Pedido de HT - Skydome + Telecomando

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

por socket » Seg Jun 23, 2008 8:11 pm

Junior_HLX escreveu:
socket escreveu:Sobre o circuito com o 555... vc faria o temporizador astável ou monoestável?

E qto ao microcontrolador... tem os poréns de programar. Pessoal muitas vezes não sabe como fazer... (linguagem assembly não é fácil)...

Olha, agora vc me pegou, tem anos que não mexo com o 555, nem tenho um esquema pronto, só tenho um esquema que peguei na internet. Mas ele apenas seria disparado pelo pulso negativo e depois manteria um micro rele acionado por 20 segundos e ligado no botão do teto.
Quanto ao microcontrolador, eu programo avr usando bascom que usa basic. Mesmo no caso do 555, eu ia distribuir pronta a placa para o pessoal, então faria o mesmo com o microcontrolador.

É pq vc pode fazer temporizador com o 555 nesses 2 modos... (e acho q tem outros modos tb)...

No monoestável, ele possui 2 saídas, uma delas sai nivel logico 0 e outra sai nivel logico 1 (no caso, seria 0v em uma... e 12v (ou a voltagem maxima permitida) na outra)... qdo ele recebe o sinal de entrada (disparo)... esses estados se invertem... quem era 12v passa pra 0v e vice-versa e permanecem assim durante o tempo determinado por um resistor em conjunto com um capacitor (RC)... ai quando terminar esse tempo... volta ao estado anterior!

Ja no caso do astável... ele é um temporizador "automático"... que fica gerando pulsos de 0 e 1 (0 ou 12v) com o passar do tempo... esse tempo é tb determinado pelo uso de resistores e de um capacitor... mas de uma forma um pouco diferente...
Neste caso ele serviria como um circuito gerador de clock... com pulsos variados ou não...

Acho que a aplicação adequada pro caso do teto seria o monoestável... pois ele receberia um sinal de entrada ("gatilho" do acionamento do alarme) e acionaria o teto durante o tempo estabelecido pelo calculo RC...
Após o teto fechar... Voltava ao estado anterior! :) No caso, pararia de consumir os 12v pro fechamento do mesmo!
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!

(Som, rodas, etc...)

Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
Velha Guarda
Velha Guarda

por Junior_HLX » Seg Jun 23, 2008 9:20 pm

socket escreveu:É pq vc pode fazer temporizador com o 555 nesses 2 modos... (e acho q tem outros modos tb)...

No monoestável, ele possui 2 saídas, uma delas sai nivel logico 0 e outra sai nivel logico 1 (no caso, seria 0v em uma... e 12v (ou a voltagem maxima permitida) na outra)... qdo ele recebe o sinal de entrada (disparo)... esses estados se invertem... quem era 12v passa pra 0v e vice-versa e permanecem assim durante o tempo determinado por um resistor em conjunto com um capacitor (RC)... ai quando terminar esse tempo... volta ao estado anterior!

Ja no caso do astável... ele é um temporizador "automático"... que fica gerando pulsos de 0 e 1 (0 ou 12v) com o passar do tempo... esse tempo é tb determinado pelo uso de resistores e de um capacitor... mas de uma forma um pouco diferente...
Neste caso ele serviria como um circuito gerador de clock... com pulsos variados ou não...

Acho que a aplicação adequada pro caso do teto seria o monoestável... pois ele receberia um sinal de entrada ("gatilho" do acionamento do alarme) e acionaria o teto durante o tempo estabelecido pelo calculo RC...
Após o teto fechar... Voltava ao estado anterior! :) No caso, pararia de consumir os 12v pro fechamento do mesmo!

Exatamente, monoestável. Só preciso mesmo do valor dos resistores e do capacitor. Tá muito fácil. Esse é o esquema para só fechar o teto.
Para fechar e abrir encontrei um microntrolador de R$19 facilimo de programar que vai me poupar muito tempo. O problema é que ele opera em 5v, ao contrário de todo o resto, inclusive da central do teto, e vai precisar de 2 reguladores de voltagem, um que diminua para 8v e outro que diminua para 5v, e vai precisar de 2 reles para isolar, um para cada botão. Isso indica que vai sair bem mais caro que o 555. Mas vai sair no máximo R$50, pouca coisa pra quem comprou um carro desses e pagou 5mil no teto. A escolha mesmo vai ser pessoal, não financeira. Nesse ultimo caso eu ia montar uma central com barras de conexão por parafuso, para ser colocada perto da central do teto, como se entrasse no caminho do chicote para a central.
Punto HLX 2008/2008
Skydome, Laranja Spot, BlueMe, Airbags dianteiros, ABS, Todos os sensores
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por victornb » Ter Jun 24, 2008 12:20 am

Junior_HLX escreveu:
socket escreveu:É pq vc pode fazer temporizador com o 555 nesses 2 modos... (e acho q tem outros modos tb)...

Exatamente, monoestável. Só preciso mesmo do valor dos resistores e do capacitor. Tá muito fácil. Esse é o esquema para só fechar o teto.
Para fechar e abrir encontrei um microntrolador de R$19 facilimo de programar que vai me poupar muito tempo. O problema é que ele opera em 5v, ao contrário de todo o resto, inclusive da central do teto, e vai precisar de 2 reguladores de voltagem, um que diminua para 8v e outro que diminua para 5v, e vai precisar de 2 reles para isolar, um para cada botão. Isso indica que vai sair bem mais caro que o 555. Mas vai sair no máximo R$50, pouca coisa pra quem comprou um carro desses e pagou 5mil no teto. A escolha mesmo vai ser pessoal, não financeira. Nesse ultimo caso eu ia montar uma central com barras de conexão por parafuso, para ser colocada perto da central do teto, como se entrasse no caminho do chicote para a central.

show heim

assim q tiver tudo certo, eu vou querer p abrir e fechar com alarme.
Rodas >> OK, Adesivos >> OK, personalização na pintura>> OK
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

por Junior_HLX » Ter Jun 24, 2008 1:43 pm

victornb escreveu:show heim

assim q tiver tudo certo, eu vou querer p abrir e fechar com alarme.

Acho q essa vai ser a escolha de todos mesmo. Vou pedir o microncotrolador, acho q uns 3.
Punto HLX 2008/2008
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por mrdot » Ter Jun 24, 2008 2:15 pm

eu quero pra abrir e fechar, mas sem precisar do alarme, nao vou por alarme
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Junior_HLX » Ter Jun 24, 2008 3:23 pm

mrdot escreveu:eu quero pra abrir e fechar, mas sem precisar do alarme, nao vou por alarme

Sem problemas, estou fazendo para não precisar do alarme mesmo.
Punto HLX 2008/2008
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por Chamber » Ter Jun 24, 2008 3:26 pm

Junior, depois bem que vç poderia tentar fazer o vidro fechar em um único toque da chave canivete para não precisar ficar segurando o botão.

Faz um How-To...
Anderson – Santos/SP
Punto HLX 1.8 laranja Spot
Kit Sporting:
Pneus e Rodas 16, Saias e aerofólio, Ponteira
Faróis Máscara Negra, Bocão
Velha Guarda
Velha Guarda

por rodrigomqs » Ter Jun 24, 2008 3:46 pm

Chamber escreveu:Junior, depois bem que vç poderia tentar fazer o vidro fechar em um único toque da chave canivete para não precisar ficar segurando o botão.

Faz um How-To...

X2! :D
É um saco ter que ficar segurando o botão pra fechar.
Rodrigo - São Paulo
Punto HLX 1.8 Cinza Scandium
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por Junior_HLX » Ter Jun 24, 2008 4:07 pm

rodrigomqs escreveu:
Chamber escreveu:Junior, depois bem que vç poderia tentar fazer o vidro fechar em um único toque da chave canivete para não precisar ficar segurando o botão.

Faz um How-To...

Não é impossível, mas eu teria que copiar o comportamento do alarme. Ele recebe o sinal da central do telecomando e já fecha os vidros. Preciso descobrir em qual fio ele recebe e analisar o sinal. Dá pra fazer, preciso de tempo. Só fica uma observação que nem todos os Puntos, principalmente os modelos mais básicos, vem com preparação para o alarme, que é o chicote. Nesse caso, fica impossível.
Punto HLX 2008/2008
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por victornb » Ter Jun 24, 2008 4:27 pm

Junior_HLX escreveu:
rodrigomqs escreveu:

Faz um How-To...

Não é impossível, mas eu teria que copiar o comportamento do alarme. Ele recebe o sinal da central do telecomando e já fecha os vidros. Preciso descobrir em qual fio ele recebe e analisar o sinal. Dá pra fazer, preciso de tempo. Só fica uma observação que nem todos os Puntos, principalmente os modelos mais básicos, vem com preparação para o alarme, que é o chicote. Nesse caso, fica impossível.

o meu é possivel e vou querer tb auhauahuah

Resumão:

Vidro fechando com 1 toque no controle junto com teto ( no alarme )
Rodas >> OK, Adesivos >> OK, personalização na pintura>> OK
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

AnteriorPróximo