Digital
Velha Guarda
Velha Guarda

AnteriorPróximo